Comentário Bíblico
Adventista
Mas agora - (cba)
Romanos 3:21
Isto pode ser entendido tanto em sentido temporal: “no momento atual”, como em sentido lógico: “neste estado do processo” (sobre o último significado, comparar com Romanos 7:17; 1 Coríntios 13:13). Paulo demonstrou a necessidade universal de justiça (Rm 1:18-3:20) e então se voltou do lado negativo para o positivo do tema proposto em Romanos 1:17.
- 17 Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Romanos 7:17 13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor. 1 Coríntios 13:13 17 Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. Romanos 1:17
Sem lei - (cba)
Romanos 3:21
Literalmente, “além da lei”. Não há artigo no grego (ver com. de Romanos 2:12). Estas palavras estão em contraste com “por obras da lei” (Romanos 3:20). Enfatizam que a justiça de Deus foi revelada sem qualquer referência à lei. Isto é, a justiça de Deus se manifestou além de todo princípio da lei e toda ideia de obediência legal como forma de obtenção de justiça, ou além do sistema legalista dos judeus, apresentado como base de justiça.
- 12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. Romanos 2:12 20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. Romanos 3:20
Manifestou - (cba)
Romanos 3:21
Literalmente, “tem-se manifestado”. A palavra pode significar que aquilo que se manifestou antes estava escondido (ver Romanos 16:25,26; Colossenses 1:26). Embora a justiça de Deus tenha sido revelada até certo ponto no AT, sua plena manifestação ocorreu na pessoa de Cristo (ver PP, 373).
- 25 Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar, segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio desde os tempos eternos, 26 mas agora manifesto e, por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus, eterno, dado a conhecer a todas as nações para obediência da fé; Romanos 16:25,26 26 o mistério que esteve oculto dos séculos, e das gerações; mas agora foi manifesto aos seus santos, Colossenses 1:26
A justiça de Deus - (cba)
Romanos 3:21
Ver com. de Romanos 1:17. Em contraste com a pecaminosidade universal do ser humano e suas tentativas fúteis de obter justiça pelas obras da lei, Paulo passa a descrever a justiça de Deus, a qual Ele está pronto a conceder a todos os que têm fé em Jesus Cristo.
Testemunhada - (cba)
Romanos 3:21
Ou seja, atestada.
Pela lei e pelos profetas - (cba)
Romanos 3:21
Ou seja, as Escrituras do AT (ver com. de Romanos 3:19). No grego, a palavra “lei” vem acompanhada de artigo (ver com. de Romanos 2:12). Não há contradição entre o AT e o NT. Embora essa manifestação da justiça de Deus esteja à parte da lei, não está em oposição à lei e aos profetas. Ao contrário, estava prevista por cies (ver João 5:39). Em sua substância, o AT é profético da justiça a ser revelada em Cristo e recebida pela fé, como está registrado no NT (ver Atos 10:43; 1 Pedro 1:10,11). Paulo já havia citado Habacuque 2:4: “O justo viverá por fé” (Romanos 1:17). Ao longo da epístola, Paulo se refere constantemente ao AT para fundamentar sua tese de que a justiça é pela fé (ver ). A lei cerimonial tinha como principal objetivo ensinar que os seres humanos podem ser justificados, não pela obediência à lei moral, mas pela fé na vinda do Redentor (ver PP, 367).
- 19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus; Romanos 3:19 12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. Romanos 2:12 39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; João 5:39 43 A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome. Atos 10:43 10 Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que para vós era destinada, 11 indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo que estava neles indicava, ao predizer os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. 1 Pedro 1:10,11 4 Eis o soberbo! A sua alma não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. Habacuque 2:4 17 Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. Romanos 1:17
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Não Poupança de Propriedades na Lei
Romanos 3:19-28
Ver Gálatas 2:16,17; Gálatas 3:10,11,12,13,24. Eu apelaria a todos os que quiserem conquistar o céu, que tomem aviso. Não dediquem seu precioso tempo de experiência a costurar folhas de figueira para cobrir a nudez resultante do pecado. Ao olhar para o grande espelho moral do Senhor, Sua santa lei, Seu padrão de caráter, nem por um momento suponha que isso possa purificá-lo. Não há propriedades salvadoras na lei. Não pode perdoar o transgressor. A pena deve ser aplicada. O Senhor não salva pecadores abolindo Sua lei, o fundamento de Seu governo no céu e na terra. A punição foi suportada pelo substituto do pecador. Não que Deus seja cruel e impiedoso, e Cristo tão misericordioso que morreu na cruz do Calvário para abolir uma lei tão arbitrária que precisava ser extinta, crucificada entre dois ladrões. O trono de Deus não deve ter nenhuma mancha de crime, nenhuma mancha de pecado. Nos conselhos do céu, antes que o mundo fosse criado, o Pai e o Filho fizeram um pacto que se o homem se mostrasse desleal a Deus, Cristo, um com o Pai, tomaria o lugar do transgressor e sofreria a pena da justiça que deve cair sobre ele (Manuscrito 145, 1897 ).
- 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. 17 Mas se, procurando ser justificados em Cristo, fomos nós mesmos também achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De modo nenhum. Gálatas 2:16,17 10 Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 11 É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé; 12 ora, a lei não é da fé, mas: O que fizer estas coisas, por elas viverá. 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; 24 De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados. Gálatas 3:10,11,12,13,24
“Esta é a justificação pela fé”
Romanos 3:19-28
Ver Romanos 5:1. Como o pecador penitente, contrito diante de Deus, discerne a expiação de Cristo em seu favor e aceita esta expiação como sua única esperança nesta vida e na vida futura, seus pecados são perdoados. Esta é a justificação pela fé. Cada alma crente deve conformar sua vontade inteiramente à vontade de Deus e manter-se em um estado de arrependimento e contrição, exercendo fé nos méritos expiatórios do Redentor e avançando de força em força, de glória em glória.
Perdão e justificação são uma e a mesma coisa. Pela fé, o crente passa da posição de rebelde, filho do pecado e de Satanás, para a posição de súdito leal de Cristo Jesus, não por causa de uma bondade inerente, mas porque Cristo o recebe como Seu filho por adoção. O pecador recebe o perdão de seus pecados, porque esses pecados são suportados por seu Substituto e Fiador. O Senhor fala com Seu Pai celestial, dizendo: “Este é Meu filho. Eu o isento da condenação à morte, dando-lhe Minha apólice de seguro de vida - vida eterna - porque tomei seu lugar e sofri por seus pecados. Ele é até mesmo Meu filho amado. ” Assim, o homem, perdoado e vestido com as belas vestes da justiça de Cristo, permanece sem defeito diante de Deus.
O pecador pode errar, mas não é rejeitado sem misericórdia. Sua única esperança, entretanto, é o arrependimento para com Deus e a fé no Senhor Jesus Cristo. É prerrogativa do Pai perdoar nossas transgressões e pecados, porque Cristo tomou sobre Si a nossa culpa e nos aliviou, imputando-nos a Sua própria justiça. Seu sacrifício satisfaz plenamente as demandas da justiça.
Justificação é o oposto de condenação. A misericórdia sem limites de Deus é exercidapara aqueles que são totalmente indignos. Ele perdoa transgressões e pecados por causa de Jesus, que se tornou a propiciação por nossos pecados. Por meio da fé em Cristo, o transgressor culpado é levado às boas graças de Deus e à forte esperança de vida eterna ( Manuscrito 21, 1891 ).
Um sinal para o mundo
Romanos 3:19-28
A justificação pela fé em Cristo se manifestará na transformação do caráter. Este é o sinal para o mundo da verdade das doutrinas que professamos. A evidência diária de que somos uma igreja viva é vista no fato de que estamos praticando a Palavra. Um testemunho vivo vai para o mundo em uma ação cristã consistente.
Ele declara a um mundo que apostatou que há um povo que acredita que nossa segurança está em nos apegarmos à Bíblia. Este testemunho é uma distinção inconfundível daquele da grande igreja apóstata, que adota a sabedoria e autoridade humanas em lugar da sabedoria e autoridade de Deus ( Carta 83, 1896 ).
Com corações humildes examine a expiação
Romanos 3:20-30
Ver Gálatas 6:14; Efésios 2:8,9; Tito 3:5; Hebreus 7:25; Apocalipse 22:17. - Ninguém assuma a posição limitada e estreita de que qualquer uma das obras do homem pode ajudar da maneira menos possível a liquidar a dívida de sua transgressão. Este é um engano fatal. Se você quer entender, deve parar de regatear suas idéias preferidas e, com o coração humilde, examinar a expiação.
- 14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Gálatas 6:14 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9 não vem das obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8,9 5 não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, Tito 3:5 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25 17 E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida. Apocalipse 22:17
Este assunto é tão vagamente compreendido que milhares e milhares que afirmam ser filhos de Deus são filhos do maligno, porque dependerão de suas próprias obras. Deus sempre exigiu boas obras, a lei exige, mas porque o homem se colocou no pecado onde suas boas obras eram inúteis, somente a justiça de Jesus pode valer. Cristo é capaz de salvar ao máximo porque vive sempre para interceder por nós.
Tudo o que o homem pode fazer para sua própria salvação é aceitar o convite: “Quem quiser, tome de graça da água da vida”. Nenhum pecado pode ser cometido pelo homem sem satisfação no Calvário. Assim, a cruz, em apelos fervorosos, continuamente oferece ao pecador uma expiação completa ( Manuscrito 50, 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 3:21-26
O homem culpado deve permanecer submetido à ira pari sempre? A ferida estará aberta para sempre? Não, bendito seja Deus, há outro caminho aberto para nós. É a justiça de Deus; a justiça na ordenação, na provisão e na aceitação. Essa fé que tem a Jesus como seu objeto; o Salvador ungido, este é o significado do nome de Jesus Cristo. A fé justificadora diz respeito a Cristo como Salvador em seus três ofícios ungidos: Profeta, Sacerdote e Rei; essa fé confia nEle, o aceita e se apega a Ele; em tudo isto os judeus e os gentios são igualmente bemvindos a Deus por meio de Cristo.
Não há diferença, sua justiça está sobre todo aquele que crê; não somente lhes oferece, mas a coloca neles como uma coroa, como uma túnica. É livre graça, pura misericórdia, nada há em nós que mereça tais favores. Nos é concedida gratuitamente, mas Cristo comprou-a e pagou o preço. A fé tem especial consideração pelo sangue de Jesus Cristo, como a que fez a expiação. Deus declara a sua justiça em tudo isto. Fica claro que Ele odeia o pecado, quando nada inferior ao sangue de Cristo faz expiação pelo pecado. Cobrar a dívida do pecador não estaria em conformidade com a sua justiça, posto que o Fiador a pagou e Ele aceitou esse pagamento por toda a dívida.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 17 Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. Romanos 1:17 19 Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos. 21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. Romanos 5:19,21 3 Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus. 4 Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê. Romanos 10:3,4 6 E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça. Gênesis 15:6 24 De mim se dirá: Tão somente no senhor há justiça e força. A ele virão, envergonhados, todos os que se irritarem contra ele. 25 Mas no Senhor será justificada e se gloriará toda a descendência de Israel. Isaías 45:24,25 13 Faço chegar a minha justiça; e ela não está longe, e a minha salvação não tardará; mas estabelecerei a salvação em Sião, e em Israel a minha glória. Isaías 46:13 8 Pois a traça os roerá como a um vestido, e o bicho os comerá como à lã; a minha justiça, porém, durará para sempre, e a minha salvação para todas as gerações. Isaías 51:8 17 Não prosperará nenhuma arma forjada contra ti; e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justificação que de mim procede, diz o Senhor. Isaías 54:17 10 Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como noivo que se adorna com uma grinalda, e como noiva que se enfeita com as suas jóias. Isaías 61:10 5 Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e procederá sabiamente, executando o juízo e a justiça na terra. 6 Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este é o nome de que será chamado: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA. Jeremias 23:5,6 16 Naqueles dias Judá será salvo e Jerusalém habitará em segurança; e este é o nome que lhe chamarão: O SENHOR É NOSSA JUSTIÇA. Jeremias 33:16 24 Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo. Daniel 9:24 11 Mas cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus, do mesmo modo que eles também. Atos 15:11 30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; 1 Coríntios 1:30 21 Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21 5 Nós, entretanto, pelo Espírito aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. Gálatas 5:5 9 e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Filipenses 3:9 4 Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala. Hebreus 11:4 1 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo: 2 Pedro 1:1 15 O Senhor teu Deus te suscitará do meio de ti, dentre teus irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvirás; 16 conforme tudo o que pediste ao Senhor teu Deus em Horebe, no dia da assembléia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do Senhor meu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra. 17 Então o Senhor me disse: Falaram bem naquilo que disseram. 18 Do meio de seus irmãos lhes suscitarei um profeta semelhante a ti; e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. 19 E de qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu exigirei contas. Deuteronômio 18:15-19 44 Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Lucas 24:44 45 Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. João 1:45 14 E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; 15 para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna. João 3:14,15 46 Pois se crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim ele escreveu. 47 Mas, se não credes nos escritos, como crereis nas minhas palavras? João 5:46,47 22 Tendo, pois, alcançado socorro da parte de Deus, ainda até o dia de hoje permaneço, dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada senão o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer; Atos 26:22 1 Porque a lei, tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus. 2 Doutra maneira, não teriam deixado de ser oferecidos? pois tendo sido uma vez purificados os que prestavam o culto, nunca mais teriam consciência de pecado. 3 Mas nesses sacrifícios cada ano se faz recordação dos pecados, 4 porque é impossível que o sangue de touros e de bodes tire pecados. 5 Pelo que, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste; 6 não te deleitaste em holocaustos e oblações pelo pecado. 7 Então eu disse: Eis-me aqui (no rol do livro está escrito de mim) para fazer, ó Deus, a tua vontade. 8 Tendo dito acima: Sacrifício e ofertas e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem neles te deleitaste (os quais se oferecem segundo a lei); 9 agora disse: Eis-me aqui para fazer a tua vontade. Ele tira o primeiro, para estabelecer o segundo. 10 É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre. 11 Ora, todo sacerdote se apresenta dia após dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados; 12 mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus, 13 daí por diante esperando, até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés. 14 Pois com uma só oferta tem aperfeiçoado para sempre os que estão sendo santificados. Hebreus 10:1-14 2 que ele antes havia prometido pelos seus profetas nas santas Escrituras, Romanos 1:2 26 mas agora manifesto e, por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus, eterno, dado a conhecer a todas as nações para obediência da fé; Romanos 16:26 21 ao qual convém que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio. 22 Pois Moisés disse: Suscitar-vos-á o Senhor vosso Deus, dentre vossos irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. 23 E acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta, será exterminada dentre o povo. 24 E todos os profetas, desde Samuel e os que sucederam, quantos falaram, também anunciaram estes dias. 25 Vós sois os filhos dos profetas e do pacto que Deus fez com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra. Atos 3:21-25 43 A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome. Atos 10:43 23 Havendo-lhe eles marcado um dia, muitos foram ter com ele à sua morada, aos quais desde a manhã até a noite explicava com bom testemunho o reino de Deus e procurava persuadí-los acerca de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas. Atos 28:23 8 Ora, a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou previamente a boa nova a Abraão, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações. Gálatas 3:8 10 Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que para vós era destinada, 1 Pedro 1:10