Comentário Bíblico
Adventista
A justiça de Deus - (cba)
Romanos 1:17
Pode-se entender que essa frase se refere: (1) à própria justiça de Deus, seja a justiça que vem de Deus, ou a que é aceitável a Ele; ou (2) à forma de restituir o ser humano à justiça de Deus. Parece que, nesta declaração que resume o grande tema da epístola, Paulo usa o termo “justiça de Deus” num sentido geral e abrangente. O evangelho revela a justiça e a perfeição de Deus (Romanos 3:26). Revela o tipo de justiça que vem de Deus e como pode ser recebido pelo ser humano (Mateus 5:20; Filipenses 3:9; ver com. de Romanos 4:3-5).
- 26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:26 20 Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. Mateus 5:20 9 e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Filipenses 3:9 3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. 4 Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida; 5 porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça; Romanos 4:3-5
Revela - (cba)
Romanos 1:17
Ou, “está sendo revelada”. O tempo presente indica uma ação contínua. A justiça de Deus foi revelada especialmente na morte de Cristo (Romanos 3:21-26), mas a revelação é repetida na proclamação do evangelho e na experiência espiritual de cada pessoa que ouve e crê no evangelho (Gálatas 1:16). O ser humano, sem a ajuda divina, jamais podería conceber ou atingir essa justiça divina por sua própria razão e filosofia. A justiça de Deus é uma revelação dEle.
- 21 Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; 22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção. 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, 25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; 26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:21-26 16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue, Gálatas 1:16
Nele (ARC) - (cba)
Romanos 1:17
Ou seja, no evangelho.
De fé em fé - (cba)
Romanos 1:17
Comparar com “de glória em glória” (2 Coríntios 3:18) e “de força em força” (Salmos 84:7). A justiça de Deus é recebida pela fé e, quando recebida, resulta em uma fé sempre crescente. Conforme a fé é exercitada, somos capazes de receber cada vez mais da justiça de Deus, até que a fé se torne uma atitude permanente em relação a Ele.
- 18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. 2 Coríntios 3:18 7 Vão sempre aumentando de força; cada um deles aparece perante Deus em Sião. Salmos 84:7
Como está escrito - (cba)
Romanos 1:17
Aqui, como em Romanos 1:2 e em muitas outras passagens da epístola, Paulo demonstra que a mensagem do evangelho está em harmonia com os ensinamentos do AT.
O justo viverá por fé - (cba)
Romanos 1:17
Ou, “aquele que pela fé é justo viverá”. A expressão “pela fé” pode ser conectada com “o justo” ou com “viverá”. A citação é de Habacuque 2:4. Durante a invasão dos caldeus, Habacuque foi confortado com a certeza de que o justo estaria a salvo, por sua fé e confiança em Deus (ver com. de Habacuque 2:4). Um significado semelhante pode ser notado no uso que Paulo fez da citação em Romanos 1:17. A pessoa justa não viverá na dependência de suas próprias obras nem de seus méritos, mas pela confiança e fé em Deus.
- 4 Eis o soberbo! A sua alma não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. Habacuque 2:4 17 Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. Romanos 1:17
Outros preferem ligar "por fé”, a “o justo”, como forma de expressar mais exatamente o tema da epístola, a justificação pela fé. Paulo tenta mostrar que é somente pela fé que a pessoa pode ser justa diante de Deus. Unicamente a pessoa que é justa pela fé viverá. Qualquer que seja a forma, o significado é o mesmo. Em ambos os casos, a ênfase está na fé.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Uma compreensão crescente da fé
Romanos 1:17
A justiça de Cristo é revelada de fé em fé; isto é, de sua fé atual para uma compreensão aumentada daquela fé que opera por amor e purifica a alma ( The Review and Herald, 17 de setembro de 1908 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 1:16-17
Nestes versículos o apóstolo expressa o propósito de toda a epístola, na qual estabelece uma acusação de pecaminosidade contra toda a carne; declara que o único método de se livrar da condenação é a fé na misericórdia de Deus por meio de Jesus Cristo, e logo edifica sobre ele a pureza do coração, a obediência agradecida, e os desejos fervorosos de crescer em todas as graças e temperamentos cristãos que nada, senão a fé viva em Cristo, pode produzir.
Deus é um Deus Justo e Santo, e nós somos pecadores culpáveis. É necessário que sejamos justificados para comparecermos diante dEle; tal justiça existe, foi trazida pelo Messias e dada a conhecer no Evangelho: o método de aceitação por graça apesar da culpa de nossos pecados. É a justiça de Cristo, que é Deus, a que provém de um pagamento de valor infinito. A fé é tudo em todos, no início e na continuação da vida cristã. Este processo não é da fé para as obras, como se a fé nos colocasse em um estado justificado, e em seguida as obras nos mantivessem ali. Sempre é de fé em fé: é a fé que segue adiante, ganhando a vitória sobre a incredulidade.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 380

Nossa Alta Vocação, Pág. 114

O Grande Conflito, Pág. 125

Para Conhece-lo, Pág. 241
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 21 Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; Romanos 3:21 3 Pois quê? Se alguns foram infiéis, porventura a sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus? Romanos 3:3 4 Eis o soberbo! A sua alma não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. Habacuque 2:4 36 Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. João 3:36 11 É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé; Gálatas 3:11 9 e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Filipenses 3:9 38 Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hebreus 10:38 6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. 7 Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família; e por esta fé condenou o mundo, e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé. Hebreus 11:6,7 31 Mas Israel, buscando a lei da justiça, não atingiu esta lei. Romanos 9:31 52 pois não tinham compreendido o milagre dos pães, antes o seu coração estava endurecido. Marcos 6:52 18 Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece. Romanos 9:18 14 mas o entendimento lhes ficou endurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto, permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele abolido; 2 Coríntios 3:14