Comentário Bíblico
Adventista
Entregou - (cba)
Romanos 1:24
Quando os pagãos voluntariamente se afastaram de Deus e O removeram da mente e do coração, Deus lhes permitiu andar em seus próprios caminhos de autodestruição (Salmos 81:12; Atos 7:42; Atos 14:16). Isso faz parte do preço da liberdade moral. Se as pessoas insistem em seguir seu mau caminho, Deus lhes permite fazê-lo, retirando Sua ajuda e restrição. Em seguida, os gentios foram deixados a colher os resultados de sua rebelião em escravidão cada vez mais profunda sob o poder do pecado (cf. Romanos 1:26,28; cf. GC, 431).
- 12 Pelo que eu os entreguei à obstinação dos seus corações, para que andassem segundo os seus próprios conselhos. Salmos 81:12 42 Mas Deus se afastou, e os abandonou ao culto das hostes do céu, como está escrito no livro dos profetas: Porventura me oferecestes vítimas e sacrifícios por quarenta anos no deserto, ó casa de Israel? Atos 7:42 16 o qual nos tempos passados permitiu que todas as nações andassem nos seus próprios caminhos. Atos 14:16 26 Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; 28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; Romanos 1:26,28
Imundícia - (cba)
Romanos 1:24
Ou seja, impureza, corrupção moral, como é especificada em Romanos 1:26,27. Geralmente, a imoralidade acompanha a idolatria e, antigamente, era consagrada como parte da religião.
Pelas concupiscências - (cba)
Romanos 1:24
Ou, “por meio de suas concupiscências”. Isso se refere à condição moral em que eles já estavam quando Deus os entregou às consequências de suas inclinações e de desejos depravados.
Desonrarem o seu corpo - (cba)
Romanos 1:24
Nosso corpo é templo do Espírito Santo, mas essa dignidade se perde pela imoralidade (1 Coríntios 6:15-19; 1 Tessalonicenses 4:3,4). O paganismo deixa sua marca sobre o corpo, bem como sobre a mente de homens e mulheres.
- 15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? De modo nenhum. 16 Ou não sabeis que o que se une à meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque, como foi dito, os dois serão uma só carne. 17 Mas, o que se une ao Senhor é um só espírito com ele. 18 Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:15-19 3 Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, 4 que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, 1 Tessalonicenses 4:3,4
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Revelação imperfeita da natureza
Romanos 1:20-25
Ver Salmos 19:1-3; Atos 17:22-29; 1 Coríntios 1:21; Colossenses 2:9; Hebreus 1:3. A lição mais difícil e humilhante que o homem tem de aprender é sua própria ineficiência em depender da sabedoria humana e o fracasso seguro de seus próprios esforços para ler a natureza corretamente. O pecado obscureceu sua visão, e de si mesmo ele não pode interpretar a natureza sem colocá-la acima de Deus. Ele não pode discernir nela Deus, ou Jesus Cristo, a quem Ele enviou. Ele está na mesma posição que os atenienses, que ergueram seus altares para a adoração da natureza. Parado no meio da colina de Marte, Paulo apresentou ao povo de Atenas a majestade do Deus vivo em contraste com sua adoração idólatra. (Atos 17:22-29.)
- 1 Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. 2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. 3 Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz. Salmos 19:1-3 22 Então Paulo, estando de pé no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vejo que sois excepcionalmente religiosos; 23 Porque, passando eu e observando os objetos do vosso culto, encontrei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais sem o conhecer, é o que vos anuncio. 24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; 25 nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas; 26 e de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação; 27 para que buscassem a Deus, se porventura, tateando, o pudessem achar, o qual, todavia, não está longe de cada um de nós; 28 porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois dele também somos geração. 29 Sendo nós, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida pela arte e imaginação do homem. Atos 17:22-29 21 Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem. 1 Coríntios 1:21 9 porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade, Colossenses 2:9 3 sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, Hebreus 1:3
Os que têm verdadeiro conhecimento de Deus não se tornarão tão apaixonados pelas leis da matéria ou pelas operações da natureza a ponto de ignorar, ou recusar-se a reconhecer, a contínua atuação de Deus na natureza. A natureza não é Deus, nem nunca foi Deus. A voz da natureza testifica de Deus, mas a natureza não é Deus. Como Sua obra criada, simplesmente dá testemunho do poder de Deus. Divindade é a autora da natureza. O mundo natural não tem, em si mesmo, nenhum poder além daquele que Deus fornece.
Existe um Deus pessoal, o Pai; existe um Cristo pessoal, o Filho. (Hebreus 1:1,2; Salmos 19:1-3) ...
- 1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; Hebreus 1:1,2 1 Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. 2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. 3 Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz. Salmos 19:1-3
Os antigos filósofos orgulhavam-se de seu conhecimento superior. Vamos ler o entendimento do apóstolo inspirado sobre o assunto. “Dizendo-se sábios”, diz ele, “tornaram-se tolos e mudaram a glória do Deus incorruptível em uma imagem semelhante à do homem corruptível, e aos pássaros, e aos quadrúpedes e aos répteis ... Quem mudou a verdade de Deus em uma mentira, e adorou e serviu a criatura mais do que o Criador. ” Em sua sabedoria humana, o mundo não pode conhecer a Deus. Seus sábios obtêm um conhecimento imperfeito de Deus de Suas obras criadas e, então, em sua tolice, exaltam a natureza e as leis da natureza acima do Deus da natureza. Os que não têm conhecimento de Deus por meio da aceitação da revelação que Ele fez de Si mesmo em Cristo, obterão apenas um conhecimento imperfeito dEle na natureza; e este conhecimento, longe de trazer todo o ser em conformidade com a Sua vontade, tornará os homens idólatras. Declarando-se sábios, eles se tornarão tolos.
Os que pensam que podem obter conhecimento de Deus à parte de Seu Representante, a quem a Palavra declara ser “a expressa imagem de sua pessoa”, precisarão se tornar tolos em sua própria avaliação antes de poderem ser sábios. É impossível obter um conhecimento perfeito de Deus somente da natureza; pois a própria natureza é imperfeita. Em sua imperfeição, não pode representar a Deus, não pode revelar o caráter de Deus em sua perfeição moral. Mas Cristo veio como um Salvador pessoal para o mundo. Ele representou um Deus pessoal. Como Salvador pessoal, Ele ascendeu ao alto; e Ele virá novamente ao ascender ao céu - um Salvador pessoal. Ele é a imagem expressa da pessoa do Pai. “Nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade” ( The Review and Herald, 8 de novembro de 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 1:18-25
O apóstolo começa a mostrar que toda a humanidade necessita da salvação do Evangelho, porque ninguém pode obter o favor de Deus ou escapar da sua ira por meio de suas próprias obras. Porque nenhum homem pode alegar ter cumprido todas as suas obrigações para com Deus e para com o seu próximo, nem tampouco pode dizer verazmente que tem atuado plenamente sobre a base da luz que lhe tem sido outorgada. A pecaminosidade do homem é entendida como iniquidade contra as Íeis da primeira tábua, e injustiça contra as da segunda. A causa dessa tendência ao pecado é deter a verdade por meio da injustiça. Todos fazem mais ou menos o que sabem que é mau e omitem o que sabem que é bom, de modo que ninguém se pode permitir alegar ignorância. O poder invisível de nosso Criador e a divindade estão tão claramente manifestados nas obras que têm feito de modo que até os idólatras e os gentios maus não têm desculpas. Eles seguiram de maneira néscia a idolatria, e as criaturas racionais trocaram a adoração do Criador glorioso por animais, répteis e imagens sem sentimento. Se apartariam de Deus até perderem todo o vestígio da verdadeira religião, se a revelação do Evangelho não os houvesse impedido. Os fatos são inegáveis, quaisquer que sejam os pretextos estabelecidos quanto a suficiência da razão humana para descrever a verdade divina e a obrigação moral, ou para governar bem a conduta. Estas coisas mostram simplesmente que os homens desonram a Deus com as idolatrias e as superstições mais absurdas, e que se degradaram a si mesmos com os mais vil afetos e obras mais abomináveis.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 11 Mas o meu povo não ouviu a minha voz, e Israel não me quis. 12 Pelo que eu os entreguei à obstinação dos seus corações, para que andassem segundo os seus próprios conselhos. Salmos 81:11,12 17 Efraim está entregue aos ídolos; deixa-o. 18 Acabando eles de beber, lançam-se à luxúria; certamente os seus príncipes amam a vergonha. Oséias 4:17,18 14 Deixai-os; são guias cegos; ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão no barranco. Mateus 15:14 42 Mas Deus se afastou, e os abandonou ao culto das hostes do céu, como está escrito no livro dos profetas: Porventura me oferecestes vítimas e sacrifícios por quarenta anos no deserto, ó casa de Israel? Atos 7:42 16 o qual nos tempos passados permitiu que todas as nações andassem nos seus próprios caminhos. Atos 14:16 29 Sendo nós, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida pela arte e imaginação do homem. 30 Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam; Atos 17:29,30 18 entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Efésios 4:18 10 e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos. 11 E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; 12 para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça. 2 Tessalonicenses 2:10-12 12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências; Romanos 6:12 13 Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém aniquilará, tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. 18 Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. 1 Coríntios 6:13,18 4 que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, 1 Tessalonicenses 4:4 20 Ora, numa grande casa, não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro; e uns, na verdade, para uso honroso, outros, porém, para uso desonroso. 21 Se, pois, alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra. 22 Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. 2 Timóteo 2:20-22 27 semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro. Romanos 1:27 22 Não te deitarás com varão, como se fosse mulher; é abominação. Levítico 18:22 4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; 16 do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor. Efésios 4:4,16