Comentário Bíblico
Adventista
Prometido - (cba)
Romanos 1:2
Essa promessa foi feita nas passagens do AT que prediziam a vinda do Messias, mas também estava implícita no significado de todo o AT. O evangelho não foi um adendo da parte de Deus, nem foi uma mudança abrupta em Seu propósito constantemente revelado ao ser humano. Foi o cumprimento de Sua promessa feita aos nossos primeiros pais (ver com. de Gênesis 3:15) e a cada nova geração.
Por intermédio dos Seus profetas - (cba)
Romanos 1:2
Não foram só os escritores dos livros proféticos do AT, mas também outros, como Moisés (Deuteronômio 18:18), Samuel (Atos 3:24) e o salmista (Salmos 40:7) que profetizaram o evangelho (cf. Hebreus 1:1).
- 18 Do meio de seus irmãos lhes suscitarei um profeta semelhante a ti; e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. Deuteronômio 18:18 24 E todos os profetas, desde Samuel e os que sucederam, quantos falaram, também anunciaram estes dias. Atos 3:24 7 Então disse eu: Eis aqui venho; no rolo do livro está escrito a meu respeito: Salmos 40:7 1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, Hebreus 1:1
Sagradas Escrituras - (cba)
Romanos 1:2
Ao longo da epístola, Paulo se refere a passagens do AT para mostrar que o evangelho estava em plena harmonia com os oráculos de Deus já reconhecidos (ver Atos 26:22,23). Paulo estava ainda mais ansioso para provar a seus compatriotas que o cristianismo estava edificado sobre o fundamento dos profetas e escritos sagrados judaicos.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 1:1-7
A doutrina sobre a qual o apóstolo Paulo escreve estabelece o cumprimento das promessas feitas por meio dos profetas. Fala do Filho de Deus, Jesus o Salvador, o Messias prometido, que veio de Davi, quanto à sua natureza humana, mas que foi declarado Filho de Deus pelo poder divino, que o ressuscitou dentre os mortos. A confissão cristã não consiste no conhecimento teórico ou somente na concordância intelectual, e muito menos em discussões perversas, mas na obediência. Somente os eficazmente chamados por Jesus Cristo são levados à obediência da fé. Aqui se expõe:
1. O privilégio dos cristãos amados por Deus e membros desse corpo amado.
2. O dever dos cristãos: serem santos; daqui por diante são chamados a serem santos. O apóstolo saúda a estes desejando-lhes graça que santifique as suas almas e paz que console os seus corações, as que brotam da livre misericórdia de Deus, o Pai reconciliado de todos os crentes, que vêm a eles através do Senhor Jesus Cristo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 26 Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? 27 E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. Lucas 24:26,27 43 A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome. Atos 10:43 6 E agora estou aqui para ser julgado por causa da esperança da promessa feita por Deus a nossos pais, Atos 26:6 2 na esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos, Tito 1:2 21 Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; Romanos 3:21 2 Muita, em todo sentido; primeiramente, porque lhe foram confiados os oráculos de Deus. Romanos 3:2 70 assim como desde os tempos antigos tem anunciado pela boca dos seus santos profetas; Lucas 1:70 26 mas agora manifesto e, por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus, eterno, dado a conhecer a todas as nações para obediência da fé; Romanos 16:26