Comentário Bíblico
Adventista
Atributos invisíveis - (cba)
Romanos 1:20
Ou seja, “Seu eterno poder e Sua divindade”, como é mencionado mais tarde. Em sua cegueira, as pessoas tinham substituído esses atributos invisíveis de Deus pelas imagens visíveis.
Divindade - (cba)
Romanos 1:20
Do gr. theioiês, “natureza divina”, “divindade”. Esta é a única ocorrência de theioiês no NT. Aqui, o apóstolo fala da essência divina e a manifestação dos atributos divinos, e não da Trindade como tal (comparar a palavra theotês em Colossenses 2:9, que significa “divindade”).
Claramente se reconhecem - (cba)
Romanos 1:20
Os atributos invisíveis de Deus podem ser percebidos pela mente com a ajuda das obras criadas da natureza. Apesar de terem sido marcadas pelo pecado, “as coisas que foram criadas” testemunham que um poder infinito criou este mundo. Ao nosso redor, vemos abundantes evidências da bondade e do amor divinos. Assim, é possível, mesmo aos pagãos, reconhecer o poder do Criador.
Desde o princípio do mundo - (cba)
Romanos 1:20
Ou seja, desde a criação.
Indesculpáveis - (cba)
Romanos 1:20
A revelação de Deus pela consciência e pela natureza é suficiente para iluminar os seres humanos quanto às exigências divinas. Diante dessa revelação, eles não têm desculpa por não cumprir o dever, isto é, por sua idolatria e por ocultar a verdade.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Romanos 1:20
Veja Romanos 12:1,2.
A natureza age como um pregador silencioso
Romanos 1:20-21
Ver Atos 14:17. O mundo material está sob o controle de Deus. As leis que governam toda a natureza são obedecidas pela natureza. Tudo fala e age de acordo com a vontade do Criador. As nuvens, a chuva, o orvalho, o sol, as chuvas, o vento, a tempestade, todos estão sob a supervisão de Deus e rendem obediência implícita àquele que os emprega. A pequena lança de grama estouraseu caminho através da terra, primeiro a folha, depois a espiga e depois o milho inteiro na espiga. O Senhor usa esses, Seus servos obedientes, para fazer Sua vontade. O fruto é visto pela primeira vez em botão, envolvendo a futura pêra, pêssego ou maçã, e o Senhor os desenvolve em sua estação adequada, porque eles não resistem à Sua operação. Eles não se opõem à ordem de Seus arranjos. Suas obras, como vistas no mundo natural, não são compreendidas ou apreciadas pela metade. Esses pregadores silenciosos ensinarão as suas lições aos seres humanos, desde que sejam apenas ouvintes atentos ( Carta 131, 1897 ).Atos:14:17. O mundo material está sob o controle de Deus. As leis que governam toda a natureza são obedecidas pela natureza. Tudo fala e age de acordo com a vontade do Criador. As nuvens, a chuva, o orvalho, o sol, as chuvas, o vento, a tempestade, todos estão sob a supervisão de Deus e rendem obediência implícita àquele que os emprega. A pequena lança de grama estouraseu caminho através da terra, primeiro a folha, depois a espiga e depois o milho inteiro na espiga. O Senhor usa esses, Seus servos obedientes, para fazer Sua vontade. O fruto é visto pela primeira vez em botão, envolvendo a futura pêra, pêssego ou maçã, e o Senhor os desenvolve em sua estação adequada, porque eles não resistem à Sua operação. Eles não se opõem à ordem de Seus arranjos. Suas obras, como vistas no mundo natural, não são compreendidas ou apreciadas pela metade. Esses pregadores silenciosos ensinarão as suas lições aos seres humanos, desde que sejam apenas ouvintes atentos ( Carta 131, 1897 ).
Revelação imperfeita da natureza
Romanos 1:20-25
Ver Salmos 19:1-3; Atos 17:22-29; 1 Coríntios 1:21; Colossenses 2:9; Hebreus 1:3. A lição mais difícil e humilhante que o homem tem de aprender é sua própria ineficiência em depender da sabedoria humana e o fracasso seguro de seus próprios esforços para ler a natureza corretamente. O pecado obscureceu sua visão, e de si mesmo ele não pode interpretar a natureza sem colocá-la acima de Deus. Ele não pode discernir nela Deus, ou Jesus Cristo, a quem Ele enviou. Ele está na mesma posição que os atenienses, que ergueram seus altares para a adoração da natureza. Parado no meio da colina de Marte, Paulo apresentou ao povo de Atenas a majestade do Deus vivo em contraste com sua adoração idólatra. (Atos 17:22-29.)
- 1 Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. 2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. 3 Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz. Salmos 19:1-3 22 Então Paulo, estando de pé no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vejo que sois excepcionalmente religiosos; 23 Porque, passando eu e observando os objetos do vosso culto, encontrei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais sem o conhecer, é o que vos anuncio. 24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; 25 nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas; 26 e de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação; 27 para que buscassem a Deus, se porventura, tateando, o pudessem achar, o qual, todavia, não está longe de cada um de nós; 28 porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois dele também somos geração. 29 Sendo nós, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida pela arte e imaginação do homem. Atos 17:22-29 21 Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem. 1 Coríntios 1:21 9 porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade, Colossenses 2:9 3 sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, Hebreus 1:3
Os que têm verdadeiro conhecimento de Deus não se tornarão tão apaixonados pelas leis da matéria ou pelas operações da natureza a ponto de ignorar, ou recusar-se a reconhecer, a contínua atuação de Deus na natureza. A natureza não é Deus, nem nunca foi Deus. A voz da natureza testifica de Deus, mas a natureza não é Deus. Como Sua obra criada, simplesmente dá testemunho do poder de Deus. Divindade é a autora da natureza. O mundo natural não tem, em si mesmo, nenhum poder além daquele que Deus fornece.
Existe um Deus pessoal, o Pai; existe um Cristo pessoal, o Filho. (Hebreus 1:1,2; Salmos 19:1-3) ...
- 1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; Hebreus 1:1,2 1 Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. 2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. 3 Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz. Salmos 19:1-3
Os antigos filósofos orgulhavam-se de seu conhecimento superior. Vamos ler o entendimento do apóstolo inspirado sobre o assunto. “Dizendo-se sábios”, diz ele, “tornaram-se tolos e mudaram a glória do Deus incorruptível em uma imagem semelhante à do homem corruptível, e aos pássaros, e aos quadrúpedes e aos répteis ... Quem mudou a verdade de Deus em uma mentira, e adorou e serviu a criatura mais do que o Criador. ” Em sua sabedoria humana, o mundo não pode conhecer a Deus. Seus sábios obtêm um conhecimento imperfeito de Deus de Suas obras criadas e, então, em sua tolice, exaltam a natureza e as leis da natureza acima do Deus da natureza. Os que não têm conhecimento de Deus por meio da aceitação da revelação que Ele fez de Si mesmo em Cristo, obterão apenas um conhecimento imperfeito dEle na natureza; e este conhecimento, longe de trazer todo o ser em conformidade com a Sua vontade, tornará os homens idólatras. Declarando-se sábios, eles se tornarão tolos.
Os que pensam que podem obter conhecimento de Deus à parte de Seu Representante, a quem a Palavra declara ser “a expressa imagem de sua pessoa”, precisarão se tornar tolos em sua própria avaliação antes de poderem ser sábios. É impossível obter um conhecimento perfeito de Deus somente da natureza; pois a própria natureza é imperfeita. Em sua imperfeição, não pode representar a Deus, não pode revelar o caráter de Deus em sua perfeição moral. Mas Cristo veio como um Salvador pessoal para o mundo. Ele representou um Deus pessoal. Como Salvador pessoal, Ele ascendeu ao alto; e Ele virá novamente ao ascender ao céu - um Salvador pessoal. Ele é a imagem expressa da pessoa do Pai. “Nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade” ( The Review and Herald, 8 de novembro de 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 1:18-25
O apóstolo começa a mostrar que toda a humanidade necessita da salvação do Evangelho, porque ninguém pode obter o favor de Deus ou escapar da sua ira por meio de suas próprias obras. Porque nenhum homem pode alegar ter cumprido todas as suas obrigações para com Deus e para com o seu próximo, nem tampouco pode dizer verazmente que tem atuado plenamente sobre a base da luz que lhe tem sido outorgada. A pecaminosidade do homem é entendida como iniquidade contra as Íeis da primeira tábua, e injustiça contra as da segunda. A causa dessa tendência ao pecado é deter a verdade por meio da injustiça. Todos fazem mais ou menos o que sabem que é mau e omitem o que sabem que é bom, de modo que ninguém se pode permitir alegar ignorância. O poder invisível de nosso Criador e a divindade estão tão claramente manifestados nas obras que têm feito de modo que até os idólatras e os gentios maus não têm desculpas. Eles seguiram de maneira néscia a idolatria, e as criaturas racionais trocaram a adoração do Criador glorioso por animais, répteis e imagens sem sentimento. Se apartariam de Deus até perderem todo o vestígio da verdadeira religião, se a revelação do Evangelho não os houvesse impedido. Os fatos são inegáveis, quaisquer que sejam os pretextos estabelecidos quanto a suficiência da razão humana para descrever a verdade divina e a obrigação moral, ou para governar bem a conduta. Estas coisas mostram simplesmente que os homens desonram a Deus com as idolatrias e as superstições mais absurdas, e que se degradaram a si mesmos com os mais vil afetos e obras mais abomináveis.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 116

Olhando para o Alto, Pág. 164

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 281

Exaltai-O, Pág. 65
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 18 Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer. João 1:18 15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Colossenses 1:15 17 Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. 1 Timóteo 1:17 16 aquele que possui, ele só, a imortalidade, e habita em luz inacessível; a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. 1 Timóteo 6:16 27 Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível. Hebreus 11:27 19 Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Romanos 1:19 19 e para que não suceda que, levantando os olhos para o céu, e vendo o sol, a lua e as estrelas, todo esse exército do céu, sejais levados a vos inclinardes perante eles, prestando culto a essas coisas que o Senhor vosso Deus repartiu a todos os povos debaixo de todo o céu. Deuteronômio 4:19 26 se olhei para o sol, quando resplandecia, ou para a lua, quando ela caminhava em esplendor, 27 e o meu coração se deixou enganar em oculto, e a minha boca beijou a minha mão; 28 isso também seria uma iniqüidade para ser punida pelos juízes; pois assim teria negado a Deus que está lá em cima. Jó 31:26-28 3 Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste, Salmos 8:3 6 Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da sua boca. 7 Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe em tesouros os abismos. 8 Tema ao Senhor a terra toda; temam-no todos os moradores do mundo. 9 Pois ele falou, e tudo se fez; ele mandou, e logo tudo apareceu. Salmos 33:6-9 5 Lançaste os fundamentos da terra, para que ela não fosse abalada em tempo algum. 31 Permaneça para sempre a glória do Senhor; regozije-se o Senhor nas suas obras; Salmos 104:5,31 90 A tua fidelidade estende-se de geração a geração; tu firmaste a terra, e firme permanece. Salmos 119:90 13 Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Salmos 139:13 8 fogo e saraiva, neve e vapor; vento tempestuoso que excuta a sua palavra; 9 montes e todos os outeiros; árvores frutíferas e todos os cedros; 10 feras e todo o gado; répteis e aves voadoras; 11 reis da terra e todos os povos; príncipes e todos os juízes da terra; 12 mancebos e donzelas; velhos e crianças! Salmos 148:8-12 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Mateus 5:45 26 mas agora manifesto e, por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus, eterno, dado a conhecer a todas as nações para obediência da fé; Romanos 16:26 33 Abraão plantou uma tamargueira em Beer-Seba, e invocou ali o nome do Senhor, o Deus eterno. Gênesis 21:33 27 O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos; ele lançou o inimigo de diante de ti e disse: Destrói-o. Deuteronômio 33:27 2 Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus. Salmos 90:2 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Isaías 9:6 4 Confiai sempre no Senhor; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna. Isaías 26:4 26 Levantai ao alto os vossos olhos, e vede: quem criou estas coisas? Foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por ser ele grande em força, e forte em poder, nenhuma faltará. Isaías 40:26 17 Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. 1 Timóteo 1:17 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo? Hebreus 9:14 29 Sendo nós, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida pela arte e imaginação do homem. Atos 17:29 9 porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade, Colossenses 2:9 1 Portanto, és inescusável, ó homem, qualquer que sejas, quando julgas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu que julgas, praticas o mesmo. 15 pois mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os), Romanos 2:1,15 22 Se eu não viera e não lhes falara, não teriam pecado; agora, porém, não têm desculpa do seu pecado. João 15:22 1 Irmãos e pais, ouvi a minha defesa, que agora faço perante vós. Atos 22:1 6 Mas desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. Marcos 10:6 21 Ouvi agora isto, ó povo insensato e sem entendimento, que tendes olhos e não vedes, que tendes ouvidos e não ouvis: Jeremias 5:21