Comentário Bíblico
Adventista
Este é - (cba)
Colossenses 1:15
Tendo concluído o prólogo, (Colossenses 1:1-14), o apóstolo introduz o tema principal, uma discussão da pessoa e posição de Cristo.
Imagem - (cba)
Colossenses 1:15
Do gr. eikõn, “similitude”, “semelhança” (ver Colossenses 3:10, em que Paulo declara que o cristão é renovado "segundo a imagem [eikõn] dAquele que o criou”).
A imagem do imperador romano nas moedas antigas era chamada de eikõn (Mateus 22:20).
Deus invisível - (cba)
Colossenses 1:15
“Ninguém jamais viu a Deus", mas Jesus, “a imagem do Deus invisível”, veio revelá-Lo aos homens (ver com. de João 1:18).
Primogênito - (cba)
Colossenses 1:15
Do gr. prõtotokos (ver com. de Romanos 8:29). A palavra prõtotokos é utilizada: para Cristo como o primogênito de Maria (Mateus 1:25; Lucas 2:7); ao primogênito egípcio que pereceu nas pragas (Hebreus 11:28); para descrever os membros da “igreja do primogênito” (Hebreus 12:23). Nas referências restantes (Romanos 8:29; Colossenses 1:15,18; Hebreus 1:6; Apocalipse 1:5) prõtotokos é aplicada a Cristo.
- 29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; Romanos 8:29 25 e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS. Mateus 1:25 7 e teve a seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Lucas 2:7 28 Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos não lhes tocasse. Hebreus 11:28 23 à universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; Hebreus 12:23 15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 18 também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, Colossenses 1:15,18 6 E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. Hebreus 1:6 5 e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Aquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, Apocalipse 1:5
Tem ocorrido muita discussão no decorrer dos séculos quanto ao significado de prõtotokos em Colossenses 1:15. Os pais da igreja aplicavam a expressão a Cristo como o eterno Filho de Deus. Os arianos utilizavam este versículo para demonstrar que o próprio Cristo era um ser criado. Tal interpretação, embora possível no que se refere à gramática da passagem, é desmentida em outras partes da Bíblia (ver com. da nota adicional de João 1). A passagem pode ser compreendida de modo harmônico com o ensino geral da Escritura, o que está de acordo com os princípios de exegese das Escrituras.
Em Hebreus 1:6 prõtotokos claramente se refere à encarnação, e alguns tentaram fazer a mesma aplicação em Colossenses 1:15. Outros creem que, em Colossenses, Paulo se refere à ressurreição (ver com. de Atos 13:33). No entanto, nenhuma interpretação preenche o contexto, pois Cristo é representado aqui como Criador (cf. Colossenses 1:16) e anterior à criação (cf. com. de João 1:1,2,3,14).
- 6 E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. Hebreus 1:6 15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Colossenses 1:15 33 a qual Deus nos tem cumprido, a nós, filhos deles, levantando a Jesus, como também está escrito no salmo segundo: Tu és meu Filho, hoje te gerei. Atos 13:33 16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Colossenses 1:16 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:1,2,3,14
Parece melhor considerar prõtotokos como expressão figurada descrevendo Jesus Cristo como primeiro na classificação, imagem extraída da dignidade e (unção mantidos pelo primogênito na família humana ou, mais precisamente, o primogênito na família real. A posição de Cristo é única, autoritativa e absoluta. A Ele foram confiadas todas as prerrogativas e a autoridade no Céu e na Terra. Paulo enfatiza a posição de Cristo porque está procurando se opor aos argumentos dos falsos mestres, que declaravam que Cristo foi criado e que negavam Sua supremacia.
Criação - (cba)
Colossenses 1:15
Do gr. ktisis, “o ato de criar”, “uma coisa criada", "uma criatura". O contexto parece favorável à tradução “toda criatura”. Cristo é apresentado acima de toda coisa criada (ver com. de Apocalipse 3:14).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A fotografia perfeita de Deus
Colossenses 1:15
Ver Hebreus 1:3; Atos 1:11. Temos apenas uma fotografia perfeita de Deus, e esta é Jesus Cristo ( Manuscrito 70, 1899 ).
- 3 sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, Hebreus 1:3 11 os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Atos 1:11
Nota
Colossenses 1:15-17
Veja João 1:1-3.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Colossenses 1:15-23
Cristo, em sua natureza humana, é a revelação visível do Deus invisível, e todos aqueles que o viram contemplaram também o Pai. Amemos estes mistérios com uma fé humilde, e contemplemos a glória de Jeová em Cristo Jesus. Ele existe antes de toda a criação, antes que fosse feita a primeira criatura; este é o modo pelo qual as Escrituras representam a eternidade, e pelo qual a eternidade de Deus é representada para nós. Sendo todas as coisas criadas por Ele, foram criadas para Ele; sendo feitas por seu poder, foram feitas conforme o seu beneplácito e para o louvor de sua glória. Não somente criou a todas no princípio, mas as sustenta pela Palavra de seu poder.
Cristo, como Mediador, é a Cabeça do corpo, que é a Igreja. Toda a graça e força pertencem a Ele; e a Igreja é o seu corpo. Toda a plenitude habita nEle; a plenitude de mérito e justiça, de força e graça para nós. Deus mostrou a sua justiça ao requerer plena satisfação. Este modo de redimir a humanidade por meio da morte de Cristo foi o mais adequado. Aqui é apresentado diante de nós o método para que sejamos reconciliados. Devido ao ódio que Deus tem em relação ao pecado, aprouve a Deus reconciliar consigo mesmo o homem caído.
Se estamos convencidos de que éramos inimigos por causa das más obras, e que agora estamos reconciliados com Deus por meio do sacrifício e morte de Cristo segundo a nossa natureza, não procuraremos explicar nem compreender plenamente estes mistérios; porém, veremos a glória deste plano de redenção e nos regozijaremos na esperança que está posta diante de nós. Se o amor de Deus por nós é tão grande, o que podemos fazer agora por Deus? Orar com frequência e ser abundantes nos deveres santos, não viver mais para nós mesmos, e sim para Cristo, que morreu por nós. Mas para quê? Para que continuemos vivendo em pecado? Não, mas para que morramos para o pecado e vivamos, não para nós mesmos, mas para Ele.
Comentário Bíblico
Vídeos
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- Análise em Cadeia 10 e viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma calçada de pedra de safira, que parecia com o próprio céu na sua pureza. Êxodo 24:10 8 boca a boca falo com ele, claramente e não em enigmas; pois ele contempla a forma do Senhor. Por que, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés? Números 12:8 26 E sobre o firmamento, que estava por cima das suas cabeças, havia uma semelhança de trono, como a aparência duma safira; e sobre a semelhança do trono havia como que a semelhança dum homem, no alto, sobre ele. 27 E vi como o brilho de âmbar, como o aspecto do fogo pelo interior dele ao redor desde a semelhança dos seus lombos, e daí para cima; e, desde a semelhança dos seus lombos, e daí para baixo, vi como a semelhança de fogo, e havia um resplendor ao redor dele. 28 Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplendor em redor. Este era o aspecto da semelhança da glória do Senhor; e, vendo isso, caí com o rosto em terra, e ouvi uma voz de quem falava. Ezequiel 1:26-28 18 Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer. João 1:18 9 Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? João 14:9 24 Se eu entre eles não tivesse feito tais obras, quais nenhum outro fez, não teriam pecado; mas agora, não somente viram, mas também odiaram tanto a mim como a meu Pai. João 15:24 4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 6 Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. 2 Coríntios 4:4,6 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, Filipenses 2:6 3 sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, Hebreus 1:3 17 Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. 1 Timóteo 1:17 16 aquele que possui, ele só, a imortalidade, e habita em luz inacessível; a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. 1 Timóteo 6:16 27 Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível. Hebreus 11:27 13 e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; Colossenses 1:13 27 Também lhe darei o lugar de primogênito; fá-lo-ei o mais excelso dos reis da terra. Salmos 89:27 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:14 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 6 E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. Hebreus 1:6 16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; Colossenses 1:16,17 29 quando ele fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando traçava os fundamentos da terra, 30 então eu estava ao seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo; 31 folgando no seu mundo habitável, e achando as minhas delícias com os filhos dos homens. Provérbios 8:29-31 14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o pricípio da criação de Deus: Apocalipse 3:14 29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; Romanos 8:29