Comentário Bíblico
Adventista
Embotados - (cba)
2 Coríntios 3:14
Do gr. põroõ, “aumentar a insensibilidade”, “tornar embotado”, “perder a faculdade de compreensão”. A palavra põroõ é traduzida por “endurecido” em Marcos 6:52; e Marcos 8:17. A causa dessa condição espiritual era a descrença persistente.
- 52 pois não tinham compreendido o milagre dos pães, antes o seu coração estava endurecido. Marcos 6:52 17 E Jesus, percebendo isso, disse-lhes: Por que arrazoais por não terdes pão? não compreendeis ainda, nem entendeis? tendes o vosso coração endurecido? Marcos 8:17
Até ao dia de hoje - (cba)
2 Coríntios 3:14
Paulo foi comissionado como um ministro da nova aliança, mas seu ministério pelos judeus de seus dias não foi mais eficaz que o de Moisés no tempo dele. Seria porque Paulo ministrou a eles apenas a “letra”? Não! Foi porque o mesmo “véu” ainda repousava sobre o coração e a mente deles. A solução para cies era remover o “véu”, e não que Paulo mudasse seu ministério do “espírito” para o ministério da “letra”, como exigiam seus críticos.
O mesmo véu - (cba)
2 Coríntios 3:14
Isto é, a mesma incapacidade espiritual para reconhecer as grandes verdades e o objetivo espiritual da administração mosaica. Cerca de 1.500 anos depois do Sinai, os judeus ainda estavam com a compreensão embotada. A natureza da descrença judaica nos dias de Paulo era idêntica à do tempo de Moisés.
Antiga aliança - (cba)
2 Coríntios 3:14
Não se refere ao que conhecemos como o Antigo Testamento, porque ainda não havia o Novo Testamento (sobre a designação comum do NT para o AT, ver com. de Lucas 24:44). Paulo se refere ao Pentateuco, ou à porção dele em que os termos da disposição da aliança são declarados.
Em vez de estar sobre o rosto de Moisés, o véu então estava sobre o livro que ele escreveu. Independentemente da palavra escrita ou falada de Moisés, a mente e o coração do povo ainda estavam cegados.
Os judeus não anularam a lei - (cba)
2 Coríntios 3:14
Eles a liam regularmente e honravam a Moisés. No entanto, não criam nele, porque se tivessem crido em Moisés, também teriam acreditado em Cristo (João 5:46,47). Para eles, a glória de Moisés consistia na “letra” da lei e nas formas externas e cerimônias prescritas. A natureza e a obra do Messias permaneciam um mistério para eles.
Em Cristo, é removido - (cba)
2 Coríntios 3:14
Apenas a revelação de Cristo nas profecias do AT e nas formas e cerimônias prescritas por elas serviria s» para erguer o “véu” da interpretação daquelas passagens das Escrituras. No entanto, os judeus recusaram reconhecer a Cristo como o Messias, e o véu permaneceu onde estava.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A lei moral glorificada por Cristo
2 Coríntios 3:7-17
Os tipos e sombras do serviço sacrificial, com as profecias, deram aos israelitas uma visão velada e indistinta da misericórdia e graça a serem trazidas ao mundo pela revelação de Cristo. Para Moisés foi revelado o significado dos tipos e sombras que apontam para Cristo. Ele viu o fim daquilo que deveria ser aniquilado quando, na morte de Cristo, o tipo encontrou o antítipo. Ele viu que somente por meio de Cristo o homem pode guardar a lei moral. Pela transgressão desta lei o homem trouxe o pecado ao mundo, e com o pecado veio a morte. Cristo se tornou a propiciação pelo pecado do homem. Ele ofereceu Sua perfeição de caráter no lugar da pecaminosidade do homem. Ele tomou sobre Si a maldição da desobediência. Os sacrifícios e ofertas apontavam para o sacrifício que Ele deveria fazer. O cordeiro imolado simbolizava o Cordeiro que tiraria o pecado do mundo.
Foi ver o objetivo daquilo que estava para ser eliminado, ver Cristo conforme revelado na lei, que iluminou a face de Moisés. O ministério da lei, escrito e gravado em pedra, era um ministério de morte. Sem Cristo, o transgressor foi deixado sob sua maldição, sem esperança de perdão. O ministério não tinha glória em si mesmo, mas o Salvador prometido, revelado nos tipos e sombras da lei cerimonial, tornou a lei moral gloriosa ( The Review and Herald, 22 de abril de 1902 ).
A glória de Cristo é revelada em sua lei
2 Coríntios 3:7-18
Ver Romanos 3:31; Romanos 7:7; Gálatas 3:13. Cristo suportou a maldição da lei, sofrendo sua pena, levando a cabo o plano pelo qual o homem deveria ser colocado onde pudesse guardar a lei de Deus e ser aceito pelos méritos do Redentor; e por Seu sacrifício a glória foi derramada sobre a lei. Então, a glória daquilo que não deve ser aniquilado - a lei dos dez mandamentos de Deus, Seu padrão de justiça - foi vista claramente por todos os que cuidaram do fim daquilo que havia sido aniquilado.
- 31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei. Romanos 3:31 7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Romanos 7:7 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gálatas 3:13
“Todos nós, com o rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” Cristo é o advogado do pecador. Aqueles que aceitam Seu evangelho O contemplam com rosto aberto. Eles vêem a relação de Sua missão com a lei e reconhecem a sabedoria e a glória de Deus reveladas pelo Salvador. A glória de Cristo é revelada na lei, que é uma transcrição de Seu caráter, e Sua eficácia transformadora é sentida na alma até que os homens sejam transformados à Sua semelhança. Tornam-se participantes da natureza divina e crescem cada vez mais como seu Salvador, avançando passo a passo em conformidade com a vontade de Deus, até atingirem a perfeição.
A lei e o evangelho estão em perfeita harmonia. Cada um apóia o outro. Em toda a sua majestade a lei confronta a consciência, fazendo com que o pecador sinta sua necessidade de Cristo como propiciação pelo pecado. O evangelho reconhece o poder e a imutabilidade da lei. “Eu não conhecia o pecado, senão pela lei”, declara Paulo. O senso de pecado, estimulado pela lei, leva o pecador ao Salvador. Em sua necessidade, o homem pode apresentar os poderosos argumentos fornecidos pela cruz do Calvário. Ele pode reivindicar a justiça de Cristo; pois é comunicado a todo pecador arrependido ( The Review and Herald, 22 de abril de 1902 ).
O véu da descrença
2 Coríntios 3:12-15
Ver Êxodo 34:29-33. Os judeus se recusaram a aceitar a Cristo como o Messias e não podem ver que suas cerimônias não têm sentido, que os sacrifícios e ofertas perderam seu significado. O véu puxado por eles mesmos em obstinada incredulidade ainda está diante de suas mentes. Seria removido se eles aceitassem a Cristo, a justiça da lei.
Muitos no mundo cristão também têm um véu diante dos olhos e do coração. Eles não veem até o fim daquilo que foi aniquilado. Eles não veem que foi apenas a lei cerimonial que foi revogada com a morte de Cristo. Eles afirmam que a lei moral foi pregada na cruz. Pesado é o véu que obscurece sua compreensão. O coração de muitos está em guerra com Deus. Elasnão estão sujeitos à Sua lei. Somente ao entrarem em harmonia com o governo de Seu governo, Cristo poderá ter algum proveito para eles. Eles podem falar de Cristo como seu Salvador; mas ele finalmente lhes dirá: Não os conheço. Você não exerceu genuíno arrependimento para com Deus pela transgressão de Sua santa lei, e não pode ter fé genuína em Mim, pois era Minha missão exaltar a lei de Deus. ...
A lei moral nunca foi um tipo ou sombra. Ele existia antes da criação do homem e durará enquanto o trono de Deus permanecer. Deus não poderia mudar ou alterar um preceito de Sua lei a fim de salvar o homem; pois a lei é o fundamento de Seu governo. É imutável, inalterável, infinito e eterno. Para que o homem fosse salvo e para que a honra da lei fosse mantida, era necessário que o Filho de Deus se oferecesse como sacrifício pelo pecado. Aquele que não conheceu pecado, tornou-se pecado por nós. Ele morreu por nós no Calvário. Sua morte mostra o maravilhoso amor de Deus pelo homem e a imutabilidade de Sua lei ( The Review and Herald, 22 de abril de 1902 ).
A morte de Cristo levanta o véu
2 Coríntios 3:14,16
A morte de Jesus Cristo para a redenção do homem levanta o véu e reflete uma torrente de luz de centenas de anos atrás, sobre toda a instituição do sistema judaico de religião. Sem a morte de Cristo, todo esse sistema não tinha sentido. Os judeus rejeitam a Cristo e, portanto, todo o seu sistema de religião é para eles indefinido, inexplicável e incerto. Eles atribuem tanta importância às cerimônias sombrias de tipos que encontraram seu antítipo quanto à lei dos dez mandamentos, que não era uma sombra, mas uma realidade tão duradoura quanto o trono de Jeová. A morte de Cristo eleva o sistema judaico de tipos e ordenanças, mostrando que eles eram de designação divina, e com o propósito de manter a fé viva no coração de Seu povo (The Review and Herald, 6 de maio de 1875 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Coríntios 3:12-18
É dever dos ministros do Evangelho usar grande simplicidade ou clareza para falar. Os crentes do Antigo Testamento tiveram somente visões nebulosas e passageiras do glorioso Salvador, e os incrédulos não viram nada além da instituição externa. Porém, os grandes preceitos do Evangelho: crer, amar e obedecer, são verdades estipuladas tão claramente quanto possível. Toda a doutrina de Cristo crucificado é exposta de maneira tão simples quanto a linguagem humana possa fazê-lo.
Os que viveram sob a lei tinham um véu sobre os seus corações. Este véu foi tirado pelas doutrinas da Bíblia acerca de Cristo. Quando uma pessoa se converte a Deus, então o véu da ignorância é tirado. A condição daqueles que desfrutam e crêem no Evangelho é feliz, porque o coração é colocado em liberdade para correr pelos caminhos dos mandamentos de Deus. Eles têm luz, e com o rosto descoberto contemplam a glória do Senhor. Os cristãos devem apreciar e realçar estes privilégios. Não devemos descansar sem conhecer o poder transformador do Evangelho, pela obra do Espírito, que nos leva a procurar ser como o caráter e a tendência do glorioso Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e a união com Ele.
Contemplemos a Cristo como no cristal de sua Palavra; e como o reflexo de um espelho que faz com que o rosto brilhe, assim também brilham os rostos dos cristãos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 3 Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, 4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:3,4 23 Obscureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e faze com que os seus lombos tremam constantemente. Salmos 69:23 10 Engorda o coração deste povo, e endurece-lhe os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e entenda com o coração, e se converta, e seja sarado. Isaías 6:10 10 Ainda que se mostre favor ao ímpio, ele não aprende a justiça; até na terra da retidão ele pratica a iniqüidade, e não atenta para a majestade do Senhor. 11 Senhor, a tua mão está levantada, contudo eles não a vêem; vê-la-ão, porém, e confundir-se-ão por causa do zelo que tens do teu povo; e o fogo reservado para os teus adversários os devorará. 12 Senhor, tu hás de estabelecer para nós a paz; pois tu fizeste para nós todas as nossas obras. Isaías 26:10-12 18 Surdos, ouvi; e vós, cegos, olhai, para que possais ver. 19 Quem é cego, senão o meu servo, ou surdo como o meu mensageiro, que envio? e quem é cego como o meu dedicado, e cego como o servo do Senhor? 20 Tu vês muitas coisas, mas não as guardas; ainda que ele tenha os ouvidos abertos, nada ouve. Isaías 42:18-20 18 Nada sabem, nem entendem; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e o coração, para que não entendam. Isaías 44:18 10 Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; deitados, sonham e gostam de dormir. Isaías 56:10 10 Apalpamos as paredes como cegos; sim, como os que não têm olhos andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como no crepúsculo, e entre os vivos somos como mortos. Isaías 59:10 21 Ouvi agora isto, ó povo insensato e sem entendimento, que tendes olhos e não vedes, que tendes ouvidos e não ouvis: Jeremias 5:21 2 Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, e tem ouvidos para ouvir e não ouve; porque é casa rebelde. Ezequiel 12:2 23 se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas! Mateus 6:23 11 Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; 13 Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e ouvindo, não ouvem nem entendem. 14 E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, e de maneira alguma entendereis; e, vendo, vereis, e de maneira alguma percebereis. 15 Porque o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardamente, e fecharam os olhos, para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure. Mateus 13:11,13-15 39 Prosseguiu então Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos. 40 Alguns fariseus que ali estavam com ele, ouvindo isso, perguntaram-lhe: Porventura somos nós também cegos? 41 Respondeu-lhes Jesus: Se fosseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Nós vemos, permanece o vosso pecado. João 9:39-41 40 Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos e entendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. João 12:40 26 dizendo: Vai a este povo e dize: Ouvindo, ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; e vendo, vereis, e de maneira nenhuma percebereis. 27 Porque o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardamente, e fecharam os olhos; para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração nem se convertam e eu os cure. Atos 28:26,27 7 Pois quê? O que Israel busca, isso não o alcançou; mas os eleitos alcançaram; e os outros foram endurecidos, 8 como está escrito: Deus lhes deu um espírito entorpecido, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até o dia de hoje. 9 E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, e em tropeço, e em retribuição; 10 escureçam-se-lhes os olhos para não verem, e tu encurva-lhes sempre as costas. 25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado; Romanos 11:7-10,25 6 Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. 2 Coríntios 4:6 7 E destruirá neste monte a coberta que cobre todos os povos, e o véu que está posto sobre todas as nações. Isaías 25:7 17 Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Mateus 16:17 31 Tomando Jesus consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém e se cumprirá no filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito; 32 pois será entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido; 33 e depois de o açoitarem, o matarão; e ao terceiro dia ressurgirá. 34 Mas eles não entenderam nada disso; essas palavras lhes eram obscuras, e não percebiam o que lhes dizia. Lucas 18:31-34 25 Então ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram! 26 Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? 27 E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. 44 Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. 45 Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; 46 e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; Lucas 24:25-27,44-46 12 Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12 46 Eu, que sou a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. João 12:46 14 E certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que temia a Deus, nos escutava e o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Atos 16:14 18 para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim. Atos 26:18 17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele; 18 sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos, 19 e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, 20 que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, Efésios 1:17-20 15 Depois da leitura da lei e dos profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: Irmãos, se tendes alguma palavra de exortação ao povo, falai. Atos 13:15 6 o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. 2 Coríntios 3:6
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
