Comentário Bíblico
Adventista
Com o rosto desvendado - (cba)
2 Coríntios 3:18
Diferentemente do israelita, que ainda possui um véu sobre a mente e o coração que o impede de ver a glória do Senhor, o cristão tem o privilégio de contemplar a plenitude daquela glória. No Sinai, Moisés só recebeu a revelação de Deus com o rosto descoberto. Agora, todos podem se aproximar de Deus, como Moisés o fez e manter comunhão íntima com Ele (cf. Hebreus 4:16).
Contemplando, como por espelho - (cba)
2 Coríntios 3:18
Do gr. kato-ptrizõ, “refletir” ou “contemplar um reflexo”. Alguns tradutores e comentaristas favorecem a primeira definição, e outros, a segunda. O contexto favorece a segunda, porque ser “transformado” à semelhança de Cristo é o resultado de “contemplá-Lo”, não de refleti-Lo. Também é verdade que nossa vida é como um espelho, recebendo luz de Cristo e refletindo-a a outros. Assim como o rosto de Moisés refletia a glória de Deus no Sinai, nossa vida deve sempre refletir a glória do Senhor que brilha no rosto do Salvador para um mundo perdido.
Somos transformados - (cba)
2 Coríntios 3:18
Literalmente, “estamos sendo transformados”. O plano da redenção tem como objetivo restaurar a imagem de Deus no ser humano (Romanos 8:29; 1 João 3:2), uma transformação que ocorre ao contemplar a Cristo (Romanos 12:2; Gálatas 4:19). A contemplação da imagem de Cristo atua sobre a natureza espiritual e moral como a presença de Deus fez efeito sobre o rosto de Moisés. O cristão mais humilde que constantemente olha a Cristo como seu redentor, refletirá em sua vida algo da glória de Cristo. Se ele continuar a agir dessa maneira, fielmente, continuará “de glória em glória” em sua experiência cristã pessoal (ver 2 Pedro 1:5-7).
- 29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; Romanos 8:29 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. 1 João 3:2 2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2 19 Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós; Gálatas 4:19 5 E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, 6 e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, 7 e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor. 2 Pedro 1:5-7
De glória em glória - (cba)
2 Coríntios 3:18
Esta transformação é progressiva. Ela avança de um estágio de glória a outro. Nossa assimilação espiritual de Cristo ocorre por meio de Sua glória e resulta num reflexo de glória semelhante à dEle.
Como pelo Senhor, o Espírito - (cba)
2 Coríntios 3:18
A transformação espiritual que procede de Cristo ocorre apenas por meio da operação do Espírito Santo que, tendo acesso ao coração, renova, consagra, glorifica a natureza e a transforma na semelhança da perfeita vida de Cristo.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A glória de Cristo é revelada em sua lei
2 Coríntios 3:7-18
Ver Romanos 3:31; Romanos 7:7; Gálatas 3:13. Cristo suportou a maldição da lei, sofrendo sua pena, levando a cabo o plano pelo qual o homem deveria ser colocado onde pudesse guardar a lei de Deus e ser aceito pelos méritos do Redentor; e por Seu sacrifício a glória foi derramada sobre a lei. Então, a glória daquilo que não deve ser aniquilado - a lei dos dez mandamentos de Deus, Seu padrão de justiça - foi vista claramente por todos os que cuidaram do fim daquilo que havia sido aniquilado.
- 31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei. Romanos 3:31 7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Romanos 7:7 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gálatas 3:13
“Todos nós, com o rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” Cristo é o advogado do pecador. Aqueles que aceitam Seu evangelho O contemplam com rosto aberto. Eles vêem a relação de Sua missão com a lei e reconhecem a sabedoria e a glória de Deus reveladas pelo Salvador. A glória de Cristo é revelada na lei, que é uma transcrição de Seu caráter, e Sua eficácia transformadora é sentida na alma até que os homens sejam transformados à Sua semelhança. Tornam-se participantes da natureza divina e crescem cada vez mais como seu Salvador, avançando passo a passo em conformidade com a vontade de Deus, até atingirem a perfeição.
A lei e o evangelho estão em perfeita harmonia. Cada um apóia o outro. Em toda a sua majestade a lei confronta a consciência, fazendo com que o pecador sinta sua necessidade de Cristo como propiciação pelo pecado. O evangelho reconhece o poder e a imutabilidade da lei. “Eu não conhecia o pecado, senão pela lei”, declara Paulo. O senso de pecado, estimulado pela lei, leva o pecador ao Salvador. Em sua necessidade, o homem pode apresentar os poderosos argumentos fornecidos pela cruz do Calvário. Ele pode reivindicar a justiça de Cristo; pois é comunicado a todo pecador arrependido ( The Review and Herald, 22 de abril de 1902 ).
Os encantos incomparáveis de Jesus
2 Coríntios 3:18
Ver Hebreus 12:2; Salmos 19:14; Romanos 8:29; Efésios 4:20-24; Colossenses 3:10; Apocalipse 7:4-17. Olhe para Cristo, contemple a atraente formosura de Seu caráter e, ao contemplar, você será transformado em Sua semelhança. A névoa que se interpõe entre Cristo e a alma será dissipada quando, pela fé, olhamos além da sombra infernal de Satanás e vemos a glória de Deus em Sua lei e a justiça de Cristo.
- 2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. Hebreus 12:2 14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu! Salmos 19:14 29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; Romanos 8:29 20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo. 21 se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus, 22 a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; 23 a vos renovar no espírito da vossa mente; 24 e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade. Efésios 4:20-24 10 e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Colossenses 3:10 4 E ouvi o número dos que foram assinalados com o selo, cento e quarenta e quatro mil de todas as tribos dos filhos de Israel: 5 da tribo de Judá havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil; 6 da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil; 7 da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil; 8 da tribo de Zabulom, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil assinalados. 9 Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; 10 e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro. 11 E todos os anjos estavam em pé ao redor do trono e dos anciãos e dos quatro seres viventes, e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, 12 dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém. 13 E um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram? 14 Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. 15 Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que está assentado sobre o trono estenderá o seu tabernáculo sobre eles. 16 Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem cairá sobre eles o sol, nem calor algum; 17 porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima. Apocalipse 7:4-17
Satanás está procurando ocultar Jesus de nossa vista, eclipsar Sua luz; pois quando temos um vislumbre de Sua glória, somos atraídos por ele. O pecado esconde de nossa vista os encantos incomparáveis de Jesus; preconceito, egoísmo, justiça própria e paixão cegam nossos olhos, de modo que não discernimos o Salvador. Oh, se pela fé nos achegássemos a Deus, Ele nos revelaria Sua glória, que é Seu caráter, e o louvor de Deus fluiria dos corações humanos e soaria por vozes humanas. Então deixaríamos para sempre de dar glória a Satanás pecando contra Deus e falando de dúvida e incredulidade. Não devemos mais tropeçar, resmungando e lamentando, e cobrindo o altar de Deus com nossas lágrimas ( Manuscrito 16, 1890 ).
Perto demais das terras baixas
2 Coríntios 3:18
Ver Gênesis 5:24; Efésios 4:13,15. É o Espírito Santo, o Consolador, que Jesus disse que enviaria ao mundo, que transforma nosso caráter à imagem de Cristo; e quando isso é realizado, refletimos, como um espelho, a glória do Senhor. Isto é, o caráter de quem assim contempla a Cristo é tão semelhante ao Seu, que quem olha para ele vê o próprio caráter de Cristo brilhando como um espelho. Imperceptivelmente para nós mesmos, somos mudados dia a dia de nossos próprios caminhos e vontade para os caminhos e vontade de Cristo, para a beleza de Seu caráter. Assim, crescemos em Cristo e inconscientemente refletimos Sua imagem.
- 24 Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou. Gênesis 5:24 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; 15 antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Efésios 4:13,15
Cristãos professos se mantêm muito perto das terras baixas. Seus olhos são treinados para ver apenas coisas comuns, e suas mentes se demoram nas coisas que seus olhos contemplam. Sua experiência religiosa é freqüentemente superficial e insatisfatória, e suas palavras são leves e sem valor. Como isso pode refletir a imagem de Cristo? Como eles podem enviar os raios brilhantes do Sol da Justiça a todos os lugares escuros da Terra? Ser cristão é ser semelhante a Cristo.
Enoque manteve o Senhor sempre diante de si, e a Palavra Inspirada diz que ele "andou com Deus". Ele fez de Cristo seu companheiro constante. Ele estava no mundo, ecumpriu seus deveres para com o mundo; mas ele sempre esteve sob a influência de Jesus. Ele refletia o caráter de Cristo, exibindo as mesmas qualidades de bondade, misericórdia, terna compaixão, simpatia, tolerância, mansidão, humildade e amor. Sua associação com Cristo dia após dia o transformou na imagem daquele com quem ele estava tão intimamente ligado. Dia após dia, ele estava se afastando de seu próprio caminho para o caminho de Cristo, o celestial, o divino, em seus pensamentos e sentimentos. Ele estava constantemente perguntando: Este é o caminho do Senhor? Seu crescimento era constante e ele tinha comunhão com o Pai e o Filho. Esta é a santificação genuína ( The Review and Herald, 28 de abril de 1891 ).
Contemple a Cristo estudando sua vida
2 Coríntios 3:18
Contemplar a Cristo significa estudar Sua vida conforme dada em Sua Palavra. Devemos cavar em busca da verdade como de um tesouro escondido. Devemos fixar nossos olhos em Cristo. Quando O tomamos como nosso Salvador pessoal, isso nos dá ousadia para nos aproximarmos do trono da graça. Ao contemplar, nos tornamos transformados, moralmente assimilados Àquele que é perfeito em caráter. Ao receber Sua justiça imputada, por meio do poder transformador do Espírito Santo, tornamo-nos semelhantes a Ele. A imagem de Cristo é apreciada e cativa todo o ser ( Manuscrito 148, 1897 ).
Esforçando-se para se tornar semelhante a Cristo
2 Coríntios 3:18
Contendo a Cristo com o propósito de se tornar semelhante a Ele, aquele que busca a verdade vê a perfeição dos princípios da lei de Deus e fica insatisfeito com tudo, exceto com a perfeição. Escondendo sua vida na vida de Cristo, ele vê que a santidade da lei divina é revelada no caráter de Cristo, e cada vez mais fervorosamente se esforça para ser como Ele. Uma guerra pode ser esperada a qualquer momento, pois o tentador vê que está perdendo um de seus súditos. Uma batalha deve ser travada com os atributos que Satanás tem fortalecido para seu próprio uso. O agente humano vê o que tem de enfrentar - um estranho poder oposto à ideia de atingir a perfeição que Cristo oferece. Mas com Cristo há poder salvador que lhe dará a vitória no conflito.Manuscrito 89, 1903 ).
Limpando a atmosfera moral
2 Coríntios 3:18
Quando Cristo é amado mais do que a si mesmo, a bela imagem do Salvador se reflete no crente ...
Até que o eu seja posto sobre o altar do sacrifício, Cristo não se refletirá no caráter. Quando o eu for sepultado e Cristo ocupar o trono do coração, haverá uma revelação de princípios que limparão a atmosfera moral que cerca a alma ( Carta 108, 1899 ).
Peculiaridades Humanas Desaparecerão
2 Coríntios 3:18
O Espírito Santo foi impedido de entrar para moldar e modelar o coração e a mente, porque os homens supõem que compreendem melhor como formar o seu próprio caráter. E eles acham que podem formar seus personagens com segurança segundo seu próprio modelo. Mas há apenas um modelo pelo qual o caráter humano deve ser formado - o caráter de Cristo. Aqueles que contemplam o Salvador são transformados de glória em glória maior. Quando os homens consentirem em se submeter à vontade de Cristo, para serem participantes da natureza divina, suas peculiaridades humanas tortuosas desaparecerão. Quando decidem que manterão suas próprias peculiaridades e desagradáveis traços de caráter, Satanás os toma e coloca seu jugo sobre eles, usando-os para fazer seu serviço. Ele usa seus talentos para fins egoístas, fazendo com que dêem um exemplo tão desagradável, tão não cristão,Manuscrito 102, 1903 ).
Aproximando-se do padrão perfeito
2 Coríntios 3:18
Ver Cantares 5:10,16; Hebreus 12:2. À medida que alguém se familiariza com a história do Redentor, descobre em si mesmo graves defeitos; sua dessemelhança com Cristo é tão grande que ele vê a necessidade de mudanças radicais em sua vida. Ainda assim, ele estuda com o desejo de se tornar como seu grande Exemplo. Ele capta a aparência, o espírito de seu amado Mestre. Ao contemplar, “olhando para Jesus, o autor e consumador de nossa fé”, ele se transforma na mesma imagem.
- 10 O meu amado é cândido e rubicundo, o primeiro entre dez mil. 16 O seu falar é muitíssimo suave; sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, e tal o meu amigo, ó filhas de Jerusalém. Cantares 5:10,16 2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. Hebreus 12:2
Não é desviando o olhar dEle que imitamos a vida de Jesus, mas falando dEle, insistindo em Suas perfeições, procurando refinar o sabor e elevar o caráter, tentando - por meio da fé e do amor, e com sinceridade , esforço perseverante - para se aproximar do Padrão perfeito. Por ter conhecimento de Cristo - Suas palavras, Seus hábitos e Suas lições de instrução - tomamos emprestadas as virtudes do caráter que tão cuidadosamente estudamos e nos tornamos imbuídos do espírito que tanto admiramos. Jesus se torna para nós “o principal entre dez mil”, Aquele “totalmente amável” ( The Review and Herald, 15 de março de 1887 ).
Cristo atrairá sua imagem sobre a alma
2 Coríntios 3:18
Quando a alma é posta em íntima relação com o grande Autor de luz e verdade, impressões são feitas sobre ela, revelando sua verdadeira posição perante Deus. Então o eu morrerá, o orgulho será abatido e Cristo traçará Sua própria imagem em linhas mais profundas sobre a alma ( Manuscrito 1a, 1890 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Coríntios 3:12-18
É dever dos ministros do Evangelho usar grande simplicidade ou clareza para falar. Os crentes do Antigo Testamento tiveram somente visões nebulosas e passageiras do glorioso Salvador, e os incrédulos não viram nada além da instituição externa. Porém, os grandes preceitos do Evangelho: crer, amar e obedecer, são verdades estipuladas tão claramente quanto possível. Toda a doutrina de Cristo crucificado é exposta de maneira tão simples quanto a linguagem humana possa fazê-lo.
Os que viveram sob a lei tinham um véu sobre os seus corações. Este véu foi tirado pelas doutrinas da Bíblia acerca de Cristo. Quando uma pessoa se converte a Deus, então o véu da ignorância é tirado. A condição daqueles que desfrutam e crêem no Evangelho é feliz, porque o coração é colocado em liberdade para correr pelos caminhos dos mandamentos de Deus. Eles têm luz, e com o rosto descoberto contemplam a glória do Senhor. Os cristãos devem apreciar e realçar estes privilégios. Não devemos descansar sem conhecer o poder transformador do Evangelho, pela obra do Espírito, que nos leva a procurar ser como o caráter e a tendência do glorioso Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e a união com Ele.
Contemplemos a Cristo como no cristal de sua Palavra; e como o reflexo de um espelho que faz com que o rosto brilhe, assim também brilham os rostos dos cristãos.
- Veja também

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 124

Refletindo a Cristo, Pág. 12

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 146

Cuidado de Deus, Pág. 15

Exaltai-O, Pág. 162

Conselhos aos Professores, Pág. 18

Olhando para o Alto, Pág. 207

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 233

Vidas Que Falam, Pág. 25

Olhando para o Alto, Pág. 295

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 296

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 340

E Recebereis Poder, Pág. 347

Jesus Meu Modelo, Pág. 35

Este Dia com Deus, Pág. 41

Minha Consagração Hoje, Pág. 41

A Ciência do Bom Viver, Pág. 425

Nos Lugares Celestiais, Pág. 51

Nossa Alta Vocação, Pág. 53

E Recebereis Poder, Pág. 62

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 83

Para Conhece-lo, Pág. 89

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 91

Este Dia com Deus, Pág. 95
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 13 E não somos como Moisés, que trazia um véu sobre o rosto, para que os filhos de Isra desvanecia; 2 Coríntios 3:13 12 Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido. 1 Coríntios 13:12 23 Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; Tiago 1:23 4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 6 Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. 2 Coríntios 4:4,6 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:14 41 Estas coisas disse Isaías, porque viu a sua glória, e dele falou. João 12:41 11 segundo o evangelho da glória do Deus bendito, que me foi confiado. 1 Timóteo 1:11 17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17 29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; Romanos 8:29 2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2 14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências. Romanos 13:14 49 E, assim como trouxemos a imagem do terreno, traremos também a imagem do celestial. 1 Coríntios 15:49 15 Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão é coisa alguma, mas sim o ser uma nova criatura. Gálatas 6:15 22 a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; 23 a vos renovar no espírito da vossa mente; 24 e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade. Efésios 4:22-24 10 e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Colossenses 3:10 5 não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, Tito 3:5 5 E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, 6 e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, 7 e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor. 8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, vendo somente o que está perto, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. 2 Pedro 1:5-9 4 para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; Romanos 8:4,7 17 Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. 2 Coríntios 3:17 22 E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; 24 Pai, desejo que onde eu estou, estejam comigo também aqueles que me tens dado, para verem a minha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundação do mundo. João 17:22,24
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Trabalhar Por Necessidade no Sábado, é Pecado? a Letra Mata! 2 Coríntios 3:6 - Leandro Quadros
- Veja também

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 124

Refletindo a Cristo, Pág. 12

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 146

Cuidado de Deus, Pág. 15

Exaltai-O, Pág. 162

Conselhos aos Professores, Pág. 18

Olhando para o Alto, Pág. 207

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 233

Vidas Que Falam, Pág. 25

Olhando para o Alto, Pág. 295

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 296

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 340

E Recebereis Poder, Pág. 347

Jesus Meu Modelo, Pág. 35

Este Dia com Deus, Pág. 41

Minha Consagração Hoje, Pág. 41

A Ciência do Bom Viver, Pág. 425

Nos Lugares Celestiais, Pág. 51

Nossa Alta Vocação, Pág. 53

E Recebereis Poder, Pág. 62

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 83

Para Conhece-lo, Pág. 89

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 91

Este Dia com Deus, Pág. 95