Comentário Bíblico
Adventista
Que diremos, pois? - (cba)
Romanos 7:7
Uma frase característica (ver com. de Romanos 4:1). Paulo se prepara para resolver outro possível malentendido sobre o que havia dito sobre a relação entre a lei e o pecado.
E a lei pecado? - (cba)
Romanos 7:7
Paulo havia afirmado (Romanos 7:5) que o pecado faz uso da lei para trazer a destruição do pecador. Será que isso significa que a lei em si é pecaminosa, cuja única finalidade é tornar as pessoas piores? Paulo responde explicando que o mal não está na lei, mas no ser humano. Embora seja verdade que a lei é a “ocasião” para o pecado (Romanos 7:8), no entanto, o próprio mandamento é “santo, e justo e bom” (Romanos 7:12).
- 5 Pois, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, suscitadas pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. Romanos 7:5 8 Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda espécie de concupiscência; porquanto onde não há lei está morto o pecado. Romanos 7:8 12 De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Romanos 7:12
De modo nenhum! - (cba)
Romanos 7:7
Ver com. de Romanos 3:4.
Mas - (cba)
Romanos 7:7
Do gr. alia, geralmente traduzido como “mas”, e, aqui, possivelmente, equivalente a “ao contrário” (ver 1 Coríntios 12:22). Ou seja, longe de a lei ser pecado, pelo contrário, ela expõe o pecado. Alia também pode ser entendido como “contudo” ou “no entanto” (cf. Romanos 5:14). Ou seja, mesmo que se negue que a lei seja pecado, não obstante, se não fosse pela lei, eu não teria conhecido o pecado. Qualquer dessas interpretações é apropriada no raciocínio de Paulo.
- 22 Antes, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; 1 Coríntios 12:22 14 No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura daquele que havia de vir. Romanos 5:14
Eu não teria conhecido o pecado - (cba)
Romanos 7:7
Visto que pecado é “iniquidade” ou “transgressão da lei” (ver com. de 1 João 3:4), é lógico que o efeito da lei na experiência do ser humano deve ser revelar a ele seu pecado em sua verdadeira natureza. A atitude ilógica para com a lei é considerá-la inimiga por ter feito essa exposição verdadeira. O espelho não é inimigo de alguém porque lhe revela sua feição natural. Nem o médico é inimigo do paciente porque lhe revela a doença. O médico não é a causa da doença, nem o espelho é a causa da aparência.
Por intermédio da lei - (cba)
Romanos 7:7
Ver com. de Romanos 2:12.
Cobiça - (cba)
Romanos 7:7
Do gr. epithumia, “desejo ardente”, às vezes, por coisas adequadas (Lucas 22:15; Filipenses 1:23) mas, geralmente, por coisas proibidas (Romanos 13:14; Tiago 1:14,15, etc.). A palavra para “cobiçar” no final do versículo é epithumeõ, forma verbal de epithumia. A relação entre as duas palavras pode ser ilustrada pela seguinte tradução: “Eu não sabería o que é a cobiça se a lei não dissera: Não cobiçarás” (ver com. de Romanos 7:8, em que epithumia é “concupiscência”).
- 15 E disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta páscoa, antes da minha paixão; Lucas 22:15 23 Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor; Filipenses 1:23 14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências. Romanos 13:14 14 Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; 15 então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Tiago 1:14,15 8 Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda espécie de concupiscência; porquanto onde não há lei está morto o pecado. Romanos 7:8
Não dissera - (cba)
Romanos 7:7
Referência ao décimo mandamento (Êxodo 20:17).
Não cobiçarás - (cba)
Romanos 7:7
É significativo que Paulo tenha escolhido o décimo mandamento, pois este não é apenas uma amostra do restante, mas contém o princípio subjacente a todo pecado (ver PP, 309). O uso desse mandamento neste contexto revela um significado mais profundo para ele do que as palavras podem expressar literalmente. Ele viu nela a proibição não só do desejo de certas coisas mencionadas especificamente no mandamento, mas também do desejo de qualquer coisa proibida por Deus. Em outras palavras, a lei proíbe qualquer tipo de desejo egoísta e pecaminoso, e era isso que Paulo não teria conhecido “senão por intermédio da lei”. Ele descobriu que a verdadeira obediência aos mandamentos de Deus não era uma simples conformidade exterior à letra da lei, mas uma questão de mente, coração e espírito (Romanos 7:14; cf. Romanos 2:29). Por outro lado, o pecado não é a mera violação exterior da letra da lei, mas uma condição profunda de mente, ânimo, hábito e caráter, dos quais brotam os atos pecaminosos (ver Mateus 5:28; 1 João 3:15). No entanto, o efeito inicial dessa profunda descoberta no coração regenerado de Paulo foi despertar sua natureza corrupta para a oposição pecaminosa (Romanos 7:8).
- 14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Romanos 7:14 29 Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Romanos 2:29 28 Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Mateus 5:28 15 Todo o que odeia a seu irmão é homicida; e vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. 1 João 3:15 8 Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda espécie de concupiscência; porquanto onde não há lei está morto o pecado. Romanos 7:8
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Romanos 7:7
Veja 2 Coríntios 3:7-18.
A mudança maravilhosa de Paulo
Romanos 7:7-9
Ver Filipenses 3:5,6; Tiago 1:23-25. Paulo diz que “no tocante à lei” - no que diz respeito aos atos externos - ele era “irrepreensível”, mas quando o caráter espiritual da lei foi discernido, quando ele olhou no espelho sagrado, ele se viu um pecador. Julgado por um padrão humano, ele se absteve de pecar, mas quando olhou nas profundezas da lei de Deus e se viu como Deus o via, ele se curvou em humilhação e confessou sua culpa. Ele não se afastou do espelho e se esqueceu de como era homem, mas exerceu genuíno arrependimento para com Deus e fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Ele foi lavado, ele foi limpo. Ele diz: “Eu não conhecia a luxúria, a não ser que a lei dissesse: Não cobiçarás. Mas o pecado, aproveitando o mandamento, operou em mim todo tipo de concupiscência. Pois sem a lei o pecado estava morto. Pois eu já estava vivo sem a lei:
- 5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei fui fariseu; 6 quanto ao zelo, persegui a igreja; quanto à justiça que há na lei, fui irrepreensível. Filipenses 3:5,6 23 Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; 24 porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era. 25 Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer. Tiago 1:23-25
O pecado então apareceu em sua verdadeira hediondez e sua auto-estima se foi. Ele se tornou humilde. Ele não mais atribuía bondade e mérito a si mesmo. Ele deixou de ter mais consideração por si mesmo do que deveria e atribuiu toda a glória a Deus. Ele não tinha mais ambições de grandeza. Ele deixou de querer vingar-se e não era mais sensível à reprovação, negligência ou desprezo. Ele não buscava mais aliança, posição ou honra terrena. Ele não puxou os outros para se elevar. Ele se tornou gentil, condescendente, manso e humilde de coração, porque havia aprendido sua lição na escola de Cristo. Ele falou de Jesus e Seu amor incomparável, e cresceu mais e mais em Sua imagem. Ele concentrou toda a sua energia para ganhar almas para Cristo. Quando a provação veio sobre ele por causa de seu trabalho abnegado pelas almas, ele se curvou em oração, e seu amor por elas aumentou. Sua vida estava escondida com Cristo em Deus, e ele amava Jesus com todo o ardor de sua natureza. Cada igreja era querida para ele; cada membro da igreja era uma pessoa de interesse para ele; pois ele considerava cada alma como a aquisição do sangue de Cristo (The Review and Herald, 22 de julho de 1890 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 7:7-13
Não há maneira de chegar ao conhecimento do pecado, que é necessário para o arrependimento e, portanto, para a paz e o perdão, senão relacionando os nossos corações e vidas com a lei. Em seu próprio caso o apóstolo não tinha conhecido a pecaminosidade de seus pensamentos, motivos e ações, senão pela lei. Esta norma perfeita mostrou o quão mau eram o seu coração e sua vida, provando que os seus pecados eram mais numerosos do que ele havia pensado antes, mas não continha nenhuma cláusula de misericórdia ou graça para o seu alívio.
Aquele que não nota em si mesmo a facilidade para imaginar que existe algo desejável no que está fora de seu alcance, ignora a natureza humana e a perversidade de seu próprio coração. Podemos perceber isto em nossos filhos, ainda que o amor próprio nos cegue em relação a nós mesmos. Quanto mais humilde e espiritual for um cristão, mais notará que o apóstolo descreve o crente verdadeiro, desde as suas primeiras convicções de pecado até o seu maior progresso na graça, durante este presente estado imperfeito. Paulo foi fariseu, ignorante em relação à espiritualidade da lei, e pensava que possuía um caráter correto sem conhecer a sua depravação interior. Quando o mandamento chegou à sua consciência, através da convicção do Espírito Santo, e viu o que Ele exigia, percebeu que a sua mente pecaminosa se levantava contra. Ao mesmo tempo sentiu a maldade do pecado, seu próprio estado pecaminoso e que era incapaz de cumprir a lei, como um criminoso condenado. Contudo, ainda que o princípio do mal no coração humano produza más motivações, e ainda mais quando toma ocasião pelo mandamento, de todo modo a lei é santa, e o mandamento, santo, justo e bom. Não é favorável ao pecado, aquele que o busca no coração, e o descobre e reprova em seu agir interior.
Nada é tão bom, que uma natureza corrupta e viciosa não perverta. O mesmo calor que abranda a cera endurece o barro. O alimento ou o remédio, quando mal ingeridos podem causar a morte, ainda que as suas propriedades sejam de nutrir e curar. A lei pode causar a morte por meio da perversão do homem, mas o pecado é o veneno que produz a morte. Não a lei, mas o pecado descoberto pela lei, tornou-se morte para o apóstolo. A natureza destruidora do pecado, e a pecaminosidade do coração humano são claramente demonstradas aqui.
- Veja também

Jesus Meu Modelo, Pág. 370

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 8
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 5 E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? (Falo como homem.) Romanos 3:5 1 Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Romanos 4:1 15 Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Romanos 6:15 8 Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda espécie de concupiscência; porquanto onde não há lei está morto o pecado. 11 Porque o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento me enganou, e por ele me matou. 13 Logo o bom tornou-se morte para mim? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte por meio do bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se manifestasse excessivamente maligno. Romanos 7:8,11,13 56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 1 Coríntios 15:56 5 Pois, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, suscitadas pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. Romanos 7:5 20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. Romanos 3:20 7 A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples. 8 Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos. 9 O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos. 10 Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o que goteja dos favos. 11 Também por eles o teu servo é advertido; e em os guardar há grande recompensa. 12 Quem pode discernir os próprios erros? Purifica-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:7-12 96 A toda perfeição vi limite, mas o teu mandamento é ilimitado. Salmos 119:96 8 Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda espécie de concupiscência; porquanto onde não há lei está morto o pecado. Romanos 7:8 5 não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus; 1 Tessalonicenses 4:5 9 Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Romanos 13:9 6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Gênesis 3:6 17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. Êxodo 20:17 21 Não cobiçarás a mulher do teu próximo; não desejarás a casa do teu próximo; nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. Deuteronômio 5:21 21 quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata debaixo da capa. Josué 7:21 2 Ora, aconteceu que, numa tarde, Davi se levantou do seu leito e se pôs a passear no terraço da casa real; e do terraço viu uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. 2 Samuel 11:2 1 Sucedeu depois destas coisas que, tendo Nabote, o jizreelita, uma vinha em Jizrreel, junto ao palácio de Acabe, rei de Samária, 2 falou este a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, porque está vizinha, ao pé da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor; ou, se desejares, dar-te-ei o seu valor em dinheiro. 3 Respondeu, porém, Nabote a Acabe: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais. 4 Então Acabe veio para sua casa, desgostoso e indignado, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara; pois este lhe dissera: Não te darei a herança de meus pais. Tendo-se deitado na sua cama, virou a rosto, e não quis comer. 1 Reis 21:1-4 2 E cobiçam campos, e os arrebatam, e casas, e as tomam; assim fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança. Miquéias 2:2 28 Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Mateus 5:28 15 E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui. Lucas 12:15 33 De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes. Atos 20:33 3 Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos, Efésios 5:3 5 Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Colossenses 3:5 15 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. 1 João 2:15,16 16 Virá e destruirá esses lavradores, e dará a vinha a outros. Ouvindo eles isso, disseram: Tal não aconteça! Lucas 20:16 15 Porque a lei opera a ira; mas onde não há lei também não há transgressão. Romanos 4:15
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
