Comentário Bíblico
Adventista
Cobicei - (cba)
Atos 20:33
Comparar com o apelo de Samuel ao povo (1 Samuel 12:3-5). Tanto no caso de Samuel quanto de Paulo havia um motivo especial para o que parece ser uma defesa desnecessária. Os filhos de Samuel haviam perdido a integridade e eram corruptos (1 Samuel 8:3); Paulo foi acusado de ter “intuitos gananciosos” (1 Tessalonicenses 2:5; 2 Coríntios 7:2; 1 Coríntios 12:17,18). O apóstolo tinha direito de pedir compensação financeira por seu trabalho em prol do evangelho (1 Coríntios 9:13,14), mas não o fez a fim de não ser acusado de cobiça (1 Coríntios 9:12,15). Com a influência notável que exercia sobre as pessoas (cf. Colossenses 4:13-15), poderia ter atraído benefícios materiais para si a fim de enriquecer, mas não o fez. Ele tinha experiência “assim de abundância como de escassez” (Filipenses 4:12). Aprendera a “viver contente em toda e qualquer situação” (Filipenses 4:11). Nunca mercadejara a Palavra de Deus (2 Coríntios 12:17). Não procurou nenhum “donativo” dos filipenses (Filipenses 4:17).
- 3 Eis-me aqui! testificai contra mim perante o Senhor, e perante o seu ungido. De quem tomei o boi? ou de quem tomei o jumento? ou a quem defraudei? ou a quem tenho oprimido? ou da mão de quem tenho recebido peita para encobrir com ela os meus olhos? E eu vo-lo restituirei. 4 Responderam eles: Em nada nos defraudaste, nem nos oprimiste, nem tomaste coisa alguma da mão de ninguém. 5 Ele lhes disse: O Senhor é testemunha contra vós, e o seu ungido é hoje testemunha de que nada tendes achado na minha mão. Ao que respondeu o povo: Ele é testemunha. 1 Samuel 12:3-5 3 Seus filhos, porém, não andaram nos caminhos dele, mas desviaram-se após o lucro e, recebendo peitas, perverteram a justiça. 1 Samuel 8:3 5 Pois, nunca usamos de palavras lisonjeiras, como sabeis, nem agimos com intuitos gananciosos. Deus é testemunha, 1 Tessalonicenses 2:5 2 Recebei-nos em vossos corações; a ninguém fizemos injustiça, a ninguém corrompemos, a ninguém exploramos. 2 Coríntios 7:2 17 Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? 18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. 1 Coríntios 12:17,18 13 Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar? 14 Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho. 1 Coríntios 9:13,14 12 Se outros participam deste direito sobre vós, por que não nós com mais justiça? Mas nós nunca usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo. 15 Mas eu de nenhuma destas coisas tenho usado. Nem escrevo isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória. 1 Coríntios 9:12,15 13 Pois dou-lhe testemunho de que tem grande zelo por vós, como também pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis. 14 Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas. 15 Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia, e a Ninfas e a igreja que está em sua casa. Colossenses 4:13-15 12 Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Filipenses 4:12 11 Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Filipenses 4:11 17 Porventura vos explorei por algum daqueles que vos enviei? 2 Coríntios 12:17 17 Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta. Filipenses 4:17
Em vez de aceitar auxílio financeiro, trabalhava com as próprias mãos e expôs esse fato no versículo seguinte, ao se defender da acusação de que seus esforços para propagar o evangelho eram motivados pela cobiça da riqueza de outros.
Prata, nem ouro, nem vestes - (cba)
Atos 20:33
A riqueza oriental costumava ser computada de acordo com essas posses. Assim aconteceu com Naamã (2 Reis 5:5) e com outros (Gênesis 24:53; Gênesis 45:22; 2 Reis 7:8; Mateus 6:19; Tiago 5:2,3).
- 5 Respondeu o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. Foi, pois, e levou consigo dez talentos de prata, e seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa. 2 Reis 5:5 53 e tirou o servo jóias de prata, e jóias de ouro, e vestidos, e deu-os a Rebeca; também deu coisas preciosas a seu irmão e a sua mãe. Gênesis 24:53 22 A todos eles deu, a cada um, mudas de roupa; mas a Benjamim deu trezentas peças de prata, e cinco mudas de roupa. Gênesis 45:22 8 Chegando, pois, estes leprosos à entrada do arraial, entraram numa tenda, comeram e beberam; e tomando dali prata, ouro e vestidos, foram e os esconderam; depois voltaram, entraram em outra tenda, e dali também tomaram alguma coisa e a esconderam. 2 Reis 7:8 19 Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mateus 6:19 2 As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão roídas pela traça. 3 O vosso ouro e a vossa prata estão enferrujados; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e devorará as vossas carnes como fogo. Entesourastes para os últimos dias. Tiago 5:2,3
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Um ministro versátil
Atos 20:17-35
Ver Atos 18:1-3;1-Tessalonicenses:2:9;2-Tessalonicenses:3:8@. Suas mãos cansadas [de Paulo], ao apresentá-las ao povo, prestaram testemunho de que não era responsável por seu sustento a ninguém. Eles não diminuíam nada, ele considerava, da força de seus apelos patéticos, sensatos, inteligentes e eloqüentes do que aqueles de qualquer outro homem que tivesse desempenhado uma parte no ministério cristão.
Em Atos 20:17-35, vemos delineado o caráter de um ministro cristão que fielmente cumpriu seu dever. Ele era um ministro completo. Não achamos que seja obrigatório que todos os ministros façam em todos os aspectos como Paulo fez. No entanto, dizemos a todos que Paulo foi um cavalheiro cristão do mais alto tipo. Seu exemplo mostra que o trabalho mecânico não diminui necessariamente a influência de ninguém, que trabalhar com as mãos em qualquer emprego honroso não deve tornar um homem grosseiro, rude e descortês ( The Youth's Instructor, 31 de janeiro de 1901 ).
Nota
Atos 20:33-34
Veja Atos 18:1-3.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 20:28-38
Se o Espírito Santo tem preparado ministros supervisores do rebanho, isto é, pastores, eles devem ser leais à sua tarefa. Que considerem o interesse de seu Mestre pelo rebanho, encarregado aos seus cuidados: é a Igreja que Ele comprou com o seu sangue. O sangue era seu enquanto homem; tão íntima é a união da natureza divina e da humana, que aqui é chamado sangue de Deus, porque era o sangue daquEle que é Deus. Isto lhe confere tal valor e dignidade suficiente para resgatar os crentes de todo o mal, e adquirir tudo o que é bom. Paulo falou sobre as suas almas com afeto e preocupação.
Estavam muito preocupados por saber o que seria deles. Paulo levaos a olhar para Deus com fé, e encomenda-os à Palavra da graça de Deus, não somente como fundamento de sua esperança e fonte de gozo, mas como regra de seu viver. Os cristãos mais experientes ainda são capazes de crescer e concluirão que a Palavra da graça ajuda em seu crescimento. como os que não estão santificados não podem ser hóspedes bem vindos para o Santo Deus, assim o céu não será céu para estes, mas para todos aqueles que nasçam de novo, e em quem a imagem de Deus tem sido renovada, posto que o poder onipotente e a verdade eterna assim o fazem. Ele coloca-se a si mesmo como exemplo para eles, para que não se preocupem com as coisas deste mundo presente; concluirão que isto lhes ajudará a dar um passo confortável através dele. Poderia parecer uma palavra dura, por isto Paulo acrescenta uma Palavra de seu Mestre, da qual deseja que sempre se recordem: "Mais bemaventurado é dar do que receber", parecem ser palavras frequentemente usadas com os seus discípulos. A opinião dos filhos deste mundo é contrária a isto; eles temem dar, a menos que esperem receber. O ganho financeiro explícito é para eles a coisa mais bendita que pode existir; porém, Cristo nos disse que dar é mais bem-aventurado e mais excelente. Nos faz como Deus, que dá a todos e não recebe nada de ninguém; e ao Senhor Jesus que andava fazendo o bem. Que também esteja em nós o sentimento que havia em Cristo Jesus.
É bom que os amigos se despeçam, e orando. Aqueles que se exortam e oram uns pelos outros podem ter muitos momentos de pranto e separações dolorosas; porém, se reunirão diante do trono de Deus, para que nunca mais se separarem. Para todos foi um consolo que a presença de Cristo tenha ido com Paulo e também tenha ficado com eles.
- Veja também

A Ciência do Bom Viver, Pág. 154

Atos dos Apóstolos, Pág. 395

Atos dos Apóstolos, Pág. 352
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 15 Então Moisés irou-se grandemente, e disse ao Senhor: Não atentes para a sua oferta; nem um só jumento tenho tomado deles, nem a nenhum deles tenho feito mal. Números 16:15 3 Eis-me aqui! testificai contra mim perante o Senhor, e perante o seu ungido. De quem tomei o boi? ou de quem tomei o jumento? ou a quem defraudei? ou a quem tenho oprimido? ou da mão de quem tenho recebido peita para encobrir com ela os meus olhos? E eu vo-lo restituirei. 4 Responderam eles: Em nada nos defraudaste, nem nos oprimiste, nem tomaste coisa alguma da mão de ninguém. 5 Ele lhes disse: O Senhor é testemunha contra vós, e o seu ungido é hoje testemunha de que nada tendes achado na minha mão. Ao que respondeu o povo: Ele é testemunha. 1 Samuel 12:3-5 12 Se outros participam deste direito sobre vós, por que não nós com mais justiça? Mas nós nunca usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo. 15 Mas eu de nenhuma destas coisas tenho usado. Nem escrevo isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória. 18 Logo, qual é a minha recompensa? É que, pregando o evangelho, eu o faça gratuitamente, para não usar em absoluto do meu direito no evangelho. 1 Coríntios 9:12,15,18 2 Recebei-nos em vossos corações; a ninguém fizemos injustiça, a ninguém corrompemos, a ninguém exploramos. 2 Coríntios 7:2 9 e quando estava presente convosco, e tinha necessidade, a ninguém fui pesado; porque os irmãos, quando vieram da Macedônia, supriram a minha necessidade; e em tudo me guardei, e ainda me guardarei, de vos ser pesado. 2 Coríntios 11:9 14 Eis que pela terceira vez estou pronto a ir ter convosco, e não vos serei pesado, porque não busco o que é vosso, mas sim a vós; pois não são os filhos que devem entesourar para os pais, mas os pais para os filhos. 17 Porventura vos explorei por algum daqueles que vos enviei? 2 Coríntios 12:14,17 2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; 1 Pedro 5:2 5 Pois, nunca usamos de palavras lisonjeiras, como sabeis, nem agimos com intuitos gananciosos. Deus é testemunha, 1 Tessalonicenses 2:5