Comentário Bíblico
Adventista
Reino - (cba)
Atos 20:25
Ver com. de Atos 1:1; Mateus 4:17. Este era o reino no qual Paulo concentrava suas esperanças e que, correndo grande perigo pessoal, proclamou diante do absolulismo dos imperadores romanos.
- 1 Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo quanto Jesus começou a fazer e ensinar, Atos 1:1 17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei- vos, porque é chegado o reino dos céus. Mateus 4:17
De Deus (ARC) - (cba)
Atos 20:25
Evidências textuais apoiam a omissão desta expressão.
Não vereis mais o meu rosto - (cba)
Atos 20:25
Paulo acreditava, por motivos não reveladas aqui, que aqueles presbíteros de Efeso e, sem dúvida, as igrejas de Mileto e Efeso nunca mais o veriam. Essa crença podia se dever aos perigos que ele sabia que o aguardavam (Atos 20:22,23; Romanos 15:30,31) e também a sua firme intenção de visitar Roma e a Espanha (Atos 19:21; Romanos 15:23-28). Contudo, é provável que Paulo tenha voltado à Macedônia e à Ásia, embora talvez não tenha ido a Mileto ou a Efeso, entre a primeira e a segunda vez em que foi preso em Roma (Filipenses 1:25-27; Filemon 1:22). Mas o apóstolo ainda não tinha sido informado disso pelo Espírito de Deus.
- 22 Agora, eis que eu, constrangido no meu espírito, vou a Jerusalém, não sabendo o que ali acontecerá, 23 senão o que o Espírito Santo me testifica, de cidade em cidade, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Atos 20:22,23 30 Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus, 31 para que eu seja livre dos rebeldes que estão na Judéia, e que este meu ministério em Jerusalém seja aceitável aos santos; Romanos 15:30,31 21 Cumpridas estas coisas, Paulo propôs, em seu espírito, ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e pela Acaia, porque dizia: Depois de haver estado ali, é-me necessário ver também Roma. Atos 19:21 23 mas agora, não tendo mais o que me detenha nestas regiões, e tendo já há muitos anos grande desejo de ir visitar-vos, 24 eu o farei quando for à Espanha; pois espero ver-vos de passagem e por vós ser encaminhado para lá, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia. 25 Mas agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos. 26 Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia levantar uma oferta fraternal para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém. 27 Isto pois lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os gentios foram participantes das bênçãos espirituais dos judeus, devem também servir a estes com as materiais. 28 Tendo, pois, concluído isto, e havendo-lhes consignado este fruto, de lá, passando por vós, irei à Espanha. Romanos 15:23-28 25 E, tendo esta confiança, sei que ficarei, e permanecerei com todos vós para vosso progresso e gozo na fé; 26 para que o motivo de vos gloriardes cresça por mim em Cristo Jesus, pela minha presença de novo convosco. 27 Somente portai-vos, dum modo digno do evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que permaneceis firmes num só espírito, combatendo juntamente com uma só alma pela fé do evangelho; Filipenses 1:25-27 22 E ao mesmo tempo, prepara-me também pousada, pois espero que pelas vossas orações hei de ser concedido. Filemon 1:22
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Um ministro versátil
Atos 20:17-35
Ver Atos 18:1-3;1-Tessalonicenses:2:9;2-Tessalonicenses:3:8@. Suas mãos cansadas [de Paulo], ao apresentá-las ao povo, prestaram testemunho de que não era responsável por seu sustento a ninguém. Eles não diminuíam nada, ele considerava, da força de seus apelos patéticos, sensatos, inteligentes e eloqüentes do que aqueles de qualquer outro homem que tivesse desempenhado uma parte no ministério cristão.
Em Atos 20:17-35, vemos delineado o caráter de um ministro cristão que fielmente cumpriu seu dever. Ele era um ministro completo. Não achamos que seja obrigatório que todos os ministros façam em todos os aspectos como Paulo fez. No entanto, dizemos a todos que Paulo foi um cavalheiro cristão do mais alto tipo. Seu exemplo mostra que o trabalho mecânico não diminui necessariamente a influência de ninguém, que trabalhar com as mãos em qualquer emprego honroso não deve tornar um homem grosseiro, rude e descortês ( The Youth's Instructor, 31 de janeiro de 1901 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 20:17-27
Os anciãos sabiam que Paulo não era homem interessado em si mesmo, nem manipulador. Aqueles que servem ao Senhor em algum ofício de forma aceitável e proveitosa para o próximo, devem fazê-lo com humildade. Ele era um pregador simples, alguém que expressava a mensagem de maneira que fosse entendida. Ele era um pregador poderoso, pregava o Evangelho como um testemunho favorável a eles se o recebessem; porém, como testemunho contrário a eles, se o rejeitassem. Era um pregador útil, que tinha a intenção de informar os juízos de Deus para que os ouvintes tivessem os seus corações e vidas transformados. Era um pregador sofrido, muito esforçado em sua obra; pregador fiel, que não retinha a censura quando eram necessárias, nem deixava de pregar a cruz; um pregador realmente cristão e evangélico, que não pregava sobre temas ou noções duvidosas, nem sobre os assuntos do estado ou do governo civil; pregava a fé e o arrependimento.
Não se pode fazer um resumo melhor destas coisas sem as quais não há salvação: o arrependimento para com Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, com seus frutos e efeitos. Nenhum pecador pode escapar sem eles, e ninguém que os tenha ficará sem receber a vida eterna. Não pensemos que Paulo partiu da Ásia por medo da perseguição; ele estava esperando problemas, mas resolveu seguir adiante certo de que era por ordem divina. Graças a Deus não sabemos as coisas que nos acontecerão durante o ano, a semana, ou o dia que começa. Para o filho de Deus, basta saber que sua força será igual ao seu dia. O filho de Deus não sabe e não quer saber o que o dia trará. As influências poderosas do Espírito Santo enlaçam o cristão verdadeiro com o seu dever. Ainda que espere perseguição e aflição, o amor de Cristo o constrange a seguir. Nenhuma destas coisas tirou Paulo de sua tarefa, nem lhe privaram de seu consolo. A atividade de nossa vida é prover o necessário para que tenhamos uma morte feliz.
Crendo que esta seria a última vez que o veriam, Paulo defende a sua integridade, dizendo-lhes que havia pregado todo o conselho de Deus. Pregara-lhes o Evangelho puro, por completo; ele realizou fielmente a sua obra, não importando se os homens o suportavam ou o rejeitavam.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 38 entristecendo-se principalmente pela palavra que dissera, que não veriam mais o seu rosto. E eles o acompanharam até o navio. Atos 20:38 23 mas agora, não tendo mais o que me detenha nestas regiões, e tendo já há muitos anos grande desejo de ir visitar-vos, Romanos 15:23 12 Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, batizavam-se homens e mulheres. Atos 8:12 31 pregando o reino de Deus e ensinando as coisas concernentes ao Senhor Jesus Cristo, com toda a liberdade, sem impedimento algum. Atos 28:31 17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei- vos, porque é chegado o reino dos céus. 23 E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. Mateus 4:17,23 7 e indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Mateus 10:7 19 A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho. 52 E disse-lhes: Por isso, todo escriba que se fez discípulo do reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas. Mateus 13:19,52 60 Replicou-lhe Jesus: Deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos; tu, porém, vai e anuncia o reino de Deus. Lucas 9:60 16 A lei e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem forceja por entrar nele. Lucas 16:16 22 Não era conhecido de vista das igrejas de Cristo na Judéia; Gálatas 1:22 1 Pois quero que saibais quão grande luta tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram a minha pessoa; Colossenses 2:1