Comentário Bíblico
Adventista
Deixando - (cba)
Atos 20:20
Do gr. hypostellõ, “colocar em baixo”, logo, “esconder”, “suprimir”. A palavra era usada para o ato de recolher as velas. Paulo não poupava nenhuma iniciativa ou labor, não perdia oportunidades, não omitia doutrinas ou admoestações, nem suprimia verdade alguma (Atos 20:27).
Proveitosa - (cba)
Atos 20:20
Literalmente, “as coisas sendo colocadas juntas” ou “as coisas que valem a pena”. Assim como Paulo, o ministro do evangelho deve dar a seu rebanho aquilo que ele necessita, seja agradável ou não, contanto que nutra espiritualmente.
Vo-la ensinar - (cba)
Atos 20:20
Do gr. anaggellõ, “anunciar”, “declarar”. A palavra costuma ser aplicada à pregação do evangelho em público.
De casa em casa - (cba)
Atos 20:20
Um método mais pessoal e particular de ministério evangélico. Com Paulo, a obra pessoal não tomava o lugar do evangelismo público, mas consistia numa companheira indispensável deste (T6, 321-323; A A, 250, 296; sobre a obra de casa em casa realizada pelo povo de Deus dos últimos dias, ver GC, 612). Nenhum ministro é capaz de cuidar de seu rebanho sem visitas de casa em casa.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Um ministro versátil
Atos 20:17-35
Ver Atos 18:1-3;1-Tessalonicenses:2:9;2-Tessalonicenses:3:8@. Suas mãos cansadas [de Paulo], ao apresentá-las ao povo, prestaram testemunho de que não era responsável por seu sustento a ninguém. Eles não diminuíam nada, ele considerava, da força de seus apelos patéticos, sensatos, inteligentes e eloqüentes do que aqueles de qualquer outro homem que tivesse desempenhado uma parte no ministério cristão.
Em Atos 20:17-35, vemos delineado o caráter de um ministro cristão que fielmente cumpriu seu dever. Ele era um ministro completo. Não achamos que seja obrigatório que todos os ministros façam em todos os aspectos como Paulo fez. No entanto, dizemos a todos que Paulo foi um cavalheiro cristão do mais alto tipo. Seu exemplo mostra que o trabalho mecânico não diminui necessariamente a influência de ninguém, que trabalhar com as mãos em qualquer emprego honroso não deve tornar um homem grosseiro, rude e descortês ( The Youth's Instructor, 31 de janeiro de 1901 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 20:17-27
Os anciãos sabiam que Paulo não era homem interessado em si mesmo, nem manipulador. Aqueles que servem ao Senhor em algum ofício de forma aceitável e proveitosa para o próximo, devem fazê-lo com humildade. Ele era um pregador simples, alguém que expressava a mensagem de maneira que fosse entendida. Ele era um pregador poderoso, pregava o Evangelho como um testemunho favorável a eles se o recebessem; porém, como testemunho contrário a eles, se o rejeitassem. Era um pregador útil, que tinha a intenção de informar os juízos de Deus para que os ouvintes tivessem os seus corações e vidas transformados. Era um pregador sofrido, muito esforçado em sua obra; pregador fiel, que não retinha a censura quando eram necessárias, nem deixava de pregar a cruz; um pregador realmente cristão e evangélico, que não pregava sobre temas ou noções duvidosas, nem sobre os assuntos do estado ou do governo civil; pregava a fé e o arrependimento.
Não se pode fazer um resumo melhor destas coisas sem as quais não há salvação: o arrependimento para com Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, com seus frutos e efeitos. Nenhum pecador pode escapar sem eles, e ninguém que os tenha ficará sem receber a vida eterna. Não pensemos que Paulo partiu da Ásia por medo da perseguição; ele estava esperando problemas, mas resolveu seguir adiante certo de que era por ordem divina. Graças a Deus não sabemos as coisas que nos acontecerão durante o ano, a semana, ou o dia que começa. Para o filho de Deus, basta saber que sua força será igual ao seu dia. O filho de Deus não sabe e não quer saber o que o dia trará. As influências poderosas do Espírito Santo enlaçam o cristão verdadeiro com o seu dever. Ainda que espere perseguição e aflição, o amor de Cristo o constrange a seguir. Nenhuma destas coisas tirou Paulo de sua tarefa, nem lhe privaram de seu consolo. A atividade de nossa vida é prover o necessário para que tenhamos uma morte feliz.
Crendo que esta seria a última vez que o veriam, Paulo defende a sua integridade, dizendo-lhes que havia pregado todo o conselho de Deus. Pregara-lhes o Evangelho puro, por completo; ele realizou fielmente a sua obra, não importando se os homens o suportavam ou o rejeitavam.
- Veja também

A Ciência do Bom Viver, Pág. 154

Atos dos Apóstolos, Pág. 393

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 101

Refletindo a Cristo, Pág. 237

Cuidado de Deus, Pág. 357

Jesus Meu Modelo, Pág. 361

Atos dos Apóstolos, Pág. 364
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 27 Porque não me esquivei de vos anunciar todo o conselho de Deus. 31 Portanto vigiai, lembrando-vos de que por três anos não cessei noite e dia de admoestar com lágrimas a cada um de vós. Atos 20:27,31 2 e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Atos 5:2 5 Eis que vos ensinei estatutos e preceitos, como o Senhor meu Deus me ordenou, para que os observeis no meio da terra na qual estais entrando para a possuirdes. Deuteronômio 4:5 9 Tenho proclamado boas-novas de justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios; 10 Não ocultei dentro do meu coração a tua justiça; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade. Salmos 40:9,10 7 Quanto a ti, pois, ó filho do homem, eu te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; portanto ouve da minha boca a palavra, e da minha parte dá-lhes aviso. 8 Se eu disser ao ímpio: O ímpio, certamente morrerás; e tu não falares para dissuadir o ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da tua mão. 9 Todavia se advertires o ímpio do seu caminho, para que ele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniqüidade; tu, porém, terás livrado a tua alma. Ezequiel 33:7-9 3 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 1 Coríntios 15:3 28 o qual nós anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo; Colossenses 1:28 7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum. 1 Coríntios 12:7 6 E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, de que vos aproveitarei, se vos não falar ou por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina? 1 Coríntios 14:6 1 Quanto ao mais, irmãos meus, regozijai-vos no Senhor. Não me é penoso a mim escrever-vos as mesmas coisas, e a vós vos dá segurança. Filipenses 3:1 16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; 17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16,17 31 Portanto vigiai, lembrando-vos de que por três anos não cessei noite e dia de admoestar com lágrimas a cada um de vós. Atos 20:31 46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, Atos 2:46 42 E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus, o Cristo. Atos 5:42 34 E sem parábola não lhes falava; mas em particular explicava tudo a seus discípulos. Marcos 4:34 2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. 2 Timóteo 4:2
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

A Ciência do Bom Viver, Pág. 154

Atos dos Apóstolos, Pág. 393

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 101

Refletindo a Cristo, Pág. 237

Cuidado de Deus, Pág. 357

Jesus Meu Modelo, Pág. 361

Atos dos Apóstolos, Pág. 364