Comentário Bíblico
Adventista
Muitas lâmpadas - (cba)
Atos 20:8
As “lâmpadas” a óleo (ver com. de Mateus 25:1,3) são mencionadas por dois motivos: (l) justificar a sonolência de Eutico, sugerindo presença de calor e fumaça no ambiente íechado; e (2) dar uma resposta indireta à acusação de que, em suas reuniões noturnas, os cristãos praticavam atos desavergonhados de licenciosidade (Tertuliano, Apulogeticum, 8). Seria natural que duas ou mais lâmpadas fossem colocadas perto do orador.
Cenáculo - (cba)
Atos 20:8
No antigo Oriente, o cenáculo (ou cômodo superior) de uma casa costumava ser usado para fins sociais ou devocionais. Lucas escreve com a riqueza de detalhes de uma testemunha ocular.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 20:7-12
Os discípulos liam, meditavam, oravam e cantavam a sós, mantendo assim sua comunhão com Deus, mas também se reuniam para adorá-lo e manter a comunhão uns com os outros. Reuniam-se no primeiro dia da semana, o dia do Senhor. Este dia, por influência da época, passou a ser religiosamente observado por todos os discípulos de Cristo. No partir do pão comemora-se não somente o corpo de Cristo partido por nós, para ser sacrifício por nossos pecados; mas representa o corpo de Cristo partido por nós como alimento e festa para as nossas almas. Nos primeiros tempos costumava-se receber a ceia do Senhor semanalmente, celebrando assim a memória da morte de Cristo.
Paulo pregou nesta assembléia. A pregação do Evangelho deve estar unida aos sacramentos. Eles estavam dispostos a ouvir; Paulo percebeu isto e estendeu o seu sermão até à meia-noite.
Adormecer enquanto se ouve a Palavra não é bom, sinal de pouca estima para com a Palavra de Deus. Devemos fazer o que pudermos para não dormir; não devemos dormir, mas devemos fazer com que o nosso coração seja tocado pela palavra que ouvimos de modo que lancemos fora o sono. A enfermidade requer ternura, mas o desprezo merece severidade. Interrompeu a pregação do apóstolo, mas para confirmar a sua pregação. Êutico reviveu. Como não sabiam quando teriam novamente a companhia de Paulo, aproveitaram-na ao máximo que puderam e reconheceram que perder uma noite de sono seria bom para tal propósito.
Quão raramente se perdem horas de repouso com o propósito da devoção, e com quanta frequência se faz por mera diversão ou jogatina! É tão difícil que a vida espiritual floresça no coração do homem, e é tão natural que ali floresçam os costumes carnais!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 13 E, entrando, subiram ao cenáculo, onde permaneciam Pedro e João, Tiago e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Atos 1:13 12 Então ele vos mostrará um grande cenáculo mobiliado; aí fazei os preparativos. Lucas 22:12 1 Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo. Mateus 25:1