Comentário Bíblico
Adventista
Constrangido em meu espírito - (cba)
Atos 20:22
A mente de Paulo pode ter se sentido pressionada por influência das circunstâncias, ou foi forçada pela própria vontade; também é possível que ele tenha se sentido constrangido pelo Espírito de Deus. Levando em conta Atos 20:23, alguns defendem o primeiro ponto de vista, dizendo que o uso da palavra “santo” em Atos 20:23 sugere um contraste. Outros se sentem inclinados a apoiar a segunda possibilidade, crendo que o uso de “Santo” em Atos 20:23 identifica o “Espírito” de ambos os versículos (ver com. de Atos 16:6,7, texto no qual o Espírito Santo impede Paulo de realizar certas ações). O verbo, que é enfático por sua posição, costuma se aplicar a restrições de cordas ou grilhões (Mateus 13:30; Mateus 21:2), ou, no sentido ligurado, à pressão de uma forte obrigação (Romanos 7:2), ou ainda, a um grande ímpeto ou impulso (cf. o substantivo em Fm 13). Paulo era um homem com forte convicção do dever. Quando se acrescentava o impulso da direção do Espírito Santo, o “constrangimento” era realmente forte. O dever precisava ser cumprido; os resultados ficavam nas mãos de Deus.
- 23 senão o que o Espírito Santo me testifica, de cidade em cidade, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Atos 20:23 6 Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia; 7 e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu. Atos 16:6,7 30 Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro. Mateus 13:30 2 Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei- mos. Mateus 21:2 2 Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido. Romanos 7:2
Que ali me acontecerá - (cba)
Atos 20:22
Paulo sabia que perigos o esperavam em sua visita a Jerusalém (Atos 20:23; Romanos 15:30,31), mas não sabia qual seria a natureza, a seriedade e as consequências do que o ameaçava. Mas seus caminhos estavam comprometidos com Deus e iria aonde o Espírito o guiasse.
- 23 senão o que o Espírito Santo me testifica, de cidade em cidade, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Atos 20:23 30 Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus, 31 para que eu seja livre dos rebeldes que estão na Judéia, e que este meu ministério em Jerusalém seja aceitável aos santos; Romanos 15:30,31
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Um ministro versátil
Atos 20:17-35
Ver Atos 18:1-3;1-Tessalonicenses:2:9;2-Tessalonicenses:3:8@. Suas mãos cansadas [de Paulo], ao apresentá-las ao povo, prestaram testemunho de que não era responsável por seu sustento a ninguém. Eles não diminuíam nada, ele considerava, da força de seus apelos patéticos, sensatos, inteligentes e eloqüentes do que aqueles de qualquer outro homem que tivesse desempenhado uma parte no ministério cristão.
Em Atos 20:17-35, vemos delineado o caráter de um ministro cristão que fielmente cumpriu seu dever. Ele era um ministro completo. Não achamos que seja obrigatório que todos os ministros façam em todos os aspectos como Paulo fez. No entanto, dizemos a todos que Paulo foi um cavalheiro cristão do mais alto tipo. Seu exemplo mostra que o trabalho mecânico não diminui necessariamente a influência de ninguém, que trabalhar com as mãos em qualquer emprego honroso não deve tornar um homem grosseiro, rude e descortês ( The Youth's Instructor, 31 de janeiro de 1901 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 20:17-27
Os anciãos sabiam que Paulo não era homem interessado em si mesmo, nem manipulador. Aqueles que servem ao Senhor em algum ofício de forma aceitável e proveitosa para o próximo, devem fazê-lo com humildade. Ele era um pregador simples, alguém que expressava a mensagem de maneira que fosse entendida. Ele era um pregador poderoso, pregava o Evangelho como um testemunho favorável a eles se o recebessem; porém, como testemunho contrário a eles, se o rejeitassem. Era um pregador útil, que tinha a intenção de informar os juízos de Deus para que os ouvintes tivessem os seus corações e vidas transformados. Era um pregador sofrido, muito esforçado em sua obra; pregador fiel, que não retinha a censura quando eram necessárias, nem deixava de pregar a cruz; um pregador realmente cristão e evangélico, que não pregava sobre temas ou noções duvidosas, nem sobre os assuntos do estado ou do governo civil; pregava a fé e o arrependimento.
Não se pode fazer um resumo melhor destas coisas sem as quais não há salvação: o arrependimento para com Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, com seus frutos e efeitos. Nenhum pecador pode escapar sem eles, e ninguém que os tenha ficará sem receber a vida eterna. Não pensemos que Paulo partiu da Ásia por medo da perseguição; ele estava esperando problemas, mas resolveu seguir adiante certo de que era por ordem divina. Graças a Deus não sabemos as coisas que nos acontecerão durante o ano, a semana, ou o dia que começa. Para o filho de Deus, basta saber que sua força será igual ao seu dia. O filho de Deus não sabe e não quer saber o que o dia trará. As influências poderosas do Espírito Santo enlaçam o cristão verdadeiro com o seu dever. Ainda que espere perseguição e aflição, o amor de Cristo o constrange a seguir. Nenhuma destas coisas tirou Paulo de sua tarefa, nem lhe privaram de seu consolo. A atividade de nossa vida é prover o necessário para que tenhamos uma morte feliz.
Crendo que esta seria a última vez que o veriam, Paulo defende a sua integridade, dizendo-lhes que havia pregado todo o conselho de Deus. Pregara-lhes o Evangelho puro, por completo; ele realizou fielmente a sua obra, não importando se os homens o suportavam ou o rejeitavam.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 21 Cumpridas estas coisas, Paulo propôs, em seu espírito, ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e pela Acaia, porque dizia: Depois de haver estado ali, é-me necessário ver também Roma. Atos 19:21 11 e vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus ligarão em Jerusalém o homem a quem pertence esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios. 12 Quando ouvimos isto, rogamos-lhe, tanto nós como os daquele lugar, que não subisse a Jerusalém. 13 Então Paulo resppondeu: Que fazeis chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. 14 E, como não se deixasse persuadir, dissemos: Faça-se a vontade do Senhor; e calamo-nos. Atos 21:11-14 51 Ora, quando se completavam os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém. Lucas 9:51 50 Há um batismo em que hei de ser batizado; e como me angustio até que venha a cumprir-se! Lucas 12:50 14 Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram; 2 Coríntios 5:14 31 Tomando Jesus consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém e se cumprirá no filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito; 32 pois será entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido; 33 e depois de o açoitarem, o matarão; e ao terceiro dia ressurgirá. Lucas 18:31-33 1 Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, e havendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. João 13:1 4 Sabendo, pois, Jesus tudo o que lhe havia de suceder, adiantou-se e perguntou-lhes: A quem buscais? João 18:4 14 No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Tiago 4:14 14 sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, assim como nosso Senhor Jesus Cristo já mo revelou. 2 Pedro 1:14 16 Enquanto Paulo os esperava em Atenas, revoltava-se nele o seu espírito, vendo a cidade cheia de ídolos. Atos 17:16 16 Porque Paulo havia determinado passar ao largo de Éfeso, para não se demorar na Ásia; pois se apressava para estar em Jerusalém no dia de Pentecostes, se lhe fosse possível. Atos 20:16