Comentário Bíblico
Adventista
Crescer juntos - (cba)
Mateus 13:30
Ver com. de Mateus 13:24. Ambas as classes de pessoas estarão juntas na igreja até o fim. Ao que tudo indica, Cristo não considerou que o trigo corresse perigo com essa situação. A sabedoria humana teria talvez, excluído Judas do círculo íntimo dos discípulos de Cristo, os doze, por temer que sua influência impedisse os demais de atingir o propósito de Cristo para eles. Porém, nada no registro dos evangelhos indica que sua influência sobre eles fosse mais que temporária; em nenhum caso foi decisiva. Judas escolheu ser contado com os doze, e Jesus lhe deu os mesmos privilégios e oportunidades que deu aos outros para o desenvolvimento de seu caráter.
A obra de ajuntar o joio e queimá-lo será cumprida pelos anjos no tempo da “colheita”, “na consumação do século” (ver Mateus 13:39-42), não pelos “servos” antes disso (Mateus 13:28-30). Através dos séculos, e mesmo hoje, muitos professos cristãos zelosos pensam que é seu dever ajuntar e queimar, ou perseguir, aqueles a quem consideram hereges. Mas Cristo nunca comissionou tal tarefa a Seus representantes terrenos. Isso não quer dizer que a igreja não deva tomar nenhuma atitude quanto àqueles cuja vida ou ensinos já revelem o fruto do mal. Mas a natureza de tal atitude é claramente apresentada nas Escrituras (ver com. de Mateus 18:15-20; Romanos 16:17; Tito 3:10,11), e ninguém tem o direito de ultrapassar os limites prescritos ou tentar realizar agora o que Deus disse que fará no fim dos tempos.
- 39 o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos. 40 Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. 41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, 42 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. Mateus 13:39-42 28 Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? 29 Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo. 30 Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro. Mateus 13:28-30 15 Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão; 16 mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada. 17 Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano. 18 Em verdade vos digo: Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu. 19 Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. 20 Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Mateus 18:15-20 17 Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Romanos 16:17 10 Ao homem faccioso, depois da primeira e segunda admoestação, evita-o, 11 sabendo que esse tal está pervertido, e vive pecando, e já por si mesmo está condenado. Tito 3:10,11
Colheita - (cba)
Mateus 13:30
“A ceifa é a consumação do século” (Mateus 13:39). Ela começa no final do tempo da graça (ver PJ, 72; ver com. de Mateus 3:12).
- 39 o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos. Mateus 13:39 12 A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível. Mateus 3:12
Ceifeiros - (cba)
Mateus 13:30
Isto é, os anjos (ver Mateus 13:39). É significativo que os servos (Mateus 13:27) não sejam representados como os ceifeiros.
- 39 o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos. Mateus 13:39 27 Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio? Mateus 13:27
Primeiro o joio - (cba)
Mateus 13:30
Era de se esperar que o trigo fosse ajuntado antes que o joio fosse queimado. Talvez a razão de Cristo mencionar a queima do joio em primeiro lugar é que, na consumação do século, os ímpios receberão sua recompensa antes de os santos receberem a deles (ver 2 Pedro 3:7-13; Apocalipse 20:9,10,14,15; Apocalipse 21:1).
- 7 mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios. 8 Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. 9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. 10 Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas. 11 Ora, uma vez que todas estas coisas hão de ser assim dissolvidas, que pessoas não deveis ser em santidade e piedade, 12 aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão? 13 Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça. 2 Pedro 3:7-13 9 E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou; 10 e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos. 14 E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. 15 E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20:9,10,14,15 1 E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. Apocalipse 21:1
Atai-o em feixes - (cba)
Mateus 13:30
Como observado antes, a colheita começa no final do tempo da graça (PJ, 72). Então, a ira de Deus será derramada sobre os impenitentes (ver Apocalipse 15:1), e as sete últimas pragas concluirão o processo de ajuntar o joio em feixes para ser queimado.
Para ser queimado - (cba)
Mateus 13:30
Toda semente produz uma colheita de sua espécie. Não resta mais nada a não ser queimar o joio, para que as sementes do mal não voltem a brotar e outra vez submerjam o mundo em aflição e conflito. É importante notar que o joio continua sendo joio e acaba no fogo. Não haverá uma segunda chance para os maus.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A parábola do Joio
Mateus 13:24-30
Esta parábola só ocorre em Mateus. Ilustra o caráter misto daqueles que pertencem à igreja. Cristo deixa uma advertência explícita de que seus discípulos não deveriam antecipar o julgamento e excluir pessoas consideradas pecadoras. A parábola rejeita a rigidez dos fariseus e dos essênios, que separavam com toda clareza os justos dos injustos em suas comunidades.
joio
Mateus 13:24-30
Erva venenosa que, quando pequena, é difícil de diferenciar do trigo, mas que se torna bem distinta quando madura.
Joio atraem a atenção
Mateus 13:24-30
O crescimento do joio entre o trigo chamaria atenção especial para isso. O grão estaria sujeito a severas críticas. Na verdade, todo o campo pode ser considerado sem valor por algum observador superficial ou por alguém que se deleitou em descobrir o mal. O semeador pode ser condenado por ele, como alguém que misturou a semente ruim com a boa para seu próprio propósito perverso. Da mesma forma, os errantes e hipócritas que professam seguir a Jesus acusam a causa do Cristianismo e fazem o mundo duvidar das verdades de Cristo. Como a presença do joio entre o trigo neutralizou em grande medida a obra do semeador, o pecado entre o povo de Deus frustra, em certa medida, o plano de Jesus de salvar o homem caído do poder de Satanás e tornar o estéril solo do coração humano fértil de boas obras (O Espírito de Profecia 2: 248, 249 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 13:24-30
Esta parábola representa o estado presente e o futuro da Igreja do Evangelho; o cuidado de Cristo por ela, a inimizade do Diabo contra ela; a mescla de bons e maus que existe neste mundo, e a separação deles no mundo vindouro. Tão propenso a pecar é o homem caído, que se o inimigo semear, poderá seguir o seu caminho, pois a ira brotará e causará dano; mesmo quando se planta uma boa semente, devese ter o cuidado de regá-la e protegê-la. os servos se queixam a seu Senhor: "Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente?". Sem dúvida que sim; seja o que for que estiver mal na Igreja, tenhamos a segurança que não é de Cristo. Ainda que os transgressores grosseiros e outros que se opõem abertamente ao Evangelho, devam ser separados da sociedade dos fiéis, contudo, não há habilidade humana que possa efetuar uma separação precisa: os que se opõem não devem ser arrancados, mas sim instruídos, e com mansidão. E ainda que os bons e os maus estejam juntos neste mundo, contudo, no dia do grande juízo serão separados, e então serão claramente conhecidos o justo e o ímpio; aqui muitas vezes é difícil demais distinguí-los. Se conhecemos o temor do Senhor, não cometamos iniquidades. Na morte, os crentes brilharão por si mesmos; no grande dia brilharão ante todo o mundo. Brilharão por reflexo, com luz emprestada da Fonte de luz. A santificação deles será aperfeiçoada e sua justificação publicada. Que sejamos achados neste feliz grupo.
- Veja também

A Ciência do Bom Viver, Pág. 493

O Grande Conflito, Pág. 321

Para Conhece-lo, Pág. 175

Testemunhos Seletos 1, Pág. 311

Conselhos para a Igreja, Pág. 352

Olhando para o Alto, Pág. 73
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 39 o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos. Mateus 13:39 12 A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível. Mateus 3:12 10 E saíram aqueles servos pelos caminhos, e ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e encheu-se de convivas a sala nupcial. 11 Mas, quando o rei entrou para ver os convivas, viu ali um homem que não trajava veste nupcial; 12 e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui, sem teres veste nupcial? Ele, porém, emudeceu. 13 Ordenou então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. 14 Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Mateus 22:10-14 6 Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro! 7 Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. 8 E as insensatas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. 9 Mas as prudentes responderam: não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. 10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. 11 Depois vieram também as outras virgens, e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta. 12 Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo, não vos conheço. 13 Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora. 32 e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; Mateus 25:6-13,32 18 Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve. Malaquias 3:18 5 Portanto nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não só trará à luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o seu louvor. 1 Coríntios 4:5 39 o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos. 40 Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. 41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, 42 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. 43 Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça. Mateus 13:39-43 24 Os pecados de alguns homens são manifestos antes de entrarem em juízo, enquanto os de outros descobrem-se depois. 1 Timóteo 5:24 29 Se alguém se levantar para te perseguir, e para buscar a tua vida, então a vida de meu senhor será atada no feixe dos que vivem com o Senhor teu Deus; porém a vida de teus inimigos ele arrojará ao longe, como do côncavo de uma funda. 1 Samuel 25:29 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; Mateus 25:41 10 porque a cidade fortificada está solitária, uma habitação rejeitada e abandonada como um deserto; ali pastarão os bezerros, ali também se deitarão e devorarão os seus ramos. 11 Quando os seus ramos se secam, são quebrados; vêm as mulheres e lhes ateiam fogo; porque este povo não é povo de entendimento; por isso aquele que o fez não se compadecerá dele, e aquele que o formou não lhe mostrará nenhum favor. Isaías 27:10,11 4 Eis que é lançado no fogo, para servir de pasto; o fogo devora ambas as suas extremidades, e o meio dele fica também queimado; serve para alguma obra? 5 Ora, quando estava inteiro, não servia para obra alguma; quanto menos, estando consumido ou carbonizado pelo fogo, se faria dele qualquer obra? 6 Portanto, assim diz o Senhor Deus: Como entre as árvores do bosque é o pau da videira, que entreguei para servir de pasto ao fogo, assim entregarei os habitantes de Jerusalém. 7 E porei a minha face contra eles; eles sairão do fogo, mas o fogo os devorará; e sabereis que eu sou o Senhor, quando tiver posto a minha face contra eles. Ezequiel 15:4-7 1 Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo. Malaquias 4:1 6 Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas. João 15:6 12 A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível. Mateus 3:12 17 A sua pá ele tem na mão para limpar bem a sua eira, e recolher o trigo ao seu celeiro; mas queimará a palha em fogo inextinguível. Lucas 3:17
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Quem Sào Os Irmàos de Jesus Mencionados Em Marcos 6:3 e Mateus 13:55-56? – Professor Responde 24 🎓
- Veja também

A Ciência do Bom Viver, Pág. 493

O Grande Conflito, Pág. 321

Para Conhece-lo, Pág. 175

Testemunhos Seletos 1, Pág. 311

Conselhos para a Igreja, Pág. 352

Olhando para o Alto, Pág. 73