Comentário Bíblico
Adventista
Enquanto os homens dormiam - (cba)
Mateus 13:25
O inimigo não pode ser visto pelos olhos mortais. O ser humano vê apenas os resultados de sua obra, assim como vê os resultados da obra do Espírito Santo (ver com. de João 3:8).
O inimigo dele - (cba)
Mateus 13:25
Isto é, “o diabo” (Mateus 13:39), que é Satanás, nosso “adversário” (ver com. de Zacarias 3:1). Tudo o que é bom na Terra vem de Deus. Tudo o que é mau, em última instância, resulta da semente que o diabo semeou no coração humano.
- 39 o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos. Mateus 13:39 1 Ele me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Zacarias 3:1
Semeou - (cba)
Mateus 13:25
Literalmente, “semeou sobre”; isto é, semeou o joio sobre o grão de trigo semeado antes. Em algumas partes do Oriente, ainda hoje, essa é uma forma de se vingar de alguém.
joio - (cba)
Mateus 13:25
Do gr. zizania, provavelmente da espécie Lolium temulentum. Esta planta comum na Palestina cresce até cerca de 60 centímetros. Em seus estágios inicias não é possível distingui-la do trigo; somente quando a planta amadurece e as sementes ficam escuras ela se torna distinguível. Essas sementes são venenosas e, se ingeridas, produzem fortes náuseas, diarreia, convulsões e até a morte. O joio é descrito como “os filhos do maligno” (Mateus 13:38), porque se assemelham a ele em caráter. Essa parábola representa muito bem a verdade espiritual que Cristo desejava ilustrar.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A parábola do Joio
Mateus 13:24-30
Esta parábola só ocorre em Mateus. Ilustra o caráter misto daqueles que pertencem à igreja. Cristo deixa uma advertência explícita de que seus discípulos não deveriam antecipar o julgamento e excluir pessoas consideradas pecadoras. A parábola rejeita a rigidez dos fariseus e dos essênios, que separavam com toda clareza os justos dos injustos em suas comunidades.
joio
Mateus 13:24-30
Erva venenosa que, quando pequena, é difícil de diferenciar do trigo, mas que se torna bem distinta quando madura.
Joio atraem a atenção
Mateus 13:24-30
O crescimento do joio entre o trigo chamaria atenção especial para isso. O grão estaria sujeito a severas críticas. Na verdade, todo o campo pode ser considerado sem valor por algum observador superficial ou por alguém que se deleitou em descobrir o mal. O semeador pode ser condenado por ele, como alguém que misturou a semente ruim com a boa para seu próprio propósito perverso. Da mesma forma, os errantes e hipócritas que professam seguir a Jesus acusam a causa do Cristianismo e fazem o mundo duvidar das verdades de Cristo. Como a presença do joio entre o trigo neutralizou em grande medida a obra do semeador, o pecado entre o povo de Deus frustra, em certa medida, o plano de Jesus de salvar o homem caído do poder de Satanás e tornar o estéril solo do coração humano fértil de boas obras (O Espírito de Profecia 2: 248, 249 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 13:24-30
Esta parábola representa o estado presente e o futuro da Igreja do Evangelho; o cuidado de Cristo por ela, a inimizade do Diabo contra ela; a mescla de bons e maus que existe neste mundo, e a separação deles no mundo vindouro. Tão propenso a pecar é o homem caído, que se o inimigo semear, poderá seguir o seu caminho, pois a ira brotará e causará dano; mesmo quando se planta uma boa semente, devese ter o cuidado de regá-la e protegê-la. os servos se queixam a seu Senhor: "Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente?". Sem dúvida que sim; seja o que for que estiver mal na Igreja, tenhamos a segurança que não é de Cristo. Ainda que os transgressores grosseiros e outros que se opõem abertamente ao Evangelho, devam ser separados da sociedade dos fiéis, contudo, não há habilidade humana que possa efetuar uma separação precisa: os que se opõem não devem ser arrancados, mas sim instruídos, e com mansidão. E ainda que os bons e os maus estejam juntos neste mundo, contudo, no dia do grande juízo serão separados, e então serão claramente conhecidos o justo e o ímpio; aqui muitas vezes é difícil demais distinguí-los. Se conhecemos o temor do Senhor, não cometamos iniquidades. Na morte, os crentes brilharão por si mesmos; no grande dia brilharão ante todo o mundo. Brilharão por reflexo, com luz emprestada da Fonte de luz. A santificação deles será aperfeiçoada e sua justificação publicada. Que sejamos achados neste feliz grupo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 5 E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram. Mateus 25:5 9 Vós, todos os animais do campo, todos os animais do bosque, vinde comer. 10 Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; deitados, sonham e gostam de dormir. Isaías 56:9,10 30 e que dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas para atrair os discípulos após si. 31 Portanto vigiai, lembrando-vos de que por três anos não cessei noite e dia de admoestar com lágrimas a cada um de vós. Atos 20:30,31 4 e isto por causa dos falsos irmãos intrusos, os quais furtivamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos escravizar; Gálatas 2:4 3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, 4 e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. 5 Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. 2 Timóteo 4:3-5 15 tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem; Hebreus 12:15 1 Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 2 Pedro 2:1 20 Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificdas a ídolos; Apocalipse 2:20 39 o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos. Mateus 13:39 13 Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo. 14 E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. 15 Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. 2 Coríntios 11:13-15 8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:8 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Apocalipse 12:9 14 e, por meio dos sinais que lhe foi permitido fazer na presença da besta, enganava os que habitavam sobre a terra e lhes dizia que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. Apocalipse 13:14 38 o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o o joio são os filhos do maligno; Mateus 13:38
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
