Comentário Bíblico
Adventista
Boa terra - (cba)
Mateus 13:8
Isto não significa que o coração do ser humano seja naturalmente bom antes que as sementes da verdade divina o tenham tornado assim, pois “Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar segundo a Sua boa vontade” (Filipenses 2:13). No ser humano “não habita bem nenhum” (Romanos 7:18). A “terra” é “boa” simplesmente porque cede diante do arado da verdade, porque responde à influência enternecedora do Espírito Santo.
- 13 porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:13 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Romanos 7:18
Deu fruto - (cba)
Mateus 13:8
Ver com. de Mateus 7:16-20. Isto se refere ao fruto do caráter (ver com. de Gálatas 5:22,23). O fruto do Espírito manifestado exteriormente é evidência de uma experiência cristã saudável. No coração dos ouvintes à beira do caminho, a verdade não encontra resposta. No caso dos ouvintes representados pelo solo pedregoso, a verdade não produziu nada mais que um impulso momentâneo. Com os ouvintes do solo espinhoso foi uma resposta que começou bem, mas secou em face da dificuldade e oposição. Mas, no coração dos ouvintes da boa terra, a resposta é permanente e eficaz. O resultado é uma vida transformada segundo o padrão da vida perfeita de Jesus Cristo. O cristão de êxito não depende de circunstâncias; ele persevera até o fim (ver Mateus 24:13).
- 16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? 17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus. 18 Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons. 19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. 20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Mateus 7:16-20 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:22,23 13 Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Mateus 24:13
A cem - (cba)
Mateus 13:8
Esta seria uma produção verdadeiramente notável (ver com. de Gênesis 26:12). Marcos inverte a ordem e começa pelo rendimento menor, ao passo que Lucas omite os rendimentos menores.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 13:1-23
Jesus entrou em um barco para ser menos pressionado e para que as pessoas o escutassem melhor. Com isto nos ensina nas circunstâncias externas da adoração a não desejar o que é majestoso, mas sim a fazer o melhor das facilidades que Deus nos concede em sua providência. Cristo ensinava por meio de parábolas. Por meio delas simplificava e tornava mais fáceis as coisas de Deus para os dispostos a aprender, e mais difíceis ou obscuras aos dispostos a ser ignorantes.
A parábola do semeador é clara. A semente semeada é a Palavra de Deus. o semeador é nosso Senhor Jesus Cristo, por si ou por seus ministros. Pregar a uma multidão é semear o grão; não sabemos onde brotará. Alguns tipos de terrenos, ainda que tenhamos trabalhado muito nele, não dá fruto adequado, enquanto a boa terra dá fruto com abundância. Assim também ocorre com os corações dos homens, que possuem caracteres diferentes, e estão aqui descritos como quatro classes de terrenos. Os ouvintes negligentes e frívolos são presas fáceis para Satanás que, como o grande homicida das almas, é o grande ladrão dos sermões, e seguramente estará pronto a roubar-nos a Palavra se não tivermos o cuidado de obedecê-la. Os hipócritas, como o terreno pedregoso, têm seu começo frequentemente como cristãos verdadeiros em sua demonstração de profissão de fé. Muitos dos que se alegram por ouvir um bom sermão são os que não se beneficiam. Se lhes é falado da salvação gratuita, dos privilégios dos crentes e a felicidade do céu, e que sem mudança de coração, sem convicção permanente de sua própria depravação, de sua necessidade do Salvador ou da excelência da santidade, rapidamente adotam uma segurança sem fundamentos. Porém, quando uma grande prova os ameaça ou podem ter uma vantagem pecaminosa se rendem ou ocultam sua profissão de fé, ou voltam-se a um sistema mais fácil.
Os afãs do mundo são comparados de modo apropriado com as espigas, porque vieram com pecado e são fruto da maldição; são bons em seu lugar para encher um vazio; porém, o homem que tenha muito a ver com eles deve estar bem armado, pois enredam, afligem e arranham, e seu fim é ser queimado (Hebreus 6:8). Os afãs do mundo são grandes obstáculos para que tenhamos proveito na Palavra de Deus.
O engano das riquezas efetua o mal; não se pode dizer que nos enganamos, a menos que depositemos a nossa confiança nelas; então, afogamos a boa semente. o que distinguiu o bom terreno foi a frutificação. Através disto, os cristãos verdadeiros são distinguidos dos hipócritas. Cristo não disse que a boa terra não tem pedras e espinhos, mas que nada pode impedir que dê fruto. Não são todos iguais; devemos crescer mais em direção ao céu para que demos mais frutos. A audição não pode ser melhor utilizada do que para ouvir a palavra de Deus; observemo-nos a nós mesmos para que saibamos distinguir a que classe de ouvintes pertencemos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 23 Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta. Mateus 13:23 15 Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança. Lucas 8:15 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Romanos 7:18 12 Isaque semeou naquela terra, e no mesmo ano colheu o cêntuplo; e o Senhor o abençoou. Gênesis 26:12 8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. João 15:8 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:22,23 11 cheios do fruto de justiça, que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. Filipenses 1:11
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
