Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A parábola do Joio
Mateus 13:24-30
Esta parábola só ocorre em Mateus. Ilustra o caráter misto daqueles que pertencem à igreja. Cristo deixa uma advertência explícita de que seus discípulos não deveriam antecipar o julgamento e excluir pessoas consideradas pecadoras. A parábola rejeita a rigidez dos fariseus e dos essênios, que separavam com toda clareza os justos dos injustos em suas comunidades.
joio
Mateus 13:24-30
Erva venenosa que, quando pequena, é difícil de diferenciar do trigo, mas que se torna bem distinta quando madura.
Joio atraem a atenção
Mateus 13:24-30
O crescimento do joio entre o trigo chamaria atenção especial para isso. O grão estaria sujeito a severas críticas. Na verdade, todo o campo pode ser considerado sem valor por algum observador superficial ou por alguém que se deleitou em descobrir o mal. O semeador pode ser condenado por ele, como alguém que misturou a semente ruim com a boa para seu próprio propósito perverso. Da mesma forma, os errantes e hipócritas que professam seguir a Jesus acusam a causa do Cristianismo e fazem o mundo duvidar das verdades de Cristo. Como a presença do joio entre o trigo neutralizou em grande medida a obra do semeador, o pecado entre o povo de Deus frustra, em certa medida, o plano de Jesus de salvar o homem caído do poder de Satanás e tornar o estéril solo do coração humano fértil de boas obras (O Espírito de Profecia 2: 248, 249 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 13:24-30
Esta parábola representa o estado presente e o futuro da Igreja do Evangelho; o cuidado de Cristo por ela, a inimizade do Diabo contra ela; a mescla de bons e maus que existe neste mundo, e a separação deles no mundo vindouro. Tão propenso a pecar é o homem caído, que se o inimigo semear, poderá seguir o seu caminho, pois a ira brotará e causará dano; mesmo quando se planta uma boa semente, devese ter o cuidado de regá-la e protegê-la. os servos se queixam a seu Senhor: "Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente?". Sem dúvida que sim; seja o que for que estiver mal na Igreja, tenhamos a segurança que não é de Cristo. Ainda que os transgressores grosseiros e outros que se opõem abertamente ao Evangelho, devam ser separados da sociedade dos fiéis, contudo, não há habilidade humana que possa efetuar uma separação precisa: os que se opõem não devem ser arrancados, mas sim instruídos, e com mansidão. E ainda que os bons e os maus estejam juntos neste mundo, contudo, no dia do grande juízo serão separados, e então serão claramente conhecidos o justo e o ímpio; aqui muitas vezes é difícil demais distinguí-los. Se conhecemos o temor do Senhor, não cometamos iniquidades. Na morte, os crentes brilharão por si mesmos; no grande dia brilharão ante todo o mundo. Brilharão por reflexo, com luz emprestada da Fonte de luz. A santificação deles será aperfeiçoada e sua justificação publicada. Que sejamos achados neste feliz grupo.
- Veja também

Refletindo a Cristo, Pág. 128

Conselhos para a Igreja, Pág. 244

Exaltai-O, Pág. 292
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 49 Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava demônios; e lho proibimos, porque não segue conosco. 50 Respondeu-lhe Jesus: Não lho proibais; porque quem não é contra vós é por vós. 51 Ora, quando se completavam os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém. 52 Enviou, pois, mensageiros adiante de si. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe prepararem pousada. 53 Mas não o receberam, porque viajava em direção a Jerusalém. 54 Vendo isto os discípulos Tiago e João, disseram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir [como Elias também fez?] Lucas 9:49-54 3 Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já julguei, como se estivesse presente, aquele que cometeu este ultraje. 4 Em nome de nosso Senhor Jesus, congregados vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus, 5 seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. 6 Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? 7 Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado. 1 Coríntios 5:3-7 6 Basta a esse tal esta repreensão feita pela maioria. 7 De maneira que, pelo contrário, deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja devorado por excessiva tristeza. 8 Pelo que vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor. 9 É pois para isso também que escrevi, para, por esta prova, saber se sois obedientes em tudo. 10 E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; pois, o que eu também perdoei, se é que alguma coisa tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença de Cristo, para que Satanás não leve vantagem sobre nós; 11 porque não ignoramos as suas maquinações. 2 Coríntios 2:6-11 14 Exortamo-vos também, irmãos, a que admoesteis os insubordinados, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. 1 Tessalonicenses 5:14 22 E apiedai-vos de alguns que estão na dúvida, 23 e salvai-os, arrebatando-os do fogo; e de outros tende misericórdia com temor, abominação até a túnica manchada pela carne. Judas 1:22,23
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
