Comentário Bíblico
Adventista
Outra parábola - (cba)
Mateus 13:31
A parábola do grão de mostarda conforme apresentada em Lucas é basicamente idêntica às registradas em Mateus e Marcos, embora mais breve, e faz parte do ministério na Pereia, cerca de um ano mais tarde, quando Cristo repetiu muitos de Seus ensinos (DTN, 488).
Reino dos céus - (cba)
Mateus 13:31
Ver com. de Mateus 3:2; Mateus 4:17; Mateus 5:3; Lucas 4:19.
- 2 dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Mateus 3:2 17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei- vos, porque é chegado o reino dos céus. Mateus 4:17 3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Mateus 5:3 19 e para proclamar o ano aceitável do Senhor. Lucas 4:19
Grão de mostarda - (cba)
Mateus 13:31
Provável referência à Sinapis nigra, ou mostarda negra, que cresce em abundância na Palestina e também é cultivada com frequência por suas sementes, usadas como condimento. Na literatura judaica, o grão de mostarda é utilizado para indicar algo diminuto.
Tomou e plantou - (cba)
Mateus 13:31
A mostarda da parábola não era selvagem, isto é, não crescia acidentalmente.
Seu campo - (cba)
Mateus 13:31
Embora Satanás, o inimigo, reivindique este mundo como seu, o “campo” pertence a Deus. Isso se aplica em especial à igreja, à qual talvez esta passagem se refira (ver PJ, 70).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
grão de mostarda
Mateus 13:31-32
Em sua forma cultivada, a semente de mostarda devia ser a menor usada pelos agricultores ouvintes de Jesus. Sob condições adequadas, crescia até três metros, um desenvolvimento significativo para um arbusto originário de uma semente tão pequena. A idea transmitida por Jesus é de que o reino, embora tenha um início modesto, chegará a um fim glorioso e produzirá grandes resultados, causando um impacto notável no mundo.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 13:31-35
O alcance da parábola da semente de mostarda é mostrar que o princípio do Evangelho é pequeno, mas seu final será grande; deste modo, será executada a obra da graça no coração, o reino de Deus dentro de nós. A graça, realmente crescerá na alma onde realmente está; ainda que no princípio não seja discernida, ao final terá grande força e utilidade.
A pregação do Evangelho trabalha como fermento no coração dos que o recebem. O fermento certamente trabalha, e assim faz também a Palavra, mas gradualmente. Atua silenciosamente, sem ser vista e sem falhar. Assim foi no mundo. os apóstolos, pregando o Evangelho, esconderam um punhado de fermento na grande massa da humanidade. Tornou-se poderoso pelo Espírito do Senhor dos exércitos, que trabalha e ninguém pode impedi-lo. No coração é assim. Quando o Evangelho chega à alma, realiza uma transformação radical; se expande a todos os poderes e faculdades da alma e altera a propriedade até mesmo dos membros do corpo (Romanos 6:13). Estas parábolas nos ensinam a esperar um processo gradual; perguntemos então: Estamos crescendo na graça e nos santos princípios e costumes?
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; Mateus 13:24 11 Ouvindo eles isso, prosseguiu Jesus, e contou uma parábola, visto estar ele perto de Jerusalém, e pensarem eles que o reino de Deus se havia de manifestar imediatamente. Lucas 19:11 9 Começou então a dizer ao povo esta parábola: Um homem plantou uma vinha, arrendou-a a uns lavradores, e ausentou-se do país por muito tempo. Lucas 20:9 30 Disse ainda: A que assemelharemos o reino de Deus? ou com que parábola o representaremos? 31 É como um grão de mostarda que, quando se semeia, é a menor de todas as sementes que há na terra; 32 mas, tendo sido semeado, cresce e faz-se a maior de todas as hortaliças e cria grandes ramos, de tal modo que as aves do céu podem aninhar-se à sua sombra. Marcos 4:30-32 18 Ele, pois, dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei? 19 É semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e lançou na sua horta; cresceu, e fez-se árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu. Lucas 13:18,19 31 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou, e semeou no seu campo; 32 o qual é realmente a menor de todas as sementes; mas, depois de ter crescido, é a maior das hortaliças, e faz-se árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos. Mateus 13:31,32 20 Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível. Mateus 17:20 6 Respondeu o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria. Lucas 17:6
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
