Comentário Bíblico
Adventista
Pequena fé - (cba)
Mateus 17:20
As evidências textuais se dividem entre esta variante e “incredulidade”. Os discípulos tinham muita fé em si mesmos e pouca fé em Deus (ver com. de Mateus 8:26).
Grão de mostarda - (cba)
Mateus 17:20
Ver com. de Mateus 13:31,32. Jesus fez ilustrações semelhantes em outras ocasiões (ver Mateus 21:21; Marcos 11:23; Lucas 17:6). A semente de mostarda pode ser pequena no início, mas o princípio da vida se oculta dentro dela, fazendo que, sob circunstâncias favoráveis, ela cresça.
- 31 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou, e semeou no seu campo; 32 o qual é realmente a menor de todas as sementes; mas, depois de ter crescido, é a maior das hortaliças, e faz-se árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos. Mateus 13:31,32 21 Jesus, porém, respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito; Mateus 21:21 23 Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito. Marcos 11:23 6 Respondeu o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria. Lucas 17:6
Direis a este monte - (cba)
Mateus 17:20
Cristo fala aqui figurativamente sobre os grandes obstáculos encontrados por Seus discípulos ao cumprirem a comissão evangélica. Na verdade, Jesus nunca teve a intenção de que Seus discípulos fossem pelo país movendo montanhas literais. No entanto, Ele prometeu que nenhuma dificuldade, por maior que fosse, poderia dificultar o cumprimento de Seu propósito divino de salvar os pecadores (ver Isaías 45:18; Isaías 55:8-11).
- 18 Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu, não a criando para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor e não há outro. Isaías 45:18 8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. 9 Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. 10 Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir e brotar, para que dê semente ao semeador, e pão ao que come, 11 assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Isaías 55:8-11
Nada é impossível - (cba)
Mateus 17:20
Comparar com Mateus 19:26.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
fé como um grão de mostarda
Mateus 17:20
O grão de mostarda era a menor semente conhecida na antiga Palestina. A incapacidade dos discípulos em expulsar o demônio demonstrava a falta até memo desse pouco de fé. Com uma fé mínima, os seguidores de Jesus realizariam coisas aparentemente impossíveis, como mover uma montanha. As pessoas daquela época acreditavam que as montanhas eram colunas que sustentavam o céu e mantinham no lugar o disco da Terra por sobre as águas subterrâneas. A mudança de lugar dessas colunas seria algo colossal. No pensamento de Cristo, até mesmo a menor porção de fé pode levar à realização daquilo que, de modo geral, é considerado impossível. Este ensino metafórico de Cristo, é claro, deve ser compreendido à luz do restante das Escrituras. A fé deve estar de acordo com a vontade de Deus e contribuir para sua glória.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 17:14-21
O caso dos filhos aflitos deve ser apresentado a Deus com orações fervorosas e fiéis. Cristo curou o menino. Ainda que o povo fosse perverso e Cristo provocado, mesmo assim atendeu o menino. Quando falham todas ajudas e socorros, somos bem-vindos a Cristo, podemos confiar nEle, em seu poder e bondade. vejamos aqui um sinal do esforço de Cristo como nosso Redentor. Os pais têm o alento, para que levem seus filhos a Cristo, cujas almas estão debaixo do poder de Satanás; Ele é capaz de curá-los e está totalmente disposto, como Todo- Poderoso que é. Não só levá-los a Cristo através da oração, mas levá-los à Palavra de Cristo; aos meios pelos quais as fortalezas de Satanás na alma são derrubadas.
Bom é que não confiemos em nós mesmos nem em nossa força, mas é desagradável para Cristo quando não confiamos em qualquer poder derivado dEle, ou outorgado por Ele. Também havia algo na enfermidade que dificultava a cura. o poder extraordinário de Satanás não deve desalentar a nossa fé, e sim nos estimular a um maior fervor ao orarmos a Deus, para que a nossa fé seja aumentada! Nos maravilhamos ao ver que Satanás tinha a possessão corporal deste jovem dede criança, quando ele tem a possessão espiritual de todo filho de Adão desde que este caiu!
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 430

Vidas Que Falam, Pág. 258

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 431

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 431

Profetas e Reis, Pág. 595
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 17 E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui. Mateus 17:17 30 Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me. 31 Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? Mateus 14:30,31 19 E vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade. Hebreus 3:19 21 Jesus, porém, respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito; Mateus 21:21 23 Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito. Marcos 11:23 6 Respondeu o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria. Lucas 17:6 9 a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 1 Coríntios 12:9 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 1 Coríntios 13:2 31 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou, e semeou no seu campo; Mateus 13:31 31 É como um grão de mostarda que, quando se semeia, é a menor de todas as sementes que há na terra; Marcos 4:31 23 Ao que lhe disse Jesus: Se podes! - tudo é possível ao que crê. Marcos 9:23 37 porque para Deus nada será impossível. Lucas 1:37 27 Respondeu-lhes: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus. Lucas 18:27 9 Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja levantado dentre os mortos. Mateus 17:9 40 Respondeu-lhe Jesus: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus? João 11:40
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 430

Vidas Que Falam, Pág. 258

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 431

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 431

Profetas e Reis, Pág. 595