Comentário Bíblico
Adventista
Seis dias depois - (cba)
Mateus 17:1
[A transfiguração, Mateus 17:1-8 = BIBMc:9:2-8@ = Lucas 9:28-36]. Para eventos e circunstâncias que levaram à transfiguração, ver com. de Mateus 16:13. A transfiguração ocorreu provavelmente no fim do verão de 30 d.C. À época da Páscoa de 30 d.C., a opinião pública na Galileia se voltou contra Jesus (ver com. de Mateus 15:21). Além disso, o Sinédrio havia intensificado seu propósito de levar Seu ministério a um impasse (ver com. de Mateus 16:1; Marcos 7:1,2). Em Cesareia de Filipe, pela primeira vez, Jesus tinha falado claramente aos discípulos sobre Seus sofrimentos e morte (ver com. de Mateus 16:21). Mas, como todos os outros judeus, eles pensavam no Messias como um rei conquistador. Por isso, era difícil, mesmo para eles, compreender a ideia de um Messias que fosse sofrer e morrer. Como em ocasiões anteriores, pensamentos sombrios encheram a mente deles, devido à falta de compreensão sobre a natureza e o propósito do ministério de Jesus.
- 1 Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, a Tiago e a João, irmão deste, e os conduziu à parte a um alto monte; 2 e foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. 4 Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias. 5 Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. 6 Os discípulos, ouvindo isso, cairam com o rosto em terra, e ficaram grandemente atemorizados. 7 Chegou-se, pois, Jesus e, tocando-os, disse: Levantai-vos e não temais. 8 E, erguendo eles os olhos, não viram a ninguém senão a Jesus somente. Mateus 17:1-8 28 Cerca de oito dias depois de ter proferido essas palavras, tomou Jesus consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte para orar. 29 Enquanto ele orava, mudou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa tornou-se branca e resplandecente. 30 E eis que estavam falando com ele dois varões, que eram Moisés e Elias, 31 os quais apareceram com glória, e falavam da sua partida que estava para cumprir-se em Jerusalém. 32 Ora, Pedro e os que estavam com ele se haviam deixado vencer pelo sono; despertando, porém, viram a sua glória e os dois varões que estavam com ele. 33 E, quando estes se apartavam dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é estarmos nós aqui: façamos, pois, três cabanas, uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias, não sabendo o que dizia. 34 Enquanto ele ainda falava, veio uma nuvem que os cobriu; e se atemorizaram ao entrarem na nuvem. 35 E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi. 36 Ao soar esta voz, Jesus foi achado sozinho; e eles calaram-se, e por aqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto. Lucas 9:28-36 13 Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? Mateus 16:13 21 Ora, partindo Jesus dali, retirou-se para as regiões de Tiro e Sidom. Mateus 15:21 1 Então chegaram a ele os fariseus e os saduceus e, para o experimentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu. Mateus 16:1 1 Foram ter com Jesus os fariseus, e alguns dos escribas vindos de Jerusalém, 2 e repararam que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar. Marcos 7:1,2 21 Desde então começou Jesus Cristo a mostrar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse a Jerusalém, que padecesse muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes, e dos escribas, que fosse morto, e que ao terceiro dia ressuscitasse. Mateus 16:21
O período aqui mencionado, “seis dias depois”, refere-se ao tempo desde a profissão de fé de Pedro na filiação divina de Jesus (Mateus 16:16). Lucas 9:28 fala desse período como sendo “cerca de oito dias depois”, isto é, cerca de uma semana mais tarde. Pelos cálculos inclusivos, uma semana seria chamada de “oito dias”. Não é incomum para Lucas (ver com. de Lucas 3:23) dar um tempo aproximado, ou “cerca de”, em lugar de uma declaração exata.
- 16 Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Mateus 16:16 28 Cerca de oito dias depois de ter proferido essas palavras, tomou Jesus consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte para orar. Lucas 9:28 23 Ora, Jesus, ao começar o seu ministério, tinha cerca de trinta anos; sendo (como se cuidava) filho de José, filho de Eli; Lucas 3:23
Pedro, Tiago e João - (cba)
Mateus 17:1
Dentre os demais discípulos, estes três demonstraram melhor compreensão das verdades que Cristo procurava transmitir. Pelo menos em uma ocasião anterior, eles haviam sido escolhidos especialmente para testemunhar o poder divino no trabalho (ver Marcos 5:37) e, por causa de sua visão espiritual mais profunda, eles ainda deviam testemunhar Sua hora de agonia no Getsêmani (BIBMc:14:33@). Foi especialmente para prepará-los para essa hora de medo e desapontamento que Jesus os levou consigo a sós para as colinas (ver DTN, 420).
Um alto monte - (cba)
Mateus 17:1
O local da transfiguração não é conhecido. O monte labor (588 m de altitude), 19 km a sudoeste do lago da Galileia e 8,8 km a leste de Nazaré, é considerado ser este local, segundo a tradição. Contudo, a descoberta de que, no tempo de Cristo, uma fortaleza e um pequeno povoado coroavam seu cume parece tornar impossível que Jesus tivesse encontrado ali a solidão descrita em Mateus e Marcos (cf. DTN, 419).
Visto que o monte Tabor já não é considerado seriamente como o local da transfiguração, geralmente, este tem sido identificado com o monte Hermom (elevação de 2.794 m, em cujas encostas mais baixas se situa a cidade de Cesareia de Filipe, e em cuja vizinhança se sabe que Cristo e os discípulos estiveram imediatamente antes da transfiguração (ver com. de Mateus 16:13). Mas também há dificuldades com essa identificação. Nas proximidades de Cesareia de Filipe e do monte Hermom, Jesus estava “fora do alcance de Flerodes e Caifás” e longe dos fariseus (ver DTN, 418). Era uma região gentílica fora dos limites da Galileia. Foi esse fato que levou Cristo a Se retirar para lá por um tempo (ver com. de Mateus 16:13). Ao pé do monte da transfiguração, os escribas e rabinos se misturaram com uma multidão, provavelmente de judeus, e tentaram humilhar Jesus e Seus discípulos. Isso parece indicar que a transfiguração ocorreu na Galileia, não no distrito gentio de Cesareia de Filipe.
Além disso, após a visita a Cesareia de Filipe, antes da transfiguração, menciona-se que Jesus e os discípulos viajaram ao sul, ao longo das margens do lago da Galileia (ver DTN, 418), a pelo menos 48 km do monte Hermom. No intervalo da semana entre a grande confissão e a transfiguração, em seguida, Jesus voltou para a Caldeia. Assim, parece que os montes Hermon e Tabor não foram o monte da transfiguração.
Em particular - (cba)
Mateus 17:1
Lucas acrescenta que Jesus foi lá para “orar” (Lucas 9:28). Essa foi uma daquelas ocasiões especiais em que Jesus buscou ansiosamente a comunhão com o Pai celestial (ver com. de Marcos 1:35) a fim de saber como cumprir Sua missão (ver com. de Marcos 3:13). Nesse caso, o problema era a forma de ajudar os discípulos a compreender a verdadeira natureza de Sua missão e como prepará-los para Sua morte (ver com. de Mateus 16:13). A noite inteira foi passada no monte (ver DTN, 426).
- 28 Cerca de oito dias depois de ter proferido essas palavras, tomou Jesus consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte para orar. Lucas 9:28 35 De madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava. Marcos 1:35 13 Depois subiu ao monte, e chamou a si os que ele mesmo queria; e vieram a ele. Marcos 3:13 13 Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? Mateus 16:13
Jesus e Seus companheiros, aparentemente, tinham feito uma escalada até que ficou escuro demais para ir mais longe. Parece que Jesus já tinha passado uma parte considerável da noite em oração no momento da transfiguração, pois, como as horas passavam lentamente, o orvalho da noite estava "pesado". Ele orou pedindo força pessoal para enfrentar a grande prova que estava à frente, e também pelos discípulos, para que sua fé nEle como o Filho de Deus fosse reforçada, a fim de que compreendessem a necessidade de Sua morte, como parte do plano de salvação, e que fossem preparados para a hora do julgamento (ver DTN, 420). Assim, Ele orou para que os três contemplassem Sua glória divina que até então, com exceção de momentos fugazes, tinha sido escondida de seu olhar (ver com. de Lucas 2:48).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Mateus 17:1-13
A aparição de Moisés e Elias é significativa em vários aspectos: (1) Eles representam a Lei e os Profetas, respectivamente. Jesus disse que não viera abolir a Lei ou os Profetas, mas cumpri-los (Mateus 5:17). (2) Moisés e Elias, assim como Jesus, realizaram milagres, foram rejeitados e tiveram um encontro com Deus no monte (Sinai e Horebe/Sinai; Êxodo 24:12-18; 1 Reis 19:8-19) (3) No judaísmo, estes homens também têm importância para os ultimos dias. Em Deuteronômio 18:15-18, Moisés profetizou que Deus levantaria um profeta como ele. Acreditava-se que isso aconteceria nos últimos dias. Em Malaquias 4:5,6, encontra-se a profecia de que Elias apareceria "antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR" (Mateus 4:5). Por fim, (4) acreditava-se que os dois estavam no Céu, pois Moisés foi resuscitado (Judas 1:9) e Elias, trasladado sem passar pela morte (2 Reis 2:11,12). Eles se tornaram representantes daqueles que serão trasladados por ocasião da segunda vinda: os que morreram no Senhor e os que estiverem vivos quando Jesus retornar (1 Tessalonicenses 4:16,17). A cena da transfiguração de Jesus com Moisés e Elias é um tipo do evento final dos últimos dias, quando o Jesus glorificado se reunirá com todos os salvos.
- 17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Mateus 5:17 12 Depois disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e espera ali; e dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para lhos ensinares. 13 E levantando-se Moisés com Josué, seu servidor, subiu ao monte de Deus, 14 tendo dito aos anciãos: Esperai-nos aqui, até que tornemos a vós; eis que Arão e Hur ficam convosco; quem tiver alguma questão, se chegará a eles. 15 E tendo Moisés subido ao monte, a nuvem cobriu o monte. 16 Também a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia, do meio da nuvem, Deus chamou a Moisés. 17 Ora, a aparência da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel. 18 Moisés, porém, entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites. Êxodo 24:12-18 8 Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força desse alimento caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. 9 Ali entrou numa caverna, onde passou a noite. E eis que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Que fazes aqui, Elias? 10 Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem. 11 Ao que Deus lhe disse: Vem cá fora, e põe-te no monte perante o Senhor: E eis que o Senhor passou; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto, porém o Senhor não estava no terremoto; 12 e depois do terremoto um fogo, porém o Senhor não estava no fogo; e ainda depois do fogo uma voz mansa e delicada. 13 E ao ouvi-la, Elias cobriu o rosto com a capa e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. E eis que lhe veio uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias? 14 Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem. 15 Então o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; quando lá chegares, ungirás a Hazael para ser rei sobre a Síria. 16 E a Jeú, filho de Ninsi, ungirás para ser rei sobre Israel; bem como a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás para ser profeta em teu lugar. 17 E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu. 18 Todavia deixarei em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou. 19 Partiu, pois, Elias dali e achou Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, estando ele com a duodécima; chegando-se Elias a Eliseu, lançou a sua capa sobre ele. 1 Reis 19:8-19 15 O Senhor teu Deus te suscitará do meio de ti, dentre teus irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvirás; 16 conforme tudo o que pediste ao Senhor teu Deus em Horebe, no dia da assembléia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do Senhor meu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra. 17 Então o Senhor me disse: Falaram bem naquilo que disseram. 18 Do meio de seus irmãos lhes suscitarei um profeta semelhante a ti; e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. Deuteronômio 18:15-18 5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; 6 e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição. Malaquias 4:5,6 5 Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, Mateus 4:5 Judas 1:9) e Elias, trasladado sem passar pela morte ( 11 E, indo eles caminhando e conversando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. 12 O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai! o carro de Israel, e seus cavaleiros! E não o viu mais. Pegou então nas suas vestes e as rasgou em duas partes; 2 Reis 2:11,12 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:16,17
Mais apto para ministrar a Cristo
Mateus 17:1-3
Ver Marcos 9:2-4; Lucas 9:28-31. O Pai escolheu Moisés e Elias para serem Seus mensageiros a Cristo, e glorificá-Lo com a luz do céu e comungar com Ele a respeito de Sua agonia vindoura, porque eles viveram na Terra como homens; eles haviam experimentado a tristeza e o sofrimento humanos, e podiam simpatizar com a provação de Jesus em Sua vida terrena. Elias, em sua posição como profeta para Israel, representou Cristo, e sua obra foi, em certo grau, semelhante à do Salvador. E Moisés, como o líder de Israel, havia se posicionado no lugar de Cristo, comungando com Ele e seguindo Suas instruções; portanto, esses dois, de todas as hostes que se reuniram ao redor do trono de Deus, eram os mais adequados para ministrar ao Filho de Deus (O Espírito de Profecia 2: 329 ).
- 2 Seis dias depois tomou Jesus consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou à parte sós, a um alto monte; e foi transfigurado diante deles; 3 as suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas, tais como nenhum lavandeiro sobre a terra as poderia branquear. 4 E apareceu-lhes Elias com Moisés, e falavam com Jesus. Marcos 9:2-4 28 Cerca de oito dias depois de ter proferido essas palavras, tomou Jesus consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte para orar. 29 Enquanto ele orava, mudou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa tornou-se branca e resplandecente. 30 E eis que estavam falando com ele dois varões, que eram Moisés e Elias, 31 os quais apareceram com glória, e falavam da sua partida que estava para cumprir-se em Jerusalém. Lucas 9:28-31
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 17:1-13
Aqui os discípulos viram algo da glória de Cristo, como do Unigênito do Pai. Tinha o propósito de sustentar a fé deles, para quando tivessem que presenciar a sua crucificação; lhes daria uma idéia da glória preparada para eles, quando fossem transformados por seu poder e feitos semelhantes a Ele.
Os apóstolos ficaram maravilhados pela visão gloriosa. Pedro pensou que era mais desejável continuar ali, e não voltar a descer para encontrar-se com os sofrimentos, dos quais tinha tão pouca disposição para ouvir. Nisto não sabia o que dizia. Nos equivocaremos se esperarmos um céu aqui na terra. Sejam quais forem os tabernáculos que nos proponhamos a fazer para nós mesmos neste mundo, sempre devemos nos lembrar de pedir permissão a Cristo. Ainda não fora oferecido o sacrifício, sem o qual as almas dos homens pecadores não podem ser salvas; havia serviços importantes que Pedro e seus irmãos deveriam cumprir.
Enquanto Pedro falava, uma nuvem brilhante os cobriu, como sinal da presença e glória divinas. Desde que o homem pecou, e ouviu a voz de Deus no jardim, as aparições não habituais de Deus têm sido terríveis para o homem. Caíram prostrados em terra, até que Jesus lhes deu ânimo; quando olharam ao redor, viram somente o seu Senhor, como o viam constantemente. Devemos passar por diversas experiências em nosso caminho para a glória. E quando regressamos ao mundo depois de participar de um meio de graça, devemos ter o cuidado de levar Cristo conosco, e que o nosso consolo seja Ele estar conosco.
Comentário Bíblico
Vídeos
- Veja também

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 290

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 350
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 2 Seis dias depois tomou Jesus consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou à parte sós, a um alto monte; e foi transfigurado diante deles; Marcos 9:2 28 Cerca de oito dias depois de ter proferido essas palavras, tomou Jesus consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte para orar. Lucas 9:28 37 E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Mateus 26:37 37 E não permitiu que ninguém o acompanhasse, senão Pedro, Tiago, e João, irmão de Tiago. Marcos 5:37 51 Tendo chegado à casa, a ninguém deixou entrar com ele, senão a Pedro, João, Tiago, e o pai e a mãe da menina. Lucas 8:51 1 É esta a terceira vez que vou ter convosco. Por boca de duas ou três testemunhas será confirmada toda palavra. 2 Coríntios 13:1 18 e essa voz, dirigida do céu, ouvimo-la nós mesmos, estando com ele no monte santo. 2 Pedro 1:18 3 Depois estando ele sentado no Monte das Oliveiras, defronte do templo, Pedro, Tiago, João e André perguntaram-lhe em particular: Marcos 13:3