Comentário Bíblico
Adventista
Bem-aventurados - (cba)
Mateus 5:3
Do gr. makarioi, singular makarios, “feliz”; do heb. 'ashre, “feliz”, “bendito" (ver com. de Salmos 1:1). Ashre e makarios em geral são traduzidos como “bem-aventurado”, “feliz” (1 Reis 10:8; Salmos 127:5; Provérbios 29:18; João 13:17; Atos 26:2; 1 Pedro 3:14). A palavra inglesa “blessed” (benditos), empregada neste versículo na KJV, é mais próxima ao gr. eulogêtos, que significa “bendito”, no uso atual (Lucas 1:68; 1 Pedro 1:3; etc.). Eulogêtos vem da raiz eulogeõ, “falar bem de”, “louvar”, “honrar” (Mateus 5:44; Mateus 21:9; Mateus 26:26; Romanos 12:14).
- 1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; Salmos 1:1 8 Bem-aventurados os teus homens! Bem-aventuradas estes teus servos, que estão sempre diante de ti, que ouvem a tua sabedoria! 1 Reis 10:8 5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta. Salmos 127:5 18 Onde não há profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei esse é bem-aventurado. Provérbios 29:18 17 Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes. João 13:17 2 Sinto-me feliz, ó rei Agripa, em poder defender-me hoje perante ti de todas as coisas de que sou acusado pelos judeus; Atos 26:2 14 Mas também, se padecerdes por amor da justiça, bem-aventurados sereis; e não temais as suas ameaças, nem vos turbeis; 1 Pedro 3:14 68 Bendito, seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo, Lucas 1:68 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 1 Pedro 1:3 44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; Mateus 5:44 9 E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de Davi! bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas! Mateus 21:9 26 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. Mateus 26:26 14 abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis; Romanos 12:14
A palavra “beatitude” vem do latim heati tudo. Na Vulgata latina, cada declaração da primeira parte do sermão começa com a palavra heati, equivalente a makarioi.
A palavra makarios ocorre nove vezes em Mateus 5:3-11. Mas em Mateus 5:10,11 se referem ao mesmo aspecto da experiência cristã e, portanto, devem ser considerados uma só bem-aventurança, totalizando oito em vez de nove. Lucas apresenta apenas quatro bem-aventuranças: primeira, quarta, segunda e oitava de Mateus, nessa ordem (Lucas 6:20-23), mas acrescenta quatro ais correspondentes (Mateus 5:24-26).
- 3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. 4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos. 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. 9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Mateus 5:3-11 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Mateus 5:10,11 20 Então, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus. 21 Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir. 22 Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, e quando vos expulsarem da sua companhia, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do homem. 23 Regozijai-vos nesse dia e exultai, porque eis que é grande o vosso galardão no céu; pois assim faziam os seus pais aos profetas. Lucas 6:20-23 24 deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. 25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele; para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na prisão. 26 Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil. Mateus 5:24-26
Nas primeiras palavras do Sermão do Monte, Cristo enfatiza o desejo supremo de todo coração humano: felicidade. Esse desejo foi implantado no ser humano pelo próprio Criador e, originalmente, tinha o propósito de levá-lo a encontrar verdadeira felicidade por meio da cooperação com o Deus que o criou. O pecado acontece quando o ser humano tenta alcançar a felicidade como um fim em si mesma, sem considerar a obediência a Deus.
Dessa forma, no início de seu sermão inaugural, como Rei do reino da graça divina, Cristo proclama que o principal objetivo do reino é restaurar a felicidade perdida no Éden no coração humano e que aqueles que escolhem entrar pela porta “estreita” e pelo caminho “apertado” (Mateus 7:13,14) encontrarão verdadeira felicidade. Acharão paz e alegria interiores, satisfação verdadeira e duradoura para a mente e o coração que só se alcança quando “a paz de Deus, que excede todo o entendimento”, está presente para guardar todo o ser em Cristo Jesus (Filipenses 4:7). Quando Cristo voltou para o Pai, deixou Sua paz com Seus seguidores, uma paz que o mundo não pode dar (João 14:27). A felicidade está no coração daqueles que estão em paz com Deus (cf. Romanos 5:1) e com seu próximo (cf. Miquéias 6:8), que caminham de acordo com os dois grandes mandamentos da Lei de amor (ver Mateus 22:37-40). Apenas os que são súditos verdadeiros do reino da graça alcançam essa disposição de mente e de coração.
- 13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 14 e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram. Mateus 7:13,14 7 e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:7 27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27 1 Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, Romanos 5:1 8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus? Miquéias 6:8 37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:37-40
ESBOÇO DO SERMÃO DO MONTE - (cba)
Mateus 5:3
Privilégios e responsabilidades dos cidadãos do reino dos céus
I. Perfeição de caráter, o objetivo da cidadania, Mt 5
A. Como se tornar um cidadão do reino, Mateus 5:3-12.
B. Cidadãos do reino como representantes vivos de seus princípios, Mateus 5:13-16.
C. O padrão de conduta no reino dos céus, Mateus 5:17-47.
D. Transformação e perfeição de caráter, o objetivo da cidadania, Mateus 5:48.
II. Incentivos ao viver correto e à cidadania exemplar, Mt 6.
A. Motivações corretas na adoração, no serviço e nas relações humanas, Mateus 6:1-18.
B. O propósito da vida: planejar e viver para o reino dos céus, Mateus 6:19-24.
C. Deus satisfaz as necessidades daqueles que colocam o reino em primeiro lugar, Mateus 6:25-34.
III. Privilégios e responsabilidades da cidadania, Mt 7.
A. A regra áurea e o poder para praticá-la, Mateus 7:1-12.
B. Obediência e autodisciplina, o teste da cidadania, Mateus 7:13-23.
Chamado à ação decisiva, Mateus 7:24-27.
Humildes - (cba)
Mateus 5:3
Do gr. ptõchos, palavra que indica pobreza extrema, de ptassõ, “humilhar-se”, “agachar-se” (ver com. de Marcos 12:42; Lucas 4:18; Lucas 6:20). Nesse caso, ptõchos se refere àqueles que são extremamente pobres no sentido espiritual e sentem necessidade daquilo que o reino dos céus tem a lhes oferecer (cf. Atos 3:6; ver com. de Isaías 55:1). Aquele que não sente necessidade espiritual, que se acha “rico e abastado” e não precisa “de coisa alguma” é, aos olhos dos céus, “miserável, pobre, cego e nu” (Apocalipse 3:17). Somente os “humildes de espírito” entrarão no reino da graça divina; os demais não sentem necessidade das riquezas do Céu, e se negam a aceitar suas bênçãos.
- 42 Vindo, porém, uma pobre viúva, lançou dois leptos, que valiam um quadrante. Marcos 12:42 18 O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, Lucas 4:18 20 Então, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus. Lucas 6:20 6 Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda. Atos 3:6 1 Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Isaías 55:1 17 Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Apocalipse 3:17
Deles - (cba)
Mateus 5:3
Ter a percepção da necessidade própria é a primeira condição para entrar no reino da graça divina (ver MDC, 7, 8). Foi pela percepção de sua própria pobreza espiritual que o publicano na parábola “desceu justificado para sua casa”, ao contrário do fariseu (Lucas 18:9-14). No reino dos céus não há lugar para o orgulhoso, o satisfeito consigo mesmo, o que é justo aos seus próprios olhos. Cristo convida o pobre de espírito a trocar sua pobreza pelas riquezas de Sua graça.
O reino dos céus - (cba)
Mateus 5:3
Ver com. de Mateus 4:17; Lucas 4:19. É importante observar que Cristo não estava falando tanto do futuro reino de glória, mas do reino presente da graça divina. Em Seus ensinamentos, Ele falava com frequência do reino da graça no coração daqueles que aceitam Sua soberania, conforme se ilustra na parábola do joio, do grão de mostarda, do fermento, da rede (Mateus 13:24,31,33,47) e em muitas outras (ver MDC, 8, 108).
- 17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei- vos, porque é chegado o reino dos céus. Mateus 4:17 19 e para proclamar o ano aceitável do Senhor. Lucas 4:19 24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; 31 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou, e semeou no seu campo; 33 Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou com três medidas de farinha, até ficar tudo levedado. 47 Igualmente, o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanhou toda espécie de peixes. Mateus 13:24,31,33,47
Os judeus imaginavam que o reino dos céus se baseava na força que obrigaria as nações da terra a se submeterem a Israel. Mas o reino que Cristo veio estabelecer começa no coração do ser humano, permeia a vida e transborda para o coração de outras pessoas com o poder dinâmico e cativante do amor.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Bem-aventurados
Mateus 5:3-12
Alguns traduzem o termo por "felizes". Mas é questionável que Jesus estivesse falando do estado subjetivo de felicidade. O estado objetivo de bem-aventurança é independente de circunstâncias externas. As bem-aventuranças são dez e podem ser separadas de maneira semelhante às duas tábuas da lei entregues no monte Sinai: as quatro primeiras tratam do relacionamento com Deus e as seis últimas, do relacionamento com os seres humanos (comparar com Êxodo 20:1-17).
humildes de espírito
Mateus 5:3
Em Mateus, Jesus inclui a expressão "em espírito" para integrar os pobres à comunidade spiritual. Os pobres de espírito também podem se referir a todos os que dependem de Deus, a despeito de sua condição social ou econômica.
Suficiente para evitar confusão
Mateus 5:1-12
Um estudo do maravilhoso sermão de Cristo no monte ensinará ao crente quais devem ser as características daqueles a quem o Senhor chama de “bem-aventurados”.
Agradeço ao Senhor que orientações tão claras são dados aos crentes. Se não tivéssemos outra instrução senão a contida nestas poucas palavras, aqui é suficiente, para que ninguém fique confuso. Mas temos uma Bíblia inteira cheia de instruções preciosas. Ninguém precisa estar em trevas e incertezas. Os que buscarão pela fé e oração e fervoroso estudo das Escrituras obter as virtudes aqui apresentadas, serão facilmente distinguidos dos que não andam na luz. Aqueles que se recusam a seguir um “Assim diz o Senhor” não terão desculpa para apresentar por sua persistente resistência à Palavra de Deus ( Carta 258, 1907 ).
Palavras de um Caráter Diferente
Mateus 5:1-12
Como se envolto em uma nuvem de brilho celestial, Cristo pronunciou do monte das bem-aventuranças Suas bênçãos. As palavras faladas por Ele eram de caráter inteiramente diferente daquelas que saíam dos lábios dos escribas e fariseus. Aqueles a quem Ele declarou bem-aventurados eram os mesmos que eles teriam denunciado como malditos de Deus. Para aquela grande multidão de pessoas, Ele declarou que poderia dispensar os tesouros da eternidade a quem Ele quisesse. Embora Sua divindade estivesse revestida de humanidade, Ele pensava que não era roubo ser igual a Deus. Desse modo público, Ele descreveu os atributos daqueles que deveriam compartilhar as recompensas eternas. Ele apontou em particular aqueles que sofreriam perseguição por causa do Seu nome. Eles deveriam ser ricamente abençoados, tornando-se herdeiros de Deus e co-herdeiros com Jesus Cristo.Manuscrito 72, 1901 ).
Um tesouro de bondade
Mateus 5:1-12
Cristo ansiava por encher o mundo com uma paz e alegria que fossem semelhantes às encontradas no mundo celestial.
Com clareza e poder, Ele pronunciou as palavras que deveriam ser transmitidas aos nossos dias como um tesouro de bondade. Que palavras preciosas elas eram, e quão cheias de encorajamento. De Seus lábios divinos caíram com plenitude e abundante segurança as bênçãos que mostraram ser Ele a fonte de toda a bondade, e que era Sua prerrogativa abençoar e impressionar a mente de todos os presentes. Ele estava empenhado em Sua província sagrada e peculiar, e os tesouros da eternidade estavam sob Seu comando. Na disposição deles, Ele não conhecia controle. Não foi roubo para Ele agir no ofício de Deus. Em Suas bênçãos, Ele abraçou aqueles que deveriam compor Seu reino neste mundo. Ele havia trazido ao mundo todas as bênçãos essenciais para a felicidade e alegria de cada alma, e diante daquela vasta assembléia apresentou as riquezas da graça do céu.
Aqui Ele especificou quem deveria ser o súdito de Seu reino celestial. Ele não disse uma palavra para lisonjear os homens da mais alta autoridade, os dignitários do mundo. Mas Ele apresenta todos os traços de caráter que devem ser possuídos pelo povo peculiar que formará a família real no reino dos céus. Ele especifica aqueles que se tornarão herdeiros de Deus e co-herdeiros Dele. Ele proclama publicamente Sua escolha de súditos e designa-lhes seu lugar em Seu serviço como unidos a Si mesmo. Aqueles que possuem o caráter especificado compartilharão com Ele as bênçãos, a glória e a honra que sempre Lhe serão concedidas.
Aqueles que são assim distintos e abençoados serão um povo peculiar, negociando com os dons do Senhor. Ele fala daqueles que sofrerão por amor de Seu nome, recebendo uma grande recompensa no reino dos céus. Ele falou com a dignidade de Alguém que tinha autoridade ilimitada, Alguém que tinha todas as vantagens celestiais para conceder àqueles que O recebessem como seu Salvador.
Os homens podem usurpar a autoridade de grandeza neste mundo; mas Cristo não os reconhece; eles são usurpadores.
Houve ocasiões em que Cristo falava com uma autoridade que enviava Suas palavras para casa com força irresistível, com um senso avassalador da grandeza do orador, e os instrumentos humanos se reduziram a nada em comparação com Aquele que os antecedeu. Eles ficaram profundamente comovidos; suas mentes ficaram impressionadas de que Ele estava repetindo a ordem da mais excelente glória. Quando Ele convocou o mundo para ouvir, eles ficaram fascinados e em transe, e a convicção veio a suas mentes. Cada palavra fez para si um lugar, e os ouvintesacreditou e recebeu as palavras que eles não tinham poder para resistir. Cada palavra que proferiu parecia aos ouvintes a vida de Deus. Ele estava dando evidência de que era a luz do mundo e a autoridade da igreja, reivindicando preeminência sobre todos eles ( Manuscrito 118, 1905 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 5:3-12
Aqui nosso Salvador dá oito características da gente bemaventurada, que para nós representam as principais graças do cristianismo.
1. Os pobres de espírito são bem-aventurados. Estes levam suas mentes à sua condição quando esta é baixa. São humildes e pequenos segundo seu próprio critério. Enxergam a sua necessidade, condoem-se por sua culpa e têm sede de um Redentor. O reino da graça é dos tais; o reino da glória é para eles.
2. Os que choram são bem-aventurados. Parece que aqui se trata desta tristeza santa, que realiza verdadeiro arrependimento, vigilância, mente humilde e dependência contínua para ser aceito pela misericórdia de Deus em Cristo Jesus, com a busca constante do Espírito Santo, para limpar o mal restante. O céu é o gozo de nosso Senhor; um monte de gozo, pelo qual nosso caminho atravessa um vale de lágrimas. Tais doentes serão consolados por seu Deus.
3. Os mansos são bem-aventurados. São aqueles que submetem-se silenciosamente a Deus; os que podem tolerar insultos; são calados e respondem com respostas brandas; os que, em sua paciência, conservam o domínio de suas almas, quando raramente possuem alguma outra coisa. Estes mansos são bem-aventurados mesmo neste mundo. A mansidão aumenta a riqueza, o conselho e a segurança ainda neste mundo.
4. Os que têm fome e sede de justiça são bem-aventurados. A justiça está posta aqui por causa de todas as bênçãos espirituais. Estas são compradas para nós pela justiça de Cristo, confirmadas pela fidelidade de Deus. Nossos desejos de bênçãos espirituais devem ser fervorosos. Ainda que todos os desejos de graça não sejam graça, contudo, um desejo como este é um desejo daqueles que são criados por Deus, e Ele não abandonará a obra de suas mãos.
5. Os misericordiosos são bem-aventurados. Devemos não somente suportar as nossas aflições com paciência, mas também devemos fazer tudo que pudermos para ajudar aqueles que estão passando por situações de miséria. Devemos ter compaixão pela alma do próximo, e ajudar-lhes; compadecermo-nos dos que estão em pecado e procurar tirá-los como tições para fora do fogo.
6. Os limpos de coração são bem-aventurados, pois verão a Deus. Aqui são plenamente descritas e unidas a santidade e a felicidade. os corações devem ser purificados pela fé e mantidos por Deus. "Cria em mim, ó Deus, um coração limpo". Ninguém senão o limpo é capaz de ver a Deus, e o céu não está prometido para o impuro. Assim como Deus não tolera ver a iniquidade, assim eles não podem ver a sua pureza.
7. Os pacificadores são bem-aventurados. Eles amam, desejam e se deleitam na paz; e para eles é agradável estar quietos. Conservam a paz para que não seja destruída, e recuperam-na quando é quebrantada. Se os pacificadores são bem-aventurados, ai daqueles que destroem a paz!
8. Aqueles que são perseguidos por causa da justiça são bemaventurados. Este dito é peculiar do cristianismo; e se enfatiza com mais intensidade do que os demais. Não há nada em nossos sofrimentos que possa ser considerado mérito diante de Deus; porém, Ele verá que aqueles que perdem algo por amor a Ele, mesmo que seja a própria vida, não sofrerão nenhuma perda final por causa dEle. Bendito Jesus, quão diferentes são suas as tuas máximas das dos homens deste mundo! Eles chamam ditoso ao orgulhoso, e admiram ao alegre, ao rico, ao poderoso e ao vitorioso. Alcancemos misericórdia do Senhor; que possamos ser reconhecidos como seus filhos, e herdemos o reino. Com estes deleites e esperanças podemos dar boas vindas com alegria às circunstâncias difíceis ou dolorosas.
- Veja também

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 132

Exaltai-O, Pág. 148

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 2

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 301

Jesus Meu Modelo, Pág. 346

Refletindo a Cristo, Pág. 53
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos. 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. 9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Mateus 5:4-11 6 E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar de mim. Mateus 11:6 16 Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Mateus 13:16 46 Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar assim fazendo. Mateus 24:46 1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; Salmos 1:1 12 Beijai o Filho, para que não se ire, e pereçais no caminho; porque em breve se inflamará a sua ira. Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam. Salmos 2:12 1 Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. 2 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo. Salmos 32:1,2 1 Bem-aventurado é aquele que considera o pobre; o Senhor o livrará no dia do mal. Salmos 41:1 12 Ó Senhor dos exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança. Salmos 84:12 1 Louvai ao Senhor. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer! Salmos 112:1 1 Bem-aventurados os que trilham com integridade o seu caminho, os que andam na lei do Senhor! 2 Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, que o buscam de todo o coração, Salmos 119:1,2 1 Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Salmos 128:1 5 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está no Senhor seu Deus Salmos 146:5 32 Agora, pois, filhos, ouvi-me; porque felizes são os que guardam os meus caminhos. Provérbios 8:32 18 Por isso o Senhor esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós; porque o Senhor é um Deus de eqüidade; bem-aventurados todos os que por ele esperam. Isaías 30:18 20 Então, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus. 21 Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir. Lucas 6:20,21 28 Mas ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam. Lucas 11:28 29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram. João 20:29 6 assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus atribui a justiça sem as obras, dizendo: 7 Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. 8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado. 9 Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos: A Abraão foi imputada a fé como justiça. Romanos 4:6-9 12 Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. Tiago 1:12 9 E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. Disse-me ainda: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. Apocalipse 19:9 14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do Cordeiro] para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Apocalipse 22:14 25 Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Mateus 11:25 1 Naquela hora chegaram-se a Jesus os discípulos e perguntaram: Quem é o maior no reino dos céus? 2 Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles, 3 e disse: Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Mateus 18:1-3 41 eu também andei contrariamente para com eles, e os trouxe para a terra dos seus inimigos. Se então o seu coração incircunciso se humilhar, e tomarem por bem o castigo da sua iniqüidade, 42 eu me lembrarei do meu pacto com Jacó, do meu pacto com Isaque, e do meu pacto com Abraão; e bem assim da terra me lembrarei. Levítico 26:41,42 2 E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus tem te conduzido durante estes quarenta anos no deserto, a fim de te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. Deuteronômio 8:2 14 e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7:14 12 E estando ele angustiado, suplicou ao Senhor seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais; 19 Também a sua oração, e como Deus se aplacou para com ele, e todo o seu pecado, e a sua transgressão, e os lugares onde edificou altos e pôs os aserins e as imagens esculpidas antes de se ter humilhado, eis que estão escritos nas crônicas dos videntes. 23 Mas não se humilhou perante o Senhor, como Manassés, seu pai, se humilhara; pelo contrário multiplicou Amom os seus delitos. 2 Crônicas 33:12,19,23 27 porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante Deus, ouvindo as suas palavras contra este lugar e contra os seus habitantes, e te humilhaste perante mim, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o Senhor. 2 Crônicas 34:27 6 Pelo que me abomino, e me arrependo no pó e na cinza. Jó 42:6 18 Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Salmos 34:18 17 O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Salmos 51:17 19 Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos. Provérbios 16:19 23 A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra. Provérbios 29:23 15 Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos. Isaías 57:15 1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; Isaías 61:1 2 A minha mão fez todas essas coisas, e assim todas elas vieram a existir, diz o Senhor; mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que treme da minha palavra. Isaías 66:2 18 Bem ouvi eu que Efraim se queixava, dizendo: Castigaste-me e fui castigado, como novilho ainda não domado; restaura-me, para que eu seja restaurado, pois tu és o Senhor meu Deus. 19 Na verdade depois que me desviei, arrependi-me; e depois que fui instruído, bati na minha coxa; fiquei confundido e envergonhado, porque suportei o opróbrio da minha mocidade. 20 Não é Efraim meu filho querido? filhinho em quem me deleito? Pois quantas vezes falo contra ele, tantas vezes me lembro dele solicitamente; por isso se comovem por ele as minhas entranhas; deveras me compadecerei dele, diz o Senhor. Jeremias 31:18-20 21 E foi expulso do meio dos filhos dos homens, e o seu coração foi feito semelhante aos dos animais, e a sua morada foi com os jumentos monteses; deram-lhe a comer erva como aos bois, e do orvalho do céu foi molhado o seu corpo, até que conheceu que o Altíssinuo Deus tem domínio sobre o reino dos homens, e a quem quer constitui sobre ele. 22 E tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste tudo isso; Daniel 5:21,22 8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus? Miquéias 6:8 18 O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, Lucas 4:18 20 Então, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus. Lucas 6:20 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Lucas 18:14 10 e o rico no seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. Tiago 1:10 9 Senti as vossas misérias, lamentai e chorai; torne-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. 10 Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Tiago 4:9,10 2 dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Mateus 3:2 11 Também vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e reclinar-se-ão à mesa de Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus; Mateus 8:11 14 Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus. Marcos 10:14 5 Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? Tiago 2:5 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Mateus 5:10 14 Jesus, porém, disse: Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, porque de tais é o reino dos céus. Mateus 19:14 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Mateus 25:34 29 e assim como meu Pai me conferiu domínio, eu vo-lo confiro a vós; Lucas 22:29
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 132

Exaltai-O, Pág. 148

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 2

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 301

Jesus Meu Modelo, Pág. 346

Refletindo a Cristo, Pág. 53