Comentário Bíblico
Adventista
Bendito - (cba)
1 Pedro 1:3
Do gr. eulogêtos, “digno de bênção", usado apenas para Deus e Cristo no NT. Trata-se de um termo de adoração que reconhece a perfeição de caráter e os atributos. “Eulogia”, em língua portuguesa, deriva da palavra relacionada eulogia, benção.
O Deus e Pai de nosso Senhor - (cba)
1 Pedro 1:3
Ou, “Deus, a saber, o Pai de nosso Senhor”. A primeira pessoa da Divindade é destacada do ponto de vista da união adquirida e indissolúvel de Cristo com a natureza humana (cf. Romanos 15:6; 2 Coríntios 1:3; Efésios 1:3; ver com. de Lucas 1:35). O termo “Senhor” denota elevada dignidade e exalta Cristo como Aquele a quem os seres humanos devem lealdade. Por ser divino e membro da Divindade, Jesus Cristo é igual ao Pai, a primeira pessoa da Trindade (ver Nota Adicional a João 1).
- 6 Para que unânimes, e a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 15:6 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, 2 Coríntios 1:3 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo; Efésios 1:3 35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. Lucas 1:35
Jesus Cristo - (cba)
1 Pedro 1:3
Os dois nomes designam tanto a humanidade do Senhor quanto Seu poder como o Ungido (ver com. de Mateus 1:1).
Que - (cba)
1 Pedro 1:3
Em referência a Deus Pai.
Muita misericórdia - (cba)
1 Pedro 1:3
Ou, “grande misericórdia". Oferecida ao ser humano em oportunidades ilimitadas, a misericórdia divina engloba Sua preocupação infinita com o bem-estar das pessoas. Seu profundo amor vai além de qualquer cálculo ou comparação.
Regenerou - (cba)
1 Pedro 1:3
Referência ao novo nascimento (ver com. de João 3:3,5) ou à nova criação (ver com. de Gálatas 6:15).
- 3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. João 3:3,5 15 Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão é coisa alguma, mas sim o ser uma nova criatura. Gálatas 6:15
Para uma viva esperança - (cba)
1 Pedro 1:3
A esperança é a grande força que impulsiona o cristão avante na vitória sobre os problemas. Sem Cristo, não há esperança (Efésios 2:12); com Ele, a esperança é viva e dinâmica. O paganismo só pode oferecer ilusões vazias. Pedro fala aqui da esperança interior que dá perseverança ao crente enquanto ele contempla o fim da jornada cristã e o futuro eterno (comparar com a situação do não cristão; ver Efésios 2:11,12).
- 12 estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Efésios 2:12 11 Portanto, lembrai-vos que outrora vós, gentios na carne, chamam circuncisão, feita pela mão dos homens, 12 estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Efésios 2:11,12
Ressurreição de Jesus Cristo - (cba)
1 Pedro 1:3
Ver com. de Romanos 1:4; Romanos 4:24,25; 1 Pedro 3:21. A ressurreição de Cristo enfatiza que a morte foi eternamente vencida. Ela se tornou o selo da aprovação divina à obra expiatória na cruz. O Cristo ressurreto é a garantia do futuro eterno dos remidos.
- 4 e que com poder foi declarado Filho de Deus segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos - Jesus Cristo nosso Senhor, Romanos 1:4 24 mas também por causa de nós a quem há de ser imputado, a nós os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; 25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação. Romanos 4:24,25 21 que também agora, por uma verdadeira figura - o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo, 1 Pedro 3:21
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
1 Pedro 1:3-12
Longa bênção que louva a Deus pelo dom da salvação.
uma viva esperança
1 Pedro 1:3-5
A esperança pagà era morta (Efésios 2:12; 1 Tessalonicenses 4:13), porque se baseava em coisas fúteis. A esperança cristà se fundamenta a ressurreição de Jesus (1 Pedro 1:3; sobre a CERTEZA da salvação, ver Romanos 8:31-39).
- 12 estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Efésios 2:12 13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. 1 Tessalonicenses 4:13 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 1 Pedro 1:3 31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica; 34 Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós; 35 quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. 38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 8:31-39
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Pedro 1:1-9
Esta epístola está direcionada aos crentes em geral, aos que são estrangeiros em toda cidade ou país onde vivem e que estão espalhados por todas as nações. Eles devem atribuir a sua salvação ao amor eletivo do Pai, à redenção do Filho e à santificação do Espírito Santo; assim, buscam glorificar ao único Deus Trino, em cujo nome têm sido batizados.
A esperança no vocabulário mundano refere-se somente a um bem incerto, porque todas as esperanças mundanas são instáveis, edificadas sobre areia, e as esperanças do céu que o mundano tem são conjecturas cegas e sem fundamentos. Porém, a esperança dos filhos do Deus vivo é uma esperança viva; não somente em relação ao seu objetivo, mas também em seu efeito. vivifica e consola em todas as angústias, capacita para enfrentar e superar todas as dificuldades. A misericórdia é a fonte de tudo isto, sim, grande misericórdia e misericórdia multiplicada. Esta bem fundamentada esperança de salvação é um princípio ativo e vivo de obediência na alma do crente.
O motivo do gozo cristão é a memória da felicidade colocada diante dele. É incorruptível, não se acaba; é uma fortuna que não perde o seu valor. Também é incontaminada, o que representa a sua pureza e perfeição. Imarcescível, porque não é agradável somente às vezes, mas é sempre a mesma, nunca muda. Todas as possessões daqui estão e anchadas com defeitos e falhas; ainda falta algo: casas lindas que têm tristes preocupações revolvendo-se em torno de seus tetos dourados e bem pintados; camas macias e mesas cheias, muitas vezes com corpos enfermos e estômagos doentes. Todas as possessões estão manchadas de pecados; seja ao obtê-las ou ao utilizá-las.
Quão prontos estamos para fazer das coisas que temos ocasião e instrumento de pecado, e em pensar que não há liberdade nem deleite em seu uso, sem abusar delas! As possessões mundanas são incertas e acabam rapidamente como as flores e as plantas do campo. O que há de mais valioso, uma vez que está no melhor e mais elevado lugar, é o céu. Felizes são aqueles cujos corações são colocados nesta herança pelo Espírito Santo. Deus não somente dá graça ao seu povo, mas preserva-o para a glória.
Cada um dos crentes sempre tem algo em que pode regozijar-se grandemente; isto é demonstrado em seus semblantes e em sua conduta. O Senhor não aflige por prazer, ainda que o seu sábio amor costume destinar provas agudas para mostrar o coração de seu povo e para fazerlhes o bem ao final. O ouro não aumenta por ser provado no fogo, porém a fé se firma e se multiplica através das tribulações e aflições. O ouro deve perecer ao final e só pode comprar coisas que perecem, enquanto a prova de fé será para louvor, honra e glória. Isto deve nos reconciliar com as aflições presentes. Busquemos então crer na excelência de Cristo em si, e em seu amor para conosco; isto acenderá tal fogo em nosso coração, que o elevará em um sacrifício de amor para com Ele. A glória de Deus e a nossa própria felicidade estão tão unidas, que se agora buscarmos sinceramente a uma, obteremos a outra quando a alma já não estiver mais sujeita ao mal. A certeza desta esperança é como se os crentes já a houvessem recebido.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 530

Atos dos Apóstolos, Pág. 517

Este Dia com Deus, Pág. 188

Refletindo a Cristo, Pág. 353

Nos Lugares Celestiais, Pág. 41

Atos dos Apóstolos, Pág. 531

Para Conhece-lo, Pág. 65
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 15 E disse Salomão: Bendito seja e Senhor, Deus de Israel, que falou pela sua boca a Davi, meu pai, e pela sua mão cumpriu a palavra que disse: 1 Reis 8:15 10 Pelo que Davi bendisse ao Senhor na presença de toda a congregação, dizendo: Bendito és tu, ó Senhor, Deus de nosso pai Israel, de eternidade em eternidade. 11 Tua é, ó Senhor, a grandeza, e o poder, e a glória, e a vitória, e a majestade, porque teu é tudo quanto há no céu e na terra; teu é, ó Senhor, o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos. 12 Tanto riquezas como honra vêm de ti, tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo. 13 Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos, e louvamos o teu glorioso nome. 20 Então disse Davi a toda a congregação: Bendizei ao Senhor vosso Deus! E toda a congregação bendisse ao Senhor Deus de seus pais, e inclinaram-se e prostraram-se perante a Senhor e perante o rei. 1 Crônicas 29:10-13,20 13 Bendito seja o Senhor Deus de Israel de eternidade a eternidade. Amém e amém. Salmos 41:13 18 Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, o único que faz maravilhas. 19 Bendito seja para sempre o seu nome glorioso, e encha-se da sua glória toda a terra. Amém e amém. Salmos 72:18,19 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, 2 Coríntios 1:3 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo; 17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele; Efésios 1:3,17 20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, Efésios 3:20 6 Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeovã, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; Êxodo 34:6 5 Porque tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam. 15 Mas tu, Senhor, és um Deus compassivo e benigno, longânimo, e abundante em graça e em fidelidade. Salmos 86:5,15 2 E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso é que me apressei a fugir para Társis, pois eu sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. Jonas 4:2 15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, abund muitos. 16 Também não é assim o dom como a ofensa, que veio por um só que pecou; porque o juízo veio, na verdade, de uma só ofensa para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. 17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. 18 Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida. 19 Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos. 20 Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; 21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. Romanos 5:15-21 7 em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça, Efésios 1:7 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 7 para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9 não vem das obras, para que ninguém se glorie. 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:4,7-10 14 e a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. 1 Timóteo 1:14 4 Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens, 5 não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, 6 que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador; Tito 3:4-6 23 tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece. 1 Pedro 1:23 2 desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação, 1 Pedro 2:2 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. João 1:13 3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? 5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo. 8 O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. João 3:3-8 18 Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. Tiago 1:18 29 Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. 1 João 2:29 9 Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus. 1 João 3:9 7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 1 João 4:7 1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido. 4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca. 1 João 5:1,4,18 4 e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; 5 e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Romanos 5:4,5 24 Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Romanos 8:24 12 alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Romanos 12:12 13 Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo. Romanos 15:13 13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor. 1 Coríntios 13:13 23 se é que permaneceis na fé, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro. 27 a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória; Colossenses 1:23,27 3 lembrando-nos sem cessar da vossa obra de fé, do vosso trabalho de amor e da vossa firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai, 1 Tessalonicenses 1:3 13 aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, Tito 2:13 6 mas Cristo o é como Filho sobre a casa de Deus; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firmes até o fim a nossa confiança e a glória da esperança. Hebreus 3:6 18 para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossivel que Deus minta, tenhamos poderosa consolação, nós, os que nos refugiamos em lançar mão da esperança proposta; 19 a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até o interior do véu; Hebreus 6:18,19 3 E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro. 1 João 3:3 21 que também agora, por uma verdadeira figura - o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo, 1 Pedro 3:21 19 Os teus mortos viverão, os seus corpos ressuscitarão; despertai e exultai, vós que habitais no pó; porque o teu orvalho é orvalho de luz, e sobre a terra das sombras fá-lo-ás cair. Isaías 26:19 25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação. Romanos 4:25 10 Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. Romanos 5:10 11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Romanos 8:11 20 Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. 1 Coríntios 15:20 6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, Efésios 2:6 13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. 1 Tessalonicenses 4:13 16 E a todos quantos andarem conforme esta norma, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus. Gálatas 6:16 5 não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, Tito 3:5 13 Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos oferece na revelação de Jesus Cristo. 21 que por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de modo que a vossa fé e esperança estivessem em Deus. 1 Pedro 1:13,21 5 Porque assim se adornavam antigamente também as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam submissas a seus maridos; 15 antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós; 1 Pedro 3:5,15
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 530

Atos dos Apóstolos, Pág. 517

Este Dia com Deus, Pág. 188

Refletindo a Cristo, Pág. 353

Nos Lugares Celestiais, Pág. 41

Atos dos Apóstolos, Pág. 531

Para Conhece-lo, Pág. 65