Comentário Bíblico
Adventista
Inimigos - (cba)
Romanos 5:10
Paulo repete e amplia o raciocínio de Romanos 5:9.
Reconciliados - (cba)
Romanos 5:10
Do gr. katallassõ. A palavra significa basicamente “troca”, portanto, a mudança de relação entre partes hostis para uma relação de paz. Pode ser usado tanto para hostilidade mútua como unilateral, e o contexto deve determinar qual significado se aplica. O pecado fez com que a humanidade se alienasse de Deus, e seu coração estava em guerra contra os princípios da lei divina (Rm 1:18—3:20; Romanos 8:7). No entanto, Deus deu Seu Filho para que o ser humano pecador e rebelde fosse reconciliado (João 3:16).
- 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; Romanos 8:7 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
Em parte alguma a Bíblia diz que Deus foi reconciliado com o ser humano. É verdade que a morte de Cristo tornou possível que Deus fizesse algo pelo ser humano que não podería ter feito de outra forma (ver com. de Romanos 3:25,26). Por tomar a pena da transgressão, Cristo proveu a maneira pela qual a humanidade poderia ser restaurada ao favor de Deus e ser levada de volta para sua casa no Éden (ver PP, 69); mas, a não ser pelo sacrifício de Cristo, todos teriam colhido os resultados inevitáveis do pecado e rebelião: a destruição final sob a ira de Deus (Romanos 2:5; Romanos 3:5; Romanos 5:9; 1 Tessalonicenses 1:10). Mas isso não quer dizer que Deus precisava ser reconciliado. A alienação foi inteiramente da parte do ser humano (ver Colossenses 1:21), e é Deus que, em Seu grande amor, toma a iniciativa da reconciliação. “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (2 Coríntios 5:19; Efésios 2:16; Colossenses 1:20). Embora Deus odeie o pecado, Seu amor pelos pecadores é ainda mais forte, e Ele não poupou nada, por mais caro que fosse, para prover a reconciliação (ver DTN, 57). Cristo não morreu para conquistar o amor de Deus pela humanidade, mas para conquistar a humanidade de volta para Deus (ver com. de Romanos 5:8). Na verdade, o plano e a provisão de Deus para a reconciliação da humanidade foi concebido na eternidade, antes mesmo que o ser humano pecasse (Apocalipse 13:8; cf. PP, 63; DTN, 834). Assim, em antecipação ao sacrifício expiatório, foi possível que a fé demonstrada por Abraão fosse contada como justiça (Romanos 4:3) e que o patriarca fosse considerado amigo de Deus (Tiago 2:23) muito antes de Cristo morrer na cruz.
- 25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; 26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:25,26 5 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, Romanos 2:5 5 E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? (Falo como homem.) Romanos 3:5 9 Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Romanos 5:9 10 e esperardes dos céus a seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura. 1 Tessalonicenses 1:10 21 A vós também, que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, Colossenses 1:21 19 pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. 2 Coríntios 5:19 16 e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade; Efésios 2:16 20 e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus. Colossenses 1:20 8 Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Romanos 5:8 8 E adora-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Apocalipse 13:8 3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Romanos 4:3 23 e se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus. Tiago 2:23
O argumento de Paulo nesta primeira parte de Romanos 5 é: uma vez que temos evidência tão esmagadora do amor sem limites de Deus, mesmo pelos pecadores alienados, temos alicerce seguro sobre o qual fundamentar nossa paz, alegria e esperança da salvação final.
A referência à reconciliação, neste versículo, paralela à justificação de Romanos 5:9, dá mais uma confirmação da ideia de que a justificação não é apenas o perdão, mas também a renovação de um relacionamento de amor (ver com. de Romanos 3:20,28; Romanos 4:25; Romanos 5:1).
- 9 Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Romanos 5:9 20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. 28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. Romanos 3:20,28 25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação. Romanos 4:25 1 Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, Romanos 5:1
Morte - (cba)
Romanos 5:10
O mesmo que “sangue” de Romanos 5:9, pelo qual foi obtida a justificação.
Pela Sua vida - (cba)
Romanos 5:10
Literalmente, “na Sua vida”. Isso pode ser entendido no sentido de que somos salvos pela união pessoal com o Salvador vivo, que vive para sempre para a interceder por nós (Hebreus 7:25; Romanos 4:25). Jesus disse: “porque Eu vivo, vós também vivereis” (João 14:19; Romanos 8:11; Gálatas 2:20). Se a morte de Cristo tinha tal poder salvador para efetuar a reconciliação, Sua vida tem muito mais poder de levar a salvação a um feliz cumprimento.
- 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25 25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação. Romanos 4:25 19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis. João 14:19 11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Romanos 8:11 20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 5:6-11
Cristo morreu pelos pecadores; não somente pelos que eram inúteis, mas pelos que eram culpáveis e aborrecíveis; por estes cuja destruição eterna seria para a glória da justiça de Deus. Cristo morreu para nos salvar, não em nossos pecados, mas de nossos pecados, e ainda éramos pecadores quando Ele morreu por nós. Sim, a mente carnal não somente é inimiga de Deus, mas é a própria inimizade (Romanos 8:7; Colossenses 1:21). Porém, Deus determinou livrar do pecado e realizar uma grande mudança. Enquanto o estado pecaminoso continuar, Deus aborrecerá o pecador e o pecador aborrecerá a Deus (Zacarias 11:8). É um mistério Cristo ter morrido pelos tais; não conhecemos outro exemplo de amor, para que possamos dedicar a eternidade a adorá-lo e a maravilharmo-nos dEle.
- 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; Romanos 8:7 21 A vós também, que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, Colossenses 1:21 8 E destruí os três pastores num mês; porque me enfadei deles, e também eles se enfastiaram de mim. Zacarias 11:8
Além disso, qual seria o pensamento do apóstolo quando mostra o caso de alguém que morre por um justo? E isto ele colocou como sendo a única opção que poderia ser correta. Não seria por passar por este sofrimento, que a pessoa que se queria beneficiar poderia ser liberta? Mas do que são livres os crentes em Cristo, por sua morte? Não da morte física, porque todos devem enfrentá-la. O mal, do qual a libertação poderia ser efetuada somente desta maneira maravilhosa, é mais terrível do que a morte natural. Não há mal ao qual este argumento possa ser aplicado, salvo o que o apóstolo afirma concretamente; o pecado e a ira, o castigo do pecado determinado pela infalível justiça de Deus.
E se pela graça divina, assim foram levados a se arrependerem e crer em Cristo, e assim eram justificados pelo preço de seu sangue derramado e por fé nessa expiação, muito mais por meio daquele que morreu por eles e ressuscitou, serão livres de cair no poder do pecado e de Satanás, ou de se afastarem definitivamente dEle. O Senhor de todos os viventes concretizará o propósito do seu amor ao morrer e ressuscitar, salvando até o último de todos os crentes verdadeiros.
Tendo tal sinal de salvação no amor de Deus por meio de Cristo, o apóstolo declara que os crentes não somente se regozijam na esperança do céu, e até em suas tribulações por amor de Cristo; mas que também se gloriam em Deus como o Amigo seguro e a Porção absolutamente suficiente deles, unicamente por meio de Cristo.
- Veja também

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 229

Cuidado de Deus, Pág. 24
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; Romanos 8:7 18 Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação; 19 pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. 21 Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:18,19,21 20 e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus. 21 A vós também, que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, Colossenses 1:20,21 11 E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a reconciliação. Romanos 5:11 32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Romanos 8:32 30 Contudo não se comerá nenhuma oferta pelo pecado, da qual uma parte do sangue é trazida dentro da tenda da revelação, para fazer expiação no lugar santo; no fogo será queimada. Levítico 6:30 24 e os sacerdotes os imolaram, e com o seu sangue fizeram uma oferta pelo pecado, sobre o altar, para fazer expiação por todo o Israel. Porque o rei tinha ordenado que se fizesse aquele holocausto e aquela oferta pelo pecado por todo o Israel. 2 Crônicas 29:24 20 Assim também farás no sétimo dia do mês, pelos errados e pelos insensatos; assim fareis expiação pelo templo. Ezequiel 45:20 24 Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo. Daniel 9:24 16 e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade; Efésios 2:16 17 Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo. Hebreus 2:17 26 Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos; João 5:26 40 Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. 57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim. João 6:40,57 28 eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. João 10:28,29 25 Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; 26 e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto? João 11:25,26 19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis. João 14:19 10 trazendo sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossos corpos; 11 pois nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. 2 Coríntios 4:10,11 3 porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Colossenses 3:3,4 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25 18 e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades. Apocalipse 1:18 28 Quanto ao evangelho, eles na verdade, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais. Romanos 11:28 3 entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Efésios 2:3 34 Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós; Romanos 8:34 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1