Comentário Bíblico
Adventista
Reconciliasse - (cba)
Efésios 2:16
Do gr. apokatalassõ, forma intensificada de katalassõ (ver com. de Romanos 5:10).
Em um só corpo - (cba)
Efésios 2:16
Ou seja, o “novo homem” (Efésios 2:15) e o “corpo” (de Efésios 1:23). Com esta figura o apóstolo se refere à igreja, o corpo, do qual Cristo é a cabeça (Efésios 1:22).
- 15 isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz, Efésios 2:15 23 que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas. Efésios 1:23 22 e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, Efésios 1:22
Por intermédio da cruz - (cba)
Efésios 2:16
Esta é a única vez em que se menciona a cruz nesta epístola. Ela é apresentada como o meio de reconciliação e o lugar em que a inimizade foi destruída. A cruz é a grande niveladora e o denominador comum de todas as pessoas, porque Cristo morreu por todos, e fora dEle não há outro meio de salvação.
Destruindo [...] a inimizade - (cba)
Efésios 2:16
No sentido de que a morte de Cristo levou ao lim a hostilidade (cf. com. de Cl 1.20). Discórdia na família, conflitos partidários, animosidade nacional, ciúmes denominacionais, tensões e conflitos pessoais, tudo isso se resolve quando os seres humanos se tornam filhos e filhas de Deus e, assim, “um em Cristo".
Por ela - (cba)
Efésios 2:16
Ou, "nela".
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
As cerimônias terminam na cruz
Efésios 2:14-16
Ver Colossenses 2:14-17; Atos 15:1,5. As cerimônias relacionadas com os serviços do templo, prefigurando Cristo em tipos e sombras, foram retiradas no momento da crucificação, porque noO tipo cruzado encontrou o antítipo na morte da oferta verdadeira e perfeita, o Cordeiro de Deus ( Manuscrito 72, 1901 ).
- 14 e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; 15 e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz. 16 Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, 17 que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo. Colossenses 2:14-17 1 Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos. 5 Mas alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés. Atos 15:1,5
Cristo, não a lei, crucificado
Efésios 2:14-16
Ver Romanos 3:31. A lei dos dez mandamentos vive e viverá por toda a eternidade. A necessidade do serviço de sacrifícios e ofertas cessou quando o tipo encontrou o antítipo na morte de Cristo. Nele a sombra alcançou a substância. O Cordeiro de Deus era a oferta completa e perfeita.
A lei de Deus manterá seu caráter exaltado enquanto durar o trono de Jeová. Esta lei é a expressão do caráter de Deus ... Tipos e sombras, ofertas e sacrifícios não tinham nenhuma virtude depois da morte de Cristo na cruz; mas a lei de Deus não foi crucificada com Cristo. Se assim fosse, Satanás teria ganho tudo o que tentou ganhar no céu. Por essa tentativa, ele foi expulso das cortes celestiais. Ele caiu, levando consigo os anjos que havia enganado. E hoje ele está enganando os seres humanos em relação à lei de Deus ( Manuscrito 167, 1898 ).
Uma mentira infame de Satanás
Efésios 2:14-16
Ver 1 João 3:4. Deus não fez o sacrifício infinito de dar Seu Filho unigênito ao nosso mundo, para assegurar ao homem o privilégio de quebrar os mandamentos de Deus nesta vida e na futura vida eterna. Esta é uma mentira infame originada por Satanás, que deve aparecer em seu caráter falso e enganoso. Esta lei que Satanás deseja tanto considerar nula e sem efeito, é o grande padrão moral de justiça. Qualquer violação dele é um ato de transgressão contra Deus e será punido com a penalidade da lei divina. Para todos os habitantes do mundo que anulam a lei de Jeová e continuam a viver em transgressão, a morte certamente virá ( Manuscrito 72, 1901 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Efésios 2:14-18
Cristo fez a paz por meio de seu próprio sacrifício. Em todos os sentidos, Cristo é a paz de cada um de nós, o autor, o centro e a essência da paz que cada um de nós tem com Deus, e de sua união com os crentes judeus em uma Igreja. Através da pessoa de Cristo, de seu sacrifício e de sua mediação, é permitido aos pecadores que aproximemse de Deus Pai, e são levados com aceitação à sua presença, com sua adoração e com o seu serviço, sob o ensino do Espírito Santo, como sendo um com o Pai e com o Filho. Cristo adquiriu a permissão para que nós possamos ir a Deus; e o Espírito nos dá o coração para que vamos, e a força para irmos e, a seguir, a graça para que sirvamos a Deus de modo aceitável.
|
- Análise em Cadeia 10 Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. Romanos 5:10 18 Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação; 19 pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. 20 De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus. 21 Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:18-21 21 A vós também, que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, 22 agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis, Colossenses 1:21-22 15 isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz, Efésios 2:15 6 sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. Romanos 6:6 3 Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; Romanos 8:3,7 20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20 14 e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; Colossenses 2:14 1 Ora pois, já que Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; 2 para que, no tempo que ainda vos resta na carne não continueis a viver para as concupiscências dos homens, mas para a vontade de Deus. 1 Pedro 4:1,2 20 e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus. 22 agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis, Colossenses 1:20,22 17 Pois nós, embora muitos, somos um só pão, um só corpo; porque todos participamos de um mesmo pão. 1 Coríntios 10:17 4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Efésios 4:4