Comentário Bíblico
Adventista
Pela morte - (cba)
Romanos 5:21
Ou, “na morte”, pois, por assim dizer, a morte é a esfera ou domínio em que a soberania do pecado é exercida (Romanos 5:14,17). O pecado reina sobre um reino de morte.
Reinasse a graça - (cba)
Romanos 5:21
Graça (ver com. de Romanos 3:24) é personificada aqui como o foram o pecado (ver com. de Romanos 5:12) e a morte (ver com. de Romanos 5:14).
- 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, Romanos 3:24 12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. Romanos 5:12 14 No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura daquele que havia de vir. Romanos 5:14
Justiça - (cba)
Romanos 5:21
Isto é, a justiça de Cristo atribuída na justificação e comunicada na santificação (ver com. de Romanos 3:31; Romanos 4:8).
- 31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei. Romanos 3:31 8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado. Romanos 4:8
Mediante Jesus Cristo - (cba)
Romanos 5:21
Paulo iniciou o cap. 5 descrevendo a alegria e a certeza que sobrevêm ao crente que aceitou a justificação pela fé em Jesus Cristo. Isso o levou a falar da grandeza do amor e da graça de Deus em possibilitar tão generoso plano para salvar os pecadores indignos. Então, para aumentar o amor e a graça de Deus como base de esperança e confiança do cristão, Paulo passou a contrastar a extraordinária abundância e o poder da graça salvadora de Deus, mediante Jesus Cristo, com o pecado e a degeneração do ser humano, resultantes da queda de Adão. Deus fez ampla provisão para atender a todos os terríveis resultados da grande apostasia do ser humano.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 5:20-21
Por Cristo e sua justiça temos mais e maiores privilégios do que aqueles que perdemos pelo pecado de Adão. A lei moral mostrava que muitos pensamentos, temperamentos, palavras e ações, eram pecaminosos, de modo que assim as transgressões se multiplicavam. Não foi feito porque o seu pecado tivesse abundado mais, e sim porque a sua pecaminosidade foi mostrada, como ao permitir que uma luz mais clara entre em uma residência, deixando à mostra o pó e a sujeira que havia ali, mas que não eram vistas anteriormente. O pecado de Adão e o efeito da corrupção em nós, são a abundância daquela ofensa que tornou-se evidente quando a lei entrou. Os terrores da lei suavizam ainda mais os consolos do Evangelho.
Assim, pois, o Espírito Santo nos entregou, por meio de seu bendito apóstolo, uma verdade mais importante, cheia de consolo, apta para a nossa necessidade de pecadores. Por mais coisas que alguém possa ter que os demais, cada homem é um pecador contra Deus, está condenado pela lei e necessita perdão. Não se pode fazer desta justiça, que é para justificar, uma mescla de santidade e pecado. Não há direito à recompensa eterna sem a justiça pura e imaculada: esperemos por ela nem mais nem menos que pela justiça de Cristo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 14 No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura daquele que havia de vir. Romanos 5:14 12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências; 14 Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. 16 Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Romanos 6:12,14,16 16 Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça. 17 Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. João 1:16,17 11 Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, Tito 2:11 16 Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno. Hebreus 4:16 10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer. 1 Pedro 5:10 17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Romanos 5:17 13 Porque não foi pela lei que veio a Abraão, ou à sua descendência, a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo, mas pela justiça da fé. Romanos 4:13 10 Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. Romanos 8:10 1 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo: 2 Pedro 1:1 23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23 28 eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. João 10:28 25 E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 1 João 2:25 11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. 12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13 Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna. 1 João 5:11-13 12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. 14 No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura daquele que havia de vir. Romanos 5:12,14