Comentário Bíblico
Adventista
Dificilmente - (cba)
Romanos 5:7
Do gr. molis, “com dificuldade”, “dificilmente”, “não facilmente”. O objetivo de Romanos 5:7,8 é ilustrar a grandeza do amor de Deus, comparando-o com o máximo que as pessoas estão dispostas a lazer. Enquanto, entre as pessoas, é difícil conceber que alguém esteja disposto a dar a vida mesmo por uma pessoa justa, a maravilha do amor que Cristo teve por nós é que Ele esteve disposto a morrer pelos ímpios pecadores.
Um justo - (cba)
Romanos 5:7
Literalmente, “o bom [homem!”. De acordo com vários comentaristas, Paulo faz uma distinção entre “uma pessoa justa” e “uma pessoa boa”, embora a intenção exata da distinção não seja clara. Parece consensual que o “justo” é alguém rigorosamente justo e inocente e tem o cuidado de realizar todas as tarefas exigidas dele. O “bom” não é apenas justo, mas também amoroso e benevolente e está sempre feliz em prestar favores aos outros. Portanto, Paulo afirma que, apesar de alguém dificilmente se dispor a morrer pela pessoa correta ou estritamente justa, ela se disporia a dar a vida pela pessoa nobre e gentil que inspira amor e carinho.
“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (João 15:13). Mas Paulo enfatiza que isso é o máximo que se pode esperar do amor humano. É possível que alguém esteja disposto a se sacrificar por um amigo querido que seja suficientemente bom e amável. Mas o amor de Deus por Suas criaturas errantes é tão grande que Jesus morreu por nós quando éramos inimigos ímpios e rebeldes.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 5:6-11
Cristo morreu pelos pecadores; não somente pelos que eram inúteis, mas pelos que eram culpáveis e aborrecíveis; por estes cuja destruição eterna seria para a glória da justiça de Deus. Cristo morreu para nos salvar, não em nossos pecados, mas de nossos pecados, e ainda éramos pecadores quando Ele morreu por nós. Sim, a mente carnal não somente é inimiga de Deus, mas é a própria inimizade (Romanos 8:7; Colossenses 1:21). Porém, Deus determinou livrar do pecado e realizar uma grande mudança. Enquanto o estado pecaminoso continuar, Deus aborrecerá o pecador e o pecador aborrecerá a Deus (Zacarias 11:8). É um mistério Cristo ter morrido pelos tais; não conhecemos outro exemplo de amor, para que possamos dedicar a eternidade a adorá-lo e a maravilharmo-nos dEle.
- 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; Romanos 8:7 21 A vós também, que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, Colossenses 1:21 8 E destruí os três pastores num mês; porque me enfadei deles, e também eles se enfastiaram de mim. Zacarias 11:8
Além disso, qual seria o pensamento do apóstolo quando mostra o caso de alguém que morre por um justo? E isto ele colocou como sendo a única opção que poderia ser correta. Não seria por passar por este sofrimento, que a pessoa que se queria beneficiar poderia ser liberta? Mas do que são livres os crentes em Cristo, por sua morte? Não da morte física, porque todos devem enfrentá-la. O mal, do qual a libertação poderia ser efetuada somente desta maneira maravilhosa, é mais terrível do que a morte natural. Não há mal ao qual este argumento possa ser aplicado, salvo o que o apóstolo afirma concretamente; o pecado e a ira, o castigo do pecado determinado pela infalível justiça de Deus.
E se pela graça divina, assim foram levados a se arrependerem e crer em Cristo, e assim eram justificados pelo preço de seu sangue derramado e por fé nessa expiação, muito mais por meio daquele que morreu por eles e ressuscitou, serão livres de cair no poder do pecado e de Satanás, ou de se afastarem definitivamente dEle. O Senhor de todos os viventes concretizará o propósito do seu amor ao morrer e ressuscitar, salvando até o último de todos os crentes verdadeiros.
Tendo tal sinal de salvação no amor de Deus por meio de Cristo, o apóstolo declara que os crentes não somente se regozijam na esperança do céu, e até em suas tribulações por amor de Cristo; mas que também se gloriam em Deus como o Amigo seguro e a Porção absolutamente suficiente deles, unicamente por meio de Cristo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. João 15:13 16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 1 João 3:16 27 Disse mais a sentinela: O correr do primeiro parece ser o correr de Aimaaz, filho de Zadoque. Então disse o rei: Este é homem de bem, e virá com boas novas. 2 Samuel 18:27 5 Ditoso é o homem que se compadece, e empresta, que conduz os seus negócios com justiça; Salmos 112:5 24 porque era homem de bem, e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. Atos 11:24 4 os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios. Romanos 16:4 3 Mas o povo respondeu: Não sairás; porque se fugirmos, eles não se importarão conosco; nem se importarão conosco ainda que morra metade de nós; porque tu vales por dez mil tais como nós. Melhor será que da cidade nos mandes socorro. 2 Samuel 18:3 14 Davi estava então no lugar forte, e a guarnição dos filisteus estava em Belém. 15 E Davi, com saudade, exclamou: Quem me dera beber da água da cisterna que está junto a porta de Belém! 16 Então aqueles três valentes romperam pelo arraial dos filisteus, tiraram água da cisterna que está junto a porta de Belém, e a trouxeram a Davi; porém ele não quis bebê-la, mas derramou-a perante o Senhor; 17 e disse: Longe de mim, ó Senhor, que eu tal faça! Beberia eu o sangue dos homens que foram com risco das suas vidas? De maneira que não a quis beber. Isto fizeram aqueles três valentes. 2 Samuel 23:14-17