Comentário Bíblico
Adventista
Prova - (cba)
Romanos 5:8
Do gr. sunistSmi, que também tem o significado de “recomendar” (cf. Romanos 16:1; 2 Coríntios 4:2). Daí o uso que a KJV faz, como “louva”, pode ser apropriado aqui, pois abrange os dois sentidos possíveis, e ambos podem estar envolvidos nesse contexto. A morte de Cristo pelos pecadores não só prova que o amor de Deus é um fato, como também expõe esse amor diante de nós em toda a sua grandeza e perfeição.
- 1 Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que é serva da igreja que está em Cencréia; Romanos 16:1 2 pelo contrário, rejeitamos as coisas ocultas, que são vergonhosas, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; mas, pela manifestação da verdade, nós nos recomendamos à consciência de todos os homens diante de Deus. 2 Coríntios 4:2
A forma da palavra no grego indica que Deus continua a provar e demonstrar Seu amor por nós. O sacrifício de Cristo permanece como a maior demonstração de Seu amor. Jesus morreu uma vez por todas, mas, nos resultados duradouros de sua morte, temos sempre presente a prova do amor de Deus em favor de cada um de nós.
Seu próprio amor - (cba)
Romanos 5:8
O amor de Deus Pai foi revelado na morte de Cristo. Esse fato vital deve ser reconhecido pela compreensão correta da expiação (ver com. de Romanos 3:25). Cristo não morreu para apaziguar o Pai ou para induzi-Lo a nos amar. Foi o amor divino que concebeu o plano de expiação e de salvação no início, e tanto o Pai como o Filho e o Espírito Santo trabalharam juntos em perfeita harmonia para efetivá-la (ver João 3:16; João 10:30; João 14:16,26; João 15:26; João 17:11,22,23; Romanos 3:24; Romanos 8:32; Efésios 2:4-7; 2 Tessalonicenses 2:16; 1 João 4:10).
- 25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; Romanos 3:25 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 30 Eu e o Pai somos um. João 10:30 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. 26 Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. João 14:16,26 26 Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim; João 15:26 11 Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós. 22 E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; 23 eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim. João 17:11,22,23 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, Romanos 3:24 32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Romanos 8:32 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, 7 para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Efésios 2:4-7 16 E o próprio Senhor nosso, Jesus Cristo, e Deus nosso Pai que nos amou e pela graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, 2 Tessalonicenses 2:16 10 Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 1 João 4:10
Alguns acham que é difícil conciliar essa concepção do amor eterno de Deus com a ira divina frequentemente mencionada. Mas a ira divina é o antagonismo de Deus ao pecado, resultando, em última análise, na completa erradicação do pecado do universo. Enquanto as pessoas optam por permanecer sob o domínio do pecado, estão envolvidas na ira de Deus (ver com. de Romanos 1:18). Foi Seu amor pelos pecadores que levou Deus a dar Seu Filho para morrer, e Ele deu a Si mesmo nesse sacrifício expiatório (2 Coríntios 5:19).
- 18 Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. Romanos 1:18 19 pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. 2 Coríntios 5:19
Por - (cba)
Romanos 5:8
Do gr. hyper, que pode ser entendido como “em favor de”, “em lugar de”. Paulo não diz apenas que Cristo morreu “em nosso lugar”, como “propiciação” (Romanos 3:25), como “oferta e sacrifício” por nós (Efésios 5:2) e “em resgate por todos” (1 Timóteo 2:6). Se a morte de Cristo tivesse sido uma morte involuntária, teria sido suficiente dizer que Ele morreu “em nosso lugar”. Mas Paulo também diz que Cristo morreu “por” nós, “em nosso favor”. Como amigo e irmão, Ele entregou deliberada e voluntariamente a própria vida por amor a nós, porque nos ama (Efésios 5:2). Por esse sacrifício, Ele Se tornou nosso representante, pois quando “um morreu por todos; logo, todos morreram” (2 Coríntios 5:14). Assim, é correto dizer que Cristo morreu “em nosso lugar” e “em nosso favor”, e a palavra simples “pois” parece ser uma escolha apropriada para cobrir essas duas idéias.
- 25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; Romanos 3:25 2 e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Efésios 5:2 6 o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo; 1 Timóteo 2:6 14 Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram; 2 Coríntios 5:14
Ainda pecadores - (cba)
Romanos 5:8
Não havia nada no homem para merecer o amor de Deus. O hipotético “bom” (Romanos 5:7) é afetuoso, benevolente, amável e inspirado. Mas o amor que Deus teve em relação a nós não foi uma resposta ao amor que tínhamos por Ele, pois éramos Seus inimigos. “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou” (1 João 4:10).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 5:6-11
Cristo morreu pelos pecadores; não somente pelos que eram inúteis, mas pelos que eram culpáveis e aborrecíveis; por estes cuja destruição eterna seria para a glória da justiça de Deus. Cristo morreu para nos salvar, não em nossos pecados, mas de nossos pecados, e ainda éramos pecadores quando Ele morreu por nós. Sim, a mente carnal não somente é inimiga de Deus, mas é a própria inimizade (Romanos 8:7; Colossenses 1:21). Porém, Deus determinou livrar do pecado e realizar uma grande mudança. Enquanto o estado pecaminoso continuar, Deus aborrecerá o pecador e o pecador aborrecerá a Deus (Zacarias 11:8). É um mistério Cristo ter morrido pelos tais; não conhecemos outro exemplo de amor, para que possamos dedicar a eternidade a adorá-lo e a maravilharmo-nos dEle.
- 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; Romanos 8:7 21 A vós também, que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, Colossenses 1:21 8 E destruí os três pastores num mês; porque me enfadei deles, e também eles se enfastiaram de mim. Zacarias 11:8
Além disso, qual seria o pensamento do apóstolo quando mostra o caso de alguém que morre por um justo? E isto ele colocou como sendo a única opção que poderia ser correta. Não seria por passar por este sofrimento, que a pessoa que se queria beneficiar poderia ser liberta? Mas do que são livres os crentes em Cristo, por sua morte? Não da morte física, porque todos devem enfrentá-la. O mal, do qual a libertação poderia ser efetuada somente desta maneira maravilhosa, é mais terrível do que a morte natural. Não há mal ao qual este argumento possa ser aplicado, salvo o que o apóstolo afirma concretamente; o pecado e a ira, o castigo do pecado determinado pela infalível justiça de Deus.
E se pela graça divina, assim foram levados a se arrependerem e crer em Cristo, e assim eram justificados pelo preço de seu sangue derramado e por fé nessa expiação, muito mais por meio daquele que morreu por eles e ressuscitou, serão livres de cair no poder do pecado e de Satanás, ou de se afastarem definitivamente dEle. O Senhor de todos os viventes concretizará o propósito do seu amor ao morrer e ressuscitar, salvando até o último de todos os crentes verdadeiros.
Tendo tal sinal de salvação no amor de Deus por meio de Cristo, o apóstolo declara que os crentes não somente se regozijam na esperança do céu, e até em suas tribulações por amor de Cristo; mas que também se gloriam em Deus como o Amigo seguro e a Porção absolutamente suficiente deles, unicamente por meio de Cristo.
- Veja também

Para Conhece-lo, Pág. 13

A Ciência do Bom Viver, Pág. 161

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 227

Exaltai-O, Pág. 276

Nos Lugares Celestiais, Pág. 30

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 3

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 45

A Ciência do Bom Viver, Pág. 66

Nos Lugares Celestiais, Pág. 8
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 20 Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Romanos 5:20 5 E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? (Falo como homem.) Romanos 3:5 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. João 15:13 6 para o louvor da glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado; 7 em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça, 8 que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência, Efésios 1:6-8 7 para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Efésios 2:7 16 mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, o principal, Cristo Jesus mostrasse toda a sua longanimidade, a fim de que eu servisse de exemplo aos que haviam de crer nele para a vida eterna. 1 Timóteo 1:16 6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. Isaías 53:6 18 Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito; 1 Pedro 3:18 16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 1 João 3:16 9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. 10 Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 1 João 4:9,10 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 8:39 25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação. Romanos 4:25 6 Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios. Romanos 5:6 32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Romanos 8:32 20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20 2 e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Efésios 5:2
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Para Conhece-lo, Pág. 13

A Ciência do Bom Viver, Pág. 161

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 227

Exaltai-O, Pág. 276

Nos Lugares Celestiais, Pág. 30

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 3

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 45

A Ciência do Bom Viver, Pág. 66

Nos Lugares Celestiais, Pág. 8