Comentário Bíblico
Adventista
Até ao regime da lei - (cba)
Romanos 5:13
Literalmente, “até lei” (ver com. de Romanos 2:12). Ou seja, durante o período entre Adão e Moisés (Romanos 5:14). Embora, neste contexto, “lei” se refira à lei dada no tempo de Moisés, o artigo é omitido. Todos estão igualmente envolvidos na morte. Paulo procura mostrar que há algo mais em ação, além da culpa pelos pecados individuais. Esse algo é o resultado da queda de Adão. Todos os descendentes de Adão participam do efeito da queda de Adão, porque a morte e a tendência para o pecado são males herdados.
- 12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. Romanos 2:12 14 No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura daquele que havia de vir. Romanos 5:14
Havia pecado no mundo - (cba)
Romanos 5:13
Aqui, Paulo emitiu uma declaração que seus leitores não poderiam contestar.
Levado em conta - (cba)
Romanos 5:13
Do gr. ellogeõ, palavra diferente daquela traduzida como “considerado”, “atribuído”, “imputado” (ver com. de Romanos 4:4-6, etc.). No NT, ocorre apenas aqui e em Filemom 18, e significa “acertar a conta de alguém”. Seu significado é ilustrado nos papiros em que duas mulheres escrevem ao seu mordomo: “coloque em nossa conta tudo o que gastar no cultivo da propriedade”.
Paulo não quer dizer que os gentios, que não possuíam a lei escrita, estavam sem pecado. Ele já havia observado que todos, tanto judeus como gentios, “pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23) e, novamente, em Romanos 5:12, que “todos pecaram”. Assim, os gentios não estavam sem pecado. Eles estavam sob a obrigação de obedecer à lei que até então lhes tinha sido revelada (ver com. de Romanos 1:20; Romanos 2:14,15). O pecado tem estado no mundo desde a transgressão original de Adão. Ele pode ser definido como falta de conformidade com a vontade de Deus, seja em ato, disposição ou condição.
- 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23 12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. Romanos 5:12 20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; Romanos 1:20 14 (porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles, embora não tendo lei, para si mesmos são lei. 15 pois mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os), Romanos 2:14,15
A argumentação de Paulo é que, tivessem ou não um conhecimento explícito da vontade de Deus (Romanos 5:14), “todos pecaram” e estão envolvidos na herança da morte (Romanos 5:12). O ato da transgressão de Adão resultou na entrada do pecado como um princípio e um poder neste mundo. Mesmo na ausência de transgressões pessoais, como no caso das crianças, as pessoas estão sujeitas à morte. Paulo enfatiza a universalidade do pecado e da morte, a fim de destacar a universalidade da graça, por contraste.
- 14 No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura daquele que havia de vir. Romanos 5:14 12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. Romanos 5:12
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Força na cooperação com Deus
Romanos 5:12-17
Ver Mateus 4:1-11; 1 Coríntios 15:22,45; Filipenses 2:5-8; Hebreus 2:14-18; Hebreus 4:15. O apóstolo contrasta a desobediência de Adão e a obediência total e plena de Cristo. Pense no que a obediência de Cristo significa para nós! Significa que em Sua força nós também podemos obedecer. Cristo foi um ser humano. Ele serviu a Seu Pai celestial com toda a força de Sua natureza humana. Ele tem uma natureza dupla, ao mesmo tempo humana e divina. Ele é Deus e homem.
- 1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. 2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. 3 Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães. 4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. 5 Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, 6 e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. 7 Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. 8 Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; 9 e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. 10 Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. 11 Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram. Mateus 4:1-11 22 Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. 45 Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão, espírito vivificante. 1 Coríntios 15:22,45 5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; 8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Filipenses 2:5-8 14 Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo; 15 e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão. 16 Pois, na verdade, não presta auxílio aos anjos, mas sim à descendência de Abraão. 17 Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo. 18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados. Hebreus 2:14-18 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Hebreus 4:15
Cristo veio a este mundo para nos mostrar o que Deus pode fazer e o que podemos fazer em cooperação com Deus. Em carne humana, Ele foi ao deserto para ser tentado pelo inimigo. Ele sabe o que é ter fome e sede. Ele conhece as fraquezas e enfermidades da carne. Ele foi tentado em todos os pontos como nós somos tentados.
Nosso resgate foi pago por nosso Salvador. Ninguém precisa ser escravizado por Satanás. Cristo está diante de nós como nosso exemplo divino, nosso Ajudador todo-poderoso. Fomos comprados por um preço impossível de calcular. Quem pode medir a bondade e misericórdia do amor redentor ( Manuscrito 76, 1903 )?
Cristo, um agente moral livre
Romanos 5:12-17
O segundo Adão era um agente moral livre, considerado responsável por Sua conduta. Cercado por influências intensamente sutis e enganosas, Ele estava em uma situação muito menos favorável do que o primeiro Adão a levar uma vida sem pecado. Mesmo assim, no meio dos pecadores, Ele resistiu a toda tentação de pecar e manteve sua inocência. Ele sempre foi sem pecado ( The Southern Watchman, 29 de setembro de 1903 , reimpresso de Atlantic Union Gleaner, 26 de agosto de 1903 ).
Homem em terreno vantajoso com Deus
Romanos 5:12-17
Em relação ao primeiro Adão, os homens nada recebem dele, exceto a culpa e a sentença de morte. Mas Cristo entra e passa pelo terreno onde Adão caiu, suportando todas as provas em favor do homem. Ele redime o fracasso e a queda vergonhosa de Adão, saindo imaculado do julgamento. Isso coloca o homem em uma posição vantajosa com Deus. Isso o coloca onde, ao aceitar a Cristo como seu Salvador, ele se torna um participante da natureza divina. Assim, ele se liga a Deus e a Cristo ( Carta 68, 1899 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 5:12-14
A intenção do que segue é clara. É a exaltação de nosso ponto de vista acerca das bênçãos que Cristo alcançou para nós, comparando-as com o mal que seguiu a queda de nosso primeiro pai; e mostrando que estas bênçãos não somente se estendem para eliminar estes males, porém muito mais do que isto. Adão peca, a sua natureza torna-se culpável e corrupta, e assim agem os seus filhos. Assim todos pecamos nele. A morte é pelo pecado porque ela é o salário do pecado. Então entrou toda esta miséria, que é a sorte devida do pecado: a morte temporal, espiritual e eterna. Se Adão não tivesse pecado, não teria morrido, mas a sentença de morte foi ditada como sobre um criminoso; passou a todos os homens como uma enfermidade infecciosa, da qual ninguém escapa.
Como prova de nossa união com Adão, e de nossa parte naquela primeira transgressão, observa que o pecado prevaleceu no mundo por muito tempo antes que a lei fosse dada a Moisés. A morte reinou nesse longo tempo, somente sobre os adultos que pecavam voluntariamente, e não sobre a multidão de crianças, coisa que mostra que eles haviam caído por causa do mau exemplo e condenação de Adão, e que o pecado de Adão se estendeu a toda a sua posteridade. Figurava ou tipificava aquele que viria como a garantia do novo pacto para todos os que estiverem aparentados com Ele.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 7 Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar. 8 Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou. 9 Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão? 10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra. 11 Agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para da tua mão receber o sangue de teu irmão. Gênesis 4:7-11 5 Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente. 6 Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração 11 A terra, porém, estava corrompida diante de Deus, e cheia de violência. Gênesis 6:5,6,11 21 Sentiu o Senhor o suave cheiro e disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como acabo de fazer. Gênesis 8:21 13 Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor. Gênesis 13:13 20 Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito, Gênesis 18:20 4 Mas antes que se deitassem, cercaram a casa os homens da cidade, isto é, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados; 32 vem, demos a nosso pai vinho a beber, e deitemo-nos com ele, para que conservemos a descendência de nosso pai. 36 Assim as duas filhas de Ló conceberam de seu pai. Gênesis 19:4,32,36 7 Ora, Er, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do Senhor, pelo que o Senhor o matou. 10 E o que ele fazia era mau aos olhos do Senhor, pelo que o matou também a ele. Gênesis 38:7,10 15 Porque a lei opera a ira; mas onde não há lei também não há transgressão. Romanos 4:15 56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 1 Coríntios 15:56 4 Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia. 14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. 1 João 3:4,14