Comentário Bíblico
Adventista
Não somente isto - (cba)
Romanos 5:3
Paulo explica como o plano divino da justificação pela fé traz paz e alegria, não só em tempos de prosperidade, mas também nos momentos de angústia e provação. A esperança da glória futura e a resistência nos problemas presente andam juntas. Jesus notou esse fato quando disse: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em Mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; Eu venci, o mundo” (João 16:33).
Também nos gloriamos - (cba)
Romanos 5:3
Do gr. kauchaomai, que também é traduzido como “gloriamo-nos” em Romanos 5:2 (ver com. a li). A frase pode ser traduzida como “continuemos exultando”.
Nas próprias tribulações - (cba)
Romanos 5:3
Ou, “em nossas tribulações”. O termo gr. thlipsis significa “pressão”, “esmagar”, “opressão” e é traduzido diversas vezes como “problemas” ou “aflição”. Os primeiros cristãos foram chamados a suportar diversas formas de perseguição e sofrimento. O apóstolo não poderia prometer aos crentes qualquer isenção da tristeza. Em vez disso, ele explicou como a fé cristã pode usar as tribulações para aperfeiçoar o caráter.
Paulo informou aos discípulos em Listra que, “através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus” (Atos 14:22). Os apóstolos se alegravam “por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas” (Atos 5:41). Pedro escreveu que os cristãos não devem estranhar o "fogo ardente”, mas precisavam “alegrar-se” (1 Pedro 4:12,13). Jesus mesmo disse: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça” (Mateus 5:10; Romanos 8:17,28,35; 2 Timóteo 2:12). No entanto, os cristãos não devem se tornar fanáticos e se gloriarem no sofrimento em si. Devem se alegrar na aflição porque consideram uma honra sofrer por Cristo. Também percebem que as tribulações sofridas são uma oportunidade para testemunhar do poder de Jesus manifestado ao apoiá-los e livrá-los. Também sabem que o sofrimento, quando suportado devidamente (ver Hebreus 12:11), torna-se um instrumento de santificação e preparação para a utilidade presente e futura. A última dessas razões é o que Paulo enfatiza, particularmente, neste contexto (ver T3, 416).
- 22 confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus. Atos 14:22 41 Retiraram-se pois da presença do sinédrio, regozijando-se de terem sido julgados dignos de sofrer afronta pelo nome de Jesus. Atos 5:41 12 Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse; 13 mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis. 1 Pedro 4:12,13 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Mateus 5:10 17 e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. 28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 35 quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Romanos 8:17,28,35 12 se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; 2 Timóteo 2:12 11 Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados. Hebreus 12:11
Sabendo - (cba)
Romanos 5:3
Paulo podia dizer isso com certeza. Talvez nenhum outro cristão tenha sofrido mais do que ele, na tentativa de divulgar o evangelho (ver 2 Coríntios 11:23-27). Paulo sabia por experiência própria que “a tribulação produz perseverança”.
Produz - (cba)
Romanos 5:3
Do gr. katergazomai, “alcançar”, “trazer”, “trabalhar”. A palavra também é traduzida como “desenvolver” (Filipenses 2:12).
Perseverança - (cba)
Romanos 5:3
Do gr. hu-pomonê. “Paciência” pode sugerir apenas resistência passiva ao mal, submissão calma de alguém que se conforma com o sofrimento. Hupomonê significa mais que isso; é também uma virtude ativa, perseverança corajosa e persistência que não pode ser abalada pelo temor do mal ou do perigo. A melhor tradução seria “fortaleza” ou “resistência”. O verbo do qual esse substantivo deriva ocorre frequentemente no NT e é traduzido como “perseverar” (Mateus 10:22; Mateus 24:13; Marcos 13:13; 1 Coríntios 13:7; 2 Timóteo 2:10; Hebreus 10:32; Hebreus 12:2,7; Tiago 1:12; Tiago 5:11).
- 22 E sereis odiados de todos por causa do meu nome, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo. Mateus 10:22 13 Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Mateus 24:13 13 E sereis odiados de todos por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo. Marcos 13:13 7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:7 10 Por isso, tudo suporto por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna. 2 Timóteo 2:10 32 Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições; Hebreus 10:32 2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. 7 É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija? Hebreus 12:2,7 12 Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. Tiago 1:12 11 Eis que chamamos bem-aventurados os que suportaram aflições. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu, porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão. Tiago 5:11
No homem ou na mulher natural, que não tenha nascido de novo do Espírito Santo, tribulação, atraso e oposição muitas vezes produzem apenas impaciência, ou até mesmo o abandono da boa causa que se pode ter abraçado (Mateus 13:21). Mas, para os que são espirituais e, consequentemente, estão sob a influência do Espírito de amor, aflição e provações produzem a mais perfeita paciência e resistência (1 Coríntios 13:7).
- 21 mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. Mateus 13:21 7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:7
O supremo exemplo de força cristã na aflição foi demonstrado por Jesus durante as últimas horas antes de Sua morte. Suportando a toda crueldade e todo insulto, Jesus Se entregou com paciência majestosa (ver DTN, 710, 731, 734-736, 744). O cristão que deseja ser semelhante a Cristo vai se alegrar nas provações e nos sofrimentos que Deus permita recair sobre ele, sabendo que por meio dessas experiências ele pode ganhar mais da paciência divina de Cristo e, assim, ser capaz de suportar até o fim.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 5:1-5
Uma bendita transformação acontece na vida do pecador quando passa a ser um crente verdadeiro, não imporia o que tenha sido anteriormente. Sendo justificado pela fé, tem paz com Deus. O Deus santo e justo não pode estar em paz com um pecador enquanto este estiver sob a culpa do pecado. A justificação elimina a culpa, e assim abre caminho para a paz. Esta é concedida por meio de nosso Senhor Jesus; por meio dEle como o grande Pacificador, e Mediador entre Deus e homem. O feliz estado dos santos, é o estado de graça. Somos levados a esta graça.
Isto nos ensina que não nascemos neste estado. Não poderíamos chegar a este estado por nós mesmos, mas somos levados a ele como ofensores perdoados. Ali estamos firmes, postura que denota perseverança; seguros, sustentados pelo poder de Deus, como homens que mantém seu terreno sem ser derrubados pelo poder do inimigo. É aqueles que têm a esperança da glória de Deus no mundo vindouro, têm suficiente razão para se regozijarem no atual.
A tribulação produz paciência, não em si mesma, nem por si, mas a poderosa graça de Deus opera na tribulação e com ela. Os que sofrem com paciência, têm abundantes consolações divinas, quando as aflições abundam. Realiza uma experiência necessária para nós.
Esta esperança não desilude porque está selada com o Espírito Santo como o Espírito de amor. Derramar o amor de Deus nos corações de todos os santos é obra de graça do Espírito Bendito. O correto sentimento do amor de Deus por nós, não nos envergonhará em nossa esperança nem por nossos sofrimentos por Ele.
- Veja também

Para Conhece-lo, Pág. 275

Este Dia com Deus, Pág. 320

Nossa Alta Vocação, Pág. 66
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 35 quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8:35-37 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós. Mateus 5:10-12 22 Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, e quando vos expulsarem da sua companhia, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do homem. 23 Regozijai-vos nesse dia e exultai, porque eis que é grande o vosso galardão no céu; pois assim faziam os seus pais aos profetas. Lucas 6:22,23 41 Retiraram-se pois da presença do sinédrio, regozijando-se de terem sido julgados dignos de sofrer afronta pelo nome de Jesus. Atos 5:41 23 são ministros de Cristo? falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes; 24 dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um. 25 Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; 26 em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; 27 em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez. 28 Além dessas coisas exteriores, há o que diariamente pesa sobre mim, o cuidado de todas as igrejas. 29 Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase? 30 Se é preciso gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. 2 Coríntios 11:23-30 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte. 2 Coríntios 12:9,10 13 Portanto vos peço que não desfaleçais diante das minhas tribulações por vós, as quais são a vossa glória. Efésios 3:13 29 pois vos foi concedido, por amor de Cristo, não somente o crer nele, mas também o padecer por ele, Filipenses 1:29 17 Contudo, ainda que eu seja derramado como libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós; 18 e pela mesma razão folgai vós também e regozijai-vos comigo. Filipenses 2:17,18 2 Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, 3 sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; 12 Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. Tiago 1:2,3,12 14 Mas também, se padecerdes por amor da justiça, bem-aventurados sereis; e não temais as suas ameaças, nem vos turbeis; 1 Pedro 3:14 16 mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus neste nome. 17 Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e se começa por nós, qual será o fim daqueles que desobedecem ao evangelho de Deus? 1 Pedro 4:16,17 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; 2 Coríntios 4:17 10 Pois aqueles por pouco tempo nos corrigiam como bem lhes parecia, mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. 11 Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados. Hebreus 12:10,11 11 E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a reconciliação. Romanos 5:11 23 e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Romanos 8:23 10 E não somente isso, mas também a Rebeca, que havia concebido de um, de Isaque, nosso pai Romanos 9:10 19 e não só isto, mas também foi escolhido pelas igrejas para ser nosso companheiro de viagem no tocante a esta graça que por nós é ministrada para glória do Senhor e para provar a nossa boa vontade; 2 Coríntios 8:19 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós. Mateus 5:12 19 Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas. Lucas 21:19