Comentário Bíblico
Adventista
Setenta semanas - (cba)
Daniel 9:24
Esta expressão parece uma introdução um tanto abrupta. Mas o anjo tinha vindo com o propósito específico de fazer com que Daniel entendesse a visão; então, de imediato, começou a explicá-la.
A palavra traduzida como "semanas", shavua',descreve um período de sete dias consecutivos (ver Gênesis 29:27; Deuteronômio 16:9; Daniel 10:2). No pseudoepígrafo livro dos Jubileus, bem como na Mishnah, shavua' é usada para indicar um período de sete anos. Aqui, evidentemente, se trata de semanas de anos e não semanas de dias, pois, em Daniel 10:2,3, quando o profeta deseja especificar que as "semanas" mencionadas são semanas de sete "dias", ele usa a expressão hebraica (shavua' yamim) que significa, literalmente, "semana de dias". Setenta semanas de anos seriam 490 anos literais, sem necessidade de aplicar o princípio dia-ano (ver com. de Daniel 7:25).
- 27 Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo trabalho de outros sete anos que ainda me servirás. Gênesis 29:27 9 Sete semanas contarás; desde o dia em que começares a meter a foice na seara, começarás a contar as sete semanas. Deuteronômio 16:9 2 Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras. Daniel 10:2 2 Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras. 3 Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas completas. Daniel 10:2,3 25 Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Daniel 7:25
Estão determinadas - (cba)
Daniel 9:24
Do heb. chathah, palavra que ocorre só nesta passagem da Bíblia. Ela ocorre no hebraico pós-bíblico com o significado "cortar", "separar", "determinar", "decretar". A LXX diz hinõ, "decidir", "julgar", etc. A versão de Teodócio diz suntenmõ, "reduzir", "abreviar", etc., significado que se reflete na tradução da Vulgata, abbreviare. Deve-se determinar o matiz exato de significado a partir do contexto. Tendo em vista o fato de que Daniel 9 é uma apresentação da parte não explicada da visão de Daniel8 (ver com. de Daniel 9:3,21,22,23), e visto que a parte não explicada tinha a ver com os 2.300 "dias", é lógico concluir que as 70 semanas, ou 490 anos, seriam "cortadas" desse período mais longo. Além disso, na ausência de evidência contrária, pode-se supor que as 70 semanas seriam cortadas do início desse período. À luz dessas observações, a tradução de chathah como "cortadas" parece singularmente apropriada. Visto que os 490 anos foram especialmente atribuídos aos judeus com respeito ao seu papel como povo escolhido de Deus, as traduções "determinar" e "decretar" também são apropriadas neste contexto.
Teu povo - (cba)
Daniel 9:24
Os 490 anos se aplicavam em especial ao povo judeu.
Para fazer cessar - (cba)
Daniel 9:24
Do heb. lekalle', da raiz kela', "restringir". A passagem pode se referir ao poder res tritivo que Deus exerceria sobre as forças do mal durante o período determinado aos judeus. No entanto, cerca de 40 manuscritos hebraicos trazem lehalleh, forma que claramente vem de lzalah, "completar". Se kalah é a raiz, então é evidente que a passagem se refere ao fato de que, dentro desse período, os judeus completariam a medida de sua iniquidade. Deus tinha suportado os israelitas por muito tempo, dado a eles muitas oportunidades, mas eles continuamente O desapontaram.
Para dar fim aos pecados - (cba)
Daniel 9:24
Esta frase pode ter um significado paralelo à que a precede, "cessar a transgressão". Alguns eruditos observam que a palavra traduzida como "pecados" (do heb. chatta'oth ou chatta'th, de acordo com alguns manuscritos e os massoretas) pode significar "pecados" ou "ofertas pelo pecado". Das 290 ocorrências no AT, chatta'th significa "pecado" 155 vezes, e "oferta pelo pecado" 135 vezes. Se "ofertas pelo pecado" é o significado pretendido, sugere-se a seguinte interpretação: Quando, no calvário, Cristo Se tornou o antítipo das ofertas sacrificais do santuário, não era mais necessário que o pecador trouxesse sua oferta (ver João 1:29). Porém, a forma plural chatta'oth quase sempre descreve pecados e, apenas uma vez, a menos que esta seja também uma exceção, indica ofertas pelo pecado (Neemias 10:33).
- 29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29 33 para os pães da proposição, para a contínua oferta de cereais, para o contínuo holocausto dos sábados e das luas novas, para as festas fixas, para as coisas sagradas, para as ofertas pelo pecado a fim de fazer expiação por Israel, e para toda a obra da casa do nosso Deus. Neemias 10:33
Para expiar a iniquidade - (cba)
Daniel 9:24
Do heb. kafar, que em geral se traduz como "fazer expiação" (ver Êxodo 30:10; Levítico 4:20; etc.). Por meio de Seu sacrifício vicário no calvário, Cristo tornou possível a reconciliação de todos os que aceitam Seu sacrifício.
- 10 E uma vez no ano Arão fará expiação sobre as pontas do altar; com o sangue do sacrifício de expiação de pecado, fará expiação sobre ele uma vez no ano pelas vossas gerações; santíssimo é ao Senhor. Êxodo 30:10 20 Assim fará com o novilho; como fez ao novilho da oferta pelo pecado, assim fará a este; e o sacerdote fará expiação por eles, e eles serão perdoados. Levítico 4:20
Justiça eterna - (cba)
Daniel 9:24
Cristo não veio à Terra simplesmente para fazer com que os pecados fossem apagados, mas para reconciliar a humanidade com Deus. Ele veio para tornar possível imputar e compartilhar Sua justiça ao pecador penitente. Quando os seres humanos O aceitam, Ele lhes confere a veste de Sua justiça, e eles ficam na presença de Deus como se nunca houvessem pecado (ver CC, 62). Deus ama os arrependidos e os crentes assim como a Seu único Filho e, por amor a Cristo, os aceita em Sua família. Por meio de Sua vida, morte e ressurreição, Cristo disponibilizou a justiça eterna a todo filho de Adão que, com fé, se dispõe a aceitá-Lo.
Para selar - (cba)
Daniel 9:24
Neste caso, evidentemente, não no sentido de "fechar", mas de "confirmar" ou "ratificar". O cumprimento das previsões relacionadas à primeira vinda do Messias, no tempo especificado na profecia, garante que os outros aspectos da profecia, em particular os 2 .300 dias proféticos, se cumprirão com a mesma exatidão.
O Santo dos Santos - (cba)
Daniel 9:24
Do heb. qodesh qodash-im, "algo ou alguém santíssimo". A expressão em hebraico se aplica ao altar (Êxodo 29:37; Êxodo 40:10), a outros utensílios e mobília do tabernáculo (Êxodo 30:29), ao incenso sagrado (Êxodo 30:36), a ofertas de manjares específicas (Levítico 2:3,10; Levítico 6:17; Levítico 10:12), à oferta pela culpa (Levítico 7:1,6), ao pão da proposição (Levítico 24:5-9), a coisas consagradas (Levítico 27:28), a todo o limite do templo (Números 18:10; Ezequiel 43:12) e ao Santo dos Santos (Êxodo 26:33,34). Em nenhuma ocorrência a frase se aplica a pessoas, a menos, como sugerem alguns, que seja aplicada dessa forma no texto em questão e em 1 Crônicas 23:13. Este último texto pode ser traduzido como: "Arão foi separado para ungi-lo como pessoa santíssima", embora também possa ser traduzido como na ARA ("para servir no Santo dos Santos"). Eruditos judeus e muitos comentaristas cristãos defendem que a referência é ao Messias.
- 37 Sete dias farás expiação pelo altar, e o santificarás; e o altar será santíssimo; tudo o que tocar o altar será santo. Êxodo 29:37 10 Ungirás também o altar do holocausto, e todos os seus utensílios, e santificarás o altar; e o altar será santíssimo. Êxodo 40:10 29 Assim santificarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que as tocar será santo. Êxodo 30:29 36 e uma parte dele reduzirás a pó e o porás diante do testemunho, na tenda da revelação onde eu virei a ti; coisa santíssimá vos será. Êxodo 30:36 3 O que restar da oferta de cereais pertencerá a Arão e a seus filhos; é coisa santíssima entre as ofertas queimadas ao Senhor. 10 E o que restar da oferta de cereais pertencerá a Arão e a seus filhos; é coisa santíssima entre as ofertas queimadas ao Senhor. Levítico 2:3,10 17 Levedado não se cozerá. Como a sua porção das minhas ofertas queimadas lho tenho dado; coisa santíssima é, como a oferta pelo pecado, e como a oferta pela culpa. Levítico 6:17 12 Também disse Moisés a Arão, e a Eleazar e Itamar, seus filhos que lhe ficaram: Tomai a oferta de cereais que resta das ofertas queimadas do Senhor, e comei-a sem levedura junto do altar, porquanto é coisa santíssima. Levítico 10:12 1 Esta é a lei da oferta pela culpa: coisa santíssima é. 6 Todo varão entre os sacerdotes comerá dela; num lugar santo se comerá; coisa santíssima é. Levítico 7:1,6 5 Também tomarás flor de farinha, e dela cozerás doze pães; cada pão será de dois décimos de efa. 6 E pô-los-ás perante o Senhor, em duas fileiras, seis em cada fileira, sobre a mesa de ouro puro. 7 Sobre cada fileira porás incenso puro, para que seja sobre os pães como memorial, isto é, como oferta queimada ao Senhor; 8 em cada dia de sábado, isso se porá em ordem perante o Senhor continuamente; e, a favor dos filhos de Israel, um pacto perpétuo. 9 Pertencerão os pães a Arão e a seus filhos, que os comerão em lugar santo, por serem coisa santíssima para eles, das ofertas queimadas ao Senhor por estatuto perpétuo. Levítico 24:5-9 28 Todavia, nenhuma coisa consagrada ao Senhor por alguém, daquilo que possui, seja homem, ou animal, ou campo da sua possessão, será vendida nem será remida; toda coisa consagrada será santíssima ao Senhor. Levítico 27:28 10 Num lugar santo as comerás; delas todo varão comerá; santas te serão. Números 18:10 12 Esta é a lei do templo: Sobre o cume do monte todo o seu contorno em redor será santíssimo. Eis que essa é a lei do templo. Ezequiel 43:12 33 Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e levarás para dentro do véu a arca do testemunho; este véu vos fará separação entre o lugar santo e o santo dos santos. 34 Porás o propiciatório sobre a arca do testemunho no santo dos santos; Êxodo 26:33,34 13 Os filhos de Anrão: Arão e Moisés. Arão foi separado para consagrar as coisas santíssimas, ele e seus filhos, eternamente para queimarem incenso diante do Senhor, e o servirem, e pronunciarem bençãos em nome de Deus para sempre. 1 Crônicas 23:13
Tendo em vista que não se pode demonstrar que a frase em hebraico se refira, em outros casos, definitivamente a uma pessoa, e visto que o santuário celestial está em questão nos aspectos mais amplos da visão (ver com. de Daniel 8:14), é razoável concluir que Daniel está falando da unção do santuário celestia l antes do início do ministério sumo sacerdotal de Cristo.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Setenta semanas
Daniel 9:24
A palavra para "semana" significa "grupo de sete" e pode ser um ciclo de dias ou de anos. Neste caso, obviamente se refere a anos, porque os eventos ocupam muito mais tempo do que 490 (70x7) dias literais. Por exemplo, a reconstrução de Jerusalém nunca terminaria em 70 semanas de dias literais (menos de um ano e meio). Portanto, elas são entendidas como "semanas de anos" (sobre ciclos de sete anos, ver também os períodos de anos sabáticos em Levítico 25). O número "setenta" relaciona esta unidade de tempo aos 70 anos profetizados por Jeremias (ver nota sobre Daniel 9:2). Assim como a nação de Judá sofreu 70 anos de exílio em resultado de rebelião e pecado, ela agora teria 70 ciclos de anos sabáticos (490 anos), no fim dos quais a rebelião terminaria e se colocaria um fim nos pecados.
decretadas
Daniel 9:24
Esta palavra ocorre apenas aqui na Bíblia hebraica. Nos escritos rabínicos, seu significado básico é "cortar" de algo mais longo. Esta é uma acepção possível para a palavra "determinadas". Neste versículo, tanto o sentido básico quanto o ampliado se aplicam: os 490 anos são "cortados" de uma unidade mais longa de 2.300 dias/anos (Daniel 8:14); além disso, este período de 490 anos está "determinado" para o povo judeu e para a cidade santa de Jerusalém. "Determinado" quer dizer que se aplica de maneira especial a eles. Daniel estava preocupado com o destino de seu povo, da cidade e do tempo durante as 2.300 "tardes e manhãs", mas não havia resposta.
fazer cessar a transgressão
Daniel 9:24
A palavra hebraica para "transgressão" significa pecado rebelde (comparar com o verbo "rebelar" ou "revoltar", do mesmo radical em 1 Reis 12:19; 2 Reis 1:1; 2 Reis 3:5; sobre a combinação dos termos "transgressão", "pecado" e "iniquidade"/culpa (mas com "iniquidade" listada primeiro), ver Êxodo 34:7; Levítico 16:21). Os 490 anos seriam um período para resolver os defeitos morais que haviam assolado o povo de Deus ao longo de sua história como nação. Isso aconteceria por intermédio do Messias. Com os remédios para os três males citados anteriormente, três coisas boas viriam: justiça duradoura, o selamento (confirmação) da profecia e a unção do Santo dos Santos.
- 19 Assim Israel se rebelou contra a casa de Davi até o dia de hoje. 1 Reis 12:19 1 Depois da morte de Acabe, Moabe se rebelou contra Israel. 2 Reis 1:1 5 Sucedeu, porém, que, morrendo Acabe, o rei dos moabitas se rebelou contra o rei de Israel. 2 Reis 3:5 7 que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração. Êxodo 34:7 21 e, pondo as mãos sobre a cabeça do bode vivo, confessará sobre ele todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, sim, todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á para o deserto, pela mão de um homem designado para isso. Levítico 16:21
para ungir o santíssimo
Daniel 9:24
Consagração de um santuário a Deus para sua função sagrada (comparar com Levítico 8:10-12). Esta consagração aconteceria séculos depois da dedicação do segundo templo, contruído e dedicado logo após o retorno do exílio (Esdras 6). Portanto, esta deve ser a consagração de outro templo (ver nota sobre Daniel 9:25).
- 10 Então Moisés, tomando o óleo da unção, ungiu o tabernáculo e tudo o que nele havia, e os santificou; 11 e dele espargiu sete vezes sobre o altar, e ungiu o altar e todos os seus utensílios, como também a pia e a sua base, para santificá-los. 12 Em seguida derramou do óleo da unção sobre a cabeça de Arão, e ungiu-o, para santificá-lo. Levítico 8:10-12 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos. Daniel 9:25
A justiça eterna trazida
Daniel 9:24
Por meio de Seus instrumentos escolhidos, Deus graciosamente tornará conhecidos Seus propósitos. Então a grande obra de redenção irá avante. Os homens aprenderão sobre a reconciliação com a iniqüidade e sobre a justiça eterna que o Messias possuitrazidos por meio de Seu sacrifício. A cruz do Calvário é o grande centro. Essa verdade posta em prática tornará o sacrifício de Cristo eficaz. Isso é o que Gabriel revelou a Daniel em resposta a uma oração fervorosa. Foi sobre isso que Moisés, Elias e Cristo falaram em Sua transfiguração. Pela humilhação da cruz, Ele traria libertação eterna a todos os que O seguirem, dando evidência positiva de que estão separados do mundo ( Carta 201, 1899 ).
Referências Cruzadas
Daniel 9:24
Isaías 53:10; Apocalipse 14:6; Salmos 45:7.
- 10 Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. Isaías 53:10 6 E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, Apocalipse 14:6 7 Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros. Salmos 45:7
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Daniel 9:20-27
Imediatamente foi enviada uma resposta memorável à oração de Daniel. Não esperemos que Deus envie respostas às nossas orações por meio de anjos, mas oremos fervorosamente por tudo aquilo que Deus nos tem prometido, e que podemos, por fé, tomar por promessa como resposta imediata de nossas orações; aquEle que prometeu é fiel. Foi revelada a Daniel uma redenção muito mais grandiosa e gloriosa, a qual Deus realizaria a favor de sua Igreja nos dias derradeiros. Aqueles que desejam familiarizar-se a Cristo e sua graça devem orar muito.
A oferta vespertina tipificava o grande sacrifício que o Senhor Jesus ofereceria por ocasião do crepúsculo do mundo; em virtude deste sacrifício, a oração de Daniel foi aceita. E por amor a Ele, foi-lhe feita esta revelação gloriosa do amor redentor.
Em Daniel 9:24-27 temos uma das profecias mais notáveis a respeito do Senhor Jesus Cristo, de sua vinda e da salvação que Ele nos concederia. Mostra que os judeus são culpáveis pela mais obstinada incredulidade, ao esperar por um outro Messias, tanto tempo depois daquEle que foi expressamente designado para a sua vinda. Cada dia das setenta semanas representa um ano, o que resulta 490 anos. Ao final deste período, se ofereceria um sacrifício que expiaria completamente o pecado e produziria a justiça eterna, para a justificação completa de todo o crente. Então os judeus, crucificando o Senhor Jesus, cometeriam este crime, pelo qual a medida da culpa deles chegaria ao limite máximo, sobrevindo assim angústias à sua nação.
Todas as bênçãos outorgadas ao homem pecador vêm por meio do sacrifício expiatório de Cristo, que sofreu de uma vez por todas por nossos pecados; o justo pelos injustos, para levarnos a Deus. Aqui está o nosso caminho de acesso ao trono da graça, e de nossa entrada no céu. Isto sela a profecia como um todo, e confirma o pacto com muitos. Enquanto nos regozijamos nas bênçãos da salvação, devemos nos lembrar de quanto custaram ao Redentor. Como escaparão aqueles que rejeitarem uma tão grande salvação!
- Veja também

O Grande Conflito, Pág. 323

O Grande Conflito, Pág. 326

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 233

Profetas e Reis, Pág. 698
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 8 Também contarás sete sábados de anos, sete vezes sete anos; de maneira que os dias dos sete sábados de anos serão quarenta e nove anos. Levítico 25:8 34 Segundo o número dos dias em que espiastes a terra, a saber, quarenta dias, levareis sobre vós as vossas iniqüidades por quarenta anos, um ano por um dia, e conhecereis a minha oposição. Números 14:34 6 E quando tiveres cumprido estes dias, deitar-te-ás sobre o teu lado direito, e levarás a iniqüidade da casa de Judá; quarenta dias te dei, cada dia por um ano. Ezequiel 4:6 21 ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Mateus 1:21 8 quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. 1 João 3:8 22 Já se cumpriu o castigo da tua iniqüidade, ó filha de Sião; ele nunca mais te levará para o cativeiro; ele visitará a tua iniqüidade, ó filha de Edom; descobrirá os teus pecados. Lamentações 4:22 14 e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; Colossenses 2:14 26 doutra forma, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. Hebreus 9:26 14 Pois com uma só oferta tem aperfeiçoado para sempre os que estão sendo santificados. Hebreus 10:14 12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-te: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Ezequiel 28:12 15 e, depois de imolar o novilho, Moisés tomou o sangue, e pôs dele com o dedo sobre as pontas do altar em redor, e purificou o altar; depois derramou o resto do sangue à base do altar, e o santificou, para fazer expiação por ele. Levítico 8:15 24 e os sacerdotes os imolaram, e com o seu sangue fizeram uma oferta pelo pecado, sobre o altar, para fazer expiação por todo o Israel. Porque o rei tinha ordenado que se fizesse aquele holocausto e aquela oferta pelo pecado por todo o Israel. 2 Crônicas 29:24 10 Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. Isaías 53:10 10 Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. Romanos 5:10 18 Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação; 19 pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. 20 De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus. 2 Coríntios 5:18-20 20 e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus. Colossenses 1:20 17 Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo. Hebreus 2:17 6 Levantai os vossos olhos para os céus e olhai para a terra em baixo; porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra se envelhecerá como um vestido; e os seus moradores morrerão semelhantemente; a minha salvação, porém, durará para sempre, e a minha justiça não será abolida. 8 Pois a traça os roerá como a um vestido, e o bicho os comerá como à lã; a minha justiça, porém, durará para sempre, e a minha salvação para todas as gerações. Isaías 51:6,8 11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si. Isaías 53:11 1 Assim diz o Senhor: Mantende a retidão, e fazei justiça; porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça a manifestar-se. Isaías 56:1 5 Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e procederá sabiamente, executando o juízo e a justiça na terra. 6 Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este é o nome de que será chamado: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA. Jeremias 23:5,6 21 Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; 22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção. Romanos 3:21,22 30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; 1 Coríntios 1:30 21 Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21 9 e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Filipenses 3:9 12 e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção. 13 Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne, 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo? Hebreus 9:12-14 1 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo: 2 Pedro 1:1 6 E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, Apocalipse 14:6 13 Pois todos os profetas e a lei profetizaram até João. Mateus 11:13 25 Então ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram! 26 Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? 27 E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. 44 Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. 45 Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; Lucas 24:25-27,44,45 28 Depois, sabendo Jesus que todas as coisas já estavam consumadas, para que se cumprisse a Escritura, disse: Tenho sede. 29 Estava ali um vaso cheio de vinagre. Puseram, pois, numa cana de hissopo uma esponja ensopada de vinagre, e lha chegaram à boca. 30 Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. João 19:28-30 22 Pois Moisés disse: Suscitar-vos-á o Senhor vosso Deus, dentre vossos irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. Atos 3:22 6 Eu tenho estabelecido o meu Rei sobre Sião, meu santo monte. Salmos 2:6 7 Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros. Salmos 45:7 1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; Isaías 61:1 18 O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, 19 e para proclamar o ano aceitável do Senhor. 20 E fechando o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. 21 Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura aos vossos ouvidos. Lucas 4:18-21 41 Ele achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Havemos achado o Messias (que, traduzido, quer dizer Cristo). João 1:41 34 Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; porque Deus não dá o Espírito por medida. João 3:34 8 Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. 9 Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros; Hebreus 1:8,9 11 Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação), Hebreus 9:11 24 Que temos nós contigo, Jesus, nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus. Marcos 1:24 35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. Lucas 1:35 14 Mas vós negastes o Santo e Justo, e pedistes que se vos desse um homicida; Atos 3:14 26 Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime que os céus; Hebreus 7:26 7 Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: Apocalipse 3:7 5 Pois eu fixei os anos da sua iniqüidade, para que eles te sejam contados em dias, trezentos e noventa dias; assim levarás a iniqüidade da casa de Israel. 6 E quando tiveres cumprido estes dias, deitar-te-ás sobre o teu lado direito, e levarás a iniqüidade da casa de Judá; quarenta dias te dei, cada dia por um ano. Ezequiel 4:5,6
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Sábado 29/2 - Daniel 9: o Calendário Profético de Deus Para Você - Leandro Quadros - Comentários

Segunda 2/3 - Motivos Nobres Numa Oração - Daniel 9 - Lição 10 Leandro Quadros Comentários da Bíblia

Terça 3/3 - Daniel 9: o Valor e o Poder da Oração Intercessória - Lição 10 - Leandro Quadros IASD

Quinta 5/3 - o Calendário Profético de Deus Para Você! - Daniel 9 - Lição 10 - Leandro Quadros

Terça 15/10 - as 70 Semanas de Daniel 9 e a Vinda do Messias - Leandro Quadros - Lições da Bíblia
