Comentário Bíblico
Adventista
Orei - (cba)
Daniel 9:4
Daniel 9:4-19 registram uma das mais notáveis orações do AT. É uma oração em favor do povo de Deus, fe ita por um coração sincero.
Deus grande e temível - (cba)
Daniel 9:4
Comparar com Neemias 1:5; Neemias 9:32. A pa lavra traduzida como "temível" (heb. nora') significa "que inspira pavor" ou "reverenciado" (ver com. de Salmos 111:9).
- 5 e disse: Ó Senhor, Deus do céu, Deus grande e temível, que guardas o pacto e usas de misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos: Neemias 1:5 32 Agora, pois, ó nosso Deus, Deus grande, poderoso e temível, que guardas o pacto e a beneficência, não tenhas em pouca conta toda a aflição que nos alcançou a nós, a nossos reis, a nossos príncipes, a nossos sacerdotes, a nossos profetas, a nossos pais e a todo o teu povo, desde os dias dos reis da Assíria até o dia de hoje. Neemias 9:32 9 Enviou ao seu povo a redenção; ordenou para sempre o seu pacto; santo e tremendo é o seu nome. Salmos 111:9
Que guardas a aliança - (cba)
Daniel 9:4
Daniel começa sua oração reconhecendo a fidelidade de Deus. O Senhor nunca falha em manter Suas promessas. Ele é um Deus que guarda a alia nça. Ele cumprirá Sua parte no acordo. Se a aliança falhar, a culpa é do ser huma no (ver Hebreus 8:8).
Os que Te amam - (cba)
Daniel 9:4
O amor a Deus e a guarda de Seus ma ndame ntos sempre andam juntos. Aqueles que amam a Deus são admoestados a demonstrarem esse amor por meio da observância de Seus mandamentos (João 14:15). Um requisito essencial acompanha o outro. O amor a Deus resultará na obediência feliz e voluntária. A igreja verdadeira no fim dos tempos é distinguida pela guarda dos mandamentos (Apocalipse 12:17).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Orei [...] confessei
Daniel 9:4
No fim das bênçãos e das maldições da aliança em Levítico 26, Deus havia prometido que, se seu povo exilado se humilhasse, se arrependesse e confessasse seus pecados e os de seus antepassados, ele o restauraria do exílio (Levítico 26:40-45).
Referências Cruzadas
Daniel 9:4
Êxodo 20:6.
Profecia e Oração
Daniel 9:3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,15,15,16,17,18,19
O exemplo de oração e confissão de Daniel é dado para nossa instrução e encorajamento. Por quase setenta anos, Israel esteve em cativeiro. A terra que Deus escolheu para Sua própria posse foi entregue nas mãos dos pagãos. A cidade amada, o recipiente da luz do céu, antes a alegria de toda a terra, agora era desprezada e degradada. O templo que continha a arca da aliança de Deus e os querubins da glória cobrindo o propiciatório estava em ruínas. Seu próprio local foi profanado por pés profanos. Homens fiéis que conheciam a glória anterior ficaram angustiados com a desolação da casa sagrada que havia distinguido Israel como povo escolhido de Deus. Esses homens foram testemunhas das denúncias de Deus por causa dos pecados de Seu povo. Eles foram testemunhas do cumprimento desta palavra. Eles também foram testemunhas das promessas de Seu favor se Israel voltasse para Deus e andasse circunspectamente diante dEle. Peregrinos idosos e grisalhos subiram a Jerusalém para orar em meio às ruínas. Eles beijaram suas pedras e os molharam com suas lágrimas, enquanto imploravam ao Senhor que tivesse misericórdia de Sião e a cobrisse com a glória de Sua justiça. Daniel sabia que o tempo designado para o cativeiro de Israel estava quase acabando; mas ele não sentia que, porque Deus havia prometido libertá-los, eles próprios não tinham parte a cumprir. Com jejum e contrição ele buscou ao Senhor, confessando seus próprios pecados e os pecados do povo ( e umedece-os com suas lágrimas, ao implorarem ao Senhor que tenha misericórdia de Sião e a cubra com a glória de Sua justiça. Daniel sabia que o tempo designado para o cativeiro de Israel estava quase acabando; mas ele não sentia que, porque Deus havia prometido libertá-los, eles próprios não tinham parte a cumprir. (The Review and Herald, 9 de fevereiro de 1897 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Daniel 9:4-19
Em todas as nossas orações devemos fazer ‘confissão’, não somente dos pecados pelos quais fomos culpáveis, mas de nossa fé em Deus e de nossa dependência dEle; de nossa tristeza por causa do pecado, e de nossa decisão contra ele. A linguagem de nossas convicções deve ser a ‘nossa’ confissão. Aqui está a oração séria, humilde e devota de Daniel a Deus, na qual ele lhe dá a glória como Deus temível e fiel. Devemos contemplar, em oração, a grandeza e a bondade, a majestade e a misericórdia de Deus. Aqui há uma confissão penitente de pecados, que é a causa dos transtornos sob os quais o povo gemeu por tantos anos. Todos aqueles que queiram encontrar misericórdia devem confessar os seus pecados. Aqui há um reconhecimento da justiça de Deus que humilha o ego; e o caminho do verdadeiro penitente é sempre reconhecer, deste modo, que Deus é justo. As aflições são permitidas ou enviadas para levarem os homens a abandonarem os seus pecados e compreenderem a verdade de Deus.
Aqui há uma apelação de fé à misericórdia de Deus. É um consolo saber que Deus tem sempre estado pronto para perdoar pecados. Nos dá ânimo recordar que as misericórdias pertencem a Deus, assim como é convincente e humilhante lembrarmo-nos que a justiça lhe pertence. Existem abundantes misericórdias em Deus, não somente perdão para uma transgressão, mas perdão para todas as transgressões.
Aqui argumenta-se acerca da reprovação sob a qual o povo de Deus encontrava-se submetido, e a ruína do santuário de Deus. O pecado é uma reprovação para qualquer povo, especialmente para o povo de Deus. As desolações do santuário são tristeza para todos os santos.
Aqui há um fervoroso pedido a Deus, que restaure os pobres judeus cativos aos seus privilégios anteriores. Oh, Senhor, ouça e realize a obra. Não somente escutes e fales, mas realizes a obra de que necessitamos; faça por nós aquilo que ninguém mais pode fazer; e não demores.
Aqui há vários pedidos e argumentos para colocar as petições em vigor. Faça-o por amor ao Senhor Jesus; Cristo é o Senhor de todos, e por Ele Deus faz com que o seu rosto brilhe sobre os pecadores, quando se arrependem e se voltam a Ele. Em todas as nossas orações esta deve ser a nossa súplica; devemos mencionar a sua justiça, a de seu Unigénito. O fervor de fé confiado e humilde desta oração, deve ser sempre seguido por nós.
- Veja também

Profetas e Reis, Pág. 555

Profetas e Reis, Pág. 556

E Recebereis Poder, Pág. 96
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 5 pecamos e cometemos iniqüidades, procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus preceitos e das tuas ordenanças. 6 Não demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nome falaram aos nossos reis, nossos príncipes, e nossos pais, como também a todo o povo da terra. 7 A ti, ó Senhor, pertence a justiça, porém a nós a confusão de rosto, como hoje se vê; aos homens de Judá, e aos moradores de Jerusalém, e a todo o Israel; aos de perto e aos de longe, em todas as terras para onde os tens lançado por causa das suas transgressões que cometeram contra ti. 8 Ó Senhor, a nós pertence a confusão de rosto, aos nossos reis, aos nossos príncipes, e a nossos pais, porque temos pecado contra ti. 9 Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia e o perdão; pois nos rebelamos contra ele, 10 e não temos obedecido à voz do Senhor, nosso Deus, para andarmos nas suas leis, que nos deu por intermédio de seus servos, os profetas. 11 Sim, todo o Israel tem transgredido a tua lei, desviando-se, para não obedecer à tua voz; por isso a maldição, o juramento que está escrito na lei de Moisés, servo de Deus, se derramou sobre nós; porque pecamos contra ele. 12 E ele confirmou a sua palavra, que falou contra nós, e contra os nossos juízes que nos julgavam, trazendo sobre nós um grande mal; porquanto debaixo de todo o céu nunca se fez como se tem feito a Jerusalém. Daniel 9:5-12 40 Então confessarão a sua iniqüidade, e a iniqüidade de seus pais, com as suas transgressões, com que transgrediram contra mim; igualmente confessarão que, por terem andado contrariamente para comigo, 41 eu também andei contrariamente para com eles, e os trouxe para a terra dos seus inimigos. Se então o seu coração incircunciso se humilhar, e tomarem por bem o castigo da sua iniqüidade, 42 eu me lembrarei do meu pacto com Jacó, do meu pacto com Isaque, e do meu pacto com Abraão; e bem assim da terra me lembrarei. Levítico 26:40-42 47 se na terra aonde forem levados em cativeiro caírem em si, e se converterem, e na terra do seu cativeiro te suplicarem, dizendo: Pecamos e procedemos perversamente, cometemos iniqüidade; 48 se voltarem a ti de todo o seu coração e de toda a sua alma, na terra de seus inimigos que os tenham levado em cativeiro, e orarem a ti, voltados para a sua terra, que deste a seus pais, para a cidade que escolheste, e para a casa que edifiquei ao teu nome, 49 ouve então do céu, lugar da tua habitação, a sua oração e a sua súplica, e defende a sua causa; 1 Reis 8:47-49 14 e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7:14 2 E os da linhagem de Israel se apartaram de todos os estrangeiros, puseram-se em pé e confessaram os seus pecados e as iniquidades de seus pais. 3 E, levantando-se no seu lugar, leram no livro da lei do Senhor seu Deus, uma quarta parte do dia; e outra quarta parte fizeram confissão, e adoraram ao Senhor seu Deus. Neemias 9:2,3 5 Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Salmos 32:5 13 Somente reconhece a tua iniqüidade: que contra o Senhor teu Deus transgrediste, e estendeste os teus favores para os estranhos debaixo de toda árvore frondosa, e não deste ouvidos à minha voz, diz o Senhor. Jeremias 3:13 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 João 1:8-10 6 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. Êxodo 20:6 6 Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeovã, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; 7 que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração. Êxodo 34:6,7 18 O Senhor é tardio em irar-se, e grande em misericórdia; perdoa a iniqüidade e a transgressão; ao culpado não tem por inocente, mas visita a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração. 19 Perdoa, rogo-te, a iniqüidode deste povo, segundo a tua grande misericórdia, como o tens perdoado desde o Egito até, aqui. Números 14:18,19 10 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. Deuteronômio 5:10 9 Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é que é Deus, o Deus fiel, que guarda o pacto e a misericórdia, até mil gerações, aos que o amam e guardam os seus mandamentos; Deuteronômio 7:9 23 disse: Ó Senhor, Deus de Israel, não há Deus como tu, em cima no céu nem em baixo na terra, que guardas o pacto e a benevolência para com os teus servos que andam diante de ti com inteireza de coração; 1 Reis 8:23 5 e disse: Ó Senhor, Deus do céu, Deus grande e temível, que guardas o pacto e usas de misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos: Neemias 1:5 32 Agora, pois, ó nosso Deus, Deus grande, poderoso e temível, que guardas o pacto e a beneficência, não tenhas em pouca conta toda a aflição que nos alcançou a nós, a nossos reis, a nossos príncipes, a nossos sacerdotes, a nossos profetas, a nossos pais e a todo o teu povo, desde os dias dos reis da Assíria até o dia de hoje. Neemias 9:32 17 Ah! Senhor Deus! És tu que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder, e com o teu braço estendido! Nada há que te seja demasiado difícil! 18 Usas de benignidade para com milhares e tornas a iniqüidade dos pais ao seio dos filhos depois deles; tu és o grande, o poderoso Deus cujo nome é o Senhor dos exércitos. 19 Grande em conselho, e poderoso em obras, cujos olhos estão abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens, para dares a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas obras; Jeremias 32:17-19 18 Quem é Deus semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade, e que te esqueces da transgressão do resto da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque ele se deleita na benignidade. 19 Tornará a apiedar-se de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades. Tu lançarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar. 20 Mostrarás a Jacó a fidelidade, e a Abraão a benignidade, conforme juraste a nossos pais desde os dias antigos. Miquéias 7:18-20 2 O Senhor é um Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de indignação; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos. 3 O Senhor é tardio em irar-se, e de grande poder, e ao culpado de maneira alguma terá por inocente; o Senhor tem o seu caminho no turbilhão e na tempestade, e as nuvens sao o po dos seus pes. 4 Ele repreende o mar, e o faz secar, e esgota todos os rios; desfalecem Basã e Carmelo, e a flor do Líbano murcha. 5 Os montes tremem perante ele, e os outeiros se derretem; e a terra fica devastada diante dele, sim, o mundo, e todos os que nele habitam. 6 Quem pode manter-se diante do seu furor? e quem pode subsistir diante do ardor da sua ira? a sua cólera se derramou como um fogo, e por ele as rochas sao fendidas. 7 O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia; e conhece os que nele confiam. Naum 1:2-7 72 para usar de misericórdia com nossos pais, e lembrar-se do seu santo pacto Lucas 1:72 28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28 12 Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. Tiago 1:12 5 Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? Tiago 2:5 2 Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 3 Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos; 1 João 5:2,3 21 Não te espantes diante deles, porque o Senhor teu Deus está no meio de ti, Deus grande e terrível. Deuteronômio 7:21
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Sábado 29/2 - Daniel 9: o Calendário Profético de Deus Para Você - Leandro Quadros - Comentários

Segunda 2/3 - Motivos Nobres Numa Oração - Daniel 9 - Lição 10 Leandro Quadros Comentários da Bíblia

Terça 3/3 - Daniel 9: o Valor e o Poder da Oração Intercessória - Lição 10 - Leandro Quadros IASD

Quinta 5/3 - o Calendário Profético de Deus Para Você! - Daniel 9 - Lição 10 - Leandro Quadros

Terça 15/10 - as 70 Semanas de Daniel 9 e a Vinda do Messias - Leandro Quadros - Lições da Bíblia
