Comentário Bíblico
Adventista
Porém, [...] Cristo - (cba)
Hebreus 9:11
A obra sumo-sacerdotal de Cristo é então enfocada e se mostra muito superior à dos serviços prestados pelos sumos sacerdotes terrenos.
Veio - (cba)
Hebreus 9:11
Do gr. paraginomai, “chegar”, “estar presente”, “aparecer”. A forma verbal é traduzida preferencialmente como “tendo chegado" ou “tendo aparecido”. Cristo é apresentado aqui no momento em que é empossado como sumo sacerdote do santuário celestial.
Bens já realizados - (cba)
Hebreus 9:11
As evidências textuais se dividem entre esta variante e "bens futuros” (ARC), mas ambas podem ser adequadas ao contexto. A expressão “bens futuros” implicaria que a epístola foi escrita no período de transição, e que o novo ainda não tinha substituído completamente o antigo. Isso era especialmente verdade no que diz respeito aos cristãos judeus (ver com. de Hebreus 9:9). A tradução “bens já realizados” destacaria o fato de que, quando Jesus foi empossado como sumo sacerdote no Céu, os bens da nova aliança já haviam chegado.
Mediante - (cba)
Hebreus 9:11
Do gr. dia, “através de”, “por meio de”, “com”. A preposição também tem muitos outros significados. O contexto deve determinar o sentido preciso. Aqui o contexto não favorece a ideia de passar através de algo. Alguns comentaristas que adotam essa ideia interpretam “tabernáculo” aqui como os céus inferiores, por meio dos quais Jesus passou a caminho do Céu. Porém, há razões suficientes para se adotar um sentido diferente para “tabernáculo” aqui em relação ao que lhe é dado em Hebreus 8:2. Além disso, os céus inferiores são “desta criação”. No entanto, a ideia de passar “através de” é apenas um dos muitos significados de dia. A ideia instrumental é muito comum, e aqui teria o sentido de “empregar”, o que se encaixa no contexto. A passagem poderia ser traduzida como: “Mas Cristo, tendo aparecido como sumo sacerdote dos bens futuros, empregando o maior e mais perfeito tabernáculo, [...] entrou uma vez por todas no santuário.” Para executar seus serviços, os sacerdotes terrestres empregavam uma tenda artesanal; Cristo, por sua vez, emprega um tabernáculo maior e mais perfeito.
Outro ponto de vista pode ser mencionado - (cba)
Hebreus 9:11
A maioria dos pais da igreja, tanto gregos como latinos, consideravam que a palavra “tabernáculo" aqui se refere ao corpo de Cristo, ou a Sua humanidade. Eles atribuíam a dia uma força instrumental e ensinavam que foi por meio da encarnação que Cristo foi preparado para Seu ministério sumo-sacerdotal. Este é um fato que o autor já havia enfatizado (ver com. de Hebreus 5:7-9). Os defensores desse ponto de vista lembram que Jesus falou do templo de Seu corpo (João 2:21), e que a palavra “habitou” (João 1:14) é, literalmente, “tenda” (do gr. skênaõ, cuja forma substantiva skênê, é traduzida como “tenda”, em Hebreus 9:11). Outros textos também são citados para mostrar que o corpo humano é mencionado como “tabernáculo” (2 Coríntios 5:1,4) ou “templo” (1 Coríntios 6:19). No entanto, esse ponto de vista não parece se ajustar ao contexto. Ele introduz uma definição de “tabernáculo” que interrompe o uso constante que o autor faz da palavra até este versículo. Por isso, o mais seguro é dar a “tenda” uma definição já indicada pelo contexto, especialmente porque nenhuma dificuldade é encontrada na interpretação da passagem desta forma.
- 7 O qual nos dias da sua carne, tendo oferecido, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua reverência, 8 ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu; 9 e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem, Hebreus 5:7-9 21 Mas ele falava do santuário do seu corpo. João 2:21 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:14 11 Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação), Hebreus 9:11 1 Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. 4 Porque, na verdade, nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos oprimidos, porque não queremos ser despidos, mas sim revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. 2 Coríntios 5:1,4 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:19
Maior e mais perfeito - (cba)
Hebreus 9:11
Nenhuma estrutura terrestre pode representar a vastidão e a glória do templo celestial em que Deus habita (ver PP, 357).
Tabernáculo - (cba)
Hebreus 9:11
Ver com. de Hebreus 8:2; Hebreus 9:24.
- 2 ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, que o Senhor fundou, e não o homem. Hebreus 8:2 24 Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Hebreus 9:24
Não feito por mãos - (cba)
Hebreus 9:11
Ou seja, não feito por seres humanos. Os sumos sacerdotes terrestres atuavam em templos feitos por mãos. Cristo, o grande sumo sacerdote, atua em tabernáculo muito superior, “armado” pelo Senhor (Hebreus 8:2).
Criação - (cba)
Hebreus 9:11
Provavelmente, a criação visível (cf. com. de Romanos 8:19).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Hebreus 9:9-12
Veja 2 Coríntios 3:7-11.
As recompensas do sacrifício de Cristo
Hebreus 9:11-12
Ver Hebreus 7:25; Hebreus 8:6; Hebreus 9:24. A intercessão sacerdotal de Cristo está acontecendo agora no santuário acima em nosso favor. Mas quão poucos têm uma compreensão real de que nosso grande Sumo Sacerdote apresenta perante o Pai Seu próprio sangue, reivindicando para o pecador que o recebe como seu Salvador pessoal todas as graças que Seu pacto abraça como recompensa de Seu sacrifício. Este sacrifício O tornou abundantemente capaz de salvar ao máximo todos os que por Ele se aproximam de Deus, visto que Ele vive para interceder por eles ( Manuscrito 92, 1899 ).
- 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25 6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor pacto, o qual está firmado sobre melhores promessas. Hebreus 8:6 24 Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Hebreus 9:24
Sem derramamento de sangue não há remissão
Hebreus 9:11,12,13,14,22
Ver João 1:29; Apocalipse 13:8; Romanos 8:34; Hebreus 2:14-18; 1 João 1:7,9. Cristo foi o Cordeiro morto desde a fundação do mundo. Para muitos, tem sido um mistério por que tantas ofertas de sacrifício eram exigidas na antiga dispensação, por que tantas vítimas sangrando eram levadas ao altar. Mas a grande verdade que devia ser mantida diante dos homens, e impressa na mente e no coração, era esta: “Sem derramamento de sangue não há remissão”. Em cada sacrifício sangrento era tipificado "o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo."
- 29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29 8 E adora-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Apocalipse 13:8 34 Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós; Romanos 8:34 14 Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo; 15 e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão. 16 Pois, na verdade, não presta auxílio aos anjos, mas sim à descendência de Abraão. 17 Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo. 18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados. Hebreus 2:14-18 7 mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:7,9
O próprio Cristo foi o originador do sistema judaico de adoração, no qual, por tipos e símbolos, foram ocultados as coisas espirituais e celestiais. Muitos esqueceram o verdadeiro significado dessas ofertas; e a grande verdade de que somente por meio de Cristo há perdão dos pecados, foi perdida para eles. A multiplicação das ofertas de sacrifício, o sangue de touros e cabras, não poderia tirar o pecado ( The Signs of the Times, 2 de janeiro de 1893 ).
A lição dos sacrifícios de animais
Hebreus 9:11,12,13,14,22
Uma lição foi incorporada em cada sacrifício, impressa em cada cerimônia, solenemente pregada pelo sacerdote em seu ofício sagrado e inculcada pelo próprio Deus — que somente pelo sangue de Cristo existe perdão dos pecados. Quão pouco nós, como povo, sentimos a força desta grande verdade! Quão raramente, vivendo e agindo com fé, trazemos para nossas vidas esta grande verdade, que há perdão para o menor pecado, perdão para o maior pecado ( The Review and Herald, 21 de setembro de 1886).
Nota
Hebreus 9:11,12,13,14,24
Veja 1 Timóteo 2:5.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Hebreus 9:11-14
Todas as coisas boas passadas, presentes e futuras estiveram e estão fundamentadas no ofício sacerdotal de Cristo, e dali nos vêm. Nosso Sumo Sacerdote entrou no céu de uma vez por todas e obteve a eterna redenção. O Espírito Santo representou e mostrou posteriormente que os sacrifícios do Antigo Testamento só livravam o homem exterior da imundícia cerimonial, e os preparavam para alguns privilégios exteriores. O que deu tal poder ao sangue de Cristo? Foi o fato de que Cristo se ofereceu a si mesmo sem nenhuma mancha pecaminosa em sua natureza e vida. Isto limpa a consciência mais culpável das obras mortas ou mortais para servir ao Deus vivo; das obras pecaminosas, como as que contaminam a alma, como os corpos mortos contaminavam os judeus que os tocavam; em contrapartida é a graça que sela o perdão que cria de novo na alma contaminada. Nada destrói mais a fé no Evangelho do que enfraquecer por qualquer meio o poder direto do sangue de Cristo. Não podemos penetrar na profundidade do mistério do sacrifício de Cristo, não podemos compreender o quão elevado é. Não podemos indagar a respeito da grandeza nem da sabedoria, do amor e da graça que há nEle. Porém, ao considerar o sacrifício de Cristo, a fé encontra vida, alimento e renovação.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 10 O cetro não se arredará de Judà, nem o bastão de autoridade dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence; e a ele obedecerão os povos. Gênesis 49:10 7 Então disse eu: Eis aqui venho; no rolo do livro está escrito a meu respeito: Salmos 40:7 20 E virá um Redentor a Sião e aos que em Jacó se desviarem da transgressão, diz o Senhor. Isaías 59:20 1 Eis que eu envio o meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, e o anjo do pacto, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos exércitos. Malaquias 3:1 6 E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel. Mateus 2:6 3 És tu aquele que havia de vir, ou havemos de esperar outro? Mateus 11:3 25 Replicou-lhe a mulher: Eu sei que vem o Messias (que se chama o Cristo); quando ele vier há de nos anunciar todas as coisas. João 4:25 2 Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3 e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo. 1 João 4:2,3 20 Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 1 João 5:20 7 Porque já muitos enganadores saíram pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Tal é o enganador e o anticristo. 2 João 1:7 17 Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo. Hebreus 2:17 1 Pelo que, santos irmãos, participantes da vocação celestial, considerai o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus, Hebreus 3:1 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Hebreus 4:15 5 assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei; 6 como também em outro lugar diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. Hebreus 5:5,6 1 Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão quando este regressava da matança dos reis, e o abençoou, 11 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois sob este o povo recebeu a lei), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão? 12 Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. 13 Porque aquele, de quem estas coisas se dizem, pertence a outra tribo, da qual ninguém ainda serviu ao altar, 14 visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, tribo da qual Moisés nada falou acerca de sacerdotes. 15 E ainda muito mais manifesto é isto, se à semelhança de Melquisedeque se levanta outro sacerdote, 16 que não foi feito conforme a lei de um mandamento carnal, mas segundo o poder duma vida indissolúvel. 17 Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. 18 Pois, com efeito, o mandamento anterior é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade 19 (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual nos aproximamos de Deus. 20 E visto como não foi sem prestar juramento (porque, na verdade, aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes, 21 mas este com juramento daquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre), 22 de tanto melhor pacto Jesus foi feito fiador. 23 E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer, 24 mas este, porque permanece para sempre, tem o seu sacerdócio perpétuo. 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles. 26 Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime que os céus; 27 que não necessita, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo. Hebreus 7:1,11-26,27 1 Ora, do que estamos dizendo, o ponto principal é este: Temos um sumo sacerdote tal, que se assentou nos céus à direita do trono da Majestade, Hebreus 8:1 1 Porque a lei, tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus. Hebreus 10:1 1 Ora, também o primeiro pacto tinha ordenanças de serviço sagrado, e um santuário terrestre. 2 Pois foi preparada uma tenda, a primeira, na qual estavam o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; a essa se chama o santo lugar; 3 mas depois do segundo véu estava a tenda que se chama o santo dos santos, 4 que tinha o incensário de ouro, e a arca do pacto, toda coberta de ouro em redor; na qual estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha brotado, e as tábuas do pacto; 5 e sobre a arca os querubins da glória, que cobriam o propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente. 6 Ora, estando estas coisas assim preparadas, entram continuamente na primeira tenda os sacerdotes, celebrando os serviços sagrados; 7 mas na segunda só o sumo sacerdote, uma vez por ano, não sem sangue, o qual ele oferece por si mesmo e pelos erros do povo; 8 dando o Espírito Santo a entender com isso, que o caminho do santuário não está descoberto, enquanto subsiste a primeira tenda, 9 que é uma parábola para o tempo presente, conforme a qual se oferecem tando dons como sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que presta o culto; Hebreus 9:1-9 2 ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, que o Senhor fundou, e não o homem. Hebreus 8:2 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:14 23 Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que estão no céu fossem purificadas com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes. 24 Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Hebreus 9:23,24 48 mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: Atos 7:48 24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; 25 nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas; Atos 17:24,25 1 Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. 2 Coríntios 5:1 11 no qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar do corpo da carne, a saber, a circuncisão de Cristo; Colossenses 2:11 58 Nós o ouvimos dizer: Eu destruirei este santuário, construído por mãos de homens, e em três dias edificarei outro, não feito por mãos de homens. Marcos 14:58 18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas. 2 Coríntios 4:18 27 Ora, esta palavra - Ainda uma vez - significa a remoção das coisas abaláveis, como coisas criadas, para que permaneçam as coisas inabaláveis. Hebreus 12:27 14 Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a vindoura. Hebreus 13:14
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
