Comentário Bíblico
Adventista
Significa a remoção - (cba)
Hebreus 12:27
A expressão “ainda uma vez por todas” sugere que o segundo abalo deve ser final. Nenhuma sacudidura mais será necessária. Por conseguinte, tudo o que pode ser abalado será removido no momento do segundo abalo.
Coisas abaladas - (cba)
Hebreus 12:27
Ou seja, que podem ser abaladas. O pecado e todas as suas obras serão “abalados”. O presente mundo com tudo que nele há vai passar.
Como tinham sido feitas - (cba)
Hebreus 12:27
A relação desta frase com a linha de argumentação não é perceptível. O texto grego é breve e enigmático. O escritor pode estar se referindo ao fato de que, assim como Deus falou ao criar os céus e a Terra, no princípio (ver com. de Gênesis 1:3; Hebreus 11:3; Salmos 33:6,9), Ele falará novamente para remover tudo o que pode ser abalado.
- 3 Disse Deus: haja luz. E houve luz. Gênesis 1:3 3 Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê. Hebreus 11:3 6 Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da sua boca. 9 Pois ele falou, e tudo se fez; ele mandou, e logo tudo apareceu. Salmos 33:6,9
Coisas que não são abaladas - (cba)
Hebreus 12:27
Ou seja, o “reino inabalável” (Hebreus 12:28), incluindo todos os "justos aperfeiçoados" (Hebreus 12:23).
- 28 Pelo que, recebendo nós um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e temor; Hebreus 12:28 23 à universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; Hebreus 12:23
Permaneçam - (cba)
Hebreus 12:27
Quando a voz de Deus sacudir novamente o céu e a terra, só o que é reto, puro e verdadeiro permanecerá.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Hebreus 12:18-29
O monte Sinai, onde a Igreja do estado judeu foi formada, era um monte que podia ser tocado ainda que estivesse proibido fazê-lo, um lugar que podia ser sentido; assim, a dispensação mosaica foi em grande parte formada de coisas externas e terrenas. O estado do Evangelho é amável e condescendente, adequado para nossa frágil constituição. Todos podemos ir com franqueza à presença de Deus se estivermos sob o Evangelho. Porém, o mais santo deve se desesperar se for julgado pela santa lei dada no Sinai sem ter o Salvador. A Igreja do Evangelho é chamada Monte Sião, porque ali os crentes têm uma visão mais clara do céu e um temperamento mais celestial da alma. Todos os filhos de Deus são herdeiros, e cada um tem os privilégios do primogênito. A alma que supõe unir-se no alto a essa gloriosa assembléia e Igreja, sem estar ainda familiarizada com Deus e continuando orientada carnalmente, amando o presente estado das coisas e olhando para trás com olhar anelante, parece ter se equivocado em relação ao caminho, lugar, situação e companhia. Isto seria incómodo para ela e para os que a rodeiam.
Cristo é o Mediador do novo pacto entre Deus e o homem, para reuni-los neste pacto; para mantê-los juntos; para interceder por nós diante de Deus e por Deus diante de nós; para finalmente reunir a Deus e a seu povo no céu. Este pacto está firmado pelo sangue de Cristo, espargido sobre nossas consciências como o sangue do sacrifício era espargido sobre o altar e sobre a vítima. Este sangue de Cristo fala a favor dos pecadores; roga não por vingança, mas por misericórdia.
Então, procurem não rejeitar o seu bondoso chamado e a sua oferta de salvação, àquEle que fala desde o céu com infinita ternura e amor; como poderiam escapar os que rejeitam a Deus com incredulidade e apostasia, enquanto Ele com tanta bondade roga-lhes que se reconciliem e recebam seu favor eterno? O trato de Deus com os homens, sob o Evangelho e em um caminho de graça, nos assegura que tratará com os que desprezam o Evangelho em um caminho de juízo.
Não podemos adorar a Deus de forma aceitável a menos que o adoremos com reverência e santo temor. Só a graça de Deus nos capacita para adorar retamente a Deus.
Ele é o mesmo Deus justo e reto no Evangelho que era na lei. A herança dos crentes lhes está assegurada; e todas as coisas correspondentes à salvação nos são dadas gratuitamente como resposta à oração. Busquemos a graça para que possamos servir a Deus com reverência e santo temor.
Comentário Bíblico
Vídeos
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 26 Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles, como um vestido, envelhecerão; como roupa os mundarás, e ficarão mudados. 27 Mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão. Salmos 102:26,27 27 Ao revés, ao revés, ao revés o porei; também o que é não continuará assim, até que venha aquele a quem pertence de direito; e lho darei a ele. Ezequiel 21:27 35 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão. Mateus 24:35 10 Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas. 11 Ora, uma vez que todas estas coisas hão de ser assim dissolvidas, que pessoas não deveis ser em santidade e piedade, 2 Pedro 3:10,11 15 E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos. Apocalipse 11:15 1 E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. Apocalipse 21:1 4 E todo o exército dos céus se dissolverá, e o céu se enrolará como um livro; e todo o seu exército desvanecerá, como desvanece a folha da vide e da figueira. Isaías 34:4 10 Pois as montanhas se retirarão, e os outeiros serão removidos; porém a minha benignidade não se apartará de ti, nem será removido ao pacto da minha paz, diz o Senhor, que se compadece de ti. Isaías 54:10 17 Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão: Isaías 65:17 19 Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus. 21 na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Romanos 8:19,21 31 e os que usam deste mundo, como se dele não usassem em absoluto, porque a aparência deste mundo passa. 1 Coríntios 7:31 10 e: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas mãos; Hebreus 1:10
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
