Comentário Bíblico
Adventista
Eu crio - (cba)
Isaías 65:17
Em Isaías 65:17-25, Isaías descreve novos céus e nova Terra que seriam criados se Israel ouvisse as mensagens dos profetas e cumprisse o propósito divino após retornar do cativeiro. Israel falhou; por isso, como aplicação secundária, esses versículos apontam para novos céus e nova Terra ao final do milênio. Porém, a descrição se refere primariamente à situação de Israel, e sua aplicação secundária deve ser feita apenas à luz do que os escritores do NT e o Espírito de Profecia têm a dizer a respeito da vida futura. Quando se segue esse princípio de interpretação, a passagem não apresenta problemas. Contudo, na aplicação de todos os detalhes da passagem aos novos céus e nova Terra do futuro, surgem muitas dificuldades: (1) De acordo com Isaías 65:20, a menos que a linguagem seja entendida metaforicamente, a morte ainda estará presente (ver com. de Isaías 65:20), ao passo que no Céu e na Terra dos quais fala João não haverá morte (Apocalipse 21:4). (2) De acordo com Isaías 65:23 (ver o comentário ali) ainda nascem crianças. No Céu e na Terra que esperamos, "os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura [ ... ] não casam, nem se dão em casamento" (Lucas 20:35). O comentário dessa passagem é muito claro para ser mal aplicado. "Homens há hoje que expressam a crença de que haverá casamentos e nascimentos na nova Terra; os que creem nas Escrituras, porém, não podem admitir tais doutrinas" (MS, 99). (3) De acordo com Isaías 66:23,24 adoradores a caminho de Jerusalém veem os cadáveres daqueles que transgrediram contra Deus, ao passo que, de acordo com Apocalipse 20-22, o fogo dos últimos dias renova por completo a Terra antes que se torne o lar dos remidos.
- 17 Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão: 18 Mas alegrai-vos e regozijai-vos perpetuamente no que eu crio; porque crio para Jerusalém motivo de exultação e para o seu povo motivo de gozo. 19 E exultarei em Jerusalém, e folgarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor. 20 Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não tenha cumprido os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; mas o pecador de cem anos será amaldiçoado. 21 E eles edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o fruto delas. 22 Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus escolhidos gozarão por longo tempo das obras das suas mãos: 23 Não trabalharão debalde, nem terão filhos para calamidade; porque serão a descendência dos benditos do Senhor, e os seus descendentes estarão com eles. 24 E acontecerá que, antes de clamarem eles, eu responderei; e estando eles ainda falando, eu os ouvirei. 25 O lobo e o cordeiro juntos se apascentarão, o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor. Isaías 65:17-25 20 Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não tenha cumprido os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; mas o pecador de cem anos será amaldiçoado. Isaías 65:20 4 Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. Apocalipse 21:4 23 Não trabalharão debalde, nem terão filhos para calamidade; porque serão a descendência dos benditos do Senhor, e os seus descendentes estarão com eles. Isaías 65:23 35 mas os que são julgados dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem se casam nem se dão em casamento; Lucas 20:35 23 E acontecerá que desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor. 24 E sairão, e verão os cadáveres dos homens que transgrediram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e eles serão um horror para toda a carne. Isaías 66:23,24
Essas dificuldades são totalmente removidas quando a passagem é interpretada segundo os princípios esboçados.
O fracasso de Israel tornou impossível o cumprimento dessas profecias segundo o objetivo original. Contudo, os propósitos de Yahweh se cumprirão plenamente (ver PR, 705, 706). Haverá novos céus e nova Terra, mas a maneira como surgirão é um pouco diferente, visto que os propósitos de Deus, em vez de se cumprirem por meio do Israel nacional, serão cumpridos por meio do Israel da nova aliança (ver PR, 713, 714).
Coisas passadas - (cba)
Isaías 65:17
Isso incluiria "as angústias passadas" (Isaías 65:16), as tribulações do cativeiro, as dificuldades deste mundo mau. A paz e a glória da nova Terra transcenderão de tal modo os problemas e os pesares deste mundo que as provas serão como nada (ver Jeremias 3:16; PE, 17; cf. Isaías 43:18,19).
- 16 De sorte que aquele que se bendisser na terra será bendito no Deus da verdade; e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas, e estão escondidas dos meus olhos. Isaías 65:16 16 E quando vos tiverdes multiplicado e frutificado na terra, naqueles dias, diz o Senhor, nunca mais se dirá: A arca do pacto do Senhor; nem lhes virá ela ao pensamento; nem dela se lembrarão; nem a visitarão; nem se fará mais. Jeremias 3:16 18 Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. 19 Eis que faço uma coisa nova; agora está saindo à luz; porventura não a percebeis? eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo. Isaías 43:18,19
Alguns creem que, nesta passagem, o profeta prediz um esquecimento completo das coisas desta Terra, ao menos com respeito a pecados passados. Contudo, o hebraico deste versículo não deve necessariamente ser entendido assim. O termo zalwr, traduzido como "memória", com frequência define a ação ou condição que resulta da memória consciente. Por exemplo, a declaração de que os filhos de Israel "não se lembraram do SENHOR, seu Deus" (Juízes 8:34) não significa que nunca pensaram em Deus. Simplesmente significa que o povo não rendeu a Yahweh a adoração condizente com o conhecimento dEle (ver com. de Juízes 8:34). Se esse significado se aplica à declaração de Isaías, então a passagem afirma que a memória de coisas passadas não mais angustiará ou perturbará a mente nem causará algum sentimento ou remorso.
No mundo porvir, "todas as perplexidades da vida serão então explicadas" (Ed, 305). Quando não mais veremos "como em espelho, obscuramente" (1 Coríntios 13:12), teremos "conhecimento distinto e inteligente do que custou" a "salvação" (GC, 651). O conhecimento do grande conflito será uma salvaguarda contra qualquer repetição futura da experiência do pecado (GC, 499).
Jamais haverá memória delas - (cba)
Isaías 65:17
Literalmente, "subirão ao coração".
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Isaías 65:17-25
Na graça e no consolo que os crentes em Cristo possuem, e que provêm dEle, devemos buscar o novo céu e a nova terra. A confusão, os pecados e as misérias anteriores da raça humana não serão mais lembradas nem renovadas. o feliz estado da Igreja, já próximo, é descrito de diversas maneiras figurativas. Aquele que viver somente até os cem anos será considerado como alguém que morre em sua juventude. Este ato sozinho é capaz de determinar o seu significado; porém, é claro que se o cristianismo fosse universal, a violência e a maldade teriam fim, o que faria com que a vida fosse prolongada.
Naqueles dias felizes todo o povo de Deus gozará do fruto do seu trabalho. Então, nem mesmo as crianças serão motivo de preocupação para os seus pais, nem estes sofrerão transtornos. A má disposição dos pecadores será totalmente mortificada, e todos viverão em harmonia. Assim, a Igreja na terra será cheia de felicidade.
Esta profecia assegura aos servos de Cristo que se aproxima o dia em que serão abençoados com o gozo contínuo, necessário à sua felicidade. Como colaboradores de Deus, atendamos suas ordenanças e mandamentos.
- Veja também

Cuidado de Deus, Pág. 246

E Recebereis Poder, Pág. 373

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 376

Profetas e Reis, Pág. 732
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 16 E pus as minhas palavras na tua boca, e te cubro com a sombra da minha mão; para plantar os céus, e para fundar a terra, e para dizer a Sião: Tu és o meu povo. Isaías 51:16 22 Pois, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, durarão diante de mim, diz o Senhor, assim durará a vossa posteridade e o vosso nome. Isaías 66:22 13 Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça. 2 Pedro 3:13 1 E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. 2 E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. 3 E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. 4 Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. 5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Apocalipse 21:1-5 16 E quando vos tiverdes multiplicado e frutificado na terra, naqueles dias, diz o Senhor, nunca mais se dirá: A arca do pacto do Senhor; nem lhes virá ela ao pensamento; nem dela se lembrarão; nem a visitarão; nem se fará mais. Jeremias 3:16 18 Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Isaías 43:18