Almeida AtualizadaC 5 7
Clique no para ver detalhes de cada verso!
1 Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, 2 e o ensino sobre batismos e imposição de mãos, e sobre ressurreição de mortos e juízo eterno. 3 E isso faremos, se Deus o permitir.
4 Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, 5 e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, 6 e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando de novo o Filho de Deus, e o expondo ao vitupério. 7 Pois a terra que embebe a chuva, que cai muitas vezes sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção da parte de Deus; 8 mas se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.
9 Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e que acompanham a salvação, ainda que assim falamos. 10 Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis. 11 E desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança; 12 para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.
13 Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha outro maior por quem jurar, jurou por si mesmo, 14 dizendo: Certamente te abençoarei, e grandemente te multiplicarei. 15 E assim, tendo Abraão esperado com paciência, alcançou a promessa. 16 Pois os homens juram por quem é maior do que eles, e o juramento para confirmação é, para eles, o fim de toda contenda. 17 assim que, querendo Deus mostrar mais abundantemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu conselho, se interpôs com juramento; 18 para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossivel que Deus minta, tenhamos poderosa consolação, nós, os que nos refugiamos em lançar mão da esperança proposta; 19 a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até o interior do véu; 20 aonde Jesus, como precursor, entrou por nós, feito sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
Versos: Análise em cadeia
Clique no Verso para mais informações.
- Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, Hebreus 6:1 e o ensino sobre batismos e imposição de mãos, e sobre ressurreição de mortos e juízo eterno. Hebreus 6:2 E isso faremos, se Deus o permitir. Hebreus 6:3 Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, Hebreus 6:4 e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, Hebreus 6:5 e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando de novo o Filho de Deus, e o expondo ao vitupério. Hebreus 6:6 Pois a terra que embebe a chuva, que cai muitas vezes sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção da parte de Deus; Hebreus 6:7 mas se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada. Hebreus 6:8 Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e que acompanham a salvação, ainda que assim falamos. Hebreus 6:9 Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis. Hebreus 6:10 E desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança; Hebreus 6:11 para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas. Hebreus 6:12 Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha outro maior por quem jurar, jurou por si mesmo, Hebreus 6:13 dizendo: Certamente te abençoarei, e grandemente te multiplicarei. Hebreus 6:14 E assim, tendo Abraão esperado com paciência, alcançou a promessa. Hebreus 6:15 Pois os homens juram por quem é maior do que eles, e o juramento para confirmação é, para eles, o fim de toda contenda. Hebreus 6:16 assim que, querendo Deus mostrar mais abundantemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu conselho, se interpôs com juramento; Hebreus 6:17 para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossivel que Deus minta, tenhamos poderosa consolação, nós, os que nos refugiamos em lançar mão da esperança proposta; Hebreus 6:18 a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até o interior do véu; Hebreus 6:19 aonde Jesus, como precursor, entrou por nós, feito sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. Hebreus 6:20
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também Crescimento em Cristo, 25 de Junho 6:1
Nos Lugares Celestiais, Pág. 186
Rumo à perfeição, 28 de Novembro 6:1Nossa Alta Vocação, Pág. 336
Deus é tudo em todos, 16 de Outubro 6:5Minha Consagração Hoje, Pág. 274
Normas de moral 6:6O Lar Adventista, Pág. 328
A escola no presente e no futuro, 26 de Novembro 6:6Este Dia com Deus, Pág. 355
Eli e Seus Filhos 6:6Patriarcas e Profetas, Pág. 580
Trabalho e desenvolvimento, 8 de Agosto 6:7Jesus Meu Modelo, Pág. 227
Poder nas promessas, 15 de Setembro 6:12A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 267
Conhecer a Deus, 13 de Setembro 6:17Para Conhece-lo, Pág. 258
Luz Para os Nossos Dias 6:18,19O Grande Conflito, Pág. 350
A Lei e os Concertos 6:18Patriarcas e Profetas, Pág. 371
A Divisão de Canaã 6:18Patriarcas e Profetas, Pág. 517
O Santuário Celestial, Centro de Nossa Esperança 6:19,20;O Grande Conflito, Pág. 421
Crendo em sua orientação, 15 de Abril 6:19E Recebereis Poder, Pág. 114
Hoje, 15 de Junho 6:19Olhando para o Alto, Pág. 192
A esperança da glória, 30 de Outubro 6:19Filhos e Filhas de Deus, Pág. 310
Fé na expiação, 13 de Novembro 6:19Exaltai-O, Pág. 383
Salvo da tempestade, 14 de Março 6:19Para Conhece-lo, Pág. 74
Manifestou-se no céu por nós, 16 de Julho 6:20A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 200
O santuário no céu, 11 de Novembro 6:20Exaltai-O, Pág. 381
O Grande Juízo Investigativo 6:20O Grande Conflito, Pág. 489