Comentário Bíblico
Adventista
Provaram - (cba)
Hebreus 6:5
Do gr. geuomai (ver com. de Hebreus 6:4). A palavra sugere mais do que um conhecimento superficial. Sugere estudo, meditação e aceitação.
Poderes - (cba)
Hebreus 6:5
Do gr. dunameis (ver com. de Atos 1:8), aqui provavelmente significando "milagres” (como em Hebreus 2:4). Na era apostólica, muitos milagres foram operados, livramentos efetuados, doentes curados e até mesmo alguns mortos ressuscitados (Atos 3:6-9; Atos 5:15,16; Atos 6:8; Atos 8:6; Atos 12:7; Atos 20:9-12). Provar esse poder é ter parte nele, seja como objeto da cura ou de algum outro milagre, por tê-los operado ou tendo-os testemunhado. Aqueles aqui mencionados tinham visto o poder de Deus fazer o que não era possível ao ser humano.
- 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. Atos 1:8 4 testificando Deus juntamente com eles, por sinais e prodígios, e por múltiplos milagres e dons do Espírito Santo, distribuídos segundo a sua vontade. Hebreus 2:4 6 Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda. 7 Nisso, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente os seus pés e artelhos se firmaram 8 e, dando ele um salto, pôs-se em pé. Começou a andar e entrou com eles no templo, andando, saltando e louvando a Deus. 9 Todo o povo, ao vê-lo andar e louvar a Deus, Atos 3:6-9 15 a ponto de transportarem os enfermos para as ruas, e os porem em leitos e macas, para que ao passar Pedro, ao menos sua sombra cobrisse alguns deles. 16 Também das cidades circunvizinhas afluía muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos, os quais eram todos curados. Atos 5:15,16 8 Ora, Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Atos 6:8 6 As multidões escutavam, unânimes, as coisas que Filipe dizia, ouvindo-o e vendo os sinais que operava; Atos 8:6 7 E eis que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz resplandeceu na prisão; e ele, tocando no lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias. Atos 12:7 9 E certo jovem, por nome Êutico, que estava sentado na janela, tomado de um sono profundo enquanto Paulo prolongava ainda mais o seu sermão, vencido pelo sono caiu do terceiro andar abaixo, e foi levantado morto. 10 Tendo Paulo descido, debruçou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, pois a sua alma está nele. 11 Então subiu, e tendo partido o pão e comido, ainda lhes falou largamente até o romper do dia; e assim partiu. 12 E levaram vivo o jovem e ficaram muito consolados. Atos 20:9-12
Mundo vindouro - (cba)
Hebreus 6:5
Ou, “era vindoura”; aqui, provavelmente, seja uma referência ao tempo futuro, do qual a era do evangelho com seus milagres foi uma antecipação ou penhor. Essas diferentes qualificações são enumeradas para mostrar que tais pessoas tiveram uma experiência genuína. Elas haviam testemunhado o grande poder de Deus na própria vida e na vida de outros. Muito lhes tinha sido confiado e muito se esperava delas.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Hebreus 6:1-8
Deve-se expor toda a verdade e a vontade de Deus diante de todos os que professam o Evangelho, e estabelecê-las em seus corações e consciências. Não devemos estar sempre falando de coisas exteriores, as quais têm seu lugar de uso, mas muitas vezes consomem demasiadamente a nossa atenção e tempo, que poderiam ser melhor empregados.
O pecador humilhado que se declara culpado e clama por misericórdia, não tem motivos para se desesperar a partir desta passagem, qualquer que seja a acusação de sua consciência. Tampouco prova que alguém que tenha se tornado uma nova criatura em Cristo possa tornar-se um apóstata definitivo. O apóstolo não fala das quedas dos meros professos, nunca convencidos nem influenciados pelo Evangelho. Estes não têm nada do que cair, senão de um nome vazio ou uma confissão hipócrita. Tampouco fala dos desvios ou dos resvalos temporários, nem quer representar aqui os pecados nos quais os cristãos caem por força das tentações ou do poder de alguma luxúria carnal. Aqui se faz alusão à queda que significa renunciar aberta e claramente a Cristo por causa da inimizade do coração contra Ele, contra a sua causa e o seu povo, por parte dos homens que em suas mentes aprovam os atos de seus assassinos, e tudo isto depois de terem recebido o conhecimento da verdade e saboreado alguns de seus consolos. Destes se diz que é impossível serem outra vez renovados para o arrependimento. Não porque o sangue de Cristo seja insuficiente para obter o perdão deste pecado, mas porque este pecado, por sua própria natureza, opõe-se ao arrependimento e a tudo o que conduza a ele.
Os que temem que não haja misericórdia para eles, por entender erroneamente esta passagem e suas próprias situações, seriam aliviados de seus temores equivocados se atentassem para o relato dado sobre a natureza deste pecado, que é uma renuncia total e voluntária de Cristo e de sua causa, e a união a seus inimigos. Nós mesmos devemos ter cuidado e advertir ao nosso próximo sobre toda aproximação ao tão terrível abismo da apostasia; porém, ao fazê-lo, devemos nos manter próximos à Palavra de Deus, tendo o cuidado de não ferir nem aterrorizar ao mais fraco ou desanimar ao caído e penitente. Os crentes não só saboreiam a Palavra de Deus, mas também a bebem. Este fértil campo ou jardim recebe a bênção. Porém, o cristão que só tem nome de crente continua estéril sob os meios da graça, e nada produz, exceto engano e egoísmo, estando perto do espantoso estado recém descrito; a miséria eterna é o fim reservado para ele. Vigiemos com humilde cautela e oração por nós mesmos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 20 E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; 21 mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. Mateus 13:20,21 16 Do mesmo modo, aqueles que foram semeados nos lugares pedregosos são os que, ouvindo a palavra, imediatamente com alegria a recebem; 17 mas não têm raiz em si mesmos, antes são de pouca duração; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. Marcos 4:16,17 20 porque Herodes temia a João, sabendo que era varão justo e santo, e o guardava em segurança; e, ao ouvi-lo, ficava muito perplexo, contudo de boa mente o escutava. Marcos 6:20 13 Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; mas estes não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, mas na hora da provação se desviam. Lucas 8:13 3 se é que já provastes que o Senhor é bom; 1 Pedro 2:3 20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam de novo envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior que o primeiro. 2 Pedro 2:20 5 Porque não foi aos anjos que Deus sujeitou o mundo vindouro, de que falamos. Hebreus 2:5 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Efésios 6:17