Comentário Bíblico
Adventista
E para disciplina que perseverais - (cba)
Hebreus 12:7
Ver com. de Hebreus 12:3,5. Evidências textuais apoiam a variante “perseverai até o castigo", uma frase imperativa, sendo uma advertência com base no princípio afirmado em Hebreus 12:6. Frequentemente, oramos por vitória sobre pecados particulares; então, descobrimos que Deus permite certas circunstâncias para nos ajudar a desenvolver resistência nos próprios pontos em que estamos fracos. Devemos reconhecera resposta de Deus às nossas orações e não vacilar diante das provas.
- 3 Considerai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas. 5 e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido; Hebreus 12:3,5 6 pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. Hebreus 12:6
Deus vos trata como filhos - (cba)
Hebreus 12:7
Geralmente, as pessoas são relutantes em administrar disciplina a quem não é filho. Porém, pais sábios não hesitam em disciplinar os próprios filhos, quando necessário. A disciplina é prerrogativa, dever e responsabilidade dos pais. Assim, em certo sentido, a administração da disciplina é uma prova de paternidade.
Que filho [...]? - (cba)
Hebreus 12:7
Ninguém nasce com caráter amadurecido. Portanto, todos precisam de disciplina, a fim de preencher um lugar útil no mundo e ser uma honra para a família.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Hebreus 12:1-11
A obediência perseverante por fé em Cristo era a carreira colocada diante dos hebreus, na qual ganhariam a coroa de glória ou teriam a miséria eterna como sua porção, e isto nos é exposto. Pelo "pecado que tão de perto nos rodeia", entendamos que é ao que mais nos inclinamos, ao qual estamos mais expostos, por costume, idade ou circunstâncias. Esta é uma exortação de suma importância, porque enquanto o pecado favorito de um homem não for subjugado, seja qual for, o impedirá de correr a carreira cristã, porque tira-lhe a motivação para correr e o faz entrar no mais completo desalento.
Quando estiverem esgotados e enfraquecidos em suas mentes, devem se lembrar de que o santo Jesus sofreu para salvá-los da desgraça eterna. Olhando firmemente para Jesus, seus pensamentos fortalecerão santos afetos e subjugarão os desejos carnais; então, pensemos frequentemente nEle. O que são nossas pequenas provas ou nossas desolações, comparadas com suas agonias? O que são em comparação com os sofrimentos de tantos outros? Nos crentes há uma inclinação a esgotar-se e enfraquecer-se quando são submetidos a provas e aflições; isto acontece por causa da imperfeição de suas virtudes e dos vestígios da corrupção.
Os cristãos não devem desmaiar sob as suas provas. Ainda que os seus inimigos e perseguidores sejam instrumentos para infligir sofrimentos, de qualquer modo são uma disciplina divina; nosso Pai celestial tem sua mão em tudo, e seu sábio objetivo é responder por tudo. Não devem tomar as suas aflições com leviandade, nem entristecer-se sob elas, porque são a mão e a vara de Deus, sua repreensão pelo pecado. Não devem se deprimir nem submergirem sob as provas, cansarem-se nem se irritarem, mas devem suportar com fé e paciência. Deus pode deixar os demais homens a sós em seus pecados, mas corrigirá o pecado em seus próprios filhos. Ele trabalha nisto como convém a um Pai.
Nossos pais terrenos às vezes nos castigam para satisfazer as suas próprias paixões, mais do que para corrigir os nossos modos. Porém, o Pai de nossas almas nunca quer afligir nem castigar aos seus filhos. Sempre nos corrige para nosso proveito. Toda nossa vida aqui é um estado infantil e imperfeito quanto às coisas espirituais; portanto, devemos nos submeter à disciplina de tal condição. Quando chegarmos ao estado perfeito, estaremos plenamente reconciliados com todas as disciplinas presentes de Deus para conosco. A correção de Deus não é condenação; o castigo pode ser suportado com paciência e contribui grandemente para a nossa santificação. Então, aprendamos a considerar as aflições que a maldade dos homens nos acarreta, como correções enviadas por nosso bondoso e santo Pai, para nosso benefício espiritual.
Comentário Bíblico
Vídeos
|
- Análise em Cadeia 31 Pois, quem jamais disse a Deus: Sofri, ainda que não pequei; 32 o que não vejo, ensina-me tu; se fiz alguma maldade, nunca mais a hei de fazer? Jó 34:31,32 18 Corrige a teu filho enquanto há esperança; mas não te incites a destruí-lo. Provérbios 19:18 15 A estultícia está ligada ao coração do menino; mas a vara da correção a afugentará dele. Provérbios 22:15 13 Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá. 14 Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do Seol. Provérbios 23:13,14 15 A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe. 17 Corrige a teu filho, e ele te dará descanso; sim, deleitará o teu coração. Provérbios 29:15,17 22 confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus. Atos 14:22 29 Por que desprezais o meu sacrifício e a minha oferta, que ordenei se fizessem na minha morada, e por que honras a teus filhos mais de que a mim, de modo a vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo Israel? 34 E te será por sinal o que sobrevirá a teus dois filhos, a Hofni e a Finéias; ambos morrerão no mesmo dia. 1 Samuel 2:29,34 13 Porque já lhe fiz: saber que hei de julgar a sua casa para sempre, por causa da iniqüidade de que ele bem sabia, pois os seus filhos blasfemavam a Deus, e ele não os repreendeu. 1 Samuel 3:13 6 Ora, nunca seu pai o tinha contrariado, dizendo: Por que fizeste assim? Além disso, era ele muito formoso de parecer; e era mais moço do que Absalão. 1 Reis 1:6 24 Agora, pois, vive o Senhor, que me confirmou e me fez assentar no trono de Davi, meu pai, e que me estabeleceu casa, como tinha dito, que hoje será morto Adonias. 25 E o rei Salomão deu ordem a Benaías, filho de Jeoiada, o qual feriu a Adonias, de modo que morreu. 1 Reis 2:24,25 24 Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga. Provérbios 13:24 15 A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe. Provérbios 29:15 5 Saberás, pois, no teu coração que, como um homem corrige a seu filho, assim te corrige o Senhor teu Deus. Deuteronômio 8:5 14 Eu lhe serei pai, e ele me será filho. E, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens; 2 Samuel 7:14