Comentário Bíblico
Adventista
Estultícia - (cba)
Provérbios 22:15
O trabalho da hereditariedade na mente de crianças pequenas mostra de forma consistente que elas são dadas à rebeldia e à malícia. A est ultícia parece ser parte essencial da infância. É trabalho dos pais fazer uso criterioso da instrução e da correção, a fim de vencer o mal que eles mesmos transmitiram aos filhos (ver Provérbios 19:18; Provérbios 23:13; Provérbios 29:15).
- 18 Corrige a teu filho enquanto há esperança; mas não te incites a destruí-lo. Provérbios 19:18 13 Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá. Provérbios 23:13 15 A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe. Provérbios 29:15
Nota Adicional a Provérbios 22 - (cba)
Provérbios 22:1-29
Em 1922, o mundo acadêmico descobriu, por meio de um anúncio preliminar, que outra obra egípcia de literatura de sabedoria fora descoberta, aumentando o número de obras do tipo conhecidas do Egito antigo. Este documento, escrito num rolo de papiro e comprado pelo museu britânico em 1888, foi publicado por Sir Ernest A. W. Budge, em 1923. Ele continha uma coleção de provérbios cujo autor recebe o nome de Amenemope. Em 1924, o professor A. Erman publicou um estudo apontando os diversos paralelos entre esse livro egípcio de provérbios e os provérbios de Salomão, em especial os encontrados nos cap. 22 e 23. Desde essa época, foram escritos muitos tratados acadêmicos sobre o assunto, e os comentaristas bíblicos modernos defendem, de modo geral, que Salomão tomou alguns provérbios emprestados de Amenemope.
A série de paralelos é evidente, mas isso não prova quem copiou de quem. Uma vez que a fama da sabedoria de Salomão se es palhou para nações distantes , Amenemope pode ter se apropriado de alguns provérbios de Salomão, assim como Salomão pode ter usado os de Amenemope. A solução para o problema de quem escreveu primeiro depende da época de origem de ambas as coleções de provérbios. A história de Israel só conhece um autor possível para os Provérbios do Antigo Testamento, que é Salomão, que viveu no século 10 a.C., conforme concordam todos os historiadores.
Em contrapartida, não se sabe em que época Amenemope viveu. O estudo do documento com seus provérbios apresenta o panorama explicitado a seguir. Os especialistas em datar manuscritos egípcios antigos pela caligrafia dizem que dificilmente teria sido escrito antes do rei egípcio Takelot I (aproximadamente 893-870 a.C.), da 22a dinastia, mas podem ter sido escritos até o 4° século a.C. Os nomes encontrados no documento ocorrem no Egito de 1100 a 600 a.C. A gramática e o vocabulário empregados se encaixam no período entre 800 e 500 a.C. Portanto, a análise da caligrafia, dos nomes pró prios, da gramática e do vocabulário mostra que os quatro critérios usados para a datação da obra de Amenemope se sobrepõem entre 800 e 600 a.C. Isso leva à conclusão de que os provérbios de Amenemope se originaram durante esse período e que são, pelo menos, 150 anos mais tardios que os de Salomão.
Somente os eruditos que não aceitam a autoria salomônica do livro bíblico de Provérbios, defendendo que este se originou séculos depois da época de Salomão, podem argumentar em favor da primazia de Amenemope. Todavia, os estudiosos das Escrituras, que aceitam Salomão como o autor de Provérbios, explicam os paralelos entre os livros presumindo que alguns dos provérbios de Salomão chegaram ao Egito e foram usados por Amenemope em sua antologia de provérbios, na qual podem ser vistos com uma feição egípcia.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Provérbios 22:15
O pecado é uma atitude néscia, que habita no coração; há uma inclinação interior a pecar, e mesmo as crianças têm esta inclinação. Ela se fixa muito próxima à alma. Todos necessitamos de ser corrigidos por nosso Pai celestial.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 Quem do imundo tirará o puro? Ninguém. Jó 14:4 5 Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concedeu minha mãe. Salmos 51:5 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. João 3:6 3 entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Efésios 2:3 24 Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga. Provérbios 13:24 18 Corrige a teu filho enquanto há esperança; mas não te incites a destruí-lo. Provérbios 19:18 13 Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá. 14 Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do Seol. Provérbios 23:13,14 15 A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe. 17 Corrige a teu filho, e ele te dará descanso; sim, deleitará o teu coração. Provérbios 29:15,17 10 Pois aqueles por pouco tempo nos corrigiam como bem lhes parecia, mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. 11 Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados. Hebreus 12:10,11
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
