Comentário Bíblico
Adventista
Defenderá a causa deles - (cba)
Provérbios 22:23
O Senhor assumirá a causa dos aflitos e lhes fará justiça, às vezes por meios milagrosos (ver 2 Reis 4:1-7).
Tirará a vida - (cba)
Provérbios 22:23
Ou, conforme a KJV, "tomará a alma", com sentido de matar.
Nota Adicional a Provérbios 22 - (cba)
Provérbios 22:1-29
Em 1922, o mundo acadêmico descobriu, por meio de um anúncio preliminar, que outra obra egípcia de literatura de sabedoria fora descoberta, aumentando o número de obras do tipo conhecidas do Egito antigo. Este documento, escrito num rolo de papiro e comprado pelo museu britânico em 1888, foi publicado por Sir Ernest A. W. Budge, em 1923. Ele continha uma coleção de provérbios cujo autor recebe o nome de Amenemope. Em 1924, o professor A. Erman publicou um estudo apontando os diversos paralelos entre esse livro egípcio de provérbios e os provérbios de Salomão, em especial os encontrados nos cap. 22 e 23. Desde essa época, foram escritos muitos tratados acadêmicos sobre o assunto, e os comentaristas bíblicos modernos defendem, de modo geral, que Salomão tomou alguns provérbios emprestados de Amenemope.
A série de paralelos é evidente, mas isso não prova quem copiou de quem. Uma vez que a fama da sabedoria de Salomão se es palhou para nações distantes , Amenemope pode ter se apropriado de alguns provérbios de Salomão, assim como Salomão pode ter usado os de Amenemope. A solução para o problema de quem escreveu primeiro depende da época de origem de ambas as coleções de provérbios. A história de Israel só conhece um autor possível para os Provérbios do Antigo Testamento, que é Salomão, que viveu no século 10 a.C., conforme concordam todos os historiadores.
Em contrapartida, não se sabe em que época Amenemope viveu. O estudo do documento com seus provérbios apresenta o panorama explicitado a seguir. Os especialistas em datar manuscritos egípcios antigos pela caligrafia dizem que dificilmente teria sido escrito antes do rei egípcio Takelot I (aproximadamente 893-870 a.C.), da 22a dinastia, mas podem ter sido escritos até o 4° século a.C. Os nomes encontrados no documento ocorrem no Egito de 1100 a 600 a.C. A gramática e o vocabulário empregados se encaixam no período entre 800 e 500 a.C. Portanto, a análise da caligrafia, dos nomes pró prios, da gramática e do vocabulário mostra que os quatro critérios usados para a datação da obra de Amenemope se sobrepõem entre 800 e 600 a.C. Isso leva à conclusão de que os provérbios de Amenemope se originaram durante esse período e que são, pelo menos, 150 anos mais tardios que os de Salomão.
Somente os eruditos que não aceitam a autoria salomônica do livro bíblico de Provérbios, defendendo que este se originou séculos depois da época de Salomão, podem argumentar em favor da primazia de Amenemope. Todavia, os estudiosos das Escrituras, que aceitam Salomão como o autor de Provérbios, explicam os paralelos entre os livros presumindo que alguns dos provérbios de Salomão chegaram ao Egito e foram usados por Amenemope em sua antologia de provérbios, na qual podem ser vistos com uma feição egípcia.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Provérbios 22:22-23
O que rouba e oprime o pobre o faz para o seu próprio risco. E se os homens não o reconhecerem por si, Deus o fará.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 11 porque o seu redentor é forte; ele lhes pleiteará a causa contra ti. Provérbios 23:11 12 Julgue o Senhor entre mim e ti, e vingue-me o Senhor de ti; a minha mão, porém, não será contra ti. 15 Seja, pois, o Senhor juiz, e julgue entre mim e ti; e veja, e advogue a minha causa, e me livre da tua mão. 1 Samuel 24:12,15 39 Quando Davi ouviu que Nabal morrera, disse: Bendito seja o Senhor, que me vingou da afronta que recebi de Nabal, e deteve do mal a seu servo, fazendo cair a maldade de Nabal sobre a sua cabeça. Depois mandou Davi falar a Abigail, para tomá-la por mulher. 1 Samuel 25:39 5 Por causa da opressão dos pobres, e do gemido dos necessitados, levantar-me-ei agora, diz o Senhor; porei em segurança quem por ela suspira. Salmos 12:5 1 Contende, Senhor, com aqueles que contendem comigo; combate contra os que me combatem. 10 Todos os meus ossos dirão: Ó Senhor, quem é como tu, que livras o fraco daquele que é mais forte do que ele? sim, o pobre e o necessitado, daquele que o rouba. Salmos 35:1,10 1 Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra uma nação ímpia; livra-me do homem fraudulento e iníquo. Salmos 43:1 5 Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus na sua santa morada. Salmos 68:5 12 Sei que o Senhor manterá a causa do aflito, e o direito do necessitado. Salmos 140:12 34 Mas o seu Redentor é forte; o Senhor dos exércitos é o seu nome. Certamente defenderá em juízo a causa deles, para dar descanso à terra, e inquietar os moradores de Babilônia. Jeremias 50:34 36 Pelo que assim diz o Senhor: Eis que defenderei a tua causa, e te vingarei; e secarei o seu mar, e farei que se esgote a sua fonte: Jeremias 51:36 9 Sofrerei a indignação do Senhor, porque tenho pecado contra ele; até que ele julgue a minha causa, e execute o meu direito. Ele me tirará para a luz, e eu verei a sua justiça. Miquéias 7:9 5 E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o trabalhador em seu salário, a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos exércitos. Malaquias 3:5 1 Ai de ti que despojas, e que não foste despojado; e que procedes perfidamente, e que não foste tratado perfidamente! quando acabares de destruir, serás destruído; e, quando acabares de tratar perfidamente, perfidamente te tratarão. Isaías 33:1 8 Visto como despojaste muitas nações, os demais povos te despojarão a ti, por causa do sangue dos homens, e da violência para com á terra, a cidade, e todos os que nela habitam. Habacuque 2:8
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
