Comentário Bíblico
Adventista
O rico e o pobre - (cba)
Provérbios 22:2
Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10:34). Todos os seres humanos são Seus filhos, e Ele deseja a salvação de todos (Tito 2:11). O rico e o pobre inevitavelmente se encontram. Os ricos dependem dos pobres para vários serviços que o dinheiro pode comprar e também para multiplicar seus recursos. Quando os ricos reconhecem a fraternidade com os pobres e sua dependência deles, usando a riqueza para o avanço do bem comum, Deus aceita tal ação como se fosse feita para o serviço dEle. Quando os pobres servem com fidelidade àq ueles que os empregam, também estão servindo ao Mestre de todos (ver Provérbios 14:31; Provérbios 17:5; Mateus 25:40; Efésios 6:5; 1 Pedro 2:18).
- 34 Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas; Atos 10:34 11 Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, Tito 2:11 31 O que oprime ao pobre insulta ao seu Criador; mas honra-o aquele que se compadece do necessitado. Provérbios 14:31 5 O que escarnece do pobre insulta ao seu Criador; o que se alegra da calamidade não ficará impune. Provérbios 17:5 40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. Mateus 25:40 5 Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo, Efésios 6:5 18 Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos vossos senhores, não somente aos bons e moderados, mas também aos maus. 1 Pedro 2:18
Nota Adicional a Provérbios 22 - (cba)
Provérbios 22:1-29
Em 1922, o mundo acadêmico descobriu, por meio de um anúncio preliminar, que outra obra egípcia de literatura de sabedoria fora descoberta, aumentando o número de obras do tipo conhecidas do Egito antigo. Este documento, escrito num rolo de papiro e comprado pelo museu britânico em 1888, foi publicado por Sir Ernest A. W. Budge, em 1923. Ele continha uma coleção de provérbios cujo autor recebe o nome de Amenemope. Em 1924, o professor A. Erman publicou um estudo apontando os diversos paralelos entre esse livro egípcio de provérbios e os provérbios de Salomão, em especial os encontrados nos cap. 22 e 23. Desde essa época, foram escritos muitos tratados acadêmicos sobre o assunto, e os comentaristas bíblicos modernos defendem, de modo geral, que Salomão tomou alguns provérbios emprestados de Amenemope.
A série de paralelos é evidente, mas isso não prova quem copiou de quem. Uma vez que a fama da sabedoria de Salomão se es palhou para nações distantes , Amenemope pode ter se apropriado de alguns provérbios de Salomão, assim como Salomão pode ter usado os de Amenemope. A solução para o problema de quem escreveu primeiro depende da época de origem de ambas as coleções de provérbios. A história de Israel só conhece um autor possível para os Provérbios do Antigo Testamento, que é Salomão, que viveu no século 10 a.C., conforme concordam todos os historiadores.
Em contrapartida, não se sabe em que época Amenemope viveu. O estudo do documento com seus provérbios apresenta o panorama explicitado a seguir. Os especialistas em datar manuscritos egípcios antigos pela caligrafia dizem que dificilmente teria sido escrito antes do rei egípcio Takelot I (aproximadamente 893-870 a.C.), da 22a dinastia, mas podem ter sido escritos até o 4° século a.C. Os nomes encontrados no documento ocorrem no Egito de 1100 a 600 a.C. A gramática e o vocabulário empregados se encaixam no período entre 800 e 500 a.C. Portanto, a análise da caligrafia, dos nomes pró prios, da gramática e do vocabulário mostra que os quatro critérios usados para a datação da obra de Amenemope se sobrepõem entre 800 e 600 a.C. Isso leva à conclusão de que os provérbios de Amenemope se originaram durante esse período e que são, pelo menos, 150 anos mais tardios que os de Salomão.
Somente os eruditos que não aceitam a autoria salomônica do livro bíblico de Provérbios, defendendo que este se originou séculos depois da época de Salomão, podem argumentar em favor da primazia de Amenemope. Todavia, os estudiosos das Escrituras, que aceitam Salomão como o autor de Provérbios, explicam os paralelos entre os livros presumindo que alguns dos provérbios de Salomão chegaram ao Egito e foram usados por Amenemope em sua antologia de provérbios, na qual podem ser vistos com uma feição egípcia.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Provérbios 22:2
A providência divina o tem ordenado de tal maneira que alguns são ricos e outros pobres; porém, todos são culpáveis diante de Deus; e diante do seu trono da graça, os pobres são tão bem-vindos quantos os ricos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 13 O pobre e o opressor se encontram; o Senhor alumia os olhos de ambos. Provérbios 29:13 7 O Senhor empobrece e enriquece; abate e também exalta. 1 Samuel 2:7 1 Ouvi isto, vós todos os povos; inclinai os ouvidos, todos os habitantes do mundo, 2 quer humildes quer grandes, tanto ricos como pobres. Salmos 49:1,2 19 Ora, havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente. 20 Ao seu portão fora deitado um mendigo, chamado Lázaro, todo coberto de úlceras; Lucas 16:19,20 21 E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. 1 Coríntios 12:21 2 Porque, se entrar na vossa reunião algum homem com anel de ouro no dedo e com traje esplêndido, e entrar também algum pobre com traje sórdido. 3 e atentardes para o que vem com traje esplêndido e lhe disserdes: Senta-te aqui num lugar de honra; e disserdes ao pobre: Fica em pé, ou senta-te abaixo do escabelo dos meus pés, 4 não fazeis, porventura, distinção entre vós mesmos e não vos tornais juízes movidos de maus pensamentos? 5 Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? Tiago 2:2-5 31 O que oprime ao pobre insulta ao seu Criador; mas honra-o aquele que se compadece do necessitado. Provérbios 14:31 15 Aquele que me formou no ventre não o fez também a meu servo? E não foi um que nos plasmou na madre? Jó 31:15 19 que não faz acepção das pessoas de príncipes, nem estima o rico mais do que o pobre; porque todos são obra de suas mãos? Jó 34:19
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
