Comentário Bíblico
Adventista
Da imundícia - (cba)
Jó 14:4
Jó admite suas faltas, mas pergunta: "Como se pode esperar que eu seja sem faltas? Pertenço a uma raça pecadora. Por que, então, Deus me segue com tanta severidade?"
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 14:1-6
Jó desabafa sobre a condição do homem, e dirige-se também a Deus. Todos nós, descendentes de Adão, temos a vida curta. Toda a sua exibição de beleza, felicidade e esplendor cai diante do golpe da enfermidade ou da morte, como a flor diante do machado; ou se desvanece como a sombra. Como é possível que a conduta de um homem seja sem pecado, quando o seu coração é, por natureza, inclinado a transgredir? Eis aqui uma prova clara de que Jó entendia e cria nesta inclinação ao pecado, e além de expor isto como defesa, pede que o Senhor não o trate conforme as suas próprias obras, mas de acordo com a sua misericórdia e graça. No conselho e decreto de Deus está determinado quanto tempo viveremos.
Nossa existência está em suas mãos, as forças da natureza atuam submetidas a Ele; nEle vivemos e nos movemos. É muito útil refletir seriamente sobre a brevidade e a incerteza da vida humana, e na natureza perecível de todos os prazeres terrenos. Porém, ainda mais importante é considerar a causa e o remédio de todos estes males. Até que nasçamos do Espírito, nada espiritualmente bom habita em nós, nem pode proceder de nós. Até os poucos bens dos regenerados podem estar contaminados com o pecado. Portanto, devemos nos humilhar diante de Deus e colocarmo-nos totalmente a mercê do Senhor, através de nossa segurança divina. Devemos procurar diariamente a renovação do Espírito Santo, e olhar para o céu como o único lugar de perfeita santidade e felicidade.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 172

Conselhos sobre a Educação, Pág. 236

Conselhos aos Professores, Pág. 381

A Ciência do Bom Viver, Pág. 443

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 50

A Ciência do Bom Viver, Pág. 67
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 14 Que é o homem, para que seja puro? E o que nasce da mulher, para que fique justo? Jó 15:14 4 Como, pois, pode o homem ser justo diante de Deus, e como pode ser puro aquele que nasce da mulher? 5 Eis que até a lua não tem brilho, e as estrelas não são puras aos olhos dele; 6 quanto menos o homem, que é um verme, e o filho do homem, que é um vermezinho! Jó 25:4-6 3 Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete. Gênesis 5:3 5 Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concedeu minha mãe. Salmos 51:5 5 Tu os levas como por uma torrente; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce; Salmos 90:5 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. João 3:6 12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. Romanos 5:12 8 e os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Romanos 8:8,9 3 entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Efésios 2:3 35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. Lucas 1:35
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 172

Conselhos sobre a Educação, Pág. 236

Conselhos aos Professores, Pág. 381

A Ciência do Bom Viver, Pág. 443

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 50

A Ciência do Bom Viver, Pág. 67