Comentário Bíblico
Adventista
Sente as dores - (cba)
Jó 14:22
Por meio de uma personificação poética, diz-se que o corpo na sepultura sente dores e, da mesma forma, que a alma sofre. Esta é uma vívida figura das devastações ocasionadas pela morte. Esta passagem não deve ser interpretada como se significasse que os mortos são capazes de ter sensações. Em linguagem poética são atribuídos inteligência, personalidade e sentimentos a objetos ou conceitos desprovidos desses atributos (ver Juízes 9:8-15).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 14:16-22
A fé e a esperança de Jó falaram, e a graça pareceu reviver; porém, a depravação voltou a prevalecer. Ele apresenta Deus como quem aumenta o castigo contra ele. Deus pode enviar enfermidades e dor, podemos perder todas as consolações dos que estão próximos a nós, e daqueles a quem amamos, e toda a esperança de felicidade terrena pode ser destruída; porém, Deus receberá ao crente no âmbito da felicidade eterna. No entanto, que mudança espera o incrédulo próspero? O que responderá quando Deus o chamar ao seu tribunal? O Senhor ainda está no trono da graça, disposto a mostrar a sua bondade. Oh! Que os pecadores sejam sábios, e considerem o seu fim definitivo!
O homem terá dores enquanto estiver na carne, isto é, o corpo que se nega a submeter-se; lamentará enquanto a sua alma estiver dentro de si, isto é, a alma e o espírito aos quais não quer renunciar. O trabalho de morrer é uma tarefa árdua; as dores da morte ài vezes são terríveis. Uma atitude néscia é que o homem postergue o arrependimento até a ocasião em que esteja no leito de sua morte, e seja obrigado a tomar a única atitude que é realmente necessária, na ocasião em que estiver impedido de fazer qualquer outra coisa.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 20 Os meus ossos se apegam à minha pele e à minha carne, e só escapei com a pele dos meus dentes. 22 Por que me perseguis assim como Deus, e da minha carne não vos fartais? 26 E depois de consumida esta minha pele, então fora da minha carne verei a Deus; Jó 19:20,22,26 19 Também é castigado na sua cama com dores, e com incessante contenda nos seus ossos; 20 de modo que a sua vida abomina o pão, e a sua alma a comida apetecível. 21 Consome-se a sua carne, de maneira que desaparece, e os seus ossos, que não se viam, agora aparecem. Jó 33:19-21 32 O ímpio é derrubado pela sua malícia; mas o justo até na sua morte acha refúgio. Provérbios 14:32 23 No hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio. 24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Lucas 16:23,24