Comentário Bíblico
Adventista
Desvia dele - (cba)
Jó 14:6
Jó suplica a Deus que deixe de vigiá-lo tão rigorosamente, para que ele possa respirar um pouco antes de morrer.
Repouso - (cba)
Jó 14:6
Literalmente, "cessar". A ideia não é a de repouso, mas a de que Deus cesse de afligi-lo. Jó deseja que Deus o deixe em paz (Jó 10:20).
Jornaleiro - (cba)
Jó 14:6
O trabalhador realmente começa a desfrutar seu dia quando a sombra da tarde traz consigo o descanso pelo qual anseia e o salário que ganhou. Da mesma forma, Jó deseja para si a satisfação que o fim do trabalho e da tristeza poderá trazer.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 14:1-6
Jó desabafa sobre a condição do homem, e dirige-se também a Deus. Todos nós, descendentes de Adão, temos a vida curta. Toda a sua exibição de beleza, felicidade e esplendor cai diante do golpe da enfermidade ou da morte, como a flor diante do machado; ou se desvanece como a sombra. Como é possível que a conduta de um homem seja sem pecado, quando o seu coração é, por natureza, inclinado a transgredir? Eis aqui uma prova clara de que Jó entendia e cria nesta inclinação ao pecado, e além de expor isto como defesa, pede que o Senhor não o trate conforme as suas próprias obras, mas de acordo com a sua misericórdia e graça. No conselho e decreto de Deus está determinado quanto tempo viveremos.
Nossa existência está em suas mãos, as forças da natureza atuam submetidas a Ele; nEle vivemos e nos movemos. É muito útil refletir seriamente sobre a brevidade e a incerteza da vida humana, e na natureza perecível de todos os prazeres terrenos. Porém, ainda mais importante é considerar a causa e o remédio de todos estes males. Até que nasçamos do Espírito, nada espiritualmente bom habita em nós, nem pode proceder de nós. Até os poucos bens dos regenerados podem estar contaminados com o pecado. Portanto, devemos nos humilhar diante de Deus e colocarmo-nos totalmente a mercê do Senhor, através de nossa segurança divina. Devemos procurar diariamente a renovação do Espírito Santo, e olhar para o céu como o único lugar de perfeita santidade e felicidade.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 16 A minha vida abomino; não quero viver para sempre; retira-te de mim, pois os meus dias são vaidade. 19 Até quando não apartarás de mim a tua vista, nem me largarás, até que eu possa engolir a minha saliva? Jó 7:16,19 20 Não são poucos os meus dias? Cessa, pois, e deixa-me, para que por um pouco eu tome alento; Jó 10:20 13 Desvia de mim o teu olhar, para que eu tome alento, antes que me vá e não exista mais. Salmos 39:13 1 Porventura não tem o homem duro serviço sobre a terra? E não são os seus dias como os do jornaleiro? 2 Como o escravo que suspira pela sombra, e como o jornaleiro que espera pela sua paga, Jó 7:1,2 1 Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que saiu de madrugada a contratar trabalhadores para a sua vinha. 2 Ajustou com os trabalhadores o salário de um denário por dia, e mandou-os para a sua vinha. 3 Cerca da hora terceira saiu, e viu que estavam outros, ociosos, na praça, 4 e disse-lhes: Ide também vós para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram. 5 Outra vez saiu, cerca da hora sexta e da nona, e fez o mesmo. 6 Igualmente, cerca da hora undécima, saiu e achou outros que lá estavam, e perguntou-lhes: Por que estais aqui ociosos o dia todo? 7 Responderam-lhe eles: Porque ninguém nos contratou. Disse- lhes ele: Ide também vós para a vinha. 8 Ao anoitecer, disse o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o salário, começando pelos últimos até os primeiros. Mateus 20:1-8