Comentário Bíblico
Adventista
Mas não te excedas - (cba)
Provérbios 19:18
Esta oração diz literalmente: "Não levantes tua alma para matá-lo" (ver ARC). A tradução literal consiste numa advertência contra a punição infligida com tanta ira que pode até matar o filho. Há também a interpretação de uma admoestação para o pai não negligenciar o castigo, a fim de que seu filho não chegue à ruína. A KJV diz: "Não permitas que tua alma ceda a seu choro", baseando-se numa interpretação medieval judaica que ensina que é melhor o filho chorar pelo castigo agora do que o pai chorar pela perda eterna do filho no futuro. Em Israel, o filho rebelde deveria ser levado aos anciãos para ser julgado e, se necessário, executado (Deuteronômio 21:18-21).
A punição na idade tenra é positiva. Mais tarde, quando o jovem está em maus caminhos, há menos esperança de transformação. Muitos pais postergam a punição até o filho ser maduro o suficiente para entender, só para descobrir então que seus hábitos já estão arraigados nele a tal ponto que não podem ser mais quebrados (ver Provérbios 13:24; Provérbios 23:13).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Provérbios 19:18
Quando os pais estão sob um amor néscio, fazem o melhor que podem para criar os seus filhos como consolo para si, e felizes em si mesmos.
- Veja também

Conselhos para a Igreja, Pág. 204
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 24 Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga. Provérbios 13:24 15 A estultícia está ligada ao coração do menino; mas a vara da correção a afugentará dele. Provérbios 22:15 13 Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá. 14 Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do Seol. Provérbios 23:13,14 15 A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe. 17 Corrige a teu filho, e ele te dará descanso; sim, deleitará o teu coração. Provérbios 29:15,17 7 É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija? 8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos. 9 Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhavamos com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e viveremos? 10 Pois aqueles por pouco tempo nos corrigiam como bem lhes parecia, mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. Hebreus 12:7-10