Comentário Bíblico
Adventista
Ministro - (cba)
Hebreus 8:2
Do gr. leitourgos, “servo”, “ministro" (cf. com. de Romanos 13:6; Filipenses 2:25; Hebreus 1:7).
- 6 Por esta razão também pagais tributo; porque são ministros de Deus, para atenderem a isso mesmo. Romanos 13:6 25 Julguei, contudo, necessário enviar-vos Epafrodito, meu irmão, e cooperador, e companheiro nas lutas, e vosso enviado para me socorrer nas minhas necessidades; Filipenses 2:25 7 Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo. Hebreus 1:7
Santuário - (cba)
Hebreus 8:2
Do gr. ta hagia, literalmente, “os santos”, ou "os [lugares] santos”. É muito improvável que aqui houvesse o feminino hagiai hai (ver com. de Hebreus 9:2). Os eruditos sustentam de maneira quase uniforme que a forma grega é um plural neutro. Existem diferenças de opinião quanto à força e função do plural, neste caso. Alguns acreditam que o plural designa dois compartimentos no santuário celestial, correspondentes aos dois compartimentos do santuário terreno. Outros acreditam que a forma plural é um plural intensivo, denotando simplesmente a concentração das coisas sagradas no santuário. A incerteza decorre do fato de que, em Hebreus 9:2,3, as evidências textuais favorecem uma forma plural para os termos gregos que descrevem tanto o primeiro como o segundo compartimento (ver o com. ali). Em vista disso, o fato de ta hagia ser um plural não prova por si mesmo que existem dois compartimentos no santuário celestial. No entanto, que a obra de Cristo no santuário celestial é realizada em dois compartimentos, ou “duas grandes divisões”, é evidente pela comparação do santuário terrestre com o celestial, pois o terrestre era “a cópia do verdadeiro” no Céu (Hebreus 9:24, NTLH; ver também com. de Êxodo 25:9; Daniel 8:14; cf. Nota Adicional a Hebreus 10).
- 2 Pois foi preparada uma tenda, a primeira, na qual estavam o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; a essa se chama o santo lugar; Hebreus 9:2 2 Pois foi preparada uma tenda, a primeira, na qual estavam o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; a essa se chama o santo lugar; 3 mas depois do segundo véu estava a tenda que se chama o santo dos santos, Hebreus 9:2,3 24 Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Hebreus 9:24 9 Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis. Êxodo 25:9 14 Ele me respondeu: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado. Daniel 8:14
E do - (cba)
Hebreus 8:2
Ou, “que é”.
Verdadeiro - (cba)
Hebreus 8:2
Do gr. alsthinos, “genuíno”, “real”. O santuário terrestre era apenas um tipo do celestial.
Tabernáculo - (cba)
Hebreus 8:2
Do gr. skênê, “tenda”. A terminologia do santuário terrestre é aplicada ao celestial.
Erigiu - (cba)
Hebreus 8:2
Expressão é figurativa, pois o santuário é descrito como um “tabernáculo”, ou “tenda”. Não se deve pensar em uma tenda literal no Céu, literalmente armada por Deus (comparar com Êxodo 33:7).
A ideia de um santuário celestial não era novidade para os judeus, como demonstram as seguintes citações de sua literatura por volta do primeiro século a.C.: “O anjo abriu-me as portas do Céu, e vi o templo sagrado e, sobre um trono, a glória do Altíssimo” (Testamento de Levi 5.1; R. H. Charles, The Apocrypha and Pseudepigrapha of the Old Testament, v. 2, p. 307). “Deste a ordem para construir um santuário em Teu santo monte, e um altar na cidade de Tua habitação, cópia do santo tabernáculo que preparaste anteriormente desde o princípio” (Sabedoria de Salomão 9:8; ibid, p. 549).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Tabernáculo, um tipo da igreja cristã
Hebreus 8:1-2
Ver Romanos 12:4,5; 1 Coríntios 12:27; Romanos 8:26,34; Hebreus 7:25; Hebreus 9:24. O tabernáculo judaico era um tipo da igreja cristã .... A igreja na terra, composta por aqueles que são fiéis e leais a Deus, é o "verdadeiro tabernáculo", do qual o Redentor é o ministro. Deus, e não o homem, armou este tabernáculo em uma plataforma alta e elevada.
- 4 Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, 5 assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros. Romanos 12:4,5 27 Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros. 1 Coríntios 12:27 26 Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 34 Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós; Romanos 8:26,34 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25 24 Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Hebreus 9:24
Este tabernáculo é o corpo de Cristo, e do norte, sul, leste e oeste Ele reúne aqueles que ajudarão a compô-lo ... Um santo tabernáculo é construído para aqueles que recebem a Cristo como seu Salvador pessoal ... Cristo é o ministro do verdadeiro tabernáculo, o sumo sacerdote de todos os que acreditam Nele como Salvador pessoal ( The Signs of the Times, 14 de fevereiro de 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Hebreus 8:1-6
A essência ou o resumo do que aqui foi declarado é que os cristãos teriam um Sumo Sacerdote como o que necessitavam. Este assumiu a natureza humana, manifestou-se na terra e aqui se ofereceu como sacrifício a Deus pelos pecados de seu povo. Não nos atrevamos a nos aproximar de Deus ou em apresentar-lhe nada, senão em Cristo e através dEle, dependendo de seus méritos e mediação, porque somos aceitos somente no Amado.
Em toda a obediência e adoração devemos nos manter dentro da Palavra de Deus, que é a norma única e perfeita. Cristo é a essência e a finalidade da lei da justiça. O pacto aqui aludido foi feito com Israel como nação, assegurando-lhes os benefícios temporais. As promessas de todas as bênçãos espirituais e da vida eterna, reveladas no Evangelho e garantidas por meio de Cristo, são de valor infinitamente maior. Louvemos a Deus porque temos um Sumo Sacerdote idôneo para nossa condição indefesa.
Comentário Bíblico
Vídeos
- Veja também

O Grande Conflito, Pág. 413

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 166

Patriarcas e Profetas, Pág. 356

Profetas e Reis, Pág. 685
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 8 dando o Espírito Santo a entender com isso, que o caminho do santuário não está descoberto, enquanto subsiste a primeira tenda, 9 que é uma parábola para o tempo presente, conforme a qual se oferecem tando dons como sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que presta o culto; 10 sendo somente, no tocante a comidas, e bebidas, e várias abluções, umas ordenanças da carne, impostas até um tempo de reforma. 11 Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação), 12 e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção. Hebreus 9:8-12 21 e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Hebreus 10:21 1 Depois farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, dentre os filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal; a saber: Arão, Nadabe e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão. 35 E estará sobre Arão quando ministrar, para que se ouça o sonido ao entrar ele no lugar santo diante do Senhor e ao sair, para que ele não morra. Êxodo 28:1,35 44 Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Lucas 24:44 8 Digo pois que Cristo foi feito ministro da circuncisão, por causa da verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos pais; Romanos 15:8 11 Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação), 23 Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que estão no céu fossem purificadas com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes. 24 Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Hebreus 9:11,23,24 10 porque esperava a cidade que tem os fundamentos, da qual o arquiteto e edificador é Deus. Hebreus 11:10 1 Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. 2 Coríntios 5:1 11 no qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar do corpo da carne, a saber, a circuncisão de Cristo; Colossenses 2:11 11 Ora, todo sacerdote se apresenta dia após dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados; Hebreus 10:11 7 Ora, Moisés costumava tomar a tenda e armá-la fora do arraial, bem longe do arraial; e chamou-lhe a tenda da revelação. E todo aquele que buscava ao Senhor saía à tenda da revelação, que estava fora do arraial. Êxodo 33:7
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
