Comentário Bíblico
Adventista
Nova - (cba)
Hebreus 8:13
A ARC acrescenta corretamente o substantivo “concerto”, ou aliança. A expressão “Ele diz” se refere à citação incluída em Hebreus 8:8-12 (de Jeremias 31:31-33), que emprega o termo "nova aliança”. O adjetivo traduzido como "Nova” está no mesmo gênero e número de diathêkê, aliança.
- 8 Porque repreendendo-os, diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá um novo pacto. 9 Não segundo o pacto que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; pois não permaneceram naquele meu pacto, e eu para eles não atentei, diz o Senhor. 10 Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo; 11 e não ensinará cada um ao seu concidadão, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior. 12 Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais. Hebreus 8:8-12 31 Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá, 32 não conforme o pacto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, esse meu pacto que eles invalidaram, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. 33 Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Jeremias 31:31-33
Torna antiquada a primeira - (cba)
Hebreus 8:13
A citação de Jeremias (Hebreus 8:8-12) mostra que a nova aliança deveria substituir a antiga, e não ser um acréscimo a ela. Este foi um ponto difícil para os cristãos hebreus entenderem.
Torna antiquado - (cba)
Hebreus 8:13
Ou, “envelhece". Questiona-se por que a expressão está no presente, se a antiga aliança perdeu o efeito na cruz. Alguns comentaristas acham que a referência seja ao momento em que Jeremias pronunciou sua profecia sobre a nova aliança (Jeremias 31:31-33). No entanto, é possível que a referência seja ao tempo em que a epístola aos Hebreus foi escrita. É verdade que o sistema cerimonial se cumpriu quando Jesus morreu na cruz (ver com. de Efésios 2:15). No entanto, mesmo para os cristãos piedosos, a transição do antigo para o novo sistema foi gradual (ver com. de Hebreus 9:9; Romanos 14:1).
- 31 Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá, 32 não conforme o pacto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, esse meu pacto que eles invalidaram, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. 33 Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Jeremias 31:31-33 15 isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz, Efésios 2:15 9 que é uma parábola para o tempo presente, conforme a qual se oferecem tando dons como sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que presta o culto; Hebreus 9:9 1 Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos. Romanos 14:1
Prestes a desaparecer - (cba)
Hebreus 8:13
Os leitores da epístola estavam sendo preparados para o momento em que o antigo sistema seria abandonado completamente (ver com. de Hebreus 9:9).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nova Aliança Fundamentada na Misericórdia
Hebreus 8:5-13
Ver Hebreus 10:16-18; Hebreus 12:24; Jeremias 31:31; João 1:12. As bênçãos da nova aliança são baseadas puramente na misericórdia para perdoar a injustiça e os pecados. O Senhor especifica, Eu farei assim e assim a todos os que se voltam para Mim, abandonando o mal e escolhendo o bem. “Serei misericordioso para com suas injustiças, e de seus pecados e iniqüidades não me lembrarei mais.” Todos os que humilham o coração, confessando seus pecados, encontrarão misericórdia, graça e segurança. Deus, ao mostrar misericórdia ao pecador, deixou de ser justo? Ele desonrou Sua santa lei, e passará por alto a violação dela? Deus é verdade. Ele não muda. As condições de salvação são sempre as mesmas. A vida, a vida eterna, é para todos os que obedecerem à lei de Deus ....
- 16 Este é o pacto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seu entendimento; acrescenta: 17 E não me lembrarei mais de seus pecados e de suas iniqüidades. 18 Ora, onde há remissão destes, não há mais oferta pelo pecado. Hebreus 10:16-18 24 e a Jesus, o mediador de um novo pacto, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. Hebreus 12:24 31 Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá, Jeremias 31:31 12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; João 1:12
Sob a nova aliança, as condições pelas quais a vida eterna pode ser ganha são as mesmas da antiga - perfeita obediência. Sob a antiga aliança, havia muitas ofensas de caráter ousado e presunçoso, para as quais não havia expiação especificada por lei. Na nova e melhor aliança, Cristo cumpriu a lei para os transgressores da lei, se eles O receberem pela fé como Salvador pessoal. “Quantos o receberam dele , deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.” Misericórdia e perdão são a recompensa de todos os que vêm a Cristo confiando em Seus méritos para tirar seus pecados. Na melhor aliança, somos limpos do pecado pelo sangue de Cristo ( Carta 276, 1904 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Hebreus 8:7-13
A excelência superior do sacerdócio de Cristo sobre o de Arão é demonstrada a partir do pacto da graça, do qual Cristo é o Mediador. A lei não só fazia com que todos os submetidos a ela estivessem sujeitos à condenação pela culpa do pecado, mas era também incapaz de retirar a culpa e limpar a consciência do sentimento e do terror dela. Em contrapartida, pelo sangue de Cristo se provê a plena remissão de pecados, de modo que Deus não se lembrará mais deles.
Uma vez Deus escreveu suas leis a seu povo; agora, as escreverá neles; Ele lhes dará entendimento para que conheçam e creiam em suas leis; dará memória para retê-las, corações para amá-las, coragem para professá-las e poder para colocá-las em prática. Este é o fundamento do pacto; e quando este é estabelecido, o dever é cumprido com sabedoria, sinceridade, presteza, facilidade, resolução, constância e consolo. Um derramamento pleno do Espírito de Deus fará a ministração do Evangelho tão eficaz que haverá um forte incremento e difusão do conhecimento cristão em todas as classes de pessoas. Que esta promessa se cumpra em nossos dias; que a mão de Deus esteja com os seus ministros para que um grande número de pessoas creia e converta-se ao Senhor!
O perdão dos pecados será sempre encontrado na companhia do verdadeiro conhecimento de Deus. Observe a liberdade deste perdão: sua plenitude, sua certeza. Esta misericórdia que perdoa está ligada a todas as demais misericórdias espirituais: o pecado não perdoado prejudica a misericórdia e acarreta juízos; porém o perdão do pecado impede o juízo e abre uma ampla porta para todas as bênçãos espirituais.
Perguntemo-nos se somos ensinados pelo Espírito Santo a conhecer a Cristo, de modo que o amemos, o temamos, confiemos e obedeçamos retamente. Toda a vaidade do mundo, os privilégios exteriores ou as puras noções religiosas se desvanecerão rapidamente, e deixarão em miséria eterna os que confiaram neles.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 8 Porque repreendendo-os, diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá um novo pacto. Hebreus 8:8 11 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois sob este o povo recebeu a lei), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão? 12 Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. 18 Pois, com efeito, o mandamento anterior é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade 19 (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual nos aproximamos de Deus. Hebreus 7:11,12,18,19 9 que é uma parábola para o tempo presente, conforme a qual se oferecem tando dons como sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que presta o culto; 10 sendo somente, no tocante a comidas, e bebidas, e várias abluções, umas ordenanças da carne, impostas até um tempo de reforma. Hebreus 9:9,10 6 Levantai os vossos olhos para os céus e olhai para a terra em baixo; porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra se envelhecerá como um vestido; e os seus moradores morrerão semelhantemente; a minha salvação, porém, durará para sempre, e a minha justiça não será abolida. Isaías 51:6 35 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão. Mateus 24:35 8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 1 Coríntios 13:8 17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17 20 Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós. Lucas 22:20 6 o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. 2 Coríntios 3:6 22 de tanto melhor pacto Jesus foi feito fiador. Hebreus 7:22 6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor pacto, o qual está firmado sobre melhores promessas. 8 Porque repreendendo-os, diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá um novo pacto. Hebreus 8:6,8 15 E por isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna. Hebreus 9:15 11 eles perecerão, mas tu permaneces; e todos eles, como roupa, envelhecerão, Hebreus 1:11
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
