Comentário Bíblico
Adventista
Ministério tanto mais excelente - (cba)
Hebreus 8:6
Com este versículo, o autor começa a discussão de Cristo como “Mediador de superior aliança”. O argumento para o ministério superior de Cristo é baseado no fato de Ele ser mediador de uma aliança superior estabelecida sobre superiores promessas.
Mediador - (cba)
Hebreus 8:6
Do gr. mesitês, “árbitro”, “mediador”, aquele que faz a mediação entre duas partes, a fim de remover um desacordo ou alcançar um objetivo comum (cf. com. de Gálatas 3:19). A palavra ocorre seis vezes no NT, quatro delas com referência a Cristo. Ele é o mediador entre Deus e os seres humanos (1 Timóteo 2:5) e pode estender as mãos sobre ambos. Como Deus, Ele entende a Deus e pode falar por Ele. Como homem, Ele entende o ser humano e pode ministrar compassivamente por ele diante do Pai.
- 19 Logo, para que é a lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita; e foi ordenada por meio de anjos, pela mão de um mediador. Gálatas 3:19 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 1 Timóteo 2:5
Superior - (cba)
Hebreus 8:6
A superioridade do ministério de Cristo é discutida em Hebreus 8:8-12.
Aliança - (cba)
Hebreus 8:6
Do gr. diathêkê (ver com. de Hebreus 7:22).
Superiores promessas - (cba)
Hebreus 8:6
Ver com. de Hebreus 8:10-12.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nova Aliança Fundamentada na Misericórdia
Hebreus 8:5-13
Ver Hebreus 10:16-18; Hebreus 12:24; Jeremias 31:31; João 1:12. As bênçãos da nova aliança são baseadas puramente na misericórdia para perdoar a injustiça e os pecados. O Senhor especifica, Eu farei assim e assim a todos os que se voltam para Mim, abandonando o mal e escolhendo o bem. “Serei misericordioso para com suas injustiças, e de seus pecados e iniqüidades não me lembrarei mais.” Todos os que humilham o coração, confessando seus pecados, encontrarão misericórdia, graça e segurança. Deus, ao mostrar misericórdia ao pecador, deixou de ser justo? Ele desonrou Sua santa lei, e passará por alto a violação dela? Deus é verdade. Ele não muda. As condições de salvação são sempre as mesmas. A vida, a vida eterna, é para todos os que obedecerem à lei de Deus ....
- 16 Este é o pacto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seu entendimento; acrescenta: 17 E não me lembrarei mais de seus pecados e de suas iniqüidades. 18 Ora, onde há remissão destes, não há mais oferta pelo pecado. Hebreus 10:16-18 24 e a Jesus, o mediador de um novo pacto, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. Hebreus 12:24 31 Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá, Jeremias 31:31 12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; João 1:12
Sob a nova aliança, as condições pelas quais a vida eterna pode ser ganha são as mesmas da antiga - perfeita obediência. Sob a antiga aliança, havia muitas ofensas de caráter ousado e presunçoso, para as quais não havia expiação especificada por lei. Na nova e melhor aliança, Cristo cumpriu a lei para os transgressores da lei, se eles O receberem pela fé como Salvador pessoal. “Quantos o receberam dele , deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.” Misericórdia e perdão são a recompensa de todos os que vêm a Cristo confiando em Seus méritos para tirar seus pecados. Na melhor aliança, somos limpos do pecado pelo sangue de Cristo ( Carta 276, 1904 ).
Nota
Hebreus 8:6
Veja Hebreus 9:11,12.
Termos da aliança de Deus
Hebreus 8:6-7
Ver Hebreus 7:22; Hebreus 10:19,20; Hebreus 13:20; Mateus 27:51; Lucas 10:27,28; 2 Coríntios 3:6-9. O povo de Deus é justificado por meio da administração da “melhor aliança”, por meio da justiça de Cristo. Um convênio é um acordo pelo qual as partes se comprometem e se obrigam ao cumprimento de certas condições. Assim, o agente humano entra em acordo com Deus para cumprir as condições especificadas em Sua Palavra. Sua conduta mostra se ele respeita ou não essas condições.
- 22 de tanto melhor pacto Jesus foi feito fiador. Hebreus 7:22 19 Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, 20 pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne, Hebreus 10:19,20 20 Ora, o Deus de paz, que pelo sangue do pacto eterno tornou a trazer dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, grande pastor das ovelhas, Hebreus 13:20 51 E eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo; a terra tremeu, as pedras se fenderam, Mateus 27:51 27 Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. 28 Tornou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Lucas 10:27,28 6 o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. 7 Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fixar os olhos no rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual se estava desvanecendo, 8 como não será de maior glória o ministério do espírito? 9 Porque, se o ministério da condenação tinha glória, muito mais excede em glória o ministério da justiça. 2 Coríntios 3:6-9
O homem ganha tudo obedecendo ao Deus que guarda a aliança. Os atributos de Deus são transmitidos ao homem, capacitando-o a exercer misericórdia e compaixão. A aliança de Deus nos garante Seu caráter imutável. Por que, então, aqueles que afirmam crer em Deus são mutáveis, inconstantes, indignos de confiança? Por que eles não prestam serviço de coração, como se tivessem a obrigação de agradar e glorificar a Deus? Não é suficiente termos uma ideia geral dos requisitos de Deus. Devemos saber por nós mesmos quais são seus requisitos e obrigações. Os termos da aliança de Deus são: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de toda a tua mente; e o teu próximo como a ti mesmo. ” Estas são as condições de vida. “Faça isto”, disse Cristo, “e viverás”.
A morte e ressurreição de Cristo completaram Sua aliança. Antes dessa época, ela era revelada por meio de tipos e sombras, que apontavam para a grande oferta a ser feita pelo Redentor do mundo, oferecida em promessa pelos pecados do mundo. Os crentes antigos foram salvos pelo mesmo Salvador de agora, mas era um Deus velado. Eles viram a misericórdia de Deus em figuras. A promessa dada a Adão e Eva no Éden foi o evangelho para uma raça decaída. A promessa foi feita de que a semente da mulher machucaria a cabeça da serpente e machucaria Seu calcanhar. O sacrifício de Cristo é o cumprimento glorioso de toda a economia judaica. O Sol da Justiça nasceu. Cristo, nossa justiça, está brilhando com esplendor sobre nós.
Deus não diminuiu Seu direito aos homens a fim de salvá-los. Quando, como uma oferta sem pecado, Cristo curvou Sua cabeça e morreu, quando pela mão invisível do Todo-Poderoso o véu do templo foi rasgado em dois, um novo e vivo caminho foi aberto. Todos agora podem se aproximar de Deus por meio dos méritos de Cristo. É porque o véu foi rasgado que os homens podem se aproximar de Deus. Eles não precisam depender de sacerdotes ou sacrifícios cerimoniais. A liberdade é dada a todos para irem diretamente a Deus por meio de um Salvador pessoal.
É o prazer e a vontade de Deus que as bênçãos concedidas ao homem sejam dadas em perfeição. Ele tomou providências para que toda dificuldade seja superada, toda necessidade suprida por meio do Espírito Santo. Assim Ele deseja que o homem aperfeiçoe o caráter cristão. Deus deseja que contemplemos Seu amor, Suas promessas, dadas gratuitamente àqueles que não têm nenhum mérito em si mesmos. Ele deseja que dependamos totalmente, com gratidão e alegria na justiça que nos é fornecida em Cristo. A todos os que vêm a Deus da maneira que Ele designa, Ele ouve livremente ( Manuscrito 148, 1897 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Hebreus 8:1-6
A essência ou o resumo do que aqui foi declarado é que os cristãos teriam um Sumo Sacerdote como o que necessitavam. Este assumiu a natureza humana, manifestou-se na terra e aqui se ofereceu como sacrifício a Deus pelos pecados de seu povo. Não nos atrevamos a nos aproximar de Deus ou em apresentar-lhe nada, senão em Cristo e através dEle, dependendo de seus méritos e mediação, porque somos aceitos somente no Amado.
Em toda a obediência e adoração devemos nos manter dentro da Palavra de Deus, que é a norma única e perfeita. Cristo é a essência e a finalidade da lei da justiça. O pacto aqui aludido foi feito com Israel como nação, assegurando-lhes os benefícios temporais. As promessas de todas as bênçãos espirituais e da vida eterna, reveladas no Evangelho e garantidas por meio de Cristo, são de valor infinitamente maior. Louvemos a Deus porque temos um Sumo Sacerdote idôneo para nossa condição indefesa.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 7 Pois, se aquele primeiro fora sem defeito, nunca se teria buscado lugar para o segundo. 8 Porque repreendendo-os, diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá um novo pacto. 9 Não segundo o pacto que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; pois não permaneceram naquele meu pacto, e eu para eles não atentei, diz o Senhor. 10 Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo; 11 e não ensinará cada um ao seu concidadão, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior. 12 Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais. 13 Dizendo: Novo pacto, ele tornou antiquado o primeiro. E o que se torna antiquado e envelhece, perto está de desaparecer. Hebreus 8:7-13 6 o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. 7 Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fixar os olhos no rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual se estava desvanecendo, 8 como não será de maior glória o ministério do espírito? 9 Porque, se o ministério da condenação tinha glória, muito mais excede em glória o ministério da justiça. 10 Pois na verdade, o que foi feito glorioso, não o é em comparação com a glória inexcedível. 11 Porque, se aquilo que se desvanecia era glorioso, muito mais glorioso é o que permanece. 2 Coríntios 3:6-11 22 de tanto melhor pacto Jesus foi feito fiador. Hebreus 7:22 24 e a Jesus, o mediador de um novo pacto, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. Hebreus 12:24 19 Logo, para que é a lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita; e foi ordenada por meio de anjos, pela mão de um mediador. 20 Ora, o mediador não o é de um só, mas Deus é um só. Gálatas 3:19,20 22 de tanto melhor pacto Jesus foi feito fiador. Hebreus 7:22 15 E por isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna. 16 Pois onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do testador. 17 Porque um testamento não tem torça senão pela morte, visto que nunca tem valor enquanto o testador vive. 18 Pelo que nem o primeiro pacto foi consagrado sem sangue; 19 porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos novilhos e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo e aspergiu tanto o próprio livro como todo o povo, 20 dizendo: este é o sangue do pacto que Deus ordenou para vós. Hebreus 9:15-20 10 Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo; 11 e não ensinará cada um ao seu concidadão, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior. 12 Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais. Hebreus 8:10-12 4 os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas; Romanos 9:4 16 Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Cristo. 17 E digo isto: Ao testamento anteriormente confirmado por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não invalida, de forma a tornar inoperante a promessa. 18 Pois se da lei provém a herança, já não provém mais da promessa; mas Deus, pela promessa, a deu gratuitamente a Abraão. 19 Logo, para que é a lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita; e foi ordenada por meio de anjos, pela mão de um mediador. 20 Ora, o mediador não o é de um só, mas Deus é um só. 21 É a lei, então, contra as promessas de Deus? De modo nenhum; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. Gálatas 3:16-21 2 na esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos, Tito 1:2 4 pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. 2 Pedro 1:4 20 Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós. Lucas 22:20 8 Porque repreendendo-os, diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá um novo pacto. Hebreus 8:8
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
