Comentário Bíblico
Adventista
0 véu - (cba)
Mateus 27:51
Ou seja, a cortina que separava o lugar santo do santíssimo (ver com. de Êxodo 26:31-33; 2 Crônicas 3:14). O acesso ao lugar santíssimo era restrito ao sumo sacerdote, que ali entrava só uma vez por ano. O rasgar do véu e a consequente exposição do espaço, até então restrito, era um sinal do Céu de que o ritual típico havia encontrado o antí-tipo. Era a hora do sacrifício regular da tarde, quando o sacerdote estava prestes a sacrificar o cordeiro do holocausto diário. Era a “hora nona”, cerca de 3 horas da tarde, de acordo com o cômputo judaico (ver Nota Adicional 1 a Mateus 26; cf. DTN, 756, 757; GC, 399).
- 31 Farás também um véu de azul, púrpura, carmesim, e linho fino torcido; com querubins, obra de artífice, se fará; 32 e o suspenderás sobre quatro colunas de madeira de acácia, cobertas de ouro; seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata. 33 Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e levarás para dentro do véu a arca do testemunho; este véu vos fará separação entre o lugar santo e o santo dos santos. Êxodo 26:31-33 14 Também fez o véu de azul, púrpura, carmesim e linho fino; e fez bordar nele querubins. 2 Crônicas 3:14
De alto - (cba)
Mateus 27:51
Indicando que não foi realizado por mãos humanas.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
véu do santuário
Mateus 27:51
Provavelmente se trate do véu interno que separava o lugar santo do santíssimo. Somente o sumo sacerdote podia entrar no santíssimo a fim de suplicar a Deus em favor do povo. O rasgar desta cortina significou que a antiga ordem de cerimônias e sacrifícios havia chegado ao fim. O sacrifício de Jesus na cruz substituiu todas essas atividades. Também inaugurou uma nova era, na qual as pessoas podem se achegar diretamente a Deus por intermédio de Cristo no santuário celestial (Hebreus 10:19-22).
O propiciatório aberto a todos
Mateus 27:51
Ver Marcos 15:38; Lucas 23:45; Efésios 2:14,15; Colossenses 2:14; Hebreus 10:19,20; João 19:30. Cristo foi pregado na cruz entre a terceira e a sexta hora, ou seja, entre as nove e as doze horas. Ele morreu à tarde. Esta era a hora da noitesacrifício. Então o véu do templo, que escondia a glória de Deus da vista da congregação de Israel, foi rasgado em dois de alto a baixo.
- 38 Então o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo. Marcos 15:38 45 e rasgou-se ao meio o véu do santuário. Lucas 23:45 14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, 15 isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz, Efésios 2:14,15 14 e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; Colossenses 2:14 19 Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, 20 pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne, Hebreus 10:19,20 30 Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. João 19:30
Por meio de Cristo, a glória oculta do santo dos santos deveria permanecer revelada. Ele havia sofrido a morte por todos os homens e, por meio dessa oferta, os filhos dos homens se tornariam filhos de Deus. Com o rosto descoberto, contemplando como um espelho a glória do Senhor, os crentes em Cristo deviam ser transformados na mesma imagem, de glória em glória. O propiciatório, sobre o qual a glória de Deus repousa no mais santo de todos, é aberto a todos os que aceitam a Cristo como propiciação pelo pecado e, por meio dele, são levados à comunhão com Deus. O véu está rasgado, as paredes divisórias derrubadas, a caligrafia das ordenanças cancelada. Em virtude de Seu sangue, a inimizade é abolida. Pela fé em Cristo, judeus e gentios podem participar do pão vivo ( Carta 230, 1907 ).
Israel, uma nação sem igreja
Mateus 27:51
Ver Mateus 26:65; Daniel 5:5,25,27,27,28; Hebreus 10:19,20. Em Cristo, a sombra alcançou sua substância, o tipo seu antítipo. Bem poderia Caifás rasgar suas roupas de horror por si mesmo e pela nação; pois estavam se afastando de Deus e rapidamente se tornando um povo sem igreja de Jeová. Certamente o castiçal estava sendo removido de seu lugar.
- 65 Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que agora acabais de ouvir a sua blasfêmia. Mateus 26:65 5 Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo. 25 Esta, pois, é a escritura que foi traçada: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSlM. 27 TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta. 27 TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta. 28 PERES: Dividido está o teu reino, e entregue aos medos e persas. Daniel 5:5,25,27,27,28 19 Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, 20 pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne, Hebreus 10:19,20
Não foi a mão do sacerdote que rasgou de alto a baixo o lindo véu que separava o santo do santíssimo. Foi a mão de Deus. Quando Cristo clamou: “Está consumado”, o Santo Vigia que era um convidado invisível na festa de Belsazar declarou que a nação judaica era uma nação sem igreja. A mesma mão que traçou na parede os personagens que registraram a condenação de Belsazar e o fim do reino da Babilônia, rasgou o véu do templo de alto a baixo, abrindo um caminho novo e vivo para todos, altos e baixos, ricos e pobres, Judeu e gentio. Doravante, as pessoas podem vir a Deus sem sacerdote ou governante ( Manuscrito 101, 1897 ).
A Presença de Deus Retirada do Santuário Terrestre
Mateus 27:51
Ver Hebreus 6:19; Hebreus 8:6,7; Hebreus 10:19,20. Ao rasgar o véu do templo, Deus disse: Não posso mais revelar Minha presença no santíssimo Lugar, colocar. Um Caminho novo e vivo, antes do qual não há véu, é oferecido a todos. Não é mais necessário que a humanidade pecadora e dolorida aguarde a vinda do sumo sacerdote.
- 19 a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até o interior do véu; Hebreus 6:19 6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor pacto, o qual está firmado sobre melhores promessas. 7 Pois, se aquele primeiro fora sem defeito, nunca se teria buscado lugar para o segundo. Hebreus 8:6,7 19 Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, 20 pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne, Hebreus 10:19,20
O tipo encontrou o antítipo na morte do Filho de Deus. O Cordeiro de Deus foi oferecido em sacrifício. Era como se uma voz tivesse dito aos adoradores: “Todos os sacrifícios e ofertas acabaram agora” ( The Youth's Instructor, 21 de junho de 1900 ).
Um novo caminho aberto para o homem caído
Mateus 27:51
Quando Cristo na cruz clamou: “Está consumado”, o véu do templo se rasgou em dois. Este véu foi significativo para a nação judaica. Era do material mais caro, de púrpura e ouro, e era de grande comprimento e largura. No momento em que Cristo deu o último suspiro, houve testemunhas no templo que viram o material forte e pesado rasgado por mãos invisíveis de alto a baixo. Este ato significou para o universo celestial, e para um mundo corrompido pelo pecado, que um novo e vivo caminho foi aberto para a raça caída, que todas as ofertas de sacrifício terminaram na única grande oferta do Filho de Deus. Aquele que até então morava no templo feito por mãos, nunca mais saíra para agraciá-lo com Sua presença ( The Signs of the Times, 8 de dezembro de 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 27:51-56
O fato de o véu ter se rasgado, significa que Cristo, através de sua morte, abriu o caminho a Deus. Agora temos o caminho aberto por Cristo até o trono de graça, o trono de misericórdia e ao trono de glória que está mais além. Quando consideramos devidamente a morte de Cristo, nossos duros e empedernidos corações deveriam rasgarse; o coração e não a roupa. o coração que não se rende, nem se derrete, onde se apresenta claramente Jesus Cristo crucificado, é mais duro que uma rocha. os sepulcros se abriram e muitos corpos dos santos que dormiam se levantaram. Não nos foi dito a quem eles apareceram e nem como desapareceram; e não devemos desejar saber mais do que está escrito.
As aparições aterradoras de Deus em sua providência, às vezes são realizadas de modo estranho para a convicção e o despertamento dos pecadores. Isto foi expresso no terror que caiu sobre o centurião e os soldados romanos. Podemos refletir, para nosso consolo, nos abundantes testemunhos dados sobre o caráter de Jesus; e procurando não causar ofensas e deixar nas mãos do Senhor que absolva o nosso caráter, se vivermos para Ele. Com os olhos da fé contemplemos a Cristo, e este crucificado, e sejamos contagiados com o grande amor com que nos amou. Mas seus amigos não puderam fazer mais do que contemplá-lo; eles o viram, mas não puderam ajudá-lo. Nunca foram divulgados de forma tão tremenda a natureza e os horríveis efeitos do pecado, quanto naquele dia em que o amado Filho do Pai foi pendurado na cruz, sofrendo pelo pecado, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus. Rendamo-nos voluntariamente a seu serviço.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 31 Farás também um véu de azul, púrpura, carmesim, e linho fino torcido; com querubins, obra de artífice, se fará; 32 e o suspenderás sobre quatro colunas de madeira de acácia, cobertas de ouro; seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata. 33 Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e levarás para dentro do véu a arca do testemunho; este véu vos fará separação entre o lugar santo e o santo dos santos. 34 Porás o propiciatório sobre a arca do testemunho no santo dos santos; 35 colocarás a mesa fora do véu, e o candelabro defronte da mesa, para o lado sul do tabernáculo; e porás a mesa para o lado norte. 36 Farás também para a porta da tenda um reposteiro de azul, púrpura, carmesim: e linho fino torcido, obra de bordador. 37 E para o reposteiro farás cinco colunas de madeira de acácia, cobrindo-as de ouro (os seus colchetes também serão de ouro), e para elas fundirás cinco bases de bronze. Êxodo 26:31-37 21 Depois introduziu a arca no tabernáculo, e pendurou o véu do reposteiro, e assim resguardou a arca do testemunho, como o Senhor lhe ordenara. Êxodo 40:21 2 Disse, pois, o Senhor a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre em todo tempo no lugar santo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque aparecerei na nuvem sobre o propiciatório. 12 Então tomará um incensário cheio de brasas de fogo de sobre o altar, diante do Senhor, e dois punhados de incenso aromático bem moído, e os trará para dentro do véu; 13 e porá o incenso sobre o fogo perante o Senhor, a fim de que a nuvem o incenso cubra o propiciatório, que está sobre o testemunho, para que não morra. 14 Tomará do sangue do novilho, e o espargirá com o dedo sobre o propiciatório ao lado oriental; e perante o propiciatório espargirá do sangue sete vezes com o dedo. 15 Depois imolará o bode da oferta pelo pecado, que é pelo povo, e trará o sangue o bode para dentro do véu; e fará com ele como fez com o sangue do novilho, espargindo-o sobre o propiciatório, e perante o propiciatório; Levítico 16:2,12-15 23 contudo, não entrará até o véu, nem se chegará ao altar, porquanto tem defeito; para que não profane os meus santuários; porque eu sou o Senhor que os santifico. Levítico 21:23 14 Também fez o véu de azul, púrpura, carmesim e linho fino; e fez bordar nele querubins. 2 Crônicas 3:14 7 E destruirá neste monte a coberta que cobre todos os povos, e o véu que está posto sobre todas as nações. Isaías 25:7 38 Então o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo. Marcos 15:38 45 e rasgou-se ao meio o véu do santuário. Lucas 23:45 13 Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. 14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, 15 isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz, 16 e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade; 17 e, vindo, ele evangelizou paz a vós que estáveis longe, e paz aos que estavam perto; 18 porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Efésios 2:13-18 19 a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até o interior do véu; Hebreus 6:19 19 Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, 20 pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne, 21 e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Hebreus 10:19-22 2 E eis que houvera um grande terremoto; pois um anjo do Senhor descera do céu e, chegando-se, removera a pedra e estava sentado sobre ela. Mateus 28:2 7 Então a terra se abalou e tremeu, e os fundamentos dos montes também se moveram e se abalaram, porquanto ele se indignou. 15 Então foram vistos os leitos das águas, e foram descobertos os fundamentos do mundo, à tua repreensão, Senhor, ao sopro do vento das tuas narinas. Salmos 18:7,15 3 Porque eis que o Senhor está a sair do seu lugar, e descerá, e andará sobre as alturas da terra. 4 Os montes debaixo dele se derreterão, e os vales se fenderão, como a cera diante do fogo, como as águas que se precipitam por um declive. Miquéias 1:3,4 3 O Senhor é tardio em irar-se, e de grande poder, e ao culpado de maneira alguma terá por inocente; o Senhor tem o seu caminho no turbilhão e na tempestade, e as nuvens sao o po dos seus pes. 4 Ele repreende o mar, e o faz secar, e esgota todos os rios; desfalecem Basã e Carmelo, e a flor do Líbano murcha. 5 Os montes tremem perante ele, e os outeiros se derretem; e a terra fica devastada diante dele, sim, o mundo, e todos os que nele habitam. Naum 1:3-5 10 Os montes te vêem, e se contorcem; inundação das águas passa; o abismo faz ouvir a sua voz, e levanta bem alto as suas maos. 13 Tu sais para o socorro do teu povo, para salvamento dos teus ungidos. Tu despedaças a cabeça da casa do ímpio, descobrindo-lhe de todo os fundamentos. (selá) Habacuque 3:10,13 25 Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles quando rejeitaram o que sobre a terra os advertia, muito menos escaparemos nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte lá dos céus; 26 a voz do qual abalou então a terra; mas agora tem ele prometido, dizendo: Ainda uma vez hei de abalar não só a terra, mas também o céu. 27 Ora, esta palavra - Ainda uma vez - significa a remoção das coisas abaláveis, como coisas criadas, para que permaneçam as coisas inabaláveis. Hebreus 12:25-27 13 E naquela hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram atemorizados, e deram glória ao Deus do céu. 19 Abriu-se o santuário de Deus que está no céu, e no seu santuário foi vista a arca do seu pacto; e houve relâmpagos, vozes e trovões, e terremoto e grande saraivada. Apocalipse 11:13,19 3 mas depois do segundo véu estava a tenda que se chama o santo dos santos, Hebreus 9:3 54 ora, o centurião e os que com ele guardavam Jesus, vendo o terremoto e as coisas que aconteciam, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era filho de Deus. Mateus 27:54