Comentário Bíblico
Adventista
Sua acusação - (cba)
Mateus 27:37
Em João 19:20, afirma-se que a acusação foi escrita em hebraico (aramaico), a linguagem comum do povo; em grego, a língua da aprendizagem e da cultura; e em latim, a língua oficial do império romano. João também diz que o “título” foi dado por Pilatos (Mateus 27:19). Os judeus protestaram (Mateus 27:21) porque o título parecia ser um insulto à sua nação. Pilatos recusou-se a alterá-lo (Mateus 27:22) em ressentimento contra a pressão que os líderes judeus haviam exercido no caso, até mesmo a ponto de ameaçá-lo.
- 20 Muitos dos judeus, pois, leram este título; porque o lugar onde Jesus foi crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, latim e grego. João 19:20 19 E estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou dizer-lhe: Não te envolvas na questão desse justo, porque muito sofri hoje em sonho por causa dele. Mateus 27:19 21 O governador, pois, perguntou-lhes: Qual dos dois quereis que eu vos solte? E disseram: Barrabás. Mateus 27:21 22 Tornou-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, que se chama Cristo? Disseram todos: Seja crucificado. Mateus 27:22
Rei dos Judeus - (cba)
Mateus 27:37
João, sem dúvida, dá o “título” na íntegra (João 19:19), ao passo que cada um dos sinóticos dá uma parte dele (Mateus 27:37; Marcos 15:26; Lucas 23:38; ver Nota Adicional 2 a Mateus 3). O “título”, que também era uma acusação, consistia do nome do condenado, local de residência e a ofensa. Os judeus estavam irritados com o fato de a acusação constituir uma advertência romana de que qualquer homem que se fizesse passar por rei dos judeus poderia esperar destino semelhante. Isso implicava submissão perpétua implícita a Roma, a perspectiva mais irritante para o orgulho dos judeus.
- 19 E Pilatos escreveu também um título, e o colocou sobre a cruz; e nele estava escrito: JESUS O NAZARENO, O REI DOS JUDEUS. João 19:19 37 Puseram-lhe por cima da cabeça a sua acusação escrita: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS. Mateus 27:37 26 Por cima dele estava escrito o título da sua acusação: O REI DOS JUDEUS. Marcos 15:26 38 Por cima dele estava esta inscrição [em letras gregas, romanas e hebraicas:] ESTE É O REI DOS JUDEUS. Lucas 23:38
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Uma sobrescrita arranjada
Mateus 27:37
Ver Salmos 85:10; Marcos 15:26; Lucas 23:38; João 19:19. Veja a sobrescrita escrita acima da cruz. O Senhor providenciou isso. Escrito em hebraico, grego e latim, é um chamado para que todos, judeus e gentios, bárbaros e citas, escravos e livres, sem esperança, desamparados e perecendo. Cristo anulou o efeito do poder de Satanás. Ele se apoderou dos pilares do reino de Satanás e passou pelo conflito, destruindo aquele que tinha o poder da morte. Abriu-se agora um caminho pelo qual a misericórdia e a verdade podiam se encontrar, e a justiça e a paz se beijavam ( Manuscrito 111, 1897 ).
- 10 A benignidade e a fidelidade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram. Salmos 85:10 26 Por cima dele estava escrito o título da sua acusação: O REI DOS JUDEUS. Marcos 15:26 38 Por cima dele estava esta inscrição [em letras gregas, romanas e hebraicas:] ESTE É O REI DOS JUDEUS. Lucas 23:38 19 E Pilatos escreveu também um título, e o colocou sobre a cruz; e nele estava escrito: JESUS O NAZARENO, O REI DOS JUDEUS. João 19:19
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 27:35-44
Costumava-se envergonhar os malfeitores com um letreiro que notificava o delito pelo qual sofriam. Assim, puseram um sobre a cabeça de Cristo, para sua reprovação, mas Deus o ignorou porque até esta acusação foi para sua honra.
Dois ladrões foram crucificados com Ele, ao mesmo tempo. Em sua morte foi contado com os pecadores, para que em nossa morte, sejamos contados com os santos. As zombarias e afrontas que Ele recebeu estão registradas aqui. os inimigos de Cristo trabalham intensamente para fazer com que os demais creiam em coisas a respeito da religião e do povo de Deus, que eles mesmos sabem ser falsas.
Os principais sacerdotes e escribas, e os anciãos escarneceram de Cristo por ser o Rei de Israel. Muita gente poderia gostar muito do Rei de Israel, se Ele houvesse descido da cruz; se eles pudessem ter seu reino sem a tribulação através da qual devem entrar agora. Mas se não há cruz, não há Cristo nem coroa. Aqueles que vão reinar com Ele devem estar dispostos a sofrer com Ele. Assim, pois, nosso Senhor Jesus, havendo empreendido a satisfação da justiça de Deus, o fez submetendo-se ao pior castigo dos homens. E a cada registro minuciosamente detalhado dos sofrimentos de Cristo, encontramos cumprida alguma predição dos profetas e dos Salmos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 26 Por cima dele estava escrito o título da sua acusação: O REI DOS JUDEUS. Marcos 15:26 38 Por cima dele estava esta inscrição [em letras gregas, romanas e hebraicas:] ESTE É O REI DOS JUDEUS. Lucas 23:38 19 E Pilatos escreveu também um título, e o colocou sobre a cruz; e nele estava escrito: JESUS O NAZARENO, O REI DOS JUDEUS. 20 Muitos dos judeus, pois, leram este título; porque o lugar onde Jesus foi crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, latim e grego. 21 Diziam então a Pilatos os principais sacerdotes dos judeus: Não escrevas: O rei dos judeus; mas que ele disse: Sou rei dos judeus. 22 Respondeu Pilatos: O que escrevi, escrevi. João 19:19-22